Teixeira Vahia de Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teixeira Vahia de Miranda

#212352 | ibotelho | 03 nov 2008 14:25

Boa tarde,

Alguém ouviu falar nesta família oriunda de Chaves e Vila Pouca de Aguiar (séc. XVII) e também ligada aos Sousa de Vila Pouca?

Agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212414 | Miranda 1 | 04 nov 2008 07:27 | Em resposta a: #212352

Bom Dia

Cara Isabel Botelho

Sim tenho alguns apontamentos sobre os Teixeiras Vahias de Miranda, diga-me
o nome que procura.
Também aqui no fórum se encontra muita informacao, pesquise em Vila Pouca de Aguiar.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212421 | ibotelho | 04 nov 2008 10:47 | Em resposta a: #212414

Caro Manuel Miranda,

Tenho na minha ascendência uma Filipa Mendes de Oliveira, de Vila Meã, que casou com Francisco Teixeira de Miranda Vahia, de Passos, 4º senhor da Quinta do Bom Regalo (remete para o Livro de Ascendência do Visconde de S. João da Pesqueira).

Existem informações de que este foi um segundo casamento, tendo sido o primeiro com Serafina Borges de Faria Machado. Este casal teve uma filha Feliciana Teixeira de Miranda Vahia, herdeira da casa de Bornes.

Como é que Filipa Mendes de Oliveira tem irmãos com apelidos tão diferentes como Sousa Carneiro de Morais, sendo filhos dos mesmos pais António de Sousa Machado (Vila Meã) e Filipa Mendes Pequeno (Chaves)?

Grata por quaisquer esclarecimentos que possa fornecere-me.

Cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212425 | victória | 04 nov 2008 11:45 | Em resposta a: #212421

Isabel, por favor envie-me para o email a informação sobre aquele registo que lhe enviei. Depois explico o que aconteceu. Obrigado, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212439 | ibotelho | 04 nov 2008 15:01 | Em resposta a: #212425

Eduardo,

Já pedi o seu email para o moderador do fórum, mas não sei a que registo se refere e também ainda não recebi o seu endereço de email.
Por favor clarifique, está bem?

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212446 | victória | 04 nov 2008 16:27 | Em resposta a: #212439

Sobre o tema "Fontouras de Chaves" de Maria de Chaves, fiquei de lhe transcrever um registo, mas perdi todos os emails e contactos do computador. Cumprimentos, E. Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212713 | ibotelho | 07 nov 2008 10:05 | Em resposta a: #212446

Caro E. Domingues

O meu contacto é belibotelho@hotmail.com

Cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#212714 | ibotelho | 07 nov 2008 10:08 | Em resposta a: #212713

Caro E. Domingues

Peço desculpa por tê-lo induzido em erro.
A verdade é que o meu contacto actualmente é belibotelho@gmail.com

Cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#215007 | J. Beires | 08 dez 2008 17:33 | Em resposta a: #212421

Porto, 8.Dez.2008 – 17H30
Cara Isabel Botelho
Vou tentar esclarecer as suas questões, na sua mensagem de 4.Nov.2008.
No livro "Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar" Braga, 1969, diz:

II(1) ANTÓNIO DE SOUZA MACHADO, Snr. da Casa e Quinta de Vila Meã, em S. Martinho de Bornes, Capitão das Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar, homem nobre do mesmo Concelho. Nasceu no ano de 1628 ( ) na sua Casa de Vila Meã e morreu depois de 1702. Casou no ano de 1663 com FILIPA MENDES PEQUENO, que nasceu a 12.1.1640 na vila de Chaves e morreu depois de 1710 em Vila Real; filha de RICARDO MENDES DE OLIVEIRA e de sua mulher JERÓNIMA CARNEIRO DE MORAES; neta paterna de JOÃO RODRIGUES OLIVEIRA, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Escrivão dos Órfãos da vila de Chaves, e de sua mulher ANA PEQUENO DE MIRANDA; neta materna de MARTIM CARNEIRO DE MORAES, homem nobre desta vila, e de sua 2ª mulher FILIPA MENDES PINTO.
Filhos:
III(1) P.e JOÃO DE SOUZA CARNEIRO DE MORAES, Abade da Igreja de S. Tiago de S. João da Pesqueira (1714). Nasceu cerca de 1669 na Casa de Vila Meã e morreu a 2.8.1718. Teve Inquirições de Genere aprovadas em 7.12.1691 e 10.6.1695 (2) .
III(2) MARIANA CARNEIRO DE MORAES, nasceu cerca de 1671 na Casa de Vila Meã e morreu a 4.4.1737 na Quinta do Fontão, em Perozinho. Casou com MANUEL FERNANDES FERRÃO – de quem foi 1ª mulher – Snr. daquela Quinta, na freguesia de Cabeça Santa em Penafiel, filho do Capitão ANTÓNIO DE OLIVEIRA, Snr. da Quinta do Ribeiro em Rio de Moinhos, e de sua mulher SUSANA FERREIRA FERRÃO, que cremos ter sido irmã do P.e FRANCISCO FERREIRA FERRÃO, Reitor da Igreja de S. Martinho de Bornes em 1687. S.g..
III(3) JERÓNIMA CARNEIRO DE MORAES E SOUZA, nasceu a 27.6.1673 na Casa de Vila Meã, onde vivia solteira em 1714.
III(4) CATARINA DE SOUZA CARNEIRO DE MORAES, nasceu a 27.2.1676 na Casa de Vila Meã. s.m.n..
III(5) FILIPA MENDES DE OLIVEIRA, nasceu a 16.2.1679 na Casa de Vila Meã, onde morreu a 25.3.1733. Casou a 29.5.1706 na Igreja de S. Martinho de Bornes com FRANCISCO TEIXEIRA DE MIRANDA VAHIA – de quem foi 2ª mulher (3) – 4º Snr. da Quinta do Bom Regalo, em Passos, Lamas de Orelhão, Juiz dos Órfãos desta Vila e Sargento-mor das Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar (4), que nasceu a 7.3.1679 naquela Quinta e morreu na Casa da Capela de N.ª S.ª da Piedade em Vila Meã; filho de BENTO TEIXEIRA DE MIRANDA, 3º Snr. daquela Quinta, Capitão de Infantaria e Juiz dos Órfãos de Orelhão, e de sua mulher ISABEL TEIXEIRA DE MESQUITA VAHIA.
Filhos, todos nascidos na freguesia de S. Martinho de Bornes. :
IV(1) Bento José Teixeira de Miranda (Frey Bento de S. José), Religioso da Ordem dos Pregadores, do Convento de S. Domingos de Goa, Deputado da Inquisição de Goa (Prov. 22.3.1746) (5). Nasceu a 3.12.1707.
IV(2) D. Teresa Maria Teixeira de Miranda, nasceu cerca de 1700 e morreu solteira depois de 1736.
IV(3) Francisco, m.m.
IV(4) D. Maria Madalena, nasceu a 27.3.1712.
IV(5) D. Joana Teixeira de Miranda, nasceu a 24.8.1714.
IV(6) Rodrigo, nasceu a 7.3.1717 e m.m.
IV(7) D. Sebastiana Luiza Teixeira Vahia de Miranda (6), nasceu a 1.4.1718 e casou cerca de 1750 com Francisco José Esteves de Souza Rebello, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo (C. 24.10.1740) (7), Capitão de Ordenanças de S. João da Pesqueira, Morgado de Santo António de Trevões, Morgado de S. José e Santa Bárbara da Quinta das Fontaínhas em Soutelo do Douro; filho de MANUEL ESTEVES, Familiar do Santo Ofício (C. 9.2.1696) e de sua mulher e sua 2ª prima D. Bernarda Rebello de Souza, Snr.ª das Quintas de Santo António de Trevões e das Fontainhas. c.g., (VISCONDES DE S. JOÃO DA PESQUEIRA).
IV(8) Rodrigo Manuel Teixeira Vahia de Miranda, Capitão-mor (C.P. 23.11.1771) (8) e Sargento-mor das Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar. Nasceu a 13.10.1721 e casou com D. JOSEFA MARGARIDA DE ALMEIDA CARNEIRO PINTO GUEDES, filha do DR. CAETANO PINTO BORGES GUEDES, Snr. da Casa de Friume, em Ribeira de Pena, e de sua mulher D. MARIA CAETANA DE ALMEIDA CARNEIRO. C.g. (TEIXEIRA VAHIA DE MIRANDA, Capitães-mores de Vila Pouca de Aguiar).
IV(9) António Teixeira Vahia de Miranda, nasceu a 10.7.1724. s.m.n..

III(6) DOMINGOS PEQUENO CHAVES, foi baptizado a 23.12.1682 na Igreja de S. Martinho de Bornes e morreu a 16.8.1731 na freguesia do Salvador da Gandra da Cabeça Santa em Penafiel. Casou a 25.11.1717 com SUSANA FERREIRA FERRÃO, filha do Capitão ANTÓNIO DE OLIVEIRA e de sua mulher SUSANA FERREIRA FERRÃO, acima referidos – III(2). S.g..

Nota de rodapé nº 2 - Arq. Distrital Braga , Mç 500 e 509. Um extracto deste ultimo processo vem publicado a págs. 162 do Livro «Padres do Arcebispado de Braga Primaz do séc. XVII», por Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora.
Nota de rodapé nº 3 - Francisco Teixeira de Miranda casara 1ª vez a 11.3.1700 na Igreja de S. Martinho de Bornes com Serafina Borges de Faria Machado, de quem teve a Feliciana Teixeira de Miranda Vahia, herdeira da Casa de Bornes, de sua mãe, que casou com António Machado Pinto, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo (C. 28.5.1726) e Familiar do Santo Ofício (C. 25.4.1724). Deste casal foi filha herdeira Sebastiana Joaquina Eufrásia Machado Pinto Vahia de Miranda, que foi 2ª mulher de Francisco José de Souza Machado de Carvalho Canavarro, Fidalgo da Casa Real (Alv. 18.1.1753) e Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo (C.R. 28.2.1753), os quais foram os progenitores dos Barões de Arcossó e de Vila Pouca de Aguiar.
Nota de rodapé nº 4 - O Dr. Júlio A. Teixeira (obra e local citados) indica-lhe o cargo de Capitão-mor, que não teve, conforme se vê dos Processos de habilitação para o Santo Oficio de seu filho Frey Bento de S. José, e para a Ordem de Cristo de seus netos Bento José Teixeira Vahia de Miranda e Francisco José Esteves de Souza Rebello. Não há duvida que, segundo se lê a fls. 106 v.º e segs. do Livro de Acórdãos da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, de 19.4.1732 a 31.5.1737, o Sargento-mor Francisco Teixeira de Miranda ficou efectivamente em 1º lugar na eleição realizada em 1.12.1736 para Capitão-mor, mas o certo é que quem veio a ser provido no cargo foi Filipe Martins Aguiar, que havia ficado em 3º lugar na mesma eleição.
Nota de rodapé nº 5 - T.T., H.S.O., Mç. 1, nº 34.
Nota de rodapé nº 6 - José Barbosa Canaes de Figueiredo nos «Costados das Famílias Ilustres» (Tomo I, pág. 72) indica, erradamente, esta Senhora como filha do 1º casamento do Sargento-mor Francisco Teixeira Vahia de Miranda com D. Serafina Borges de Faria Machado (cfr. nota nº 7), quando é fora de duvida que o foi do 2º com D. Filipa Mendes de Oliveira, como se vê do seu assento de nascimento e, por exemplo, do processo de habilitação para a Ordem de Cristo de seu filho Francisco José Esteves de Souza Rebello Vahia de Miranda (T.T., H.O.C., Mç. 18, nº 6).
Nota de rodapé nº 7 - T.T., Chanc.ª resp.ª, Livro 108, fls. 320 v.º.
Nota de rodapé nº 8 - Registada a fls. 38 do Livro de Registo de Leis, Alvarás e Mercês da Câmara de Vila Pouca de Aguiar de 1773/78.

Portanto os apelidos «Mendes de Oliveira» foi buscá-los ao seu avô materno, e os irmãos foram buscar o «Souza» ao pai e «Carneiro de Moraes» à avó materna.

Espero ter respondido a algumas das suas questões.
Quanto ao Sargento-mor Francisco Teixeira Vahia de Miranda c.1ª vez c. Serafina Borges de Faria Machado, e c. 2ª vez c. Filipa Mendes de Oliveira vou tentar responder-lhe mais tarde com base no livro «A Varonia e os Apelidos do 1º Visconde de São João da Pesqueira» de Luiz de Mello Vaz de São Payo», Braga 1974.
Desta descendência qual é o ramo que lhe interessa?

Muitos cumprimentos
José Beires

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#250744 | ibotelho | 01 mar 2010 16:39 | Em resposta a: #215007

Caro José Beires,

Na verdade quem me interessa verdadeiramente são os descendentes de António de Sousa Machado, pai deste, e de Catarina Rodrigues, ela de Vila Meã e ele da Parada do Corgo.

A minha ascendente directa é Maria de Sousa, irmã do António de Sousa Machado de que trata no mail que teve a amabilidade de me enviar.

Melhores cumprimentos
Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Vahia de Miranda

#254220 | mqs | 05 mai 2010 01:32 | Em resposta a: #212421

Cara Isabel Botelho,

Na minha ascendência, deparei por D. Feliciana Teixeira de Miranda que casou com José Maria António de Sequeira, C.P.O.C, Morgado de S. Jorge e do Bom Regalo, no extinto concelho de Lamas de Orelhão, supostamente pais do Capitão-Mor de Mirandela, António da Veiga de Sequeira, F.C.R., com ofício de Monteiro-Mor da Torre de Moncorvo (1758), n. Mirandela a 5.11.1713 que casou em Chacim a 24.07.1765 com D. Maria Joaquina de Sá Sarmento Pimentel Machado, que por sua vez eram pais do Capitão-Mor de Mirandela Francisco Manuel da Veiga de Sequeira Vahia de Moraes Sarmento n. Mirandela a 24.08.1768, casando em 1789 com D. Luisa Antónia Benedita de Moraes da Mesquita Pimentel e Souza n. Carrezeda de Anciães, Selores.
A minha questão será:
D. Feliciana Teixeira de Miranda, será a mesma Senhora D. Feliciana Teixeira de Miranda Vahia?

Pois também estou em dúvida se será esta senhora a mãe de António da Veiga de Sequeira, ou se será N. Correia de Castro, filha de Martinho Correia de Castro. Como já vi versões diferentes, não consegui ainda saber a correcta, embora esteja mais virado para a primeira opção, pelo morgadio do Bom Regalo...

Se se tratar da mesma pessoa e me puder dar uma dica sobre a sua ascendência, seria óptimo.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos (supostamente 8º neto da mesma)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 13:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen