Medeiros do Nordeste do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Medeiros do Nordeste do Brasil

#211711 | bsoares | 27 out 2008 03:21

Informações para pesquisa:

Familia Medeiros, Santa Luzia - PB
Contato: Sérgio Banhos Teixeira
e-mail : serteix@digi.com.br

Os Medeiros com origem em Santa Luzia/PB, descendentes de Rodrigo de Medeiros Rocha, que nasceu aos 21 de janeiro de 1709, batizado aos 26 do mesmo mês, na igreja de São Pedro da Ribeira Seca, na Ilha de S.Miguel, nos Açores. Emigrou para o Brasil, com seu irmão Sebastião no começo do século XVIII, e se fixou nas margens do rio Quipauá,no atual município paraibano de Santa Luzia.

Familia Medeiros, Seridó, RN
Contato: Tarcízio Dinoá Medeiros
e-mail: familiaserido@zipmail.com.br
site: http://br.geocities.com/tdmedeiros

Os Medeiros do Seridó, no Rio Grande do Norte, descendentes de Sebastião Afonso de Matos (também Sebastião Afonso de Medeiros), irmão de Rodrigo Afonso de Medeiros, gênito dos Medeiros de Santa Luzia (do Sabugi), na Paraíba.


Família Medeiros, Santa Luzia , PB
Contato: Virgínia Vânia de Medeiros
e-mail : dida@sebraepb.com.br
Os Medeiros com origem em Santa Luzia, PB, descendentes de Joaquim Estanislau de Medeiros, que nasceu por volta de 1848

Existe mais informações que podem ser agregadas?

Obrigada,

Berta Soares

Resposta

Link directo:

RE: Medeiros do Nordeste do Brasil

#212001 | M. Olinda | 30 out 2008 16:00 | Em resposta a: #211711

D. Berta Soares

Partindo do princípio que faz pesquisa genealógia no Estado de Pernambuco venho pedir-lhe ajuda na descoberta de um meu antepassado.
Meu tetravô nasceu no Estado de Pernambuco entre os anos 1799/1802(penso que possa ter sido em 1801) chamava-se JOAQUIM AUGUSTO DE CARVALHO CYRNE, filho de JOSÉ ALVES DE CARVALHO (CYRNE) e FEVERÓNIA RITA PIMENTA DE CARVALHO. A mãe dele sei que era natural de Coimbra (PORTUGAL) quanto ao pai tenho dúvidas se seria também de Coimbra ou do Maranhão.
Eu resido em PORTUGAL e não consigo ter acesso aos registos uma vez que desconheço o local preciso do seu nascimento
Ficar-lhe-ei eternamente agradecida se me puder ajudar.

Com os meus cumprimentos

MARIA OLINDA CARVALHO ROMA HORTINHAS

Resposta

Link directo:

RE: Medeiros do Nordeste do Brasil

#212068 | bsoares | 31 out 2008 03:29 | Em resposta a: #212001

Prezada Senhora Maria Olinda

Talvez a Sehora possa obter informações no Arquivo Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE, enviando uma carta com os dados sobre seus antepassados talvez seja possível localizar sertidões, inventários, etc.

O Arquivo Geral do TJPE é um centro de documentação do Poder Judiciário pernambucano, figurando no organograma do TJPE como uma Divisão da Diretoria de Documentação Judiciária, ligada à Secretaria Judiciária, com equipe desenvolvendo Trabalhos na área arquivística.

Tem como principais atribuições guardar, preservar e organizar todos os acervos das varas da 3º Entrância, do 2º Grau, dos Processos Administrativos, Cartórios de Casamentos e dos Juizados da Capital, Olinda e Jaboatão tornando-os acessíveis aos advogados, partes interessadas, estudantes de graduação, autoridades e público em geral, com exceção dos processos que correm em segredo de justiça. É no Arquivo Geral do TJPE que se encontram todos os processos das varas extintas, tais como as Varas de Patrimônio, Delitos de Trânsitos e Contravenções Penais e Vara da Fazenda Municipal.

O Arquivo Geral é o órgão do TJPE com competência para receber todos os feitos transitados em julgado das Varas da Capital e Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital, Olinda e Jaboatão, que forem destinados a arquivamento.

No Arquivo Geral se encontram documentos referentes ao antigo Tribunal da Relação de Pernambuco, como também alguns feitos processuais dos anos que antecederam a sua criação, entre estes se destaca um de 1815, da recém- criada Ouvidoria do Recife – o mais antigo já catalogado – que consiste de uma justificação de embargo em ação contra o inglês Richard Garden, acusado de extravio de mercadorias do navio Britânico “Gallera Talbolt”, que, por determinação do Ouvidor Geral, acabou preso.

Esses processos antigos estão sendo recolhidos ao Memorial da Justiça, como uma colaboração da equipe do ARQGER às atividades daquele Museu do Judiciário.

O Arquivo Geral do TJPE conta, até a presente data, com um acervo de, aproximadamente, 1.850.500 (hum milhão oitocentos e cinqüenta milquinhentos) processos, oriundos da Capital, de 1º e 2º graus e Administrativos, além de feitos relativos à habilitação de casamentos, invenáris, e processos diversos, bem como dos Juizados de Pequenas Causas.

O Arquivo Geral do TJPE está localizado à Rua Santa Edwirges, 390, bairro do Prado, Recife, PE, fone/fax 3236.1963 ou 3236.0163.
http://www.tjpe.jus.br/judiciario/didoc/Arquivo/missao.shtml

Está aberto a usuários e pesquisadores, das 11:30 às 17:30h, de segunda à sexta-feira.

Existe na Paraíba uma família Cyrne muito conhecida. Quem sabe não se originou da mesma?

A Senhora também pode pesquisar no site: http://www.rootsweb.ancestry.com/~brawgw/arquivosbras.html

http://www.rootsweb.ancestry.com/~brawgw/dicas.htm

Genealogia Pernambucana no site: http://www.araujo.eti.br/default.asp - onde a Senhora encontrará a seguinte apresentação: "Este cadastro é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa em livros, cartórios, igrejas e entrevistas com parentes e amigos. Motivado pela curiosidade de saber quem eram meus ancestrais e que relações de parentesco eu tinha com meus familiares, iniciei a minha pesquisa pelas principais famílias de meus ancestrais: Sá, Nogueira, Araújo, Marques, Marquim, Gomes, Gominho, Ferraz e Novaes, originárias das cidades de Floresta, Betânia, Serra Talhada e outras do Sertão Pernambucano. Acabei descobrindo também que era descendente de Manoel Lopes Diniz, que foi arrendatário da fazenda Panela D'Água e de quem descendem várias famílias de Pernambuco, tais como: Carvalho, Alves de Barros, Torres Barbosa, Nogueira de Barros, Valgueiro Barros, Torres Carvalho, Diniz Carvalho, Belfort, entre outras. Sobre esta família muito já havia sido escrito, o que facilitou bastante meu trabalho. Pretendo agora expandir minhas pesquisas para outras famílias do Estado de Pernambuco".


Espero ter lhe ajudado.

Atenciosamente,
Berta Soares

Resposta

Link directo:

RE: Medeiros do Nordeste do Brasil

#212124 | M. Olinda | 31 out 2008 23:00 | Em resposta a: #212068

D. BERTA SOARES

AGRADEÇO A SUA INFORMAÇÃO. VOU SEGUIR O SEU CONSELHO E TENTAR A SORTE.

É MAIS UMA TENTATIVA ENTRE TANTAS OUTRAS...DESISTIR É PRÓPRIO DOS FRACOS, COMO SE COSTUMA DIZER ...

CUMPRIMENTOS

MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Medeiros do Nordeste do Brasil

#212227 | bsoares | 02 nov 2008 05:32 | Em resposta a: #212124

Prezada Senhora Olinda

Penso que é um trabalho de perseverança. Também como a Senhora tento reconstruir a minha descendência na Ilha do Faial de onde vem meus avós paternos (famílias Pereira Soares e Nunes da Silva). E venho a seguir um conselho de outro interessado em genealogia daqui deste site que devo buscas as inrformações no arquio da Freguesia da Horta Faial.

Desejo-lhe sucesso em suas pesquisas.

Um abraço,
Berta Soares

Resposta

Link directo:

RE: Medeiros do Nordeste do Brasil

#251160 | magda magali | 07 mar 2010 23:04 | Em resposta a: #211711

Cara Berta Soares, encontrar suas informações e as dos demais colaboradores desse forum me deixa muito feliz, pois a anos tenho procurado mais detalhes sobre a vida dos vaz de medeiros que viveram em pernambuco, mas precisamente entre a cidade de flores e outras cidades da paraíba. Caso tenham mais informações peço ajuda.

Um abraço e muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Medeiros do Nordeste do Brasil

#414045 | marina madureira | 20 abr 2019 01:28 | Em resposta a: #211711

estou interessada em descobrir a árvore genealógica do meu avô paterno. Tudo que sei é que ele nasceu em Acari, região do seridó,e não tem muito contato com a família faz tempo. Como você mencionou um ramo de medeiros do seridó, acho que ele deve vir deste ramo. O Nome dele é Ernesto Basílio (de) Medeiros.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen