freguesia dos anjos de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

freguesia dos anjos de Lisboa

#210054 | jbfreitas | 07 out 2008 02:11

Caros confrades,

No assento de casamento de meu bisavô Caetano Placido de Freitas consta que ele, em 1870, morava na rua do Carvalho na freguesia dos Anjos (Lisboa). Alguém poderia me ajudar informando o nome atual desta rua?

Com meus cumprimentos

João Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210065 | MCNN | 07 out 2008 12:53 | Em resposta a: #210054

Boa tarde

Tanto quanto julgo saber, o nome actual é Rua Luz Soriano.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210073 | jbfreitas | 07 out 2008 16:45 | Em resposta a: #210065

Prezado Mário César Navarro,

Agradeço a informação recebida

Cumprimentos

João Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210075 | aeiou2 | 07 out 2008 17:45 | Em resposta a: #210054

Caro João Freitas,

O melhor será contactar a Junta de Freguesia dos Anjos, pois a Rua Luiz Soriano é na freguesia da Santa Catarina, Lisboa.

Cumprimentos

MAria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210087 | jbfreitas | 07 out 2008 20:14 | Em resposta a: #210075

Prezada Maria,

Obrigado pela informação

Cumprimentos

João Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210103 | MCNN | 08 out 2008 00:45 | Em resposta a: #210087

A verdade é que, quando respondi, não reparei que mencionou a freguesia dos Anjos.

No meio disto tudo, só tenho duas certezas:

a) A Rua Luz Soriano chamou-se em tempos Rua do Carvalho

b) Mesmo apesar de algumas ruas mudarem, com o tempo, de freguesia,não acredito que alguma vez a actual Rua Luz Soriano tivesse pertencido à freguesia dos Anjos.

De que a actual rua Luz Soriano se chamou em tempos Rua do Carvalho não restam quaisquer dúvidas.

Eis o que consta no site da Câmara Municipal de Lisboa sobre a Rua Luz Soriano:


Freguesia(s) - Santa Catarina
Início do Arruamento em: Calçada do Combro
Fim do Arruamento em: Rua de São Boaventura
Data de Deliberação Camarária: 12/04/1887
Data de Edital: 08/07/1887
Designações Anteriores: Rua do Carvalho.
Historial: Simão José da Luz Soriano (1802-1891), político e historiador. Adepto do Liberalismo, pelo qual combateu, foi depois da vitória alto funcionário, com importantes intervenções na política colonial. Mas foi como historiador que deixou nomeada perene, com obras como «História do Cerco do Porto» - obra monumental que, apesar dos seus defeitos, tem extremo interesse e valor de consulta - e «História da Guerra Civil», entre outras.
A atribuição deste topónimo à Rua do Carvalho foi justificada no edital de 8/07/1887 que refere o seguinte: "a mesma câmara considerando que a doação que lhe fora feita pelo cidadão Simão José da Luz Soriano, da verba de oito ocntos de réis e da propriedade de casas em que reside, na rua do Carvalho, para a fundação e manuntenção de uma escola de instrucção primara, constitue um valioso serviço prestado ao município; considerando que actos d'estes merecem immediato galardão para que sirvam de inictamento a presentes e vindouros; considerando que é dever da camara retribuir o generoso donativo de tão prestante cidadão com um acto que a todos recorde o seu nome philantropico"

Pode-se pois concluir que, em 1870, a Rua Luz Soriano chamava-se Rua do Carvalho.

Pelo que, se a indicação que consta no assento de casamento sobre a freguesia dos Anjos está correcta, isso quer dizer que em 1870 existia outra Rua do Carvalho em Lisboa, na freguesia dos Anjos. Ou então seria a indicação de Rua do Carvalho que estaria incorrecta.

Para finalizar, eu quando procuro saber a localização de uma rua cujo nome entretanto mudou na cidade de Lisboa, costumo procurar no site do Arquivo Municipal de Lisboa, que contém mapas antigos de Lisboa da segunda metade do século XIX.

Assim, na busca simples introduzo simplesmente as palavras Atlas e o nome da Rua que procuro.

Fazendo essa busca com as palavras "Atlas" e "Carvalho", aparecem apenas dois mapas, um com a Rua do Carvalho (cuja localização coincide com a actual Rua Luz Soriano) e outra com o nome Rua Nova do Carvalho (que fica junto ao Cais do Sodré).

De notar que este resultado não constitui uma prova definitiva sobre a não existência de outra Rua do Carvalho, pois nem todas as Ruas são descriminadas.

Em conclusão, se calhar o melhor será mesmo perguntar na junta de freguesia dos Anjos ...

Cumprimentos, e peço desculpa por ter escrito tanto sem o ajudar na mesma proporção ...


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210109 | aeiou2 | 08 out 2008 08:28 | Em resposta a: #210087

Mas errei no nome pois é Luz e não Luiz como o "crismei".
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210110 | aeiou2 | 08 out 2008 08:30 | Em resposta a: #210103

Muito obrigada pois ficámos a saber como proceder no caso de nomes de ruas em Lisboa já mudadas.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210136 | jbfreitas | 08 out 2008 16:15 | Em resposta a: #210103

Prezado Mário César Navarro,

Agradeço sua atenção e as interessantes informações quanto à consulta ao Arquivo Municipal de Lisboa.

Quanto ao assento de matrimonio de meu bisavô Caetano Plácido de Freitas, que data de fevereiro de 1871, transcrevo o original: ...“elle de idade de vinte e três annos, solteiro, empregado público, natural da freguesia dos Anjos desta cidade e morador na rua do carvalho, numero dezesseis, desta freguesia,”...

Estarei pesquisando no Arquivo Municipal de Lisboa.

Com meus cumprimentos

João Bandeira de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210137 | MCNN | 08 out 2008 16:38 | Em resposta a: #210136

Caro João Bandeira de Freitas

Depois de ler a transcrição do assento, fiquei com uma dúvida: O seu bisavô casou em que freguesia ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210139 | MCNN | 08 out 2008 17:07 | Em resposta a: #210110

Não tem nada que agradecer.

Alerto-a, no entanto, que esta busca nem sempre é bem sucedida.

O que acontece é que o mapa da Cidade de Lisboa encontra-se dividido em diversos sectores, e quando se faz a busca tal como eu exemplifiquei, o que nos é devolvido é o sector do mapa de Lisboa que contém a rua em questão, bem como o nome de algumas das ruas que constam desse sector.

Quando se consulta o mapa propriamente dito, é muitas vezes bastante difícil descobrir a rua que procuramos, pois o nome das ruas aparece escrito em letras bastante pequenas, e nem todas as ruas têem o seu nome escrito.

De qualquer forma, permite-nos no mínimo identificar a zona da cidade de Lisboa onde essa rua se encontrava.

E dá-nos o gozo adicional de vermos como Lisboa mudou desde o final do século XIX.

Permite-nos igualmente vermos jardins e grandes edifícios entretanto desaparecidos, em sítios que nunca suspeitámos que os tivessem albergado.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210156 | jbfreitas | 08 out 2008 20:19 | Em resposta a: #210137

Prezado Mário César Navarro,

Muito adequada sua questão. Meu bisavô Caetano Plácido casou-se na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Mercês. Realmente, agora relendo a transcrição do assento de matrimônio:"...morador da rua do Carvalho, numero dezasseis, desta freguesia, ...", posso também interpretar que freguesia possa ser a das Mercês?

Com meus cumprimentos

João Bandeira de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210177 | MCNN | 09 out 2008 00:49 | Em resposta a: #210156

Caro João Bandeira de Freitas

De facto, a razão de ser da minha pergunta prende-se com o facto de, ao ler o assento, ter ficado imediatamente com a nítida sensação de que o pároco, quando escreveu "... morador da rua do Carvalho, numero dezasseis, desta freguesia," estava a indicar que a Rua do Carvalho ficava na mesma freguesia onde estava a ser celebrado o casamento.

E isso porque, apesar de me considerar um novato nestas andanças, sempre que me deparei num assento com a frase "desta freguesia" quase sempre (ou, se calhar, sempre) quem a escreveu estava a indicar a freguesia da celebração.

E, agora que sei que o casamento foi celebrado nas Mercês, tenho a certeza quase absoluta que o seu bisavô, apesar de ter nascido nos Anjos, morava nas Mercês quando se casou.

Resta apenas uma questão. Apesar de tudo, actualmente a Rua Luz Soriano fica na freguesia de Santa Catarina.

Mas acontece que as freguesias de Santa da Catarina e das Mercês são contíguas, e é sabido que a área das freguesias da cidade de Lisboa têm variado ao longo dos tempos.

Se consultarmos a página de história do site da Junta de Freguesia das Mercês ( em http://www.jf-merces.pt/site/historia.php ), deparamo-nos com o seguinte trecho:

"Desde a sua fundação várias foram as remodelações paroquiais e administrativas, as quais introduziram algumas alterações à delimitação geográfica da freguesia, pelo que no presente, a sua área não corresponde à de então, especialmente por ter sido devolvida a Santa Catarina a área que inicialmente lhe pertencia. Hoje a Freguesia das Mercês estende-se ao longo de uma área de 30 hectares e ocupa uma faixa significativa da zona histórica do Bairro Alto."

Vê-se pois que a freguesia das Mercês perdeu parte da sua área precisamente para a freguesia de Santa Catarina.

Mas a prova definitiva que a Rua do Carvalho pertenceu, em tempos, à freguesia das Mercês, encontra-mo-la no site do Arquivo Municipal de Lisboa.

Assim, se em busca simples introduzirmos as palavras "Mercês" e "Carvalho", aparecem-nos vários registos que ocupam várias páginas.

E logo na primeira página encontramos mais do que um registo, de meados do século XIX, onde é referenciada a Rua do Carvalho, situando-a na freguesia das ... Mercês.

Creio pois que, salvo melhor opinião, o "mistério" está resolvido.

O seu bisavô nasceu nos Anjos e casou nas Mercês. e quando casou morava na Rua do Carvalho que fazia parte da freguesia das Mercês, Por sua vez, a Rua do Carvalho mudou entretanto de nome (para Rua Luz Soriano) e de freguesia (passou a pertencer à freguesia de Santa Catarina).

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210255 | jbfreitas | 10 out 2008 00:55 | Em resposta a: #210177

Prezado Mário César Navarro,

Brilhante e perspicaz dedução. De fato, agora, depois de resolvido o “mistério” e relendo o texto do assento de matrimônio com vagar, fica claro que o pároco estava correto ao afirmar “desta freguesia”.

Suas informações foram de grande ajuda para a pesquisa que estou fazendo sobre o meu ramo da família Freitas. Agradeço imenso a sua gentil cooperação.

Com meus cumprimentos,

João Bandeira de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210256 | jbfreitas | 10 out 2008 00:59 | Em resposta a: #210075

Prezada Maria,

Agradeço mais uma vez das informações recebidas sobre a rua Luz Soriano. A rua do Carvalho era realmente da freguesia de S. Catarina.

Com meus cumprimentos

João Bandeira de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210478 | anr109 | 13 out 2008 21:36 | Em resposta a: #210256

Oi João Freitas

Felicidades

Procuro por meu hexavó André Nogueira Ribeiro, natural da freguesia de Santa Catarina de Nogueira, outrora pertencente ao Arcebispado de Braga, mas que atualmente faz parte do concelho de Louzada pertence ao Distrito de Louzada e do Distrito do Porto. Ele é filho de Gonzalo Nogueira e Maria Ribeiro. a propósito Freitas é um dos meus troncos familiares.

Grato A ntonio Nogueira Régis - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: freguesia dos anjos de Lisboa

#210501 | jbfreitas | 14 out 2008 01:36 | Em resposta a: #210478

Prezado Antônio Nogueira Régis,

Acredito que vc já dispõe das informações mais importantes para identificar as origens de seu hexavô: nome dos pais e a freguesia onde nasceu. O passo a seguir, a meu ver, seria estimar a data provável de seu nascimento e pesquisar através do Geneall.net em que distrito a freguesia de Santa Catarina de Nogueira pertence, se ao Distrito de Braga ou ao do Porto. Em seguida, pedir online uma fotocópia do assento de baptismo de seu hexavô ao Arquivo Distrital de Braga ou ao do Porto, fazendo referência à filiação, freguesia e data provável de nascimento, que eles enviam pelo correio. É um serviço que funciona admiravelmente bem.

Com referência à familia Freitas, pesquiso a genealogia de um ramo que veio para o Brasil em 1895.

Com meus cumprimentos

João Bandeira de Freitas - Brasil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 05:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen