Casa de Cabanelas

Este tópico está classificado nas salas: Património

Casa de Cabanelas

#15113 | ptm | 02 jan 2002 16:04

A Casa de Cabanelas situava-se, situa-se(?),no Lugar de Cabanelas, freguesia de Borba da Montanha, em Celorico de Basto. Alguém conhece esta casa e a sua história?
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: CASA DE CABANELAS

#15134 | aeiou2 | 02 jan 2002 20:30 | Em resposta a: #15113

Caro Pedro Teixeira de Morais
1.Há um site de monumentos onde se faz referência á Casa de Cabanelas,Porto,Penafiel,
Bustelo,lugar de Cabanelas.
Vai ao sapo e em Portugal,pesquisa Cabanelas.
Não consegui entrar na referida página e por isso boa sorte.
2.A sua pergunta para Cabanelas ,lugar da freg. de Borba,Celorico de Basto,também poderá ser ,mas não tenho a certeza.Segunda feira vou consultar O GUIA DE PORTUGAL,e logo lhe direi do que encontrei.Sei que há uma família Cabanelas,que são do Minho.Vou-me informar.
Bom ANO 2002
Maria
Maria

Resposta

Link directo:

RE: CASA DE CABANELAS

#15144 | ptm | 02 jan 2002 23:59 | Em resposta a: #15134

Cara Maria,
agradeço a sua colaboração.
Esta casa pertenceu a João Teixeira da Silva e a Maria Luisa Lopes Picado,meus pentavós; um dos costados que estou actualmente a estudar.
Desejo-lhe também um Feliz Ano 2002.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15145 | José Luiz Folhadela | 03 jan 2002 00:14 | Em resposta a: #15113

Na Freguesia de Borba da Montanha há efectivamente o Lugar de Cabanelas, porém não existe lá nenhuma casa conhecida com tal nome.
A única casa com história, nesta freguesia, será o Solar do Murgido, situado no lugar com esse nome e nessa freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15196 | ptm | 03 jan 2002 22:31 | Em resposta a: #15145

Tenho em minha posse um assento de baptismo de 1824 que refere três casas, pertencentes a meus antepassados: Casa de Cabanelas, pertencente a João Teixeira da Silva e Maria Luisa Lopes Picado; Casa da Fonte, freguesia dos Prazeres, de Manuel José de Mesquita e Maria Teresa da Cunha, ambas no concelho de Celorico de Basto; e a de Gervilde, em São Pedro de Loureiro do Douro (?), de Guiomar Candida Guedes Pimentel.
Se tiverem mais informações ...
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15201 | José Luiz Folhadela | 03 jan 2002 23:40 | Em resposta a: #15196

Conheço bastante bem a região pois inclusivé possui uma casa na Freguesia de Borba. Tenho estudado famílias da freguesia e os nomes que indica não me dizem nada. Na Igreja de Borba há muitos duplicados de livros de registo. Não posso precisar se haverá os baptismos de 1824, no entanto terei o cuidado de tentar ver no próximo fim de semana. Para tal pedia-lhe que enviasse que registo de baptismo tem para me certificar. Quero-lhe ainda dizer que não há nenhuma Freguesia de Celorico com o nome de Prazeres. Consultados os meus livros de Celorico não vejo mesmo nenhum lugar com tal denominação.
Disponha e informe-me de tudo que queira para que tente verificar "in loco" este fim de semana.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15230 | ptm | 04 jan 2002 18:15 | Em resposta a: #15201

ANtes de mais agradeço a sua colaboração. O assento de baptismo do meu trisavô, alterado ortograficamente, reza assim: «João filho legítimo do Doutor João Manuel Teixeira da Silva, e de Dona Teresa de Mesquita do Lugar do __eido desta freguesia de Santa Maria de Canedo. Neto paterno de João Teixeira da Silva, e de Maria Luísa Lopes Picado da Casa de Cabanelas freguesia de Borba da Montanha, e materno do Doutor manuel José de Mesquita e de Maria Teresa da Cunha da Casa da Fonte freguesia dos Prazeres anexa a de Veade. Nasceu aos vinte e seis dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e vinte e quatro. Foi baptizado solenemente nesta Igreja de Canedoaos vinte e oito dias do mesmo mês e ano(...)
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15240 | aeiou2 | 04 jan 2002 19:35 | Em resposta a: #15230

Caro amigo,
Há uma Casa de Cabanelas,produtora de Vinho Verde,mas não a consegui localizar,mas pedi a informação para um dos endereços que encontrei na net,sobre o assunto.
cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15249 | José Luiz Folhadela | 04 jan 2002 23:05 | Em resposta a: #15230

Tive oportunidade de consultar, hoje, o "Diccionario Chonographico de Portugal Continental e Insular" de Américo Costa, edição de 1934. Encontrei lá uma referência à "Quinta de Cabanelas" - situada na Freguesia de Caçarilhe, igualmente Concelho de Celorico. Caçarilhe ficará a meio caminho entre Borba e Veade.
Continuo sem perceber a Freguesia de Prazeres, mesmo consultando o referido Dicionário.
Se me mandar o seu endereço e se isso lhe interessar poderei enviar-lhe fotocópias do referido dicionário no que a este tema diz respeito.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15255 | ptm | 05 jan 2002 00:07 | Em resposta a: #15249

O meu mail é teixeiramorais@simplesnet.pt
Se me enviar uma mensagem qualquer, depois enviar-lhe-ei o meu endereço pessoal.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15348 | ptm | 06 jan 2002 21:50 | Em resposta a: #15255

Recebi os documentos em bom estado, o que agradeço. Enviei-lhe, duas vezes, um mail com um assento de baptismo em attach, mas, das duas vezes, veio para trás.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15374 | linhagens | 07 jan 2002 00:39 | Em resposta a: #15113

Já fiz muitas pesquisas em Borba da Montanha e Borba de Godim, mas não me lembro de nenhuma casa de Cabanelas. É possível que tivesse outro nome. Noto, no entanto, que existiam diversas casas nobres por esses lugares.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15483 | ptm | 08 jan 2002 12:26 | Em resposta a: #15255

Caro José Luiz Folhadela,
se tiver oportunidade, peço-lhe que me consulte o(s) processo(s): 7158, Pasta
321 - António Teixeira da Silva; Proc. 16603, Pasta 716 - Manuel Silva Teixeira;
e Proc. 16562, Pasta 714 - Manuel Teixeira Silva; todos eles são naturais de
Veade, Cel. Basto e filhos de Manuel Teixeira Meireles e Maria Teixeira Silva.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#15600 | ptm | 11 jan 2002 13:57 | Em resposta a: #15483

Caro José Luiz Folhadela,
recebi as inquirições de génere, o que muito agradeço; vou adquirir fotocópias de todos os processos. Relativamente ao local do casamento de João e Teresa, não tenho nenhum registo; no entanto, o filho Bernardino, meu bisavô, nasceu em Canedo, Cel. Basto.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#16037 | ptm | 19 jan 2002 23:07 | Em resposta a: #15249

Caro José Luiz Folhadela,
recebi os dados que me enviou em bom estado. Mais uma vez respondi ao seu e-mail, mas a mensagem retorna à origem. Não sei o que se passa!? É só comigo? Veja o tópico Casa do Outeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#17708 | ptm | 26 fev 2002 22:26 | Em resposta a: #15249

Caro José Luís Folhadela,
na sequência dos dados das inquirições que me enviou, consegui encontrar mais algumas informações acerca do meu ramo Teixeira, como, pr exemplo, saber que era da Quinta do Outeiro de Cima. Pergunto-lhe se não tem dados sobre esta quinra. Aproveito tb para enviar o attach do tópico Quinta do Outeiro
Com os melhores cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=17295

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#17756 | José Luiz Folhadela | 27 fev 2002 22:15 | Em resposta a: #17708

Caro Pedro Teixeira de Morais
Não tenha dúvidas de que estou sempre atento e já mais esquecerei este seu tópico da Casa de Cabanelas. Se soubesse alguma coisa jás o teria informado. Acontece que os meus "alfarábios" de Celorico não fazem nenhuma referencia a Outeiro de Baixo. Penso mesmo que não haverá nenhum lugar com tal designação. Não tenho tido nenhuma disponibilidade para me deslocar à região e indagar as gentes do local. Mal possa fá-lo-ei. Entretanto vou tratr de fotocopiar o que tenho sobre Celorico para lhe enviar.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#17872 | ptm | 01 mar 2002 23:06 | Em resposta a: #17756

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=17869

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#263974 | Menarue | 16 out 2010 13:22 | Em resposta a: #17872

Aqui está. http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=5012

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cabanelas

#273108 | MFMG | 22 mar 2011 17:27 | Em resposta a: #15201

Caro confrade José Luiz

Tenho, por parte paterna, ascendência em Borba da Montanha através de um Manuel Gonçalves do qual recebi hoje a cópia do registo de nascimento, que refere e passo a transcrever:

"MANUEL filho legitimo de António Gonçalves e de sua mulher Maria Marinho do lugar de Cavaneles (penso que será Cabanelas) desta freguesia, nasceu aos 23.07.1717 e foi baptisado por mim Custódio Alvares Manuel, vigário desta igreja, aos 26 do mesmo mês e ano. Foram padrinhos Francisco Marinho Louro e Isabel Marinha, mulher de Manuel Marinho, tios do baptisado e testemunhas o licenciado Paulo Marinho Queiróz e Manuel Marinho, todos do dito lugar de Cavaneles (Cabanelas) que aqui assinaram comigo hoje em Borba, era ut supra. Custódio Alavares Manuel. Assinado Francisco Marinho Louro, Paulo Marinho e Queiróz e Manuel Marinho."

Gostaria de saber se terá alguma informação sobre os meus ascendentes, pois como vivo nos Açores tenho muita dificuldade de aceder ao arquivo distrital de Braga.

Deixo tanbém o meu mais: miguelgoncalves70arrobasapo.pt

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 08:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen