Cardoso - Santiago de Cassurrães

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211341 | djabaf34 | 23 out 2008 00:07

Caros confrades

Procuro informações sobre uma família Cardoso de Santiago de Cassurâes, tenho uma referência a Manuel Cardoso nat. de Sant. de Cassurâes filho de António Lopes e de Maria Cardoso(a), ele casou em Melo, nasceu cerca de 1730, o que torna impossível ter acesso ao seu registo de baptismo visto que os paroquiais de Cassurães só começam em 1748, agradeço alguma informação adicional.

Cordiais cumprimentos
Daniel d'andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211417 | ant.perestrelo | 23 out 2008 20:16 | Em resposta a: #211341

Caro Daniel d'Andrade Ferreira,

Sou descendente do casal referido. Também não consegui recuar mais na ascendência dos cardosos pelos mesmos motivos. Também descende deste casal?

O apelido Cardoso ainda se mantem na família hoje em dia. Manuel Cardoso e Ana maria sua mulher tiveram um filho Nicolau José Cardoso que nasce em Portalegre.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211438 | djabaf34 | 24 out 2008 00:21 | Em resposta a: #211417

Caro António Perestrelo

De facto também descendo do casal referido, pelo filho João Cardoso que nasceu em Portalegre a 18/12/1760, nascido aos 7 dias do mesmo mês, sendo padrinho o Bispo de Portalegre D. João de Azevedo, o pai Manuel Cardoso era criado do dito Bispo, em relação a Ana Maria sua mãe, era natural de Melo mas ainda não tive oportunidade de consultar os paroquiais de Melo, se tiver mais alguma informação de Melo agradeço. Os paroquiais de Cassurrães estão em Viseu, e pelas datas talvez se conseguisse, com alguma sorte, o assento de baptismo de algum sobrinho de Manuel Cardoso, que nos desse mais alguma informação sobre a naturalidade dos pais deste, apesar do assento que tenho indicar António Lopes e Maria Cardoso(a) naturais de S. de Cassurães.

Cumprimentos
Daniel d'Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211480 | ant.perestrelo | 24 out 2008 14:34 | Em resposta a: #211438

Caro Daniel dAndrade Ferreira,

As informações que tenho são as mesmas. Não consultei nada sobre a Ana Maria, nem sei onde estão os registos de Melo. Talvez Viseu? Como vivo entre Lisboa e Alentejo isso fica um pouco fora de mão.

Eu descendo de um irmão de João Cardoso, Nicolau José Cardoso que nasceu na freguesia da Sé,Portalegre, em 17 de Março de 1763 e foi baptizado no dia 3 de Abril. Este casou em Fronteira e tiveram:

João Brazão Cardoso, natural de Fronteira, que casou com Domingas Victória e tiveram:

Sebastião Cardoso, natural de Fronteira, nascido em 1822 casou com Maria Joana Rodrigues e tiveram

Catarina Cardoso, minha bisavó casada com Jerónimo Maria Perestrelo . Tiveram

António Cardoso Perestrelo meu avô.

O seu antepassado João Cardoso, o qual não sabia que existia, manteve-se em Portalegre?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211484 | djabaf34 | 24 out 2008 15:21 | Em resposta a: #211480

Caro António Perestrelo

Sei que Melo é no distrito da Guarda, estando os paroquiais disponíveis na Torre do Tombo em microfilme; estou para fazer essa investigação há já algum tempo, no entanto por falta de tempo ainda não a fiz. A descendência de João Cardoso, isto no que me diz respeito, como sabe temos sempre a tendência, por falta de tempo, de seguir apenas a nossa linha, mantêm-se em Portalegre até à actualidade, uma minha tia-avó ainda reside em Portalegre, chama-se Violante Carrilho Patacas Vivas, irmã de minha avó materna Ana Emília Carrilho Patacas Calado, esta nascida em 1908. Não tenho comigo todas as referências relativas à descendência de João Cardoso, se estiver interessado posso enviar-lhas amanhã.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211493 | ant.perestrelo | 24 out 2008 17:17 | Em resposta a: #211484

Caro Daniel Ferreira,

Sendo assim vou ver se vejo os paroquiais de melo quando for à TT. Quanto á descendência de João Cardoso, se puder envie-me para o meu e mail alcperestrelo@gmail.com. Se quiser também lhe envio a minha linha dos Cardosos.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#211497 | valboa | 24 out 2008 17:31 | Em resposta a: #211341

Caro Daniel D'Andrade Ferreira

Acabei de ver o tópico e também tenho como ascendente da familia de minha Mulher, uma Ritta Cardozo filha de Francisco Coelho Cardozo natural da Villa de Melo e de Thereza do Amaral de Guimarães, Chãs de Tavares.

Esta Ritta casa em 3.11.1752 em Chãs de Tavares, com Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento.

São muito provavelmente familiares dos seus.

Como tambem não tenho mais informação sobre os ascendentes deles ou colaterais,agradeço que me mandem o que tiverem, para o meu mail:

albuquerque.quinta@sapo.pt

desde já agradecido


Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212101 | ant.perestrelo | 31 out 2008 17:36 | Em resposta a: #211493

Caro Daniel,

Estive na TT a ver os microfilmes de Melo. Encontrei dois baptizados de filhos de Manuel Cardoso e de Ana Maria, ambos de Santiago de Cassurrães.

Maria baptizada em Melo em 28 de Outubro de 1752. Neta paterna de António Lopes e de Maria Cardoso ambos de S.Tiago de Cassurães e materna de Manuel Fernandes natural de S. D....? freguesia do Castelo, Bispado de Viseu e de Maria da Ascensão natural da Quinta de Mingra? /Migra ou Minigra ou Mirigra? freguesia de Folgosinho , Bispado de Coimbra (hoje no distrito da Guarda)

Manuel baptizado a 7 de Dezembro de 1756.

Vi os casamentos e não encontrei o casamento do Manuel Cardoso com a Ana maria.Devem ter casado em Santiago. Tivemos azar porque os casamentos de Melo referem os avós dos noivos e aí poderiamos recuar uma geração. Quanto aos pais da Ana Maria irei consultar os paroquiais de Folgosinho e ver se consigo encontrar o casamento deles e recuar mais gerações.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212102 | valboa | 31 out 2008 17:50 | Em resposta a: #212101

Caro António Perestrelo

Como me interessam esses '' CARDOSO '' de MELO, GOUVEIA, agradeço que me informe se tem informação sobre:

RITTA CARDOZO filha natural de Francisco Coelho Cardozo da Villa de Melo e de Tereza do Amaral do Lugar de Guimarães-Chãs de Tavares

que casou em Chãs de Tavares em 3.11.1752 com:

BERNARDO SOEIRO DO AMARAL SARMENTO natural de Chãs de Tavares, e filho de
Bernardo Soeiro do Amaral e de Bernarda da Affonseca dambos naturais e moradores em Chãs de Tavares.

Qualquer informação é bem vinda

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212104 | ant.perestrelo | 31 out 2008 18:11 | Em resposta a: #212102

Caro Jorge Albuquerque,

Infelizmente não tenho nada sobre esses cardosos que refere. Só agora comecei a dedicar-me a esta linha. O que tenho é o leu no forum. Estive a ver os paroquiais de Melo e encontrei de facto mais Cardosos mas que não se ligavam aos meus pelo menos nas gerações próximas. Os nomes qe refere são me familiares pois lembro-me de ter visto estes apelidos /Amaral/albuquerque. Em principio vou voltar a consultar estes registos e se vir os nomes que indica depois transmito-lhe as informações.

Cumprimentos

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212498 | djabaf34 | 05 nov 2008 10:10 | Em resposta a: #212101

Caro António Perestrelo

Tive um problema com a internet, e por esse motivo não me foi possível responder mais cedo às questões que me colocou mais cedo, ainda assim não lhe posso, para já, dar os elementos com as datas respectivas, pois essa informação tenho-a em Santarém, espero esta semana já a ter comigo. Em relação à descendência de João Cardoso temos:

João Cardoso casou com Antónia Gestrudes teve:

Florentino José Cardoso, natural da freg. de Santa Maria Madalena (Portalegre), casou com Maria Rosa, natural de São Lourenço, filha de Manuel Joaquim e de Catarina Maria ( sobre estes ainda não fiz qualquer investigação) teve:

Maria da Estrela, natural de Marvão onde nasceu a 3/02/1811, casou com António Callado nat. de S. Lourenço, filho de Luis Callado e de Maria de Alegria, neto p. de Manuel Martins Callado e de Ana Maria Serra, e materno de José Mourato e de Joana Ritta todos da freg. de São Lourenço, teve:

Domingos Callado, bat. de S. Lourenço, que casou com Joana da Silva, natural de Monforte, teve:

Joaquim da Silva Callado, que casou com Maria Antónia Carrilho Patacas, teve:

minha avó Ana Emília Carrilho Patacas Calado.

Em relação a Melo, também já estive a consultar, e além do que refere localizei também os pais de Maria de Ascensão (penso que é da Quinta da Longra) que casou duas vezes; esta informação também a tenho em Santarém, enviar-lhe-ei esta informação durante a esta semana.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212712 | djabaf34 | 07 nov 2008 10:03 | Em resposta a: #211497

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

É muito provável que exista alguma ligação entre estes Cardoso da vila Melo e os de Santiago de Cassurrães, o problema está nos paroquiais de S. de Cassurães que não permitem recuar mais (penso que começam em 1748?); no entanto só fazendo uma pesquisa nos mesmos será possível localizar algum assento de um filho ou sobrinho de António Loppes e Maria Cardoso para que se possa adiantar mais alguma coisa. Por outro lado, estes registos (Santiago de Cassurães) estão no Arquivo de Viseu, só fazendo uma deslocação ao mesmo se poderá esclarecer alguma coisa; no meu caso, estando em Lisboa, não é fácil de momento adiantar mais, talvez num próximo período de férias.

Cordiais cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212744 | ant.perestrelo | 07 nov 2008 14:18 | Em resposta a: #212498

Caro Daniel Ferreira,

Obrigado pelas informações. Fico então á espera que me envie o casamento dos pais da Maria da Ascensão.

Obrigado
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#212752 | valboa | 07 nov 2008 14:49 | Em resposta a: #212712

Caro Daniel Ferreira

Dentro de alguns dias penso ir a Viseu e vou tentar, se o tempo o permitir, seguir os seus conselhos..

Se descobrir alguma coisa terei todo o gosto em lha transmitir.

Muito obrigado

JAQ

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#228654 | victor37 | 07 mai 2009 14:49 | Em resposta a: #212752

Boa tarde,

Meramente por acaso, descobri aqui os diversos posts referentes a este apelido "CARDOSO" de Santiago de Cassurrães, e o acaso quer que eu seja Victor Cardoso, filho de Amadeu Pais Cardoso ele mesmo filho de António Pais Cardoso.
Será que tenho alguma ligação com esses CARDOSO referidos anteriormente...
Não sei mas tentarei dar informações se as tiver.
Até breve

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso - Santiago de Cassurrães

#228714 | valboa | 08 mai 2009 07:11 | Em resposta a: #228654

Caro Victor Cardoso

Muito obrigado pela sua informação. O meu interesse em 'Cardosos' de Melo- Gouveia, conforme disse noutra intervenção neste tópico prendia-se com um trabalho que estava a fazer e que de momento tenho em standby.
Quando voltar a 'pegar ' neles' não deixarei de seguir as várias informações que entretanto surgiram aqui.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen