Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#210019 | joão reis | 06 out 2008 17:20

Caros Confrades

Procuro informações sobre um Pedro Gomes de Abreu, n. de Viseu e que foi casar à Atalaia (no Ribatejo) em 1635, com uma parente (por bastardia) dos condes da Atalaia - Maria de Gouveia Rebelo, também natural de Viseu, tiveram pelo menos uma filha - Maria Gomes Rebella de Abreu, que casou também na Atalaia com Domingos Lopes Barrocas de Palmela, e tiveram também pelo menos uma filha -Natália Luísa de Abreu que casou em Viseu com Diogo de Andrade e Sousa, irmão do cónego da Sé de Viseu - Dimão de Almeida e e do padre Paulo de Almeida.

Nada mais se sabe deste Pedro Gomes de Abreu, no registo de casamento não são divulgados os nomes dos noivos, apenas é revelado que é natural da cidade de Viseu.

Se alguém tiver alguns dados que possam estar relacionados, por favor, digam qualquer coisa, mesmo que sejam meras hipóteses.

Cumprimentos


João Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#210043 | salen | 06 out 2008 21:58 | Em resposta a: #210019

Caro João Caldeira,
Pode ser que já conheça (afinal, há tantos), mas houve um PGA, Cónego da Sé de Viseu, fº de Antão Gomes de Abreu e Isabel Soares de Melo (dos de Regalados, p 80 dos Soares de Albergaria' por Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo e Luís de Bivar Guerra).
Pode ser que tenha deixado descendência.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#210100 | joão reis | 07 out 2008 23:28 | Em resposta a: #210043

Caro Vitor

Muito obrigado pela pronta resposta.

Não creio que seja o mesmo, embora possa perfeitamente ser parente, pois o "meu" PGA casou mesmo, facto que comprovei numa habilitação do S.O..

A não ser, claro, que tenha sido religioso após a morte da mulher, no entanto não me parece que tenha acontecido (teria sido referido na habilitação da bisneta).

Cumprimentos

João Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#210120 | salen | 08 out 2008 12:07 | Em resposta a: #210100

Caro João Caldeira,
Eu não disse nem pensei que fosse o mesmo. Por isso escrevi que podia ter deixado descendência. 'Espiolhando' na bibliografia a partir desta pista podem-se descobrir ligações que levem ao seu PGA.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#210121 | joão reis | 08 out 2008 12:17 | Em resposta a: #210120

Caro Vitor Ferreira

Tem razão, vi mal o assunto, o meu PGA pode ser descendente do citado por si. É uma boa pista.

Obrigado

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#383153 | portingal | 26 jul 2017 21:09 | Em resposta a: #210019

Olá,

Tenho um Pº (menos provavelmente Gº) Gomes cc Mª de Gouveia, cujo filho Manuel Gomes, morador em Viseu, foi casar a 2ª vez em Panalva do Castelo no ano de 1687 (imagem 49) com Natália Osório de Gouveia. A 1ª vez tinha sido casado com Joana de Barros.

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Pedro Gomes de Abreu -Viseu, SecXVI

#383154 | joão reis | 26 jul 2017 22:39 | Em resposta a: #383153

Boa noite Carlos

Grande pista!!!!

O casal que falo, Pedro Gomes de Abreu e Maria Gouveia Rebelo, que casam na Atalaia (VN da Barquinha), vivem apenas os primeiros anos em casa dos Condes da Atalaia, regressando depois a Viseu, de onde eram naturais e onde, segundo a habilitação que consultei, vieram a falecer.
Parece-me bastante provável que sejam os pais do Manuel Gomes citado. Cronologicamente encaixa na perfeição. Embora possível, parece-me pouco provável existirem dois casais com as mesmas conjugações de nomes (desde que não sejam Rodrigues, Fernandes ou Francisco, etc.).

Um outro ponto importante é de que, na habilitação que consultei, os pais de um dos membros do casal, terá casado na Casa-Solar da Bouça, nas terras de Tavares (bem perto de Penalva).

Parece-me clara a leitura de Pº, para Pedro.

Muito obrigado, vou seguir a pista.

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen