Casa da Quintã - Esporões - Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Casa da Quintã - Esporões - Braga

#211630 | vbriteiros | 26 out 2008 00:19

Algum Confrade terá elementos que possa disponibilizar sobre a actual familia Salgado desta Casa ? Julgo que os dados aqui na BD estão muito incompletos.
Grato por qq notícia.
V. Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#211648 | aeiou2 | 26 out 2008 10:29 | Em resposta a: #211630

Olá Vasco,

Como tem passado?

Talvez em:

Pedras de armas e armas tumulares do distrito de Braga,1972-Nóbrega,Vaz Osório da, façam alguma referência ao que pretende, ou o IPPAR lhe possa dar a informação que deseja.

Tem estado com os, Manel,Allen...?
O Toio, está muito doente.

Beijos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#211668 | vbriteiros | 26 out 2008 17:28 | Em resposta a: #211648

Olá Maria,

Cá vamos andando, em plena reforma com saude GaD e procurando ocupar o tempo com a genealogia e arqueologia. Não tenho estado com o Manel nem o Zé Alberto. Fez bem lembrar porque vou tentar fazer um encontro genealógico com eles. Ja conheço o livro das Pedras de Armas , mas não me diz o que quero e por isso vou agendar uma abordagem pessoal quando for a Braga.
Lamento a informação do estado do Toio. É irreversível? Era um óptimo colega na FC e ainda nos encontravamos muito nas reuniões de pais e noutras manifestações sociais. Logo que possa dê-me notícias dele.
O meu neto já anda mas falar ainda não, tenho que esperar mais dois meses. Entretanto já vem outro a caminho. A sua Matilde como vai ? Já escreve?
Beijinhos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#211669 | aeiou2 | 26 out 2008 17:34 | Em resposta a: #211668

Olá Vasco,

O estado do Toio é irreversível.Está com Alzeimer.

A Matilde lê fluentemente e agora começou a escrever com letras minúsculas.Até aqui era tudo em maiúsculas e já vem ao computador, pois abri-lhe uma página para ela escrivinhar e dizer o que lhe vem à cabecinha.

O falar depende de criança para criança.Estás melhor servido de netos , pois só tenho uma e não vem nada a caminho
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212061 | vbriteiros | 31 out 2008 02:15 | Em resposta a: #211669

Ói Maria,
Lamento muito o estado do Toio e logo ele que tinha uma boa memória. Já não vejo há uns tempos. Como ficou a investigação da origem dos vossos Vales ? Tondela o Castelo de Paiva? O meu neto ja´não teve hipótese de usar Vale da avó paterna porque os pais optaram pelo apelido estrangeiro Arzich, que o pai usa.

Bjs.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212073 | aeiou2 | 31 out 2008 08:34 | Em resposta a: #212061

Bom dia,

Bem essa dos nossos Valles serem de Tondela...São de Castelo de Paiva e deviam, ser Álvares passaram a Alves e eu estou convencida que o Vale foi para os distinguir de outros, estes eram de um Vale. Nunca ouvi tal coisa, e a minha Mãe sabia muito sobre a família.

O Toio já não sai.

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212133 | vbriteiros | 01 nov 2008 01:24 | Em resposta a: #212073

Olá Maria,
Mas usavam as armas de Vales, não é verdade? Estão aqui na casa da Rua das Flores.
Bjs
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212150 | aeiou2 | 01 nov 2008 10:10 | Em resposta a: #212133

Olá Vasco,

Sim essas são as armas do Constantino filho do Constantino Alves do Valle, irmão mais novo do meu tetra-avô,(que morreu muito cedo), de sete irmãos e que fomos olhar com o Manel , e o José Alberto.

Se reparar essas armas têm uma brica por diferença e além disso passaram a usar Valle Pereira Cabral.

O meu trisavô Libânio Constantino Alves do Valle,filho do mais velho,varão, o tal que cortou o braço ao que foi depois Marquês Sá da Bandeira, operou o que foi conde de Mafra, etc., usava as armas dos Valle em pleno, temos o seu sinete, bem como o sinete com as três condecorações e o colar, e já vi documentos com os dois selos um de lacre e o das condecorações de obreia.

Este meu trisavô e dois irmãos quando ficaram orfãos de Pai e Mãe, muito cedo, foram logo encaminhados, pelos tios, que ficaram a gerir os negócios da família,vinho Fino, os rapazes para estudarem para Padres e a rapariga para o Corpus Christi onde chegou a Secretária Escrivã e um deles a Cónego da Sé do Porto.

Quando o ainda Regente D.João visitou o Porto, foi ao lugar onde estavam os dois meninos e perguntou se havia algum que não gostasse de lá estar.

Logo o Libânio deu um passo em frente e afirmou que queria ser Médico ( não sei se teria dito Cirurgião).E foi estudar , e era um hábil cirurgião, e acompanhou o Exército Libertador, tendo estado em Plymouth, onde casou com uma bela ruiva Matilda, tendo anos mais tarde sido Cirurgião Mor da Corte de D.Maria II, Presidende do Conselho de Saúde etc.,mas morreu novo, na véspera do dia, em que fazia 50 anos.

Já vai longa a mensagem.O uso do Valle é um pouco misterioso, mas era a época também um pouco misteriosa.

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212167 | vbriteiros | 01 nov 2008 14:38 | Em resposta a: #212150

Olá Maria,Agradeço muito as linhas que escreveu e que foram de imediato guardadas no meu arquivo. Uma cópia vai para o meu cunhado , interessado nos Vales de Tondela. Sobre estes os meus dados não muito pouco "consistentes" e por isso vou coleccionando todas as notas que obtenho.Deste seu texto fixei a história do braço que, se não me engano , o Manel disse que foi enterrado no jardim da casa, na Batalha!! Também me permite concluir a razão no nome da sua neta,não é verdade?Como fala de "cirurgião" sabe onde Libânio estudou ( em português ou latim)? Viu a ficha dele no IHM ? Em que ano esteve em Plymouth? 1808?
Fico ansioso pela sua resposta, que me poderá ajudar nas investigações que tenho em curso e para as quais ainda não arranjei tempo para ir a Lisboa.
Bjs
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212180 | aeiou2 | 01 nov 2008 17:29 | Em resposta a: #212167

Boa tarde,

O hospital era na casa dos Guedes.

Pois é a Matilda deu a tradição do nome, que passou a Matilde e do Plum Pudding pelo Natal.
Dou-me,e já visitei alguns primos em Plymouth e Ilsington.

Há anos consultei o processo individual no AHM,que é enorme e estava muito mal arrumado, e alguns documentos de difícil leitura.
Julgo que estudou no Porto (ainda não consegui investigar isso) e em latim, pois era uma das línguas que dominava.

Ele esteve em Plymouth em 1829/1831 e é um dos que desembarca no Mindelo, mas posso enviar-lhe um discurso de uma homenagem que lhe fizeram, no Hospital Militar Principal, em que é tudo relatado.

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212181 | aeiou2 | 01 nov 2008 17:35 | Em resposta a: #212180

Errata: saiu em 1825, primeiro para a Galiza,depois Ostende e depois Plymouth e regressa em 1833, dos Açores, desembarcando no Algarve.

O hospital era a casa dos Guedes, depois Correio Geral e era na Praça da Batalha


Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212186 | aeiou2 | 01 nov 2008 18:47 | Em resposta a: #212167

Veja sff a errata

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212194 | vbriteiros | 01 nov 2008 19:58 | Em resposta a: #212180

Então Boa Noite,Isso mesmo nessa casa.Parabéns pela manutenção da  tradição.! -  Cirurgião Militar sec XVIII e XIX (1820)     Pesquiso  este tema porque encontrei um antepassado "praticante" no Hospital Militar de Chaves e fiquei a saber:      - Um praticante naquele caso era um aluno da Aula e  de Anatomia       - Esta A. A. eera um curso de Cirurgião Militar, durava 4 anos e aprendiam
Anatomia,Fisiologia, Patologia Externa e Higiene,MedicinaOperatória,
Arte Obstetrica e Prática, Clínica Cirúrgica, Tudo em portugês.
- A 1ª A.A, foi em Almeida em 1773...etc
- A do Porto só começou em 1812 e acabou em1817
- Todos os praticantes precisavam de uma licença militar para casar
- Existia um controlo de entrada e saida de praticantes e médicos e isso
tudo tem que estar no AHM, mas então pelos vistos é "dificil".
- Vou ter que ir ao AHM para ver todos os papeis relativos asa-meChaves porque
fichas, licenças etc dizem os nomes , idades, naturalidade e pai dos Prat.
2 - Médico Militar
Só podia estudar na U Coimbra e em Latim O seu antep deve ter estudado
na UC ou no Porto depois 1817.
3 - Plymouth interessa.me porque estudo um portugues que fugiu para lá a 10.3.1808, cá tinha a cabeça a premio por ordem de Junot. Apanhou o navio Tejo e chegou lá numa data que não anotou, mas diz havia numerosa gente portuguesa em fuga. Embarca depois para o Rio de Janeiro. O Museu-Arquivo de Plymouth nem me respondeu às perguntas que fiz sobre entradas e saidas de barcos nesse mes de 1808. Parece mesmo que terei que lá ir para poder construir a historia deste herói da resistência aos napoleonicos, que só regressa a Portugal com 66 anos mas acabando por deixar cá geração legítima. O resto da históiria virá no meu livro!!!
Bjs
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212197 | vbriteiros | 01 nov 2008 20:45 | Em resposta a: #212181

Concluo que o seu Libânio saiu do Porto via terrestre para a Galiza e ai terá embarcado.
O meu herói saiu de Lisboa a 10.3.1808, ... e dificilmente passando pelo" sitio do Boquete" , conseguiu chegar à Esquadra Inglesa que o acolheu.
Conhece este local ?
Depois partiu numa "Náo" com mais 82 expatriados portugueses e desembarcou no fim do mesmo mês na praia de "Costembay", a uma légua de Plymouth
Ainda não investiguei esta praia.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212235 | aeiou2 | 02 nov 2008 09:16 | Em resposta a: #212194

Olá bom dia,

Devo ir ao AHM, esta semana, e agora leva mais tempo, pois os processos não estão no mesmo local da sua leitura.

O Libânio estudou no Porto e era uma escola nova.

Eu agora estou menos ocupada com a Matilde, (a minha Mãe era Matilde, a minha bisavó era Matilde e eu estive para ser Matilde Julia e tive uma gata Matilde), mas estou mais ocupada comigo, footing, hidroginástica, e com os outros, apoios de solidariedade.

Posso ajudá-lo nalguma coisa?

Já tentou o Times on-line? Às vezes encontramos coisas. E o Public Records? Desde testamentos a outros documentos nos A2, tenho encontrado documentos muito interessantes.O meu endereço electrónico é mjoomarrobanetcabopontopt.

Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintã - Esporões - Braga

#212262 | vbriteiros | 02 nov 2008 19:04 | Em resposta a: #212235

Olá Maria,
Vou responder-lhe directamente para o seu mailbox.
Bjs
Vasco

Resposta

Link directo:

Casa da Quintã - Esporões - Braga

#414510 | gisawe | 08 mai 2019 10:57 | Em resposta a: #211630

Bom dia,

Estou a procura de mais informações sobre o Libanio Northway do Valle, o filho do seu Libanio e da Matilde. Eu estou a fazer uma pesquisa relativamente as operações do Banco Nacional Ultramarino em São Tomé nos anos 1870s. Eu sei que o Libanio Northway do Valle foi para la em 1876-1877 no serviço da BNU. Ja fui aos arquivos em Lisboa e consegui umas informações.

Não sei se sabe se existem mais informações sobre essa viagem (estorias da familia, etc.)?

Obrigada,

Gisa

Resposta

Link directo:

Casa da Quintã - Esporões - Braga

#418019 | aeiou2 | 15 set 2019 18:36 | Em resposta a: #414510

Olá, encontrei esta sua mensagem por acaso. O meu Bisavô Libânio Northway do Valle, não chegou a ir para S Tomé. Uma irmã dele, que é também minha bisavó Matilde Northway do Valle (Coelho, por casamento), pois os Pais da minha Mãe eram primos direitos, vai para S Tomé com o marido oficial do Estado Maior, capitão, em Comissão de Serviço das Obras Públicas, sai de Lisboa a 30.4.1879, chega a S Tomé e Príncipe 29.5.1879, mas apanha uma carga de água num funeral de um amigo e morre de Congestão Pulmonar a 4.2.1881, sendo sepultado no Cemitério da Madalena, S Tomé. A minha Bisavó ficou viúva com 4 filhos e dada a sua condição o BNU conferiu-lhe uma mesada.Nunca consegui apurar mais.
Sempre ao dispor
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

Casa da Quintã - Esporões - Braga

#418025 | Vasco Briteiros | 16 set 2019 01:23 | Em resposta a: #418019

Olá Maria,
Li agora a sua mensagem. O meu interesse pela casa da Quintã éra devido ao facto de um antepassado meu ter um irmão Bento Félix Brandão Pereira, que foi casado com uma Senhora desta quinta e que eu suponho terem sido retratados em quadro a óleo. Tentei bater à porta da dita Quinta , mas ninguém apareceu. Suponho que pertencerá a outra família e por isso já não existirá o suposto quadro.
Gostei de ter notícias suas .
Bjs. Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen