Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões
Caros Confrades
Procuro informações sobre um Pedro Gomes de Abreu, n. de Viseu e que foi casar à Atalaia (no Ribatejo) em 1635, com uma parente (por bastardia) dos condes da Atalaia - Maria de Gouveia Rebelo, também natural de Viseu, tiveram pelo menos uma filha - Maria Gomes Rebella de Abreu, que casou também na Atalaia com Domingos Lopes Barrocas de Palmela, e tiveram também pelo menos uma filha -Natália Luísa de Abreu que casou em Viseu com Diogo de Andrade e Sousa, irmão do cónego da Sé de Viseu - Dimão de Almeida e e do padre Paulo de Almeida.
Nada mais se sabe deste Pedro Gomes de Abreu, no registo de casamento não são divulgados os nomes dos noivos, apenas é revelado que é natural da cidade de Viseu.
Se alguém tiver alguns dados que possam estar relacionados, por favor, digam qualquer coisa, mesmo que sejam meras hipóteses.
Cumprimentos
João Caldeira
Link directo:
RE: Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI
Caro João Caldeira,
Pode ser que já conheça (afinal, há tantos), mas houve um PGA, Cónego da Sé de Viseu, fº de Antão Gomes de Abreu e Isabel Soares de Melo (dos de Regalados, p 80 dos Soares de Albergaria' por Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo e Luís de Bivar Guerra).
Pode ser que tenha deixado descendência.
Cumprimentos.
VF
Link directo:
Caro Vitor
Muito obrigado pela pronta resposta.
Não creio que seja o mesmo, embora possa perfeitamente ser parente, pois o "meu" PGA casou mesmo, facto que comprovei numa habilitação do S.O..
A não ser, claro, que tenha sido religioso após a morte da mulher, no entanto não me parece que tenha acontecido (teria sido referido na habilitação da bisneta).
Cumprimentos
João Caldeira
Link directo:
Caro João Caldeira,
Eu não disse nem pensei que fosse o mesmo. Por isso escrevi que podia ter deixado descendência. 'Espiolhando' na bibliografia a partir desta pista podem-se descobrir ligações que levem ao seu PGA.
Cumprimentos. VF
Link directo:
Caro Vitor Ferreira
Tem razão, vi mal o assunto, o meu PGA pode ser descendente do citado por si. É uma boa pista.
Obrigado
Cumprimentos
João Reis Caldeira
Link directo:
Olá,
Tenho um Pº (menos provavelmente Gº) Gomes cc Mª de Gouveia, cujo filho Manuel Gomes, morador em Viseu, foi casar a 2ª vez em Panalva do Castelo no ano de 1687 (imagem 49) com Natália Osório de Gouveia. A 1ª vez tinha sido casado com Joana de Barros.
Saudações,
Carlos da Fonte
Link directo:
Boa noite Carlos
Grande pista!!!!
O casal que falo, Pedro Gomes de Abreu e Maria Gouveia Rebelo, que casam na Atalaia (VN da Barquinha), vivem apenas os primeiros anos em casa dos Condes da Atalaia, regressando depois a Viseu, de onde eram naturais e onde, segundo a habilitação que consultei, vieram a falecer.
Parece-me bastante provável que sejam os pais do Manuel Gomes citado. Cronologicamente encaixa na perfeição. Embora possível, parece-me pouco provável existirem dois casais com as mesmas conjugações de nomes (desde que não sejam Rodrigues, Fernandes ou Francisco, etc.).
Um outro ponto importante é de que, na habilitação que consultei, os pais de um dos membros do casal, terá casado na Casa-Solar da Bouça, nas terras de Tavares (bem perto de Penalva).
Parece-me clara a leitura de Pº, para Pedro.
Muito obrigado, vou seguir a pista.
Cumprimentos
João Reis Caldeira
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 15:33