pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#211319 | 08061966 | 22 out 2008 20:51

Caros amigos ,
eu estou interressada pelas freguesia de Espinho principalmente Anta Silvalde Paramos ,sera que hà mais alguem e qual é o nome de familias pesquisados .
Desde de ja obrigado
Cumprimentos
Nanda

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213416 | sidsab50 | 17 nov 2008 13:55 | Em resposta a: #211319

Também estou interessado em famílias desta região, pois consta que meu avô Antonio Sabença foi nascido em Silvalde e gostaria de saber mais sobre meus ascendentes.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213437 | 08061966 | 17 nov 2008 19:00 | Em resposta a: #213416

Caro (primo?)Sidsab
eu tambem sou descendente dos Sabenças de Silvalde do lugar do Sisto mais exactamente o meu trisavo chamava se José Rdrigues Sabença e era casado com Maria Alves Gomes
Talves tenhamos alguns parentes em comum.
Diga me você como se camavam seus antepassados pois o irmão de minhaz bisavô chamava se Antonio Rdrigues Sabença e foi para o Brazil em 1912.
Cumprimentos
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213455 | HelenaB | 17 nov 2008 22:28 | Em resposta a: #211319

Boa noite,

Eu pesquiso muito por Paramos e Esmoriz: Pereira Bóia, Gonçalves Bóia, Gomes, Alves, Oliveira, Silva, Ferreira... e outros.

Também já vi dois livros de Silvalde e reparei que neles aparece muito o nome Sabença ou Sabenço.

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213494 | 08061966 | 18 nov 2008 13:22 | Em resposta a: #213455

ola helena
meu avo materno era de Paramos ,neto paterno de Paulo Marques e Ana Fransisca de Oliveira e materno de José Gomes da Cruz e de Maria Domingues,mais subindo mais alto nos ramos da avore eu encontro:
Esmoriz:Alexandre Fransisco nc:07/11/1771)
Cortegaça :Maria Fransisca de Oliveira nc:19/02/1806
Paços Brandão Jorge Pereira
Arrada:João Godinho
Eu pesquiso os Lopes de Olveira de Anta os Rodrigues Sabenças de Silvalde e os Marques de Oliveira e Gomes da Cruz de Paramos

Cordialmente
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213513 | HelenaB | 18 nov 2008 19:57 | Em resposta a: #213494

Boa noite,

Se quiser, veja na minha página pessoal aqui do Genea os meus ascestrais. Pode acontecer que se cruzem. http://genealogia.netopia.pt/3072/

Atentamente,
Helena B

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213582 | 08061966 | 19 nov 2008 17:10 | Em resposta a: #213513

Cara Helena
fiz uma breve pesquisa e encontrei ancestrais nossos em comum em Cortegaça pois Caetano Alves de Oiveira nc1762+1838 casado com Luisa Marques de Oliveira nc1764+1848 era bisneto de pedro Fernandes +1721 e de Domingas Antonia +1730 meus 9° avos,não tive muito tempo mais verifiquei na Neps e da certo espero encontrar mais
Cordialmente
Fernanda

Ps se tiver qualquer registo escritos com os nomes Gomes da Cruz, Gomes da Costa ou Gomes Pinto em Paramos agredecia que me alertasse

meu mail:espinho93@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213731 | HelenaB | 21 nov 2008 22:22 | Em resposta a: #213582

Cara Fernanda,

Engraçada esta nossa ligação! Ainda não cheguei a saber as datas de casamento e nascimentos entre/de Caetano e Luisa, não a podendo confirmar da minha parte.

Vejo que tem esta ramificação bem mais pesquisada do que a minha. Ainda estou por volta de 1800, na maior parte dos avoengos. E o tempo disponível é curto. Quiçá, nestas férias do Natal, eu me possa deslocar ao Arquivo Distrital de Aveiro.

Já agora, fiquei curiosa em relação ao que será "a Neps". É alguma rede de pesquisa online??

Quanto aos nome que procura não tenho quase nada. Apenas um ou outro Gomes da Silva e um Manoel Marques d'Oliveira, avô materno de Augusto nc.12-11-1914, mas de Esmoriz.

Cumprimentos e boas pesquisas!
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213762 | 08061966 | 22 nov 2008 16:20 | Em resposta a: #213731

Cara Helena
a neps é o nuleo estudo de estudo da população e sociedade e tem a genealogia completa de varias freguesias incuindo a de Cortegaça va ao google escreva neps cilque em genealogia de Ovar e selecione Cortegaça e tera todos os dados de seus antepassados .

Até mais ramificações
Amicalmente
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#213774 | HelenaB | 22 nov 2008 18:58 | Em resposta a: #213762

Boa noite,

Afinal já naveguei por aquele site há uns anos atrás. Não associava ao nome.
Tem lá o nome dos meus bisavós Paulo Pereira Bóia e Maria Luísa Ferreira da Silva, sem quaisquer outros dados relacionados.

Surpreende-me a associação a Cortegaça pois ele era de Paramos e ela de Esmoriz. E o casamento foi na terra na noiva.

Até mais ramificações e boas pesquisas.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#220946 | virgilio32 | 11 fev 2009 11:33 | Em resposta a: #213774

Tropssei sobre um padrinho de baptizado de 1879 na Rapoula do Côa: "Bernardino Luis (professor) solteiro de Val de Espinho e sua irmã Ana Janela"
Nada mais ...

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#220953 | HelenaB | 11 fev 2009 13:36 | Em resposta a: #220946

Caro virgílio, não se terá enganado quanto ao destinatário da sua mensagem?
Creio que não era para mim...

Atentamente,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#221513 | Canelas | 18 fev 2009 00:20 | Em resposta a: #213513

Boa noite

Cara Helena B

Pesquiso pelo lado paterno, também,nas freguesias de S. João de Ver, Rio Meão, e de Esmoriz.
Dentre os meus ancestrais consta Francisco Álvares Ferreira, meu tretavô, filho de Bernardo Álvares Ferreira e de Antónia Ferreira, que residiram no Lugar da Seara, Esmoriz, neto paterno de Manuel Ferreira e de Maria da Rocha, e neto materno de Félix Ferreira e de Felícia Álvares. O referido Francisco Álvares Ferreira casou em Santa Maria de Esmoriz, em 21.04.1828, com Ana Francisca, filha de Domingos Rodrigues e de Ana Francisca de Jesus, ambos de Cardielos, Rio Meão, neta paterna de Marcelino Rodrigues e de Rosália Bernarda e neta materna de João Francisco e de Ana Ferreira. No assento de casamento dos referidos Francisco Álvares Ferreira e Ana Francisca constam como padrinhos João Álvares Ferreira e Manoel Álvares Ferreira.
Como existem algumas coincidências de locais, de sobrenomes e até de identidades, deixo aqui estes dados que talvez se entrecruzem.
Gostaria que me indicasse mais pormenores referentes ao seu ascendente Francisco Álvares Ferreira, constante da sua página pessoal.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#221740 | HelenaB | 20 fev 2009 20:54 | Em resposta a: #221513

Boa noite, Caro César Tavares.

Procurei nos meus dados e não encontrei mais nenhum Francisco Alvares Ferreira.
Mas não deixa de ser curioso o facto de podermos estar relacionados.

O meu Tetravô Marcellino Alves(=Alvares) Ferreira, do Lugar da Vinha, casou no mesmo ano que o seu Francisco: 1828. Provavelmente eram primos em 1º ou 2º grau. Perguntei ao meu pai e o lugar da Seara é logo acima do lugar da Vinha.

Falta-me ter um dia de férias para dedicar a este ramo. Ainda não tenho o baptismo do Marcellino e, por conseguinte, os nomes dos avós.

Quando tiver novidades, comunico-lhe.

Boas pesquisas!
Helena Bóia.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#222040 | HelenaB | 24 fev 2009 15:37 | Em resposta a: #213762

Boa tarde,

Actualizei o registo do Caetano Alves de Oliveira e da Luiza Maria Marques de Oliveira no meu geneall, com um pequeno dado.

Se estiver interessada pode vê-los em http://genealogia.netopia.pt/3072/pessoas.php?id=1055936

Cumprimentos,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#222041 | HelenaB | 24 fev 2009 15:40 | Em resposta a: #221513

Boa tarde,

Estive a actualizar os dados do meu Tetravô Marcellino Alves Ferreira e dos pais Francisco Alves e Joana Maria. Se estiver interessado por ver em: http://genealogia.netopia.pt/3072/pessoas.php?id=1055712

Quanto aos seus ancestrais, encontrei-os no mesmo livro e apontei-os. Mas ainda não consegui a ligação aos meus. Já tem os dados ou quer que lhos faculte?

Cumprimentos,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222089 | Canelas | 25 fev 2009 10:17 | Em resposta a: #222041

Bom dia

Helena B.

Dada a semelhança dos nomes e proximidade dos locais, é provável que, recuando no tempo, encontremos um tronco comum.

Os dados mais recentes que tenho reportam ao casamento entre Francisco Álvares (ou Alves) Ferreira com Ana Francisca, celebrado em Esmoriz em 21.04.1842, e donde se extraiem os nomes dos pais e dos avós.

Relativamente aos meus ancestrais que encontrou, desde já lhe agradeço os dados que recolheu e me possa facultar, tendo em vista prosseguir as pesquisas.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222170 | HelenaB | 25 fev 2009 23:31 | Em resposta a: #222089

Boa noite, caro César.

Também creio que estaremos perto!

Os dados que encontrei seguem abaixo:

- Bernardo Alvares Ferreira e Antonia Ferreira da Costa casaram a 14/11/1795.
Habitavam no Lugar da Seara, Esmoriz.
Tiveram pelo menos 3 filhos: Manoel 11/07/1802; o "seu" Francisco 14/10/1804; Antonio 30/08/1807 (confesso que não procurei por mais).

- Bernardo é filho de Manoel Alvares Ferreira e Maria Gonçalves da Rocha - Lugar da Seara, Esmoriz. Neto Paterno de Domingos Alvares Ferreira e Izabel Fernandes. Neto Materno de Domingos Jorge e Maria Gonçalves da Rocha.

- Antonia é filha de Felis (=Félix) Ferreira da Costa e Felisia (=Felícia) da Costa -Lugar da Aldea, Esmoriz. Neta Paterna de Manoel Ferreira e Izabel da Costa. Neta Materna de Manoel da Costa e Maria Gonçalves.

Como vê, ainda não conseguimos chegar ao "entroncamento". Penso que pouco falta!

Tem tido disponibilidade para pesquisar? Eu só consigo pesquisar nas minhas férias, o que torna qualquer espera verdadeiramente longa. Por isso, espero ter-lhe sido útil.

Cumprimentos,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222307 | Canelas | 27 fev 2009 09:57 | Em resposta a: #222170

Bom dia

Helena B.

Agradeço-lhe os dados que agora me transmitiu e que são muito importantes para a continuação das pesquisas, mormente junto do AD de Aveiro.

A ja referida coincidência de nomes e sobrenomes, proximidade de locais de origem ou de residência, e o facto de haver nas duas famílias nomes próprios não muito comum, tais como Bernardo e Felícia, podem indiciar ligações de parentesco. Creio que haverá um tronco comum que a seu tempo se revelará.

As minhas pesquisas são basicamente feitas através de pedidos efectuados por meios electrónicos aos arquivos distritais, com maior incidência, do Porto, de Viseu, e de Aveiro.

Esporádicamente, pesquiso presencialmente no AD do Porto.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222313 | lacardoso | 27 fev 2009 11:39 | Em resposta a: #222307

Bom dia
Peço desculpa por me meter no meio da vossa "conversa".
Sou recém chegada ao Geneall.
Tenho "brincado" nisto da genealogia desde que me ofereceram o Livro: "Estudo demográfico de Cortegaça (Ovar) 1583-1975" de Maria Palmira Silva Gomes.
Tenho muitos antepassados de Cortegaça e consegui fazer a árvore da minha família até ~1500 de todos os nascidos/casados/falecidos nessa aldeia mas só através desse livro. Ainda me falta fazer a documentação dessa informação.
Já vi que alguns dos nomes/apelidos que aqui surgem também constam da minha árvore. Nomeadamente Marques de Oliveira, Rodrigues de Oliveira e Alves Ferreira.
Isto tudo para dizer que em Cortegaça consta um Domingos Alves Ferreira casado a 23.01.1701 com Isabel Fernandes mas sem mais qq informação e vários Aves Ferreira com filhos Ferreira Alves com netos Alves Ferreira, ... é uma confusão. (etombo - Cortegaça Ovar e pesquisem por Alves Ferreira)
Uma questão: ninguém tem Cardoso? não consigo perceber com de repente os meus Marques de Oliveira passaram a Marques de Oliveira Cardoso!
Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222321 | HelenaB | 27 fev 2009 12:39 | Em resposta a: #222313

Bom tarde,

Benvinda antes de mais.
Aproveito para lhe mostrar o link da minha página pessoal aqui no Geneall, onde estou a colocar dados da minha pesquisa http://genealogia.netopia.pt/3072/ . Pode ser que seja mais uma "prima".

Concentro-me maioritariamente nas Freguesias de Paramos, Esmoriz e, recentemente, em Cortegaça. As restantes já são no distrito de Viseu e Guarda.

Na minha família tenho Cardosos, mas são de Penela.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222328 | lacardoso | 27 fev 2009 13:58 | Em resposta a: #222321

Boa tarde

Obrigada pela resposta e pela sua árvore (eu ainda estou a começar a introduzir a minha; também não sei bem como é que a posso disponibilzar e se o facto de só me basear nas informações do livro de que falei é valido para a colocar neste site).

Numa vista rápida pelos apelidos comuns a antepassados de Cortegaça e usando a base etombo de Cortegaça encontrei:

etombo --- Cortegaça --- pesquisar Maria Marques Oliveria --- "clikar" na última --- na página dela se for em baixo e carregar em antepassados e depois especificar até à 5ª geração: o Faustino Valente e a Joana Silva tb são meus avoengos
E o mesmo para o marido: Francisco Rodrigues Oliveira: os trisavós dele Graça Jorge e Aleixo Martinho tb são meus avoengos!!!

... e provavelmente outros!

Não somos todos irmãos mas primos tenho a certeza que sim!!!

Eu ando às voltas para encontrar "a ponta do fio da minha meada" (Cardoso)

Cumprimentos, Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222413 | M.Dourados | 27 fev 2009 22:52 | Em resposta a: #222328

Cara Lúcia Cardoso

Eu tenho ligações a Cortegaça com:
Joanna Marques Oliveira, 25.06.1729 - 19.04.1786
casada com Agostinho Marques Valente.
Dois filhos deste casamento, entroncam com a minha familia
José Marques Oliveira que casa a 5.02.1788 com Maria Josefa da Silva
e
Francisca Marques Oliveira, que casa a 15.06.1790 com José Alves Fardilha.

Se a Lucia tiver alguma ligação a estas pessoas, eu tenho mais dados para a ajudar na sua pesquisa. Também tenho Cardoso na minha familia e talvez a possa ajudar.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222455 | HelenaB | 28 fev 2009 11:41 | Em resposta a: #222328

Bom dia cara Lúcia Cardoso,

Respondendo à sua dúvida sobre páginas pessoais no geneall:

- existe uma base de dados própria do Geneall, que mostra as linhagens das famílias mais relevantes. São os administradores do Geneall que nela completam/adicionam informação, se confirmada a sua credibilidade e linhagem.

- paralelamente a Geneall criou no espaço "Guarda-Mor" páginas pessoais pagas por uma anuidade, para quem gostaria de ver a sua propria árvore disponível. Seria apenas a Lúcia a colocar os dados, através de um Login e Password.

-Quanto à veracidade dos dados, na minha página, eu tenho tido o cuidado de colocar o que encontro nos arquivos paroquiais - a minha fonte credível. Existe até um campo, na ficha de cada indivíduo, para preenchermos os dados relativos à fonte.

Já agora, nesse mesmo site detectei uma discrepância. Os meus Bisavós paternos estão indicados na secção "Cortegaça", mas eles casaram-se em Esmoriz, terra da noiva. Ele era de Paramos. Só coloquei este dado na minha página depois de encontrar o assento.

Uma vez que estou a difundir a minha pesquisa, tento ter cuidado.

Qualquer dúvida pode contactar o administrador do Geneall. Costumam ser atenciosos.

Cumprimentos,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#222501 | lacardoso | 28 fev 2009 23:43 | Em resposta a: #222455

Caras "primas" Maria Dourados e HelenaB:

Nos antepassados de Maria Josefa da Silva no etombo:
http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Cortega&lang=pt&m=A&p=maria+josefa&n=silva&v=7&t=N&siblings=on¬es=on&after=&before=
na 6ª geração consta João Alves (F a 1697) casado a 26.02.1648 com Isabel Antónia (1623-1667) que também são meus antepassados.
(curiosamente na 5ª geração tem um outro João Alves casado com uma outra Isabel Antónia!)

O Cardoso na minha família surge em Bernardo Marques de Oliveira Cardoso (1844-1905) filho de Joaquim Marques de Oliveira (1807-1889) casado com Marina Rodrigues de Oliveira (F a 1882) e penso que, "se não caiu do céu", deve vir do lado da família da mãe que ainda não sei de onde era.

Cara Helena obrigada pela sua resposta. Eu já acedi ao Espaço Guarda - Mor e comecei a pôr os nomes. Quando estamos na página de introdução de dados tem um local que diz "Mostrar", é para ficar visivel para toda a gente?

Boas pesquisas e bons achados, Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#225128 | HelenaB | 30 mar 2009 12:33 | Em resposta a: #222313

Boa Tarde,

Uma pequena pergunta. Onde posso encontrar o livro "Estudo Demográfico de Cortegaça (OVAR) 1583-1978, de Maria Palmira Silva Gomes? Gostava muito de a ler.

Já agora, neste livro que lhe ofereceram, tem algum casamento de Hyeronimo Nunes com Britis Annes entre 1583 e 1620? Deste casamento nasceu um Gonsallo Nunes. São ambos meus antepassados.

Obrigada.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#225538 | lacardoso | 04 abr 2009 18:17 | Em resposta a: #225128

Boa tarde HelenaB

Onde se pode comprar o livro não sei, mas penso que na livraria da UMinho.
No entanto este está online em repositorium.sdum.uminho.pt (tem que fazer login, é grátis) e pesquisar pelo nome do livro ou por autor. Depois na "janela" em abaixo é abrir o PDF.
Quanto aos nomes que pergunta, não os encontrei no livro mas os registos nos primeiros anos (1583, ...) eram escassos!

Com os melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#226039 | M.Dourados | 09 abr 2009 23:21 | Em resposta a: #225128

Cara Helena

Ao fazer uma pesquisa, encontrei o apelido Boia e lembrei-me que podia ser seu.
Francisco Goncalves Boia, filho de Manuel Goncalves Boia e Maria da Costa, naturais de Esmoriz.
Caso seja familiar seu, terei todo o gosto em lhe enviar cópia do assento, onde encontrei estes nomes.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#226566 | HelenaB | 16 abr 2009 20:57 | Em resposta a: #226039

Boa tarde!

Cara M. Dourados, agradeço a amabilidade.
Tenho muito gosto em vê-lo, se for um dado diferente aos que apresento abaixo.

Obrigada,
Helena B.


São 3, os "Francisco Gonçalves Boia" que obtive das minhas pesquisas:


1# ___________________________________________

- nascido a 10/03/1870; Baptizado a 17/03/1870
- f.º de Manoel Gonçalves Boia e Maria da Costa, Lugar da Camboa, Esmoriz
- neto pat.º de Alexandre Gonçalves Boia e Thereza Pereira, Lugar do Paço, Esmoriz
- neto mat.º de Jose Francisco da Silva e Maria da Costa, Cortegaça


2#____________________________________________

- f.º de Manoel Gonçalves Boia e Maria Ferreira da Costa, do Lugar da Boavista, Esmoriz, casados a 01/12/1815
- neto pat.º de Maria Gonçalves, Solteira, do Lugar da Seara, Esmoriz.
- neto mat.º de Manoel Ferreira da Costa e Anna Ferreira, Lugar da Boavista ou do Agoeiro, Esmoriz.

deste, tenho também o assento de casamento com Anna Alves dos Santos, realizado na Igreja de Nossa Senhora da Assumpção de Esmoriz, a 14/02/1848.

3#____________________________________________

- fº de Joaquim Gonçalves Boia e Victoria Gonçalves de Faria, Lugar do Campo Grande, Esmoriz.
- casado com Bernarda Ferreira, a 08/04/1888.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#226613 | M.Dourados | 17 abr 2009 02:37 | Em resposta a: #226566

Cara Helena

Os dados que encontrei, foram na freguesia de Maceda - Ovar.

Belmira, nasceu aos 17.10.1897
Filha de Francisco Gonçalves Boia e Ana Rodrigues da Silva, de profissão artistas.
Ele natural de Esmoriz e ela de Maceda.
Neta Paterna de Manoel Goncalves Boia e Maria da Costa.
Neta Materna de Manoel Soares Ribeiro e Marianna da Silva.

Eu tenho comigo a fotócopia deste assento de Baptismo. Se a Helena estiver interessada, indique-me um email e eu envio-lhe com todo o prazer.

Sei que é dificil encontrar parentes, quando eles saiem dos locais onde os conhecemos, e quando vi o apelido Boia, lembrei-me logo da Helena.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#226687 | HelenaB | 17 abr 2009 15:47 | Em resposta a: #226613

Boa Tarde,

Tem razão, encontrar parentes fora dos locais vira incógnita na maior parte das vezes. Muito obrigada! Se encontrar "Dourados", retribuo concerteza.

Este Francisco deve ser o 1# da minha anterior mensagem (n. 1870), com uma filha aos 27anos.

Neste caso e no de todos os Gonçalves Boia, encontrá-los não está a ser a minha primeira prioridade. Isto porque o meu ramo familiar é "Pereira Bóia". Em 1770, uma Mariana Gonçalves (Boya) casou com um Pereira e surgiu outra ramificação, com muito, mas mesmo muitos rebentos!

A parte engraçada é que os Pereira Bóia são "oriundos" de Paramos, alastrando por Silvalde, Espinho, Anta (norte, portanto) e todos os outros primos Gonçalves Boia vão casando para o centro ou para o sul, na sua maioria.

Como o meu nome se trata de um nome "único", recolhi o máximo de informação que pude sobre os meus possíveis primos, enquanto pesquisava os meus livros.
Gostaria um dia de oferecer ao arquivo de Aveiro uma listagem com algumas considerações escritas sobre esta grande família! Está a ser uma tese, confesso.

O mais engraçado é ter tido contacto com Brasileiros com o mesmo nome, também curiosos quanto à origem deste nome, que já a desvendei. Só falta encontrar a ligação, pesquisando eu de um lado e eles do outro.

O meu email é helena_r_b@mail.pt.

Muito Obrigada novamente.
Se puder ajudá-la também de alguma forma, esteja à vontade, no que eu puder.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#227235 | HelenaB | 23 abr 2009 09:42 | Em resposta a: #213582

Bom dia, cara Prima!

Já encontrei os assentos do Caetano Alves de Oliveira (e também da Luísa) nos livros! Coincide perfeitamente com os dados que me deu e com os dados/cálculos que tenho da minha pesquisa.

Diga-me por favor, tem os nomes dos filhos do Pedro Fernandes, meu 8º avô, que mencionou acima??

Quando puder vou actualizar a minha página no Genea.

Obrigada e cumprimentos.
Helena B

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silva

#227308 | HelenaB | 23 abr 2009 22:16 | Em resposta a: #222307

Boa noite,

aprofundei mais um nível esta hipótese de os Franciscos serem da mesma família. Mas está difícil! Pelo tempo que disponho e pelo que encontrei, talvez os consiga ligar mais acima, numa próxima ponte de feriado.

Conseguiu mais informação do seu lado? Mais nomes?
Do meu lado, tenho primos a casarem com primos (algo natural) e penso que cheguei a 2 irmãos, uma avó dele e um avô da mulher. Talvez seja por aqui.

Cumprimentos e boas pesquisas.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#259564 | Afonso Sabença | 29 jul 2010 00:54 | Em resposta a: #213437

cara Fernanda meu nome é Afonso Borges Sabença Junior,meu avó é José Rodrigues Martins,Minha vô chamava-se anna Borges Sabença e estamos no Brasil,sou de origem do Rio de janeiro e moro em São Paulo a 22 anos e no Rio tem me parece em Pinheral alguns Sabença,estive a pouco em Portugal e lá não consegui informação caso tenhas me repasse por favor,gostaria muito de conhecer ou fazer contato e cas saiba que região se encontram os Sabenças em Portugal?

Grato

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#266621 | Afonso Sabença | 11 dez 2010 02:50 | Em resposta a: #259564

o nome de meu avó é josé rodrigues sabença corrigindo

afonso borges sabença junior

Resposta

Link directo:

pesquisa as freguesias de espinho,Anta e Silvalde?

#404479 | patriciaferreira | 21 jun 2018 22:55 | Em resposta a: #211319

Boa noite ... Também estou interessada nas famílias de Silvalde, mais concretamente na família Bica ... o meu avó chamava-se Francisco Alves de Oliveira, filho de Rosa Alves de Oliveira e pouco mais sei sobre o resto da família .... Será que alguém pode ajudar??
Obrigada
Patrícia Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 19:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen