Família Pinto, Sanhoane, Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos | Formação

Família Pinto, Sanhoane, Vila Real

#210210 | ondreia | 09 out 2008 15:44

Boa tarde,

Procuro informações sobre a família Pinto, de Sanhoane. O meu bisavô chamava-se José Bernardo Pinto, casado com Silvina da Soledad, e filho de Severino Bernardo Pinto e Albina da Anunciação Soares.
Albina Soares era irmã de Joaquina Soares (mãe de D. José de Lencastre).

Queria também fazer mais uma pergunta.
Como posso fazer para pedir ao arquivo de Vila Real certidões de nascimento não sabendo a data?

Agradeço desde já.


Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#210216 | Canelas | 09 out 2008 16:52 | Em resposta a: #210210

Boa tarde

Minha esposa descende de José Soares e de Maria da Anunciação, pais de Joaquina Soares, que casou com D. António de Queirós Lencastre (pais de D. José de Lencastre).
José Soares e Maria da Anunciação tiveram, pelo menos, três filhas, Joaquina, Albina e Amélia da Anunciação Soares (bisavó de minha esposa).
Amélia casou com Joaquim Borges. Deste casamento, nasceram, entre outros, Eduarda da Anunciação Soares (* Sanhoane, 10.2.1899) que casou com José Rodrigues Pinto (* Sanhoane, 25.12.1884).

No concelho de Santa Marta de Penaguião, principalmente, em Sanhoane, existem muitos descendentes desta família.
______________

Relativamente ao Arquivo Distrital de Vila Real é conveniente limitar no tempo os pedidos de pesquisa (parece-me razoavel intervalos de dez anos). Para isso terá que, a partir dos elementos que já possui, estimar a data em que ocorreram os baptismos, casamentos, etc, tendo em conta que, em média, as pessoas casavam cerca dos 25 anos.

Outro aspecto, se for apenas para efeitos de genealogia, peça fotocópias simples em vez de certidões. Os custos são substancialmente diferentes.

Boas pesquisas

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#210220 | ondreia | 09 out 2008 17:26 | Em resposta a: #210216

Caro César,

Muito obrigado pela sua (rápida) resposta.
Nem imagina como fiquei contente :).

Por acaso não tem mais dados que me possa fornecer de José Soares e Maria da Anunciação? Ficar-lhe-ia muito grata.
Outro pormenor que notei é que também a avó de sua esposa se casou com um Pinto. Curioso.


Cumprimentos

Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#210263 | Canelas | 10 out 2008 10:31 | Em resposta a: #210220

Cara Andreia Pnto

Relativamente a José Soares e Maria da Anunciação não disponho de mais dados. No entanto, sabendo-se que sua filha Joaquina Soares (mãe de D. José de Lencastre) nasceu em Sanhoane em 11.01.1864 pode-se pesquisar, a partir do seu assento de baptismo, mais dados sobre seus pais e seus avós.
As pesquisas em Sanhoane (que antes se chamava Santo André de Medim) estão dificultadas pela falta de livros paroquiais. Inexistem livros de baptismo desta paróquia relativos aos anos de 1810 a 1859.
_____

Quanto ao avô de minha esposa, José Rodrigues Pinto, era filho de Francisco Rodrigues e de Maria da Conceição e neto paterno de João Rodrigues e de Joana Margarida e neto materno de Maria da Conceição e de José Pinto Pereira e de Ana da Conceição.

___

Há um outro ramo -- Pinto de Carvalho -- mas oriundo da vizinha freguesia de Medrões.

Se. entretanto, obtiver dados quanto a José Soares e Maria da Anunciação, gostava que os partilhasse.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#210619 | ondreia | 15 out 2008 11:30 | Em resposta a: #210263

Caro César,

Mais uma vez, obrigado pela sua resposta :)
Assim que tiver mais dados partilharei consigo com todo o gosto.


Cumprimentos


Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#238379 | Canelas | 07 set 2009 11:22 | Em resposta a: #210220

Bom dia

Andreia Pinto

O arquivo distrital de Vila Real colocou, há já algum tempo, on line muitos registos paroquiais. Isso permitiu-me avançar nas pesquisas no concelho de Santa Marta de Penaguião, particularmente, na freguesia de Sanhoane (Medim).
José Soares e Maria da Anunciação tiveram váriios filhos, todos nascidos em Sanhoane:

- Joaquina, nascida em 12.1.1864;
- Amélia (bisavô da milnha esposa), nascida em 12.2.1866;
- José, nascida em 1868;
- Joaquim, nascido em 9.4.1874;
- Albina, nascida em 18-6-1877.

Dos assentos de baptismo dos filhos extrai-se que José Soares, natural de Sanhoane, era filho de José Soares, este natural da Vila de Noia, Reino da Galiza, e de Sancha de Jesus, de Sanhoane. Por sua vez, Maria da Anunciação, natural de Santa Maria de Sedielos, era filha de Eufrásia Pinto (ou Eufrásia Perricha, como figura na assento de baptismo da filha Albina), natural de Santa Maria de Sedielos.

Trago aqui estes dados no pressuposto de que a eles não tenha ainda acedido on line.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#241823 | ondreia | 12 out 2009 21:00 | Em resposta a: #238379

Caro Cesar,

Muito obrigado pela informação.
De facto já estive a ver os assentos, mas ainda não consegui avançar muito mais do que aí tem.
Encontrei ainda a data em que Maria da Anunciação e José soares casaram: 16 de Maio de 1864, ele com 21 anos, ela com 32 anos.
Para além disso, Eufrásia Pinto, ou Perricha ainda aparece com outro nome, Eufrásia da Silva (num assento que agora não me lembro qual, talvez assento de batismo de um neto).


Cumprimentos
Andrea Terra Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto, Sanhoane, S.tª Marta Penaguião

#310487 | jose silverio | 21 jul 2012 00:28 | Em resposta a: #238379

Boa noite, meu caro amigo,

Eu sou de Sanhoane, e até estou ligado à família Pinto, da qual o Senhor já deu informações a quem precisou.
Mas não é por causa da família Pinto que estou a incomodá-lo. É por outra razão, que vou explicitar.

-Tenho 64 anos, nasci na freguesia e paróquia então (e hoje) designada por Sanhoane.
Mas minha Avó, Maria Rodrigues, filha de Francisco Pinto Rodrigues, nasceu na mesma casa e lugar que eu, mas na freguesia de Santo André de Medim.

-E a minha falecida catequista e seu irmão -Dona Maria do Carmo de Queiróz e Lencaste e Dom José Maria de Queiróz e Lencastre- que rondavam a idade da minha avó, também foram meus conterrâneos, mas igualmente nasceram em Santo André de Medim.

Ora, seu sei -porque li- que Medim pertencia à Vigararia do Porto, etc. etc.. E sei que Sanhoane pertence à diocese de Vila Real. Até porque foi crismado pelo então Bispo de Vila Real -D. António Valente da Fonseca.

Ao longo dos anos, já vários anciãos me deram explicações para esta "romanesca" mudança de nome. Explicações que considerei fantasiosas.

Mas . . . nunca se sabe!

Se puder, e estiver disposto a "aturar-me", faça o favor de me informar da verdadeira razão que levou à substituição da denominação "Medim" para "Sanhoane".

Ficar-lhe-ei muito agradecido.

Os melhores cumprimentos.
José Manuel Martins Silvério

Resposta

Link directo:

Medim versus Sanhoane

#310934 | jose silverio | 28 jul 2012 23:15 | Em resposta a: #310487

Gostava que o meu amigo César Tavares me dissesse alguma coisa sobre o que lhe pedi sobre este assunto, contido em "Família Pinto".
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Medim versus Sanhoane

#311042 | Canelas | 30 jul 2012 20:18 | Em resposta a: #310934

Caro José Silvério

Na sequência da intervenção do moderador, acabo de lhe responder para o seu endereço electrónico.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 10:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen