Família Montez ; Família Moura ou Moura Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Montez ; Família Moura ou Moura Coutinho

#210643 | CAPICUA | 15 out 2008 18:36

Boa tarde

Procuro origem do ramo MONTEZ da minha família. Meu bisavô Manuel Alexandre Montez nunca falou dasua família. Julgamos ser natural de Vila Gateira ou Securio.Foi casado com Isabel Lopes de Carvalho, natural de Salvaterra mas residente em Coruche onde nasceram os filhos Maria de Jesus Carvalho Montez de Moura(minha avó) e Caetano Carvalho Montez.
Do ramo Moura a minha avó acima mencionada casou com Guilhermino Alves de Moura(Gémeos Celorico de Basto) filho de Bento Alves de Moura, um dos filhos da Casa da Lage também em Gémeos, Celorico de Basto. Por lá se conta que Gonçalo Álvares Coutinho-O Magriço, terá sido o primeiro senhor da Casaa Lage e que meu bisavô Bento depois de uma zanga com a família não usou mais o apelido Coutinho. Será verdadeira esta ligação do "Magriço" a esta família?

Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210661 | M.Dourados | 15 out 2008 23:02 | Em resposta a: #210643

Cara Ana Montez de Moura

Numa pesquisa que fiz á pouco tempo, cruzei-me com João de Moura Coutinho de Almeida d`Eça, em que seu antepassado é o Álvaro Gonçalves Coutinho, o Magriço.
Será o mesmo a que se refere?
Mas nas pesquisas que fiz não encontrei o seu Bisavó Bento Alves Moura.
Pode ser que outro confrade tenha mais informações para lhe dar.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210662 | FBrito | 15 out 2008 23:12 | Em resposta a: #210643

Cara Ana Montez de Moura,

A julgar pelas informações do Geneall (e do Nobiliário de Familias Portuguesas), Pedro Vaz de Moura Coutinho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64966) filho de Alvaro Gonçalves Coutinho, o "Magriço" foi de facto senhor da Casa da Lage.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210665 | CAPICUA | 15 out 2008 23:47 | Em resposta a: #210662

Caro Francisco Brito

Obrigada pela sua indicação que vem reforçar a história que desde sempre ouvi contar sobre a descendência da m/família do Magriço duplamente. Com efeito seguindo o link que indicou veifico que Gonçalo Gonçalves de Moura, ainda referênciado como Senhor da Casa da Lage casa com Guiomar de Moura Coutinho também ela descendente do Magriço!. Mas ainda estou em meados de 1500 e o meu bisavô nasceu por volta de 1845.... vou tentar estabelecer a ligação...
Mais uma vez obrigada
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210667 | CAPICUA | 15 out 2008 23:50 | Em resposta a: #210661

Cara Maria Dourados
Obrigada pela indicação. Curiosamento conheço uma família Almeida d`Eça e vou averiguar a ligação Moura Coutinho.
Os meus cumprimentos

Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210668 | JCC | 16 out 2008 00:30 | Em resposta a: #210665

Cara Ana Montez de Moura

Presumo que está a começar a sua genealogia pelo que me atrevo a sugerir-lhe que a comece do presente para o passado, isto é, comece pelos seus pais, depois avós, depois bisavós, em seguida os trisavóes e assim sucessivamente.

Se O Magriço for seu antepassado, a seu tempo surgirá. Fazer ao contrário poderá condizi-la a erros crassos, por semelhança de nomes, por falta de informações e, finalmete, porque é muito mais dificil fazer genealogias descendentes do que ascendentes.

Quanto aos Montez, eu tenho alguns em Santarém na segunda metade do sec. XVIII, não sei se estarão relacionados.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA MONTEZ ; FAMÍLIA MOURA OU MOURA COUTINHO

#210670 | M.Dourados | 16 out 2008 00:35 | Em resposta a: #210667

Cara Ana

A ligação dos Moura Coutinho aos Almeida d`Eça, está em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=314107
Foi um descendente de Moura Coutinho que encontrei na ligação mais á frente, com a familia Almeida de que fiz o estudo.

Com os meus cumprimentos~
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 00:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen