Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211164 | eli de jesus | 21 out 2008 01:57

Desejo o Regristro de Nascimemto de meu Avô; já pesquisei em vários departamentos, inclusive no Consulado Brasileiro, Universidade de Coimbra e Igreja Mormon. Peço ajuda, agradeço antecipadamente.
Nome: FRANCISCO DE MELLO / Data de Nascimento: 25/12/1878 / Freguesia: Lousã / Distrito: Coimbra / Pai: Martinho de Mello / Mãe: Maria da Glória
Casado com Maria da Piedade / Desembarque no Brasil: 06 DE JANEIRO DE 1906 / Porto de desembarque: Rio de Janeiro / Embarcação: Desterro.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211254 | Pedro França | 21 out 2008 23:30 | Em resposta a: #211164

Caro Eli:

Se quiser posso verificar-lhe isso amanhã no Arquivo da Universidade de Coimbra. Tem a certeza de que não encontrou nada no AUC? Como refere Universidade de Coimbra só posso deduzir que se trate da mesma instituição.
Amanhã volto aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211262 | eli de jesus | 22 out 2008 00:23 | Em resposta a: #211254

Olá Pedro.
Desde já agradeço sua gentileza. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211357 | Pedro França | 23 out 2008 09:01 | Em resposta a: #211262

Caro Eli:

Estive ontem a procurar pelo Francisco que refere mas não encontrei nenhum entre 1878-79 tendo aqueles que lhe dá por pais.
Gostaria de saber como é que conseguiu aquele data de nascimento, se o seu Francisco Melo nasceu mesmo em Lousã (vila) ou lugar desta freguesia, ou se é natural de outra freguesia do mesmo concelho da Lousã.
De onde é que os pais dele, Martinho Melo e Maria da Glória são naturais ou onde terão casado?
Se a data ou o lugar que me deu estiverem errados faz diferença, porque procurar um dado do registo civil (B; C; O) pode demorar e tempo para mim é "obra" além de que tenho outros trabalhos em agenda.
Agradecia que me confirmasse isso p.f.. Logo à tarde vou ao AUC de novo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211365 | eli de jesus | 23 out 2008 11:47 | Em resposta a: #211357

Prezado Pedro.
Na realidade é um primo João quem está com os documentos, vou pedir maisd etalhes a ele e druante o dia te passarei as possíveis informações.
Abraço. Eli.
Desde já, muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211462 | eli de jesus | 24 out 2008 11:39 | Em resposta a: #211365

Caro Pedro.
Entrei em contato com meu primo João, parte mais interessada nesse assunto, passei a Ele a responsabilidade em lhe passar novos dados. Muito agradecido pela sua atenção.
Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211514 | eli de jesus | 24 out 2008 22:00 | Em resposta a: #211357

Caro Pedro,

Sou primo do Eli e estou tentando a cidadania luso-brasileira no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, porém o Cônsul exige a certidão de batismo do meu avô.
Hoje recebi uma mensagem da Universidade de Coimbra onde eles declaram o seguinte:

Exmo. Senhor

Em resposta ao pedido endereçado por V. Ex.ª ao Gabinete de Comunicação e Imagem, e uma vez que já foram efectuadas por este Arquivo, pesquisas em todas as freguesias do concelho da Lousã, apenas lhe podemos sugerir que tente saber o ano em que ele partiu para o Brasil, porque através dos registos de passaportes, poderemos verificar em que freguesia e ano nasceu.

Com os melhores cumprimentos
Maria Helena

Em resposta enviei o seguinte e-mail anexando cópias das certidões que possuo:

Prezada senhora Maria Helena,

É inacreditável a dificuldade que tenho enfrentado para encontrar a certidão de batismo do meu avô.
Estou há mais de um ano em busca desse registro e acho impossível não encontrá-lo. A menos que tenham abduzido o registro dele de Portugal.

Seguem anexas algumas certidões onde ele declara na época do seu desembarque no Brasil, no seu segundo casamento e no óbito da sua primeira esposa, Portuguesa, que ele é natural de Portugal, Distrito de Coimbra, freguesia de Lousã.

Possuo sua certidão original de desembarque no Brasil, anexa, onde consta que ele desembarcou com a sua primeira esposa, Portuguesa, no Brasil no dia 06 de Janeiro de 1906 numa embarcação chamada Hamburgo - Desterro no porto da cidade do Rio de Janeiro.

Anexei sua certidão de estrangeiro datada de 1942 no Brasil onde ele declara ser de nacionalidade Portuguesa e estar residindo aqui há 35 anos. Isso nos dá uma data aproximada da sua chegada no Brasil no ano de 1907. Considerando-se que na sua certidão de desembarque consta que ele desembarcou no vapor Hamburgo - Desterro no ano de 1906, suponho que ele tenha partido de Portugal no ano de 1905.

Ele foi casado em Portugal com a senhora Maria da Piedade, filha de Manuel Duarte e de Luiza da Conceição, nascida em 1876, natural de Coimbra com a qual ele viajou e veio a falecer no Brasil no ano de 1918.

Fui informado pela senhora Sonia Sampaio do Arquivo da Universidade de Coimbra que foram efetuadas pesquisas nos livros de registos de batismos, das freguesias de Casal do Ermio, Foz do Arouce, Serpins e Vilarinho, nos anos de 1878 e 1879 e o assento de batismo de Francisco de Mello não foi localizado.

Viajarei a Portugal nas próximas semanas para tentar desvendar esse mistério e gostaria de receber a informação do técnico superior responsável pelo arquivo distrital da Universidade de Coimbra como devo proceder para iniciar pessoalmente as minhas buscas e a quem devo procurar. A pesquisa é feita pelo interessado ou por algum funionário da Universidade? Caso seja feita pelo interessado, há necessidade de agendamento para a busca? Terei apenas dez dias para tentar encontrar a certidão do meu avô, sendo assim, necessito dessas respostas para que eu possa me programar antes da viagem.

Segue abaixo os dados que possuo:

Nome: Francisco de Mello
Data de Nascimento: 25/12/1878
Freguesia: Lousã
Distrito: Coimbra
Pai: Martinho de Mello
Mãe: Maria da Glória
Casado com Maria da Piedade em Portugal

Atenciosamente,

João Alberto de Mello
+55 19 3232-3289
+55 19 9796-3686

Pedro,

Se não houver empecilho de sua parte, prefiro me comunicar com você através de e-mails. Facilita a inclusão de cópias de documentos que provavelmente ajudarão nas buscas.

Segue abaixo o meu e-mail:

joao.a.mello@uol.com.br

Agradeço antecipadamente pela colaboração.

Atenciosamente,

João Alberto de Mello

Resposta

Link directo:

RE: Procuro familia Mello em Lousã, Coimbra

#211535 | Pedro França | 24 out 2008 23:44 | Em resposta a: #211514

Caro João:

Fiz já como me pediu.
Fico a aguardar a sua resposta à mensagem que lhe enviei.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 set 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen