Joaquim da Silva Ferraz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Joaquim da Silva Ferraz

#210114 | F Carvalho | 08 out 2008 09:46

Ex.mos Senhores,

Necessitava saber dados mais precisos sobre a ascendência de Joaquim da Silva Ferraz, nascido em 1887 ou 1888 no Olival, Portugal, filho de Joaquim da Silva Ferraz e Thereza de Jesus, o primeiro ainda vivo em 24.2.1912 e a segunda já falecida nessa data.

O dito Joaquim da Silva Ferraz (filho) emigrou para o Brasil e aí casou em 24.2.1912 em Matão, Araraquara, Estado de São Paulo, Brasil, com Maria Ignez Serpa, filha de José Miguel Serpa e Maria Borges Serpa.

Não consta indicação alguma da pessoa em causa nos registos de nascimento das freguesias do Olival, em Vila Nova de Ourém e Vila Nova de Gaia, também nada constando no lugar de Olival Basto (hoje freguesia mas à data pertencente à freguesia da Póvoa de Santo Adrião), Loures e na freguesia dos Olivais, hoje Lisboa.

Peço que, se tiverem alguma informação relacionada com esta pessoa, me auxiliem.

Cumprimentos

Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#210143 | cverde | 08 out 2008 18:36 | Em resposta a: #210114

Caro Fernando Carvalho

Será o lugar de Olival, na freguesia de S. Pedro de Loureiro, concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real?

Pesquisando na página web do Arquivo Distrital de Vila Real encontro referências de documentação diversa onde surge não o nome "Joaquim Silva Ferraz" mas outras pessoas de apelido "Silva Ferraz".

A ser assim, o assento de baptismo estará no Arquivo Distrital de Vila Real.

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#210161 | F Carvalho | 08 out 2008 21:10 | Em resposta a: #210143

Caro Luís Figueira,

O meu bem haja pela sua ajuda. Vou explorar essa hipótese.

Cumprimentos

Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#211737 | F Carvalho | 27 out 2008 18:36 | Em resposta a: #210114

Ex.mos Senhores,

Infelizmente a pista, promissora, do lugar de Olival, na freguesia de São Pedro de Loureiro, concelho de Peso da Régua, não deu frutos.
Não existe qualquer Joaquim da Silva Ferraz com essa naturalidade, no Arquivo Distrital de Vila Real entre 1887 e 1891.

Peço mais uma vez que, se tiverem alguma informação relacionada com esta pessoa, me auxiliem.

Cumprimentos

Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#211746 | Olifran | 27 out 2008 20:15 | Em resposta a: #210114

Caro Fernando Carvalho,

Creio que Joaquim da Silva Ferraz deve ser natural da freguesia do Olival, concelho de Ourém. Efectivamente, no início do séx. XX, há pessoas de apelidos Silva Ferraz residentes nesta freguesia.

Na pág. 718 da monografia "Olival - A Terra e o Povo", de David Simões Rodrigues apresenta-se uma lista de naturais da freguesia do Olival que emigraram para o Brasil no início do séc. XX. Referem-se dois filhos de Joaquim da Silva Ferraz e de Maria Ferraz, do lugar de Carcavelos de Cima, freguesia do Olival: Joaquim emigrou em 1907 e Alfredo em 1909. O nome da mãe não condiz, mas alguém pode ter cometido um erro.
Referem-se também como emigrantes para o Brasil José da Silva Ferraz e sua mulher Florência de Oliveira, do lugar de Carcavelos de Baixo, freguesia do Olival.

Penso que deve explorar esta pista.

Cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#211786 | F Carvalho | 28 out 2008 08:06 | Em resposta a: #211746

Meu Caro António de Oliveira Francisco,
Foi esta a primeira pista que explorei. No entanto, a falta de coincidência dos nomes afastou-me dela, se calhar prematuramente. No Arquivo Distrital de Santarém mais não se encontrou do que um Francisco da Silva Ferraz, nascido em 1892, que casou como... Joaquim da Silva Ferraz. No entanto, o "meu" Joaquim da Silva Ferraz casou comprovadamente no Brasil, em 1912. Tal casamento "bate certo" com uma sua ida para lá em 1907, ano em que teria entre dezanove e vinte anos de idade.
Quanto à discrepância entre Teresa de Jesus e Maria Ferraz, existindo, pode precisamente residir na "presunção" - até há pouco "vigente" - de que todas as mulheres portuguesas eram Marias.
Vou, no seguimento do seu conselho, retomar a primeira pista.
O meu muito obrigado
Cumprimentos
Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#220451 | F Carvalho | 05 fev 2009 10:39 | Em resposta a: #211786

Meu Caro António de Oliveira Francisco,

Volto ao seu contacto, pedindo-lhe uma sugestão relativamente ao Joaquim da Silva Ferraz. O Joaquim (ou Francisco) da Silva Ferraz cujo registo de nascimento aparece na freguesia do Olival de Vila Nova de Ourém é mais ou menos contemporâneo (nasceu em 1892) do Joaquim da Silva Ferraz que procuro mas todo o seu percurso de vida se situa em Portugal (casou em 1921 em Seiça, concelho de Vila Nova de Ourém, aí enviuvou em 1932, voltou a casar no Olival em 1933 e aí morreu em 1979).
Não aparece outro; contudo, a coincidência de nomes e a pista do Brasil levam a crer que haveria outro Joaquim da Silva Ferraz, provavelmente primo do que aparece no Arquivo Distrital. O problema é que não há registos de passaportes senão a partir de 1913.
Assim sendo, que me aconselha?

Grato uma vez mais pela ajuda, renovo os meus cumprimentos

Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#220840 | Olifran | 10 fev 2009 10:06 | Em resposta a: #220451

Caro Fernando Carvalho,

Lamento não ter mais elementos além dos que indiquei na minha mensagem anterior.
Há sempre a possibilida de faltar o assento de baptismo. Não sei se os Livros que consultou eram originais ou duplicados.
Como na monografia do Olival se referem dois irmãos que emigraram para o Brasil, talvez haja a possibilidade de confirmar se o Joaquim da Silva Ferraz que lhe interessa tinha um irmão no Brasil. Se os nomes coincidirem com os que lhe indiquei há grande probabilidade de se tratar das mesmas pessoas.
De momento não me ocorre mais nada.

Com os meus cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim da Silva Ferraz

#220843 | F Carvalho | 10 fev 2009 11:42 | Em resposta a: #220840

Caro António de Oliveira Francisco,

Já estou a tratar dessa confirmação.

Grato uma vez mais pela ajuda, apresento os meus cumprimentos

Fernando Carvalho

Resposta

Link directo:

Joaquim da Silva Ferraz

#401344 | luizeduardopmedeiros | 01 jun 2018 23:35 | Em resposta a: #220843

F Carvalho boa noite,

Conseguiu mais alguma informação depois dessa busca? Eu sou bisneto de um Joaquim da Silva Ferraz, casado com Maria Ignez Serpa. A minha avô, filha deles, se chamava Ruth Ferraz de Medeiros e seu marido José Antônio de Medeiros.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 15:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen