Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Regiões | Arquivos

Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#209510 | pedropinanobrega | 30 set 2008 15:13

CAros senhores

procuro alguma informação sobre o vinculo da anunciada criado por Luis Abreu de Castelo Branco em 1616 numa capela da Sé da Guarda e cujos bens anexos foi a Quinta da Costa, em Fornos de Algodres.
Onde poderei encontrar o documento com a instituição do vinculo?
Alguém poderá me fornecer mais informação?
Grato pela vossa atenção
Pedro PIna

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#209613 | dhelena | 01 out 2008 19:26 | Em resposta a: #209510

Caro Pedro Pina

Julgo ter encontrado as informações que procura, no livro de José Osório de Gama e Castro "Diocese e Distrito da Guarda". Tipografia Universal (a Vapor).Porto.1902.

tem um texto sobre a dita capela e" Ao centro do pavimento tem a campa dos fundadores, com dois brasões que são o dos Abreus Castellos Brancos e dos Pinas com a seguinte inscrição: « Sepultura de Luiz d'Abreu Castello Branco, e de D. Francisca de Pina sua mulher. Aqui não se enterrará outra pessoa.» O brasão dos Abreus também está no fecho da aboboda; e,pelo que fica ditose conclue que esta capella foi fundadaem 1570 ou 1580, e deu-se a natureza vincular em 1582, por testamento de 2 de Julho, existente no archivo da casa das Lágrimas de Coimbra.D'elle consta que Luiz d'Abreu de Castello Branco,fidalgo da casa d'el-rei(era senhor do morgado de Arcozello e Nespereira-Gouveia-e de Pega (Guarda) e viveu nesta cidade, casado com D.Francisca de Pina, filha do chronista-môr Fernão de Pina e neta de Rui de Pina, o celebre chronista antecessor d'aquelle seu filho.»
Segue a genealogia deste em pé de´página...
«...não tendo ascendentes nemdescendentes, fez como que tinha um vínculo na sua capela de Nossa Senhora da Annunciação, situada na Sé da Guarda, com obrigação de missaspor sua alma e de sua mulher D. Francisca de Pina, a qual tinha fallecido antes d'elle, e estava enterrada na dita capella, devendo por sua morte os seus ossos serem juntos aos d'ella.deixou por seu universal herdeiro D. Fernando Neto da Silva, seu sobrinho e de D. Joana Carvajal, sendo o mesmo D.Fernando neto de D. Beatriz d'Abreu, irmã do testador, casada com Fernão Neto da Silva de Ciudade Rodrigo(tem a ascendência deste); e acrescentao mesmo testador que fallecendo o dito D.Fernando sem descendencia, succederia a irmã d'este que tambem se chamava D. Beatriz. Assim aconteceu, herdando a capella com o vinculo, no qual se comprehendiam os morgados d'Arcozelo e Pega, a fallada D. Beatriz que , por sua mãe D. Joana da Silva Carvajal (descendente dos Silvas portugueses) ficára tambem senhora da casa de Carvajales em Hespanha e, casou com o seu parente D. António Neto da Silva, senhor da aldeia d'Alba, sendo avós do primeiro visconde de S.Miguel e primeiro conde d'Alba de Yeltes, em Hespanha, cujos descendentes se fundiram com os marqueses de Cerralvo (Pachecos Osórios) vindo a recair n'elles o padroado da capella de que se trata, com o vínculo adstricto.
em 4 de abril de 1626 d. Francisco Neto da silva Pacheco e abreu, cavaleiro de Calatrava, e sua mulher D. Manuela de Gusman Anaya e Toledo, condes d'Alba de Yeltes, emprasaram o dito vinculo com a capella ao Dr. Manuel Borges de Cerqueira, conego da Sé da Guarda e prégador de D. Pedro II; em 15 de Novembro de 1782 D. Maria Manuela de Montezuma Torres CArvajal Neto da Silva Herrera e Gusman, marquesa de Crralvo, Almanza,e Flores d'Avila, condessa de Albade Yeltes, renovou o dito emprasamento nos succcessores do Dr. Manuel borges; e como uma senhora d'esta familia, D. Francisca Eugenia Borges d?Azevedo Cerqueira, casasse co jeronymo Bernardo Osorio de Castro,senhor do morgado e solar de S. Estevão da Ratoeira( Celorico) e da casa da Guarda, levou o praso no seu dote para a sua descendencia que hoje é representada pelos senhores da quinta das Lágrimas, de Coimbra, sendo a ultima renovação do mesmo praso feita em favor d'Antonio Maria Osorio Cabral, senhor da casa da Ratoeira, e dos morgados da Guarda e da Quinta das Lagrimas, pae do snr.Miguel Osorio Cabral e Castro,par do reino e senhor das mesmas casa,fallecido ha poucos anos.Esta ultima renovação foi feita em 2 de Outubro de 1838 por DJosé de Aguilera e Contreras Pacheco Herrera Anaya Monroy Rodrigues de Monroy Enriques Almaraz arias Corbelle Oballe Pereira Gusman e Orego Mello de Portugal Pina e Abreu Castello Branco VasconcellosRodrigues de Pau Ruy Dias Toledo duran de la Rocha,marquês de Carralvo,etc,etc!!!
...Aqui está a razão porque a capella de Nossa Senhora da Annunciação da Sé da Guarda veio a recair em familia estranha».

Esta capela tambem se chama dos Ferros, pelo gradeado de ferro à volta.

Cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#209646 | Augusto Tavares | 02 out 2008 08:03 | Em resposta a: #209510

Caro Pedro Pina,

Saber-me-á dizer se esse vínculo da Anunciada tem alguma coisa a ver com a Quinta da Anunciada, situada no lugar do Curral, Mesquitela, onde vivia no séc. XVII Marcos de Pina e Aragão.

A pergunta deve-se à coincidência do apelido Pina e do nome do vínculo e da quinta.

Grato por qualquer esclarecimento, apresento as minhas cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#215568 | Samuel C O Castro | 15 dez 2008 17:41 | Em resposta a: #209613

Prezada Dulce José,

Quanto a obra "Diocese e Distrito da Guarda" de José Osório de Gama e Castro, peço se favor de informar.

a) O Autor seria o que se encontra aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=345387 ?

b) Caso retratar algum ramo dos Castros, seria possível fazer a gentileza de me disponibilizar os dados ali contidos?

c) Informações, mesmo que avulsas sobre Castros ali retratados também seriam muito bem vindas.

Se informares por esta via, peço o favor de indicar a página, para eu fazer a devida referência bibliográfica.

Ficarei muito grato no que for possível atender. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#215704 | E. Osório | 16 dez 2008 19:51 | Em resposta a: #215568

Caro Samuel de Castro,

Não sendo o destinatário da sua pergunta, posso no entanto responder, pois trata-se de um meu tio-bisavô: O Dr. José Osório da Gama e Castro é filho do que indica, com o mesmo nome que seu pai, sendo portanto irmão de Joaquim Osório da Gama e Castro que vem na base de dados.

Vou preparar alguns elementos para serem inseridos na base.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#215713 | Samuel C O Castro | 16 dez 2008 21:46 | Em resposta a: #215704

Estimado Eduardo Osório,

Como o ramo do Dr. José Osório da Gama e Castro não consta no Geneall, como também em minha base, se você puder fazer a gentileza de informar toda a descendência dele e, de outros possíveis irmãos, para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços), para atualizar minha base, ficaria muitíssimo agradecido.

Caso os dados constar de obras publicadas, peço o favor de informar as respecitivas páginas, para eu fazer a devida referência bibliográfica.

Agradeço no que for possível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#215762 | dhelena | 17 dez 2008 12:01 | Em resposta a: #215568

Caro Confrade Samuel de Castro

No livro anteriormente referido tenho muitos elementos sobre a familia Castro Osório e como disponibilizou o seu mail ao confrade E.Osório tomo a liberdade de lhe enviar os elementos em causa, pois trata-se de um texto extenso e que pode ser maçador para este forum.

Melhores cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#215904 | Samuel C O Castro | 18 dez 2008 16:18 | Em resposta a: #215704

Estimado Eduardo,

Recebi bem os dados e já os incluí na base. Outras novidades sempre serão muito bem vindas.

Muitíssimo obrigado. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#261868 | maneherbert | 10 set 2010 09:32 | Em resposta a: #209646

Caro Augusto,

Por coincidência, os meus 6º avós, Francisco Lopes e Maria de França, eram naturais do Curral, Mesquitela, e também viveram na Quinta da Anunciada. Estavam la a viver em 1734 segundo um assento de baptismo que eu encontrei nos paroquiais de Mesquitela. Este assento também diz que a Quinta da Anunciada era 'da freguesia da vila de Linhares'.

Saber-me-á dizer se esta quinta era realmente uma quinta? Ou seria simplesmente um lugar anexado a uma freguesia?

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#261910 | Augusto Tavares | 10 set 2010 20:01 | Em resposta a: #261868

Caríssima Manuela,

O que sei até ao momento é que:

O meu 9.º avô, António de Pina de Aragão, casou 1.ª vez a 06.01.1658, com Ana Pires.
Ele filho natural de Marcos de Aragão "morador na Quinta da Anunciada", e de Isabel Fernandes , viúva, do lugar do Porco. Ela filha de Bernardo da Mota e de Isabel Pires, moradores "que foram" no lugar do Curral.

* No lugar do Curral existiu uma capela da Senhora da Anunciada que Manuel Ramos de Oliveira diz que foi "teatro do célebre combate travado entre mouros e cristãos. A Quinta da Anunciada pertenceu noutros tempos ao Conde de Melo"

E aquele António de Pina de Aragão casou segunda vez com Isabel Osório, natural de Celorico da Beira, de quem descendo...

Nada mais consegui apurar... mas estou convencido de que se devia tratar mesmo de uma quinta.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#261988 | maneherbert | 12 set 2010 00:47 | Em resposta a: #261910

Caro Augusto,

Agradeço a informação preciosa. Já estive a ver uma fotografia dessa capela da Anunciada na net. Muito interessante.

E bem possivel que a Quinta ja pertencesse aos senhores de Melo no seculo XVIII. O padrinho da minha 5.º avó Luisa de França, nascida em 1740 e filha de Francisco Lopes e Maria de França, foi "Joseph de Lemos como procurador do Senhor de Mello Luiz de Mello".

A madrinha da irmã de Luisa foi "huma prenda de Nosa Senhora da Anunciada do lugar do Curral". Será que essa prenda vinha da capela?

Quanto a Curral, deve ser um sitio muito pequeno. Ainda não consegui localizar em google maps...

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#262098 | E. Osório | 13 set 2010 18:54 | Em resposta a: #261988

Cara Manuela,

Venho pedir-lhe a indicação da fotografia da capela da Anunciada que refere, pois não consigo encontrá-la na net. Como aqui não se podem colocar direcçõoes, solicito-lhe o envio para o meu e-mail.

Cumprtimentos do
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#262930 | Amador | 26 set 2010 17:27 | Em resposta a: #215704

Caro Eduardo Osório

Acidentalmente deparei com este tópico sobre "Vínculo da Anunciada da Sé da Guarda". Fiquei a saber da sua relação familiar com o Dr. José Osório da Gama e Castro autor do "Distrito e Diocese da Guarda" livro que possuo há muitos anos mas que me chegou incompleto e em mau estado. Nele o A. relata o caso da retirada valorosa do General Póvoas nas faldas da Serra da Estrela durante a Patuleia. Infelizmente o A. sómente insere um pequeno, mas interessante, trecho do facto histórico. Há anos que procuro a fonte no sentido de conhecer o documento na íntegra. Será que me pode ajudar no concreto?

Fico-lhe muito agradecido

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#262999 | Amador | 27 set 2010 18:15 | Em resposta a: #262930

Caro Eduardo Osório

Enviei-lhe ontem, pelas 17:27 horas uma mensagem aproveitando a troca de informações sobre o "Vinculo da Anunciada..." Apesar de receber a nota de envio não a vejo reproduzida no Forum, Será que houve problemas? Vou aguardando. Se não vir confirmação tomarei a liberdade de a repetir pois estou muito confiante em que V. me ajudará uma vez mais.


Cordiais cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#263000 | Amador | 27 set 2010 18:17 | Em resposta a: #262930

Caro Eduardo Osório

Enviei-lhe ontem, pelas 17:27 horas uma mensagem aproveitando a troca de informações sobre o "Vinculo da Anunciada..." Apesar de receber a nota de envio não a vejo reproduzida no Forum, Será que houve problemas? Vou aguardando. Se não vir confirmação tomarei a liberdade de a repetir pois estou muito confiante em que V. me ajudará uma vez mais.


Cordiais cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#263068 | Miguel E Pina | 28 set 2010 23:44 | Em resposta a: #262930

Estimado Hermínio Ferraz,

Esse episódio é relatado com algum pormenor num livro de que não me recordo o nome, cujo autor é qualquer coisa Macedo, que tenho em Vilar Maior. Dentro de alguns dias, dou-lhe os dados exactos. Por outro lado, encontrei um jornal que contava esse episódio, mas esse artigo, que está no meio da minha papelada, demorará mais tempo a encontrá-lo.

Cordiais saudações,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#263202 | Amador | 01 out 2010 10:11 | Em resposta a: #263068

Caro Miguel Esperança Pina

Não calcula quão grato lhe estou pela notícia que me dá e próxima informação que aguardarei anciosamente.

Melhores cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#263399 | E. Osório | 04 out 2010 14:49 | Em resposta a: #262930

Caro Hermínio Ferraz,

Estive a ver o livro e de facto não se encontra a fonte documental de que o Dr. José Osório se serviu. O mesmo se passa com a parte que possuo dos seus papéis. Lamento não poder ajudá-lo.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#263413 | Amador | 04 out 2010 18:23 | Em resposta a: #263399

Caríssimo Eduardo Osório

Mesmo assim, muito lhe agradeço o cuidado.

Melhores cumprimentos

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#267128 | Amador | 20 dez 2010 17:36 | Em resposta a: #263068

Meu Caro Miguel Esperança Pina


Há uns tempos fez o favor de me informar da possibilidade de me dar pormenores sobre as fontes que relatam a historica retirada do General Póvoas da Serra da Estrela. Se me for permitido lembrava o gentil oferecimento, ao mesmo tempo que informo que o poderia obter directamente indo a Vilar Maior, quando o meu amigo o julgasse oportuno, pois tenho casa na Aldeia da Vela aonde me desloco com alguma frequência.

Aproveito para endereçar os votos de Bom Natal e melhor Ano Novo.

Cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#267153 | Miguel E Pina | 21 dez 2010 00:42 | Em resposta a: #267128

Caro Hermínio Ferraz,

Na última vez que estive em VM, recolhi os dados que referi e inseri-os numa mensagem que, pelos vistos, não chegou ao destino.
Estarei em VM a seguir ao Natal, durante o fim do ano. Terei o maior gosto em recebê-lo ou em deslocar-me à Vela e conhecê-lo pessoalmente. O meu mail é miguelmirandela@hotmail.com.

Saudações cordiais,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#267324 | Amador | 25 dez 2010 10:20 | Em resposta a: #267153

Meu Caro Amigo

Logo que recebi esta agradelíssima mansagem utilizei o seu endereço de e-mail para lho agradecer e dar informações. Sucede que a parti dessa utilização apareceu-me no outllok um extensa informação de erro cuja solução está para além das minhas capaciddes de informática. Lembrei-me de utilizar esta via do forum a ver se tenho êxito.

As minhas desculpas.

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Vinculo da Anunciada da Sé da Guarda

#267478 | Amador | 28 dez 2010 10:58 | Em resposta a: #267153

Meu Caro Miguel Esperança Pina

Continuo a saga da tentativa de entrar em contacto consigo após esta sua mensagem. De qualquer modo conto ir amanhã á tarde para a minha aldeia e procurarei ir a Vilar Maior na Quinta-feira ao fim da manhã.

Com sorte poderei desejar-lhe pessoalmente um Bom Ano Novo.


Cumprimentos

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen