Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Natividade

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Natividade

#211420 | roz | 23 out 2008 20:37

Caros confrades,

Alguem me sabe dizer, por favor, se em Macieira de Cambra ha ou houve 2 igrejas/paroquias, uma de S. Martinho e outra de Na. Sra. da Natividade?
Estava convencida que era so a ultima mas num microfilme (meados do sec. XVII) encontrei registos da igreja de S. Martinho. Sera' que estao la' por engano?

Muito agradeco a quem souber explicar.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Natividade

#211574 | Cambra | 25 out 2008 14:50 | Em resposta a: #211420

A Igreja Paroquial, da invocação de Nossa Senhora da Natividade, foi eigida em finais do seculo XVII. Nunca ouvi falar numa Igreja de S. Martinho.
Existe, sim, na Capela de S. Bartolomeu, localizada em Algeriz, um retábulo com as imagens do padroeiro São Bartolomeu, de São Martinho, de São Vicente e da Santíssima Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#211684 | roz | 26 out 2008 20:42 | Em resposta a: #211574

Caro Cambra,

Muito obrigada pela sua resposta que vem confirmar o que eu pensava. Quando comecei a ver o filme e vi "Igreja de S. Martinho" achei estranho mas andei para a frente pois o tempo que tenho para pesquisar nao 'e muito. Contudo vim para casa matutando no assunto para mais que nao encontrei o registo que procurava e entao pensei se seria por estar na outra igreja. Voltarei la' esta semana e vou copiar alguns registos a ver se encontro uma explicacao. Logo lhe direi o que encontrar.

Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#211691 | Cambra | 26 out 2008 21:50 | Em resposta a: #211684

Rosario:
Sou natural de Cambra, mais propriamente de S. Pedro de Castelões. Faço investigação sobre esta freguesia e sobre ela publiquei já seis volumnes com o titulo genérico "Castelonenses ilustres".

Fico a aguardar que me diga algo sobre as suas pesquisas em relação a "Igreja de S. Martinho".

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#211696 | mosorio | 26 out 2008 22:30 | Em resposta a: #211691

Boa noite Confrade Cambra,


Sou parente da Roz e ambas procuramos o mesmo, uma familia de Macieira de Cambra da freguesia de Padrastos, um deles foi Capitão Mor da Praça de Cacheu, lá morreu , encontrámos na Torre do Tombo um doc. Autos de Justificação para uma herança, esta habilitação decorre em 1752 , na Rua dos Ferros , encontrámos
o nome dos pais do nosso antepassado, João Jorge Henriques e Bernarda da Cruz,assento de casamento 1697, M.C, filhos; Marcelino José de Távora * M.C, 1719, Capitão mor na ilha do Fogo, João de Távora* MC , Capitão mor de Cacheu ,falecido, António Jorge Henriques* MC. casado com Maria do Vilar e moradores na sua quinta de S, Lourenço em S. Vicente de Pereira e Teresa da Cruz * MC, casada com Francisco Tavares Brandão. Não conseguimos identificar a profissão de João Jorge Henriques , dificuldades com a caligrafia da época, pareceu-nos Tabelião.Será que serão " ilustres " estes nossos antepassados, pelo menos no documento dizia que eram pessoas nobres. Tenho uma filha casada em Vale de Cambra, o marido é de apelido Costa Leite.

Com os melhores cumprimentos

Maria Emíla

Torres Vedras
Torres Vedras

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#211984 | roz | 30 out 2008 13:56 | Em resposta a: #211691

Caro Cambra,

As minhas desculpas, a falta 'e minha. Fui ontem ver em mais promenor e 'e Igreja de S. Martinho da freguesia de Macieira de Alcoba! A coincidencia de tambem ser Macieira, a caligrafia nao ser das melhores e haver muita tinta trespassada tudo contribuiu para o meu erro. Claro que tambem nao estava 'a espera de outra freguesia no mesmo filme... Enfim, tudo se esclareceu.
Obrigada pelo seu interesse.

Ja' agora como vejo que 'e pessoa experiente e conhecedora desta zona e eu ainda muito "verde" nestes assuntos queria referir-me 'a mensagem que a minha prima lhe enviou. Nao tera' qualquer informacao sobre o assunto? Nao conseguimos recuar mais do que esse Joao Jorge Henriques e sua mulher Bernarda da Cruz pois nao sabemos o nome dos pais e o filme que estive a pesquisar esta' em pessimo estado para as possiveis datas de nascimento deles. No documento que a minha prima referiu estamos quase certas que diz ter sido Tabeliao em Macieira (e creio que ate' tambem almocreve). Havera' outros sitios/registos onde se pudesse encontrar mais informacao?
Qualquer sugestao ou ajuda sera' muito apreciada.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide não Almocreve

#212020 | mosorio | 30 out 2008 20:42 | Em resposta a: #211984

Olá prima Roz


A leitura que fizemos das possíveis profissões do nosso antepassado, João Jorge Henriques, seria num dos doc.s Tabelião , num outro Alcaide - antigo governador. Almocreve- é um oficio de jornaleiro que lida com bestas no transporte de coisas, o nosso confrade Cambra vai perdoar a confusão . Roz , não seria má ideia pedir ajuda a quem perceba de paleografia uma ajudinha , para a leitura de um ou dois doc.s que fazem parte dos Autos ,para nos certificarmos da profissão de Jorge Henriques, que acha?
Beijinhos
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Alcaide não Almocreve

#212024 | roz | 30 out 2008 21:02 | Em resposta a: #212020

Ola' Prima Mila,
Isto 'e um perigo, estou cada vez mais despistada e so' digo disparates!!!
Claro que 'e ALCAIDE. Bem sei que nao fui ver o documento quando escrevi mas mesmo assim nao sei porque disse almocreve.

'E ate' muito boa ideia pedir ajuda com a leitura de algumas das paginas piores so que nao sei como fazem alguns confrades que depois dao um link para se la' ir ver. A Mila sabe?
Um beijinho e boa noite.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#212025 | roz | 30 out 2008 21:08 | Em resposta a: #211691

Caro "Cambra",

'E so' para lhe chamar a atencao de que na mensagem anterior queria ter dito que o nosso antepassado tera' sido ALCAIDE e nao almocreve conforme escrevi!
Mais uma vez as minhas desculpas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#241306 | adalbarbosa | 07 out 2009 02:38 | Em resposta a: #212025

Ola

Tb sou descendente de Marcelino henriques. Até á presente data, não consegui chegar a mais detalhes.

Cumprimentos
Adalberto barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#241308 | roz | 07 out 2009 09:03 | Em resposta a: #241306

Ola Adalberto Barbosa,

Ja' tinha ouvido falar de si atraves do primo Joao Manuel. Nem eu nem a Mila conseguimos recuar mais na familia embora eu tenha visto um filme de Macieira de Cambra num Centro dos Mormons. Sei que faltam livros para as datas do seu possivel nascimento.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Macieira Cambra - S. Martinho ou N.Sra. Nativi

#241311 | adalbarbosa | 07 out 2009 10:17 | Em resposta a: #241308

Ola Rosário

Obrigado pela informação.

Cumprimentos

Adalberto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen