Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Património | Regiões

Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#210269 | francandrade | 10 out 2008 13:08

Bom dia,
o livro de Abílio Pacheco de Carvalho “Pachecos – subsídios para a sua genealogia”, refere no capítulo relativo à Casa de Ledesma, em Lousada, o nome de Isabel Marinho Pacheco, filha de Isabel Marinho Pacheco e de Domingos Gaspar ou Gonçalves, nascida na Casa da Feira e crismada a 30/7/1620. Era casada com António Martins, sr. da Quinta da Herdade em Alvarenga e, pelo que refere Abílio Pacheco de Carvalho, teve duas filhas:

Maria Pacheco Marinho, nascida a 5/3/1640

Antónia Pacheco Marinho, nascida a 3/2/1641

Mas será que este casal não teve mais filhos, para além das duas filhas referidas por Abílio Pacheco de Carvalho? Se alguém tiver elementos adicionais que me possa fornecer, ficarei muito agradecido.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272482 | francandrade | 14 mar 2011 17:00 | Em resposta a: #210269

Boa tarde,

Relativamente ao livro e assunto por mim referidos em anterior mensagem, ficam-me as seguintes dúvidas:

o livro de Abílio Pacheco de Carvalho “Pachecos – subsídios para a sua genealogia”, refere no capítulo relativo à Casa de Ledesma, em Lousada, o nome de Isabel Marinho Pacheco, filha de Isabel Marinho Pacheco e de Domingos Gaspar ou Gonçalves, nascida na Casa da Feira e crismada a 30/7/1620. Era casada com António Martins, sr. da Quinta da Herdade em Alvarenga e, pelo que refere Abílio Pacheco de Carvalho, teve duas filhas:

Maria Pacheco Marinho, nascida a 5/3/1640

Antónia Pacheco Marinho, nascida a 3/2/1641

mas qual a freguesia ou paróquia em que terão sido baptizadas as filhas de Isabel Marinho Pacheco e António Martins? Santa Eulália de Barrosas? Santo Estevão de Barrosas? Alvarenga ? Outra ?

Agradeço qualquer informação a este respeito...
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272596 | joaoggralves2 | 15 mar 2011 21:11 | Em resposta a: #272482

Caro Francisco Andrade,

Não tendo resposta para as suas dúvidas, fiquei no entanto interessado no tema. Saberá o confrade dizer-me se esta Casa de Ledesma que refere é a mesma dos antigos Pachecos Pereiras, que havia pertencido a D. Lopo Fernandes Pacheco? Se sim, qual a relação destes Pachecos Marinhos com os ditos?

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272613 | francandrade | 15 mar 2011 23:11 | Em resposta a: #272596

Caro João Guilherme,


Apesar de algumas discrepâncias entre a linha apresentada por Abílio Pacheco de Carvalho e a que aparece aqui no Genea, relativamente à ligação entre estes Pachecos e D. Lopo Fernandes Pacheco, pode-se dizer que, de acordo com Abílio Pacheco de Carvalho, no livro que referi, João Pacheco Pereira ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=229583 ) casado com Margarida Cardoso ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=229584 ) terá tido uma filha Maria Pacheco, que terá sido Mãe de um Manuel Pacheco, que terá casado em 19 de Dezembro de 1575 com Clara Marinho, filha de Francisco Gonçalves e de Inês Gonçalves, senhores do Casal de Ventoselas. Esta Clara Marinho terá falecido na Casa de Ledesma a 9 de Março de 1626. Manuel Pacheco e Clara Marinho terão tido uma filha, Isabel Marinho Pacheco, que terá casado em Fevereiro de 1609 com Domingos Gaspar (Gonçalves), senhor da Quinta da Feira, que terá falecido em Alvarenga em 14 de Junho de 1623. Já Isabel Marinho Pacheco terá falecido em 24 de Outubro de 1636 ( não sei exatamente onde... ).
Este casal, Isabel Marinho Pacheco e Domingos Gaspar, terão tido, entre outros filhos, uma filha, uma outra Isabel Marinho Pacheco, que Abílio Pacheco de Carvalho refere que terá casado com António Martins, filho de Gonçalo Martins e Beatriz Domingues.
E este casal terá tido as filhas referidas por mim na anterior mensagem.

De referir que este casal ( Isabel Marinho Pacheco e Domingos Gaspar) terá tido uma outra filha, Maria Marinho Pacheco, que terá casado com um seu primo, Gonçalo Francisco Pacheco Marinho, e terá tido ampla descendência.

Abílio Pacheco de Carvalho refere ainda que as duas irmãs, Maria Marinho Pacheco e Isabel Marinho Pacheco terão sido crismadas a 30/7/1620 por D. António dos Santos, Bispo de Nicomédia.

cfr. Abílio Pacheco de Carvalho "Pachecos - subsídios para a sua genealogia", págs. 58-60, 195-197 e 217-221

Gostava de confirmar alguns destes dados, mas fica-me a dúvida relativamente às freguesias ou paróquias em questão...

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272620 | joaoggralves2 | 16 mar 2011 01:14 | Em resposta a: #272613

Caro Francisco Andrade,

Muito obrigado pelo esclarecimento, não sabia da existência desta obra. Se por acaso souber aonde adquirir ou somente consultar, agradeço também. Os Pachecos interessam-me bastante, especialmente a descendência de D. Lopo Fernandes Pacheco e, embora conheça estas linhagens ainda superficialmente, já pude verificar recorrentes inconsistências do NFP, refutadas pela cronologia. Em especial no que toca ao ramo de D. Heitor Borges Pacheco (id=179722), parecem existir várias gerações em falta até aos filhos de Silvestre Borges Pacheco (id=208307) já referenciados em paroquiais do início do séc. XVII, ainda que Felgueiras Gaio afirme ter visto documento em que o dito Silvestre afirmava ser bisneto de D. Lopo Fernandes Pacheco... Também a linhagem dos Pachecos de Braga (S. Vicente) aparece aqui no Geneall truncada, não sei se por falha, se por incongruência detectada no NFP... Quanto aos de Ledesma, em que fontes se baseará o autor para apresentar uma linha distinta da de Felgueiras Gaio? E a casa em si, sabe aonde se localizava ao certo e se ainda haverá vestígios? Obrigado mais uma vez.

Com os melhores cumprimentos
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272631 | francandrade | 16 mar 2011 10:21 | Em resposta a: #272620

Caro João Guilherme,

O livro de Abílio Pacheco de Carvalho "Pachecos - subsídios para a sua genealogia", Lisboa, 1985, existe na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Foi lá que eu o consultei, tendo tirado algumas fotocópias de páginas que me interessavam.

Quanto à casa não sei nada, nem sobre a sua localização, nem sobre a sua existência.

Abílio Pacheco de Carvalho na sua obra, a págs. 49, refere um João Afonso Pacheco que, no seu entender (apoiando-se em Fr. Francisco de Santa Maria Mayor Pacheco Pereira, "Miscelânia Genealógica", códice nº 229, obra esta também existente na Biblioteca Municipal do Porto ) seria filho de Lopo Fernandes Pacheco. E, nas págs. seguintes, sustenta que este João Afonso Pacheco terá tido um filho (que aventa poder ter sido de uma filha de Diogo Pereira e de Maria de Resende, o que, no entender deste autor, explicaria o uso do apelido Pereira juntamente com Pacheco), João Pacheco... Relativamente a este João Pacheco, diz Abílio Pacheco de Carvalho a págs. 51 que terá tido um filho Duarte Pacheco Pereira, referido na pág. 52 como "homem de armas que embarcou em 1500 na armada de Pedro Álvares Cabral e que, na Índia serviu sete anos consecutivos, cujos feitos vêm memorados pelo cronista Damião de Gois, possivelmente misturados com o seu homónimo, conhecido por "Aquiles Lusitano" ". Depois, nas páginas seguintes (52 a 59) Abílio Pacheco de Carvalho refere a descendência deste Duarte Pacheco Pereira até ao João Pacheco casado com Margarida Cardoso (por mim referidos em mensagem anterior) do seguinte modo:
Duarte Pacheco Pereira terá tido uma filha, herdeira da Casa de S. André, de nome desconhecido mas que casou com Joanne Annes, casal que terá tido um filho, João Pacheco Pereira. Este João Pacheco Pereira, herdeiro da Casa de S. André e do prazo dos casais de Ledesma, terá sido Fidalgo da Casa do Infante D. Fernando. Terá casado com Isabel Vaz, de quem terá tido um filho, Manuel Pacheco que, no entender de Abílio Pacheco de Carvalho,seria o pai do João Pacheco que eu referi em mensagem anterior, casado com Margarida Cardoso.

Como pode verificar, Abílio Pacheco de Carvalho apresenta uma linhagem bastante diferente da que aparece aqui no Genea. É sem dúvida um assunto com muito interesse... Talvez valha a pena uma deslocação à Biblioteca Pùblica Municipal do Porto ( chamo-lhe apenas a atenção para o facto de, na BPMP, o livro de Pacheco de Carvalho existir no catálogo comum, podendo ser consultado e fotocopiado, mas já quanto à "Miscelânia Genealógica" de Fr. Francisco de Santa Maria Mayor Pacheco Pereira, a obra se encontrar nos Reservados, podendo apenas ser consultado em sala especialmente reservada para o efeito e penso que não deixarão tirar fotocópias... ).

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272723 | joaoggralves2 | 17 mar 2011 17:53 | Em resposta a: #272631

Caro Francisco Andrade,

Obrigado mais uma vez pela disponibilidade em adiantar-me mais informações. Detectei um exemplar desta obra de Abílio P. Carvalho na Biblioteca Nacional, que me ficará mais à mão, muito embora a referência online indique que o livro está"indisponível". Há ainda outro documento sobre os Pachecos de Braga que parece interessante.

Pelo que consegui apurar entretanto, a casa de Ledesma localizava-se na freguesia de Santo Estêvão de Barrosas (Lousada), no lugar de Ledesma, e existirá ainda hoje (desconheço em que estado ou com que modificações...). Num olhar superficial aos paroquiais desta freguesia, que estão online, encontra-se no primeiro livro de óbitos, pela data que indicou, na folha 80vº o falecimento de Clara Marinha, no qual se diz que são herdeiros os filhos Manuel Pacheco e o Revº Paulo Pacheco. Nos casamentos, pela folha 56, aparece o assento de Isabel Marinha, fª de Manuel Pacheco e Clara Marinha, com Domingos Gaspar, órfão da Feira, da freguesia de Alvarenga, na data que também indicou. Voltando aos óbitos, morre em 08.02.1601 Manuel Pacheco de Ledesma e em Dezembro de 1598, Maria Pacheca de Ledesma, ambos na folha 76. Aparecem pelo meio outros pachecos que não consigo ligar a estes, excepto o caso de uma Antónia Pacheca, fª de Maria Pacheca de Ledesma (suponho ser a mesma), casada com Estevão Dias em 1593, folha 54.

Relativamente a Alvarenga, detectei por lá os óbitos tanto de Domingos Gaspar como de Isabel Marinho Pacheco, confirmando as datas. Confirmei também que o rol de crismados de 1620 pelo Bispo de Nicomédia está no segundo livro baptismos de Alvarenga, que parece estar incompleto por falha na digitalização/disponibilização. Os dois baptismos que o confrade referiu, de Maria e Antónia, sobre os quais tinha dúvida relativamente à freguesia, deverão estar nesse segundo livro, na parte que não está na internet. Só no ADP poderão ser encontrados.

Devido à pequenez dos livros paroquiais de ambas estas freguesias, penso que é bastante fácil pesquisar neles embora não adiantem grande coisa a montante na linhagem destes Pachecos.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

P.S. Não sei se reparou que esta linha está no Genea, truncada: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1118679

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272785 | francandrade | 18 mar 2011 13:55 | Em resposta a: #272723

Caro João Guilherme,

Muito obrigado pelas suas preciosas informações. Esclareceu-me realmente que será Alvarenga a freguesia em que eu deverei procurar, bem como (o que eu já suspeitava) que haverá falhas na digitalização dos assentos ( ou partes do livro de assentos em falta na Internet). Pelo que só uma deslocação ao ADP poderá esclarecer as dúvidas...

O meu interesse no casamento de Isabel Marinho Pacheco com António Martins era tão só o de saber se, para além das duas filhas (Maria e Antónia) referidas por Abílio Pacheco de Carvalho, não teria havido mais filhos nascidos deste casamento...

Entretanto, peço-lhe apenas um favor: se, por acaso, nas suas buscas, deparar com algum Domingos Pacheco, nascido por volta de 1640/1650... nalguma freguesia dos concelhos de Lousada, Paredes ou até Paços de Ferreira, por favor diga-me... A minha ascendência Pacheco esbarra num Domingos Pacheco, falecido em Beire (Paredes) em 26/3/1713, pai de uma minha antepassada, Ana Pacheco, nascida em Beire (Paredes) em 23/3/1678... Em apontamentos deixados por meu Avô tinha a indicação de que esse Domingos Pacheco terá casado com Maria Fernandes (o que está correto) em Beire, com indicação de uma data ( 31/1/1664) que não sei se estará correcta. Mais uma vez, o livro digitalizado no E-Tombo não apresenta esse casamento nessa data, mas não sei se não terá havido algum erro ou falha na digitalização... Mais uma vez, só uma deslocação ao ADP poderá dissipar as dúvidas...

Mais uma vez, muito obrigado,

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma - Pachecos - subsídios para a sua genealogia

#272789 | joaoggralves2 | 18 mar 2011 14:25 | Em resposta a: #272785

Caro Francisco Andrade,

Caso encontre esse Domingos dir-lhe-ei imediatamente. Entretanto, informo que encontrei de facto um Domingos Pacheco, mais antigo, em Santo Estêvão de Barrosas, com uma filha Maria a nascer em 1640, salvo erro. Pode eventualmente haver relação com o seu Domingos... Dê-lhe uma vista de olhos caso ainda não o tenha feito e vá danto notícias.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272804 | aníbal | 18 mar 2011 18:56 | Em resposta a: #210269

Caro Fancisco Andrade,

Perguntava-lhe e pedia igualmente o favor, se me indicava a forma de contactar o eminente genealogista e heraldista,
Abílio Pacheco de Carvalho.

Desde já muito grato, com cumprimentos,
Aníbal C.M.Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272805 | francandrade | 18 mar 2011 19:01 | Em resposta a: #272804

Caro Anibal Pacheco,

eu não tenho o contacto de Abílio Pacheco de Carvalho, nem o conheço... De todo o modo, vou ver consigo saber alguma coisa e, se vier a saber, dir-lhe-ei, concerteza... Eu também tinha muito interesse nesse contacto.

Entretanto, aproveito para reproduzir aqui uma mensagem que lhe deixei recentemente no Tópico "Pachecos de Sobrosa":


"Relativamente ao casamento que refere de Manuel Gaspar com Francisca Fernandes Pacheco (seus antepassados na Casa das Vinhas), o casamento terá sido celebrado em Nevogilde ? Ou em S. Pedro de Ferreira ? Em que data ?

Teria muito interesse em ter mais elementos sobre este casamento, "

Continuamos em contacto,
com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272813 | joaoggralves2 | 18 mar 2011 20:26 | Em resposta a: #272804

Caro Aníbal Pacheco,

Abílio Pacheco de Carvalho (1894-1987).

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272819 | aníbal | 18 mar 2011 21:34 | Em resposta a: #272805

Caro Francisco Andrade,

Felizmente que nos voltamos a encontrar e persiste o espírito de entre-ajuda, que é saudável e útil igualmente.

Agradeço-lhe muito a vontade de obter e fornecer o contacto d, Abílio Pacheco de Carvalho.

Quanto ao que me pergunta:

" 3-Manuel Gaspar(n. em 1685(?), casado na Casa das Vinhas, com Francisca Fernandes Pacheco, do Casal da Torre de Lamais, Paços de Ferreira, S.Pedro de Ferreira"

Daqui se depreende, que Francisca Fernandes Pacheco vai casar á Casa das Vinhas, e procedia de s. Pedro de Ferreira!?

Será assim...?

Um abraço e disponha,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272820 | francandrade | 18 mar 2011 21:35 | Em resposta a: #272805

Caro Anibal Pacheco,

como vê, infelizmente já não será possível o contacto com Abílio Pacheco de Carvalho...

Relativamente ao que lhe havia pedido, sobre o casamento de Manuel Gaspar e Francisca Pacheco, também já estou esclarecido. Acabo de saber, através de informação gentilmente fornecida por Carlos Leal Machado, que o casamento foi celebrado no dia 25 de Janeiro de 1712 em Sobrosa - Paredes e que os pais da Francisca Pacheco são Sebastião António e Antónia Pacheco.

Se me quiser contactar para franc.andrade arroba gmail.com posso-lhe reencaminhar a mensagem que recebi e que contém elementos interessantes sobre os seus ascendentes da Casa das Vinhas.

Com os meus cumprimentos
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Marinho Pacheco - Casa de Ledesma

#272821 | aníbal | 18 mar 2011 21:37 | Em resposta a: #272813

Caro confrade joaoggralves2 / João Guilherme,

Fico-lhe muito grato pela informação, que temia ser exactamente a que fez o favor de dar.

Cumprimentos e disponha,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen