Familia Maciel em Barcelos/Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209577 | carlosaugusto13 | 01 out 2008 06:16

Prezados,

Preciso localizar meus parentes no concelho de Barcelos, em Portugal.

Mais especificamento na Freguesia de Silva.

Meu avô nasceu nesta freguesia, e estou a localizar eventuais parentes
que estejam por la'.

Ja pesquisei na internet, mas nao achei nada.

Alguem poderia me ajudar com isso?
Onde posso conseguir estas informacoes?

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Augusto Maciel
carlosaugusto13@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209580 | MigSousa | 01 out 2008 09:06 | Em resposta a: #209577

Caro Carlos Augusto:

Assim deve ser difícil. Primeiro tem que tentar conhecer as suas gerações imediatamente anteriores.e e determinar quais deles foram Maciel. O que dá
algum trabalho e leva o seu tempo. Os Maciel do Brasil são incontáveis; devem ter sido um "gene de sucesso".

Entretanto pode documentar-se melhor sobre o seu ramo Maciel no Diccionário de Famílias Brasileiras, aliás excelente. Depois diga qualquer coisa.

Tenho um ramo Maciel na família, que vem desde os primeiros conhecidos, (provavelmente de Darque), e que nos deixou 16 gerações de gente deste nome. O meu tio-bisavô Leonardo ainda teve apelido Maciel.

Disponho de alguma informação sobre este ramo, que fica ao seu dispôr, mas sobretudo para gerações mais antigas.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209581 | cacr | 01 out 2008 10:20 | Em resposta a: #209580

Caro Miguel de Sousa

Sera que nos seus apontamentos tem:
- Maria Fernandes Maciel da freguesia de carvoeiro - viana do castelo, filha de
- Antonia Fernandes MAciel de Capareiros (actual Barroselas) - Viana do Castelo e de
- Manuel Lopes de Carvalho de carvoeiro - Viana do Castelo.

Cumprimentos
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209599 | MigSousa | 01 out 2008 15:44 | Em resposta a: #209581

Caro Candido Rodrigues:

Quando fizer perguntas desse tipo, pelo menos indique a época aproximada. Mas não tenho, não.

Todavia. se pesquisar Maria Fernandes Maciel na BD geral deste portal, encontra 3 pessoas com esse nome. Talvez alguma lhe interesse. E não vi os outros nomes.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209603 | guarda | 01 out 2008 16:45 | Em resposta a: #209599

Telefones fixos em nome de " Maciel " na zona de Barcelos

http://pesquisa.sapo.pt/?q=maciel+&where=barcelos&barra=pbi#



Cumprimentos

A. Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209657 | cacr | 02 out 2008 11:11 | Em resposta a: #209599

Caro Miguel de Sousa

Tem toda a razão, foi lapso meu não ter indicado uma data, peço desculpa, contudo muito obrigado pela disponibilidade.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209661 | MigSousa | 02 out 2008 12:37 | Em resposta a: #209657

Caro Candido Rodrigues:

Por mim não tem qualquer problema, mas pode obter menos respostas do que precisaria por distracções semelhantes. É evidente que elas resultam de falta de experiência, apenas.

Fiquei sem saber se alguma das Maria Fernandes Maciel tem a ver consigo, porque mais para trás talvez possa dar alguma ajuda.

Por exemplo, sobre os MACIEL de Barcelos encontra muitas indicações na excelente obra "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico", do Padre António Júlio Limpo Trigueiros, saída em 1998, e que adquiri na altura numa livraria de Barcelos, cidade que se visita sempre com encanto. Mas decerto conhece o livro.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209662 | MigSousa | 02 out 2008 12:59 | Em resposta a: #209661

Caro Candido:

Em aditamento à mensagem anterior, tinha aqui umas notas que acabei por não mandar, por distracção.

Há um grupo de gente Fernandes Maciel, que descendem dos MACIEL da Ilha da Madeira, sendo aqueles maioritariamente da Calheta, nos finais do século XIX.

Em Darque também achamos Fernandes Maciel, que constam aqui da BD do GENEALL, e que viveram c. 1700. Ignoro a sua ascendência, mas é provável que haja descendentes deles entre os participantes deste Forum. Aguardemos alguma pista por esse lado.

Para uma orientação geral, é que se acha, no momento.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209663 | cacr | 02 out 2008 13:11 | Em resposta a: #209662

Caro Miguel de Sousa,

Antes de mais obrigado pela ajuda pois ainda estou a dar os primeiros passos nestas lides. Efectivamente a senhora em questão é minha trisavó e carvoeiro é próximo de Darque pelo que pode haver ligações. Quanto à referida obra do Dr. Julio Trigueiros acabei de a receber pelo correio pelo que vou também "vasculhar" para ver se existe algo que me ajude.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209803 | casadalage | 03 out 2008 23:21 | Em resposta a: #209662

Caro Miguel de Sousa

Nos seus apontamentos sobre Macieis aparece, por um feliz acaso, uma Brites Maciel, na freg. de Durães, que viveu na segunda metade do séc. XVI?

Cumprimentos,

José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#209928 | MigSousa | 05 out 2008 14:15 | Em resposta a: #209803

Caro José Adolfo Azevedo:

Nos meus MACIEL apenas encontro Brites Gonçalves Maciel, n.c. 1400, neta de Gonçalo Anes Maciel, o patriarca dos Maciel. Foi ela minha 16ª avô, se as fontes estão certas.

Todavia, se ainda não o fez, procure neste Forum, desta maneira __

1. entrada central : BRITES MACIEL > todas as salas > em mensagens > PESQUISAR

2. em cada um dos tópicos independentes que surgir, abra o tópico > procure em EDITAR (ficheiro) > Ctrl L > entrada BRITES MACIEL

Em breves minutos, consegue percorrer uma imensa massa de notas dos participantes do Forum, que são bem úteis.

Atenção às surpresas.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Gonçalves Maciel

#209941 | João Mamed | 05 out 2008 19:52 | Em resposta a: #209928

Caro Miguel Sousa,

também eu sou descendente do casal Brites Gonçalves Maciel e Marcos Gonçalves Barbosa Bacelar.

Mas estou-lhe a escrever por outro motivo: estou encravado noutro Gonçalves Maciel, um pouco mais recente: www.geneall.net/P/per_page.php?id=998955

Agradeço qualquer informação.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

Gonçalves Maciel

#209943 | João Mamed | 05 out 2008 19:57 | Em resposta a: #209928

Caro Miguel Sousa,

também eu sou descendente do casal Brites Gonçalves Maciel e Marcos Gonçalves Barbosa Bacelar.

Mas estou-lhe a escrever por outro motivo: estou encravado noutro Gonçalves Maciel, um pouco mais recente: www.geneall.net/P/per_page.php?id=998955

Agradeço qualquer informação.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

Gonçalves Maciel

#209979 | MigSousa | 06 out 2008 08:54 | Em resposta a: #209941

Caro João Mamede.

Grato pelo seu contacto. A minha ancestral tem nome idêntico, mas é mais antiga, ao que julgo. Nasceu c. 1400 e é dada como tendo casado com João Pitta de Ortigueira, ancestral dos PITTA.

Também tenho antepassados BACELAR, mas por via dos PEREIRA DE LIRA, da Ilha da Madeira, descendentes dos de Valença e vizinhanças, mas tenho um elo de uma única geração que falta resolver, e não posso adiantar mais sobre este ramo, de momento.

Sobre esse casal que aponta, não tenho dados. De qualquer modo, sugeria que fizesse uma exploração da BD do FORUM, como indico na intervenção de 5.10, às 14:15. Se resultar algo de interesse, fico com muita curiosidade, dada a igualdade de nomes, e agradecia que me informasse.

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Maciel

#210036 | João Mamed | 06 out 2008 20:28 | Em resposta a: #209979

Caro Miguel Sousa,

Obrigado pela sua mensagem.
Dou-lhe noticias logo que tiver mais informações

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Maciel em Barcelos/Portugal

#210790 | helenavieira | 17 out 2008 10:39 | Em resposta a: #209577

Bom dia,
Não sei se ajuda mas o meu avõ materno chamava-se José Maciel de Sá Viana, e sei que morou na freguesia da Silva. Depois foi morar para quintiães.
Tinha um irmão no Brasil, que morava da Baía e faleceu este ano, não sei o seu nome.
Espero que ajude.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Maciel

#210843 | João Mamed | 17 out 2008 20:14 | Em resposta a: #209979

Caro Miguel de Sousa

Avancei um pouco nos antepassados do casal António Glz Maciel e de Joana Maciel:

António Glz Maciel era filho de:

António Pires e de Maria Glz, de Capareiros, Viana

era neto paterno de:

Domingos Anes, filho de Pedro Anes e Ana Glz, e de Inês Pires, filha de Afonso Pires Campelo e Catarina Afonso, casaram em Capareiros a 28.07.1627

e materno de:

Pêro Glz e de Isabel Glz, ambos de Capareiros.

Joana Maciel era filha de:

Bento Martins, de Fragoso e de Ana Dias, de Darque, casaram em Darque a 9.9.1661

era neto paterno de:

Pedro e Maria Martins, de Fragoso.

e materno de :

Domingos Dias, alfaiate e Justa Velho, de Darque.

Curioso o desaparecimento do apelido Maciel.

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

DIAS MACIEL

#210844 | MigSousa | 17 out 2008 21:05 | Em resposta a: #210843

Caro João Mamed

Talvez se trate apenas de um eclipse, e não de um desaparecimento. Se fizer uma pesquisa na porta grande desta base de dados, entando com DIAS MACIEL como motor de busca, surgem alguns Maciel com estes apelidos.

Ana Dias e/ou Domingos Dias podem ter sido DIAS MACIEL, e o último apelido ter sido omitido nos assentos, como tantas vezes sucedeu.

Vale a pena também, fazer uma pesquisa nas intervenções do FORUM, por MENSAGENS, usando igualmente a chave DIAS MACIEL

Até uma próxima

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: DIAS MACIEL

#210847 | João Mamed | 17 out 2008 21:14 | Em resposta a: #210844

Caro Miguel Sousa,

obrigado pelas sua dicas.

Vamos vêr o que vai dar.

Cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

DIAS MACIEL

#210849 | MigSousa | 17 out 2008 21:29 | Em resposta a: #210844

Caro João Mamed:

Se funcionar, pode passar a dica a outro. Se não der nada, paciência.

Há ainda a hipótese de lançar a rede ao mar - ou seja - abrir um novo tópico com nome de DIAS MACIEL apenas, a ver se alguém sabe alguma coisa sobre esse ramo. Pode ser que venha algo ne rede, por alguém já ter encalhado nessas pessoas.

Os MACIEL mais antigos, em especial nas áreas de Darque, Viana e Caminha, tiveram sortes sociais diversas, e tanto os podemos encontrar em situação de certo relevo social, como nas camadas menos favorecidas.

No entanto, os estudiosos dessa zona têm quase sempre antepassados MACIEL, de inúmeras linhas, e talvez alguém saiba mais.

"Bonne chance et bonne chasse..."

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

DIAS MACIEL

#210867 | MigSousa | 18 out 2008 02:41 | Em resposta a: #210847

Caro João Mamede:

Se funcionar, pode passar a dica a outro. Se não der nada, paciência.

Há ainda a hipótese de lançar a rede ao mar - ou seja - abrir um novo tópico com nome de DIAS MACIEL apenas, a ver se alguém sabe alguma coisa sobre esse ramo. Pode ser que venha algo ne rede, por alguém já ter encalhado nessas pessoas.

Os MACIEL mais antigos, em especial nas áreas de Darque, Viana e Caminha, tiveram sortes sociais diversas, e tanto os podemos encontrar em situação de certo relevo social, como nas camadas menos favorecidas.

No entanto, os estudiosos dessa zona têm quase sempre antepassados MACIEL, de inúmeras linhas, e talvez alguém saiba mais.

"Bonne chance et bonne chasse..."

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen