Dois nomes diferentes

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Dois nomes diferentes

#209742 | paulobsilva | 03 out 2008 10:31

Caros Senhores,

Sou inciciado em genealogia e há algumas coisas a que não estou familiarizado, por isso peço a vossa ajuda.
Tenho um antepassado em que no registo de nascimento do filho está como António Massano Sousa, procurei pelo registo de casamento deste e apenas encontrei um registo de um António Mendes Sousa.

A esposa tem o mesmo nome e da mãe e sogros também, à excepção do pai deste que na vez de ser João Trindade é João Cristovão. Será possível haver estas diferenças entre registos.

Muito obrigado.
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Dois nomes diferentes

#209745 | MariaDavid | 03 out 2008 11:27 | Em resposta a: #209742

Caro Paulo Silva

Respondendo directamente à sua pergunta, digo-lhe que sim, que é possível e um tanto frequente, haver diferenças de registo para registo.

Muitos confrades já explicaram aqui o mecanismo da atribuição dos nomes (apelidos) e isso responde, em parte, às suas dúvidas. Para não monopolizar esta mensagem com a repetição de um assunto que já foi tratado, aconselho a que pesquise aqui no forun, essas mensagens.

Posso dar, também, um conselho: investigue outros registos de baptismo e casamento de outros membros da mesma família e veja como aparecem. Por vezes, com o passar dos anos, as pessoas assumem uma identidade que é a que desejam e não aquela pela qual apareceram à sociedade. Pelo exemplo que dá, eu posso alvitrar, talvez, que António Mendes Sousa será, efectivamente, o nome "público", oficial, de registo desse António. Foi o nome que tinha quando casou. Com o passar dos anos, talvez tenha adquirido uma alcunha - Massano - e daí ser mais conhecido pelo Massano e não pelo António Mendes Sousa. Nas terras pequenas, toda a gente se conhece e o pároco, que era quem fazia os registos de baptismo, casamento e óbito, sabia que o seu paroquiano era conhecido pelo Massano; por livre iniciativa ou porque o próprio António declinou o seu nome na altura em que foi a baptizar o filho, logo faz o assento da forma como está.

Também em relação ao pai do dito António, é possível que João seja João Cristóvão Trindade, partindo do princípio que João e Cristóvão são dois nomes próprios e Trindade apelido. Por uma qualquer razão, é mais conhecido de uma maneira que de outra.

Claro que tudo o que eu disse são hipótese. Só o Paulo poderá investigar, através de outras fontes, o que realmente está na mesa. Mas já agora, esses apelidos Mendes e Sousa são muito frequentes e eu própria os tenho nos meus ancestrais da beira baixa. Pode adiantar de que época e de que região são os seus?

Desejo-lhe boas investigações!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dois nomes diferentes

#209764 | paulobsilva | 03 out 2008 16:53 | Em resposta a: #209745

Boa tarde Maria,

Desde já muito obrigada pela sua explicação, a qual gostei muito de ler, pois é com estes pequenos ensinamentos de pessoas mais experientes em certas matérias que aprendemos.
Assim já me deu uma base para poder pedir os registos seguintes.

Esta família é do baixo Alentejo, é da parte da minha mulher, mas por acaso eu sou da Beira Alta, mas os ramos da minha família têm outros nomes muito diferentes.

Muito obrigado,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Dois nomes diferentes

#209776 | gmg | 03 out 2008 20:26 | Em resposta a: #209764

Caro Paulo,

É perfeitamente normal o que acaba de descrever e o que a Senhora D. Maria lhe explicou. Variantes onomásticas é o que não falta...

Boas pesquisas!

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 13:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen