Familia Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Lisboa

#212028 | Ailiram | 30 out 2008 21:14

Eu gostaria de saber o nome dos primeiros imigrantes da familia Lisboa de Portugal para o Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Lisboa

#212161 | Ailiram | 01 nov 2008 13:20 | Em resposta a: #212028

Acho que não fui bem clara. Eu gostaria de saber informações sobre a familia Lisboa que ao vir de Portugal se instalou na Região Serrana, de Nova Friburgo, Cantagalo, Trajano de Morais etc.

Já colhi alguns dados na net e descobri que :

Germano Luís Lisboa, em 1787 e 89, solicitou a sesmaria nos sertões do “Continente de Macacu”, que tinha sido primeiramente de Pedro Moreira e, depois, de Domingos da Costa de Almeida. Pode ter deixado descendentes na região, onde encontramos muitos do sobrenome, entre os quais os “da Silva Lisboa”, representados em Cantagalo, RJ, e outros municípios, até aos dias de hoje (AN e TC.1.20):

1.1 Joaquim José da Silva Lisboa, juiz de paz e fazendeiro em 1856, em São José do Ribeirão (vizinho da Fazenda Barra Grande, nas margens do Rio Grande, de Antônio José de Souza), cc. Guiomar Joaquina da Silva Lisboa, já falecidos em 1896, com pelo menos (AL, DBB e Ig):

Umbelina, nascida na Freguesia de São Francisco de Paula no ano de 1.861 onde se casou, aos 30 de junho de 1.879, com Acácio Narciso da Silva Lisboa (Lv. 02, fls. 145vº), filho de Joaquim José da Silva Lisboa e Guiomar Joaquina Marques da Silva Lisboa, natural da Freguesia de São José do Ribeirão, onde nasceu no ano de 1.858. Juntos tiveram, pelo menos, o(s) seguinte(s) filho(s): Acácio, nascido aos 21 de março de 1880 na Freguesia das Neves, onde foi batizada no lugar chamado Mundeos aos 15 de novembro de 1.880 (Lv 11º, fls. 07, da Freguesia das Neves), casou-se com Elidia Daudt (tiveram, pelo menos, o(s) seguinte(s) filho(s): Marieta, nascida ao 16 de maio de 1.911 e batizada aos 27 de junho de 1.911, Wlandir, nascido em agosto/1919 e batizado aos 29 de maio de 1.919 – Lv 12 fls. 59); além de outros filhos do casal (Manuel Waldemir, Valdemiro, Valdemir, Marieta, Antonieta, Wlandevir e Joaquim.

Gilberta, nascida aos 22 de junho de 1881 na Freguesia das Neves, onde foi batizada no lugar chamado Mundeos aos 06 de agosto de 1.881 (Lv 11º, fls. 29, da Freguesia das Neves), casou-se com seu primo Euclides, filho de Helena Machado Dutra; Guiomar, nascida em Trajano de Moraes aos 25 de setembro de 1.890, onde foi batizada aos 25 de dezembro de 1.890 (Lv 5-B, fls. 151v), casou-se com Adamastor Leite, filho de Randolfo Geraldo Leite e Altina Wellinger Leite; João, nascido em Trajano de Moraes aos 25 de agosto de 1.889, onde foi batizada aos 25 de dezembro de 1.890 (Lv 5-B, fls. 152); e Pedro, nascido em Visconde de Imbé aos 02 de janeiro de 1.901 (Lv. 06, fls. 170v, 2º Distrito), onde foi batizado aos 15 de setembro de 1.902 (Livro nº 07);

Joaquim Lisboa, nascido em 11/07/1921 em Freguesia de São Francisco de Paula, Trajano de Morais-RJ, cc com Hilda de Melo Lisboa,nascida em Manhuaçu, aos 14/08/1945, tiveram 6 filhos, 5 legítimos nascidos em Alegre-ES, e 1 adotivo nascido em Vitória-ES.

Eu gostaria de saber mais informações Sobre:

Joaquim José da Silva Lisboa, juiz de paz e fazendeiro em 1856, em São José do Ribeirão (vizinho da Fazenda Barra Grande, nas margens do Rio Grande, de Antônio José de Souza), cc. Guiomar Joaquina Marques da Silva Lisboa, já falecidos em 1896,( com pelo menos (AL, DBB e Ig) ? faltam dados): e seus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Lisboa

#212162 | Ailiram | 01 nov 2008 13:24 | Em resposta a: #212161

Joaquim Lisboa, nascido em 11/07/1921 em Freguesia de São Francisco de Paula, Trajano de Morais-RJ, cc com Hilda de Melo Lisboa,nascida em Manhuaçu, aos 14/08/1925, tiveram 6 filhos, 5 legítimos nascidos em Alegre-ES, e 1 adotivo nascido em Vitória-ES.

Eu gostaria de saber mais informações Sobre:

Joaquim José da Silva Lisboa, juiz de paz e fazendeiro em 1856, em São José do Ribeirão (vizinho da Fazenda Barra Grande, nas margens do Rio Grande, de Antônio José de Souza),região de Cantagalo-Friburgo RJ. cc. Guiomar Joaquina Marques da Silva Lisboa, já falecidos em 1896,( com pelo menos (AL, DBB e Ig) ? faltam dados): e seus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Lisboa

#212163 | Ailiram | 01 nov 2008 13:30 | Em resposta a: #212162

Sabe-se que a primeira prole de Joaquim José da Silva Lisboa e Guiomar Joaquina Marques da Silva Lisboa é (Jacinta), nasceu no ano de 1.854.

São José do Ribeirão só tem registros de Batismos a partir de 1.858 e de Matrimônios a partir de 1.863. Antes a região pertencia a Nova Friburgo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Lisboa

#212238 | Ailiram | 02 nov 2008 10:43 | Em resposta a: #212162

Boa Tarde!
Pelas pesquisas que fizemos, eu e um sobrinho meu, chegamos a conclusão de que a família Lisbôa residia antigamente no Arquipélago Açoriano.
Seria possível saber em qual ilha eles viviam?
EStou querendo saber dos antepassados de Joaquim José da Silva Lisboa. Percebemos também qua a familia Machado Dutra era muito ligada a essa familia.
EStamos ansiosos por informações mais dtalhadas.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 set 2024, 20:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen