Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210047 | mosorio | 06 out 2008 22:59

Caros Confrades,


Na impossibilidade de continuar a pesquisa ,neste meu ramo Dória ,de Moimenta da Beira, Passô, por falha de livros de casamento , me explicassem a origem deste apelido ( genovês )na Beira Alta, verifiquei que existem também em Castro Daire , Madeira e Alentejo.

Atenciosamente.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210112 | Augusto Tavares | 08 out 2008 09:01 | Em resposta a: #210047

Caríssima Maria Emília,

Sabe dizer-me se o seu ramo é o mesmo do Dr. João António de Sousa Dória nascido em Avô, Oliveira do Hospital, em 1814?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210162 | mosorio | 08 out 2008 21:28 | Em resposta a: #210112

Caro Augusto Tavares,

Não tenho práticamente nada deste ramo, a não ser o maestro e professor de música António Augusto da Fonseca que nasceu na Sé , Lamego em 11.08.1841,filho de Bernardo da Fonseca (Dória) , filho de Domingos da Fonseca e Bernarda Dória, não sei qual vai ser a probabilidade de seguir este ramo. O Dr. João de Sousa Dória que nasceu em Avô, em 1814, e pelo que fiquei a saber por pesquisa feita na Net, escreveu um manual sobre técnicas de memorização, corrija-me se estiver errada. Sou amadora , e não sei a que fontes mais recorrer para biografar este meu professor de música. Não sei como se espalharam os Dória pelo País e quando, se são de um tronco comum ou não, enfim sei quase nada...

Meus melhores cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210163 | Maria M Luz | 08 out 2008 21:52 | Em resposta a: #210162

Cara Maria Emília
Por coincidência, ontem estive pesquisando genealogia na Ilha da Madeira e hoje ao abrir a pesquisa neste fórum encontrei o seu pedido sobre a família Dória.
O que encontrei ontem lhe diz respeito. Veja:
" Em 1489 foi reconhecida na Ilha da Madeira a utilidade da presença de mercadores estrangeiros, e foi ordenado ao Duque D. Manuel, Duque de Beja, pelo seu rei D. João IV que considerasse esses estrangeiros como "naturaes e vizinhos de nossos reignos". Eles eram na maioria italianos (genoveses e florentinos) a também franceses e flamengos. Eles passaram então a ser proprietários de grandes canaviais, e também puderam se inserir na aristocracia local, através de casamentos.o que lhe proporcionou grande entrosamento na vida da Madeira.
Entre estes estrangeiros encontrei o nome de Luis Dória, Micer Leão e até Cristóvão Colombo.
Este sobrenome Dória depois encontrei ligado a família Spinola (Espíndola ou Espindola) na Ilha Graciosa no nome de Pedro Spinola Dória que veio da Madeira e era casado com Catarina da Veiga, filha de Diogo Pires da Veiga e de Ignês Pires da Veiga. Pedro Spinola Dória era filho de Antônio Espinola (do Funchal) e de Maria da Porta de Genova e neto de Micer Eleani ou Micer Leão Spinola e de Madona Peretta. Esses dados da internet foram retirados de um livro chamado "Genoveses em Portugal, do qual não sei quem seja o seu autor.
Espero ter lhe dado alguma fonte para sua pesquisa. Um abraço.
Maria Helena (do Brasil).

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210165 | mosorio | 08 out 2008 22:10 | Em resposta a: #210163

Olá Maria Helena


Grata pela informação, realmente eu tinha conhecimento de apelido Dória na ilha da Madeira, nestes o apelido caiu, mas aqui no continente , na Beira Alta , ainda há descendentes que o usam , gentes de Castro Daire e provávelmente de outros pontos do País.
Mais uma vez o meu muito obrigada.Outro abraço para si Maria Helena

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210227 | Augusto Tavares | 09 out 2008 18:49 | Em resposta a: #210162

Caríssima Maria Emília,

Muito obrigado pela sua resposta.

Ficamos sem saber se serão ou não da mesma família...

Quanto ao seu Professor de Música, já sabe a freguesia de nascimento. Já consultou o assento de baptismo? Deve estar no AD Viseu ou na Câmara Eclesiástica de Lamego. A partir dele, talvez consiga saber a naturalidade dos pais do dito António Augusto da Fonseca e, assim, avançar na sua ascendência.

Quanto a aspectos biográficos do dito António Augusto, sabe onde é que ele viveu? Sabe quando morreu? Se sim, procure nos jornais da época o necrológio. Costumam ter os dados mais relevantes sobre a vida dos falecidos.

Muito boa sorte para as suas pesquisas.
Sempre ao dispor,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#210229 | mosorio | 09 out 2008 20:04 | Em resposta a: #210227

Estimado Augusto Tavares,



Agradeço informações de outras fontes de pesquisa, pedi ontem para ADV, o óbito , pode ser que tenha alguma nota , sei que morreu entre 1866 e 1869. Deste ramo só tenho o assento de baptismo, onde constam os nomes dos avós, já fiz os pedidos para CLE, aguardo , com um pouco de sorte e como a noiva é de Paçô,Moimenta da Beira, encontre registos do casamento dos pais e por aí fora.
Felicidades

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#295853 | carvalhal | 27 jan 2012 23:18 | Em resposta a: #210047

Boa noite,
Possuo informações sobre a família Doria de Castro Daire, masi concretamente de uma aldeia deste concelho de nome Custilhão., Brevemente estarão disponíveis no site www.custilhao.org.
AO dispor,
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#295955 | mosorio | 29 jan 2012 12:57 | Em resposta a: #295853

Caro Joaquim Carvalhal,


Agradeço o contacto,estarei atenta ao site que indicou.

Atenciosamente

MEmília.

Resposta

Link directo:

RE: Dória, Moimenta da Beira. cerca de 1790.

#296021 | carvalhal | 30 jan 2012 07:50 | Em resposta a: #295955

Bom dia,
Uma vez que devo demorar algum tempo para introduzir conteúdos no site que lhe referi, junto um link de um anuário da Universidade de Coimbra de 1866, onde na pag. 41 pode constatar uma anotação sobre Joaquim Ferreira Cesar Doria, mais tarde ordenado padre, natural do Custilhão, Castro Daire.
http://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-8-118-1-3/UCBG-8-118-1-1866-1867/UCBG-8-118-1-1866-1867_item2/UCBG-8-118-1-1866-1867_PDF/UCBG-8-118-1-1866-1867_PDF_24-C-R0120/UCBG-8-118-1-1866-1867_0000_Obra%20Completa_t24-C-R0120.pdf


Outra referencia a um membro desta família Cesar Doria, pode ser consultada neste link abaixo, referente a Arlhur Ferreira César Dória, sobrinho do Padre Joaquim Ferreira Cesar Doria.
http://www.archive.org/stream/annuario03portgoog/annuario03portgoog_djvu.txt

Acrescento que um irmão deste Padre e pai deste Arthur, o Manuel Ferreira Cesar Dória, foi o membro deste ramo de família que mais contribuiu com informação genealógicas, uma vez que consta no ADV, cerca de 2 centenas de processos judiciais.

Ao dispor,
Joaquim Carvalhal
rio@paratisol.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen