Famílias Vieira e Shell

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Genética

Famílias Vieira e Shell

#210936 | fernandovc | 19 out 2008 15:36

Prezados Amigos,

Fiz aquele exame de Genealogia por DNA, e o resultado foi que o meu Y-DNA pertence a um grupo bastante comum em Portugal (30%), como também no Reino Unido, além de aparecer em todo o Atlântico Norte.

Bem, mas o fato é que a empresa que realizou o exazme disponibiliza os resultados com os emails daqueles cujos testes foram semelhantes a uma quantidade pré-definida de marcadores.

Tempos atrás recebi um email de um americano, descedente em linha reta paterna de um alemão de sobrenome Shell, que me perguntava se não haveria em minha árvore algum antepassado com esse sobrenome.

Era escrito exatamente dessa forma "Shell", e esse sobrenome havia sido recebido na Alemanha mesmo pelo ascendente desse americano (O tal alemão foi batizado com esse sobrenome).

Respondi que na verdade a minha ascendência patrilínea segue pelo menos até a sexta geração (o meu quinto-avô, portanto) com o sobrenome Vieira (na verdade acompanhado de "Deus" assim "Deus Vieira". E expliquei que por concidência a tradução de Shell para o português é Vieira (a concha). Bem, a conversa não seguiu adiante porque ele também não conseguiu ir muito além nesse ramo, e do lado dele também não há nenhum "Vieira".

A minha pergunta, depois dessa dissertação, é a seguinte: Alguém saberia dizer se existe esse sobrenome Shell em famílias portuguesas, ou que existe alguma informação de que no passado algum estrangeiro tenha se mudado para Portugal e passado para a geração futuro o seu sobrenome "Shell" já traduzido para o português?

Bem, parece meio maluco isso, mas sempre quis questionar o grupo a esse respeito, coisa que só consegui fazer agora...

Desde já agradeço a atenção!

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#210946 | gmg | 19 out 2008 16:32 | Em resposta a: #210936

Onde é que fez esse Exame?

Gostava de saber como fazê-lo também.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#210950 | fernandovc | 19 out 2008 16:42 | Em resposta a: #210946

Basta solicitar pelo site http://www.familytreedna.com/ que te chegará um kit de coleta, depois é enviar e aguardar os resultados.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#210969 | aeiou2 | 19 out 2008 18:15 | Em resposta a: #210936

Pergunte para a Igreja Evangélica Alemã, na Av Columbano Bordalo Pinheiro, Lisboa se têm algum assento com esse nome, pode ter mudado para Vieira por se ter naturalizado Português.

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#210975 | fernandovc | 19 out 2008 18:44 | Em resposta a: #210969

Maria,

Na verdade falo do Brasil...

De qualquer forma, o antepassado do americano emigrou, por volta de 1750/1800, da Alemanha para os Estados Unidos...

Abraços,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#210999 | aeiou2 | 19 out 2008 20:49 | Em resposta a: #210975

Fernando,

Pode fazer o mesmo raciocínio para o Brasil.Terá havido um alemão que emigrou para o Brasil e familiar do outro ou até seu descendente.

No familysearch há Schell alemães, suiços,e um italiano.

Terá nos seus ascendentes um emigrante alemão? No Brasil isso aconteceu muito.

Eu, por exemplo sou descendente de um Alemão que veio trabalhar para Portugal, como Contabilista no séc.XVIII, e nem todos os filhos pediram nacionalização portuguesa.

Abraços

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Vieira e Shell

#211037 | fernandovc | 20 out 2008 01:28 | Em resposta a: #210999

Maria,

Na verdade eu e tal americano, caso realmente tenhamos um ancestral em comum, seria umas boas gerações atrás, e assim precisaria ou ser um português que há muito tempo atrás foi para a Alemanha e "traduziu" o seu sobrenome para o alemão ou o contrário, ou seja, um alemão emigrou para Portugal e "traduziu" o seu sobrenome para o português...

Mas isso precisaria ser há muitas gerações, acho que pelo menos umas 12, ou seja, lá pelos anos de 1500/1600...

Eu propriamente, até onde cheguei com minha pesquisa na linha "Deus Vieira", sexta geração, não tive nenhum ancestral alemão ou com o sobrenome Shell...

Bem, é isso...

Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen