Moreira - Alvoco das Várzeas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Moreira - Alvoco das Várzeas

#212500 | djabaf34 | 05 nov 2008 10:54

Caros confrades

Procuro informações sobre João Afonso (da) Moreira casado com Catarina João em Alvoco das Várzeas, Coimbra. tenho uma ascendência numa filha deste casal, Catarina João que casou em Alvoco das Várzeas com Amaro Fernandes de Aldeia das Dez. Agradeço a vossa colaboração.

Cordiais cumprimentos
Daniel d'Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212501 | agp | 05 nov 2008 11:11 | Em resposta a: #212500

Caro Daniel d'Andrade Ferreira,

Não pode adiantar algumas datas?

Por outro lado, sabia que os paroquiais de Alvoco das Várzeas e da Aldeia das Dez já estão disponíveis on-line?

Cumprimentos
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212504 | djabaf34 | 05 nov 2008 11:28 | Em resposta a: #212501

Caro António G. Pereira

De facto já tinha conhecimento que parte dos paroquiais do AUC estavam on-line, Amaro Fernandes e Catarina João casaram em Alvoco das Várzeas a 4/02/1689, a descendência continua em Aldeia das Dez. Têm alguma informação da família Ribeiro em Aldeia das Dez? muito obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212562 | agp | 05 nov 2008 20:20 | Em resposta a: #212504

Caro Daniel Ferreira

Não, não tenho nada sobre os Ribeiro.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212625 | djabaf34 | 06 nov 2008 12:54 | Em resposta a: #212562

Caro António G. Pereira

Se tiver alguma informação que queira disponibilizar sobre Moreiras de Álvoco das Várzeas, agradeço.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212659 | Vieira-SimõesIII | 06 nov 2008 17:20 | Em resposta a: #212625

Caro Daniel Ferreira

Infelizmente nada tenho sobre os nomes que mencionou; No entanto aproveito, será que tem alguma coisa sobre o casal:

Barnabé João, do Chão Sobral, Aldeia das Dez, c. Luzia Nunes, da freguesia de São Gião? Eles tiveram filhos no Alvoco pelo menos de 1709 a 1718, mas não consegui encontrar o casamento.

Se quiser dar uma vista de olhos no tópico sobre familias de Vide e A.das Várzeas que eu abri agora mesmo agradeço.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212660 | Augusto Tavares | 06 nov 2008 17:37 | Em resposta a: #212500

Caro Daniel,

Estudo Moreiras, mas de Aldeia das Dez, ainda que ligados a famílias de Alvoco - nomeadamente os Nunes Torres (aqui na base de dados do Genea). Terá ligação a algum destes ramos?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

Pedro Anes e Luísa Fernandes; Aldeia das Dez

#212667 | agp | 06 nov 2008 18:33 | Em resposta a: #212660

Caro Augusto Tavares,

Ainda em relação a Aldeia das Dez e Alvoco das Várzeas e relativamente ao meu ramo comum com a sua 1ª esposa D. Maria de Jesus, localizei o casamento de Pedro Anes e Luísa Fernandes a 1.1.1667 em Aldeia das Dez.

O assento não indica o nome dos pais respectivos. Depois de ter vasculhado os paroquiais, agora on-line, admito como muito provável que:

- os pais de Pedro Anes, que deve ter nascido no Alvoco cerca de 1645, sejam outro Pedro Anes e Isabel Marques (talvez a que faleceu em 21.11.1648 no Alvoco). Deve ser assim já que Pedro Anes e Luísa Fernandes têm filha, a nossa conhecida Isabel Marques, a qual teria portanto ido buscar o nome à avó paterna.

- a Luísa Fernandes seja a que foi baptizada a 4.6.1651 na Aldeia das Dez, e nascida nos Chãos de Sobral, e filha de Gaspar Dias e de Maria Fernandes. Aqui o que parece bater certo é o nome (Luísa), o lugar (Chãos de Sobral) e o apelido (Fernandes).

O que lhe parece?

Entretanto, Pedro Anes e Luísa Fernandes, faleceram no Alvoco respectivamente a 20.8.1700 e 31.7.1700, enquanto a filha Isabel Marque e marido Domingos Mendes faleceram respectivamente a 11.7.1728 e 11.7.1728, na Aldeia das Dez.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Anes e Luísa Fernandes; Aldeia das Dez

#212673 | Augusto Tavares | 06 nov 2008 19:05 | Em resposta a: #212667

Caro António Pereira,


As hipóteses que levanta parecem-me bastante prováveis, mas como chegou aos pais do Pedro Anes? Encontrou um baptismo para 1645 de um Pedro filho de um Pedro Anes e de uma Isabel Marques?

Quanto ao baptismo da Luísa Fernandes, parece-me ão haver dúvidas que se trata desse mesmo.

Pergunto as datas de falecimento da Isabel Marques e do Domingos Mendes, já que repetiu...

Os meus agradecimentos e cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Anes e Luísa Fernandes; Aldeia das Dez

#212678 | agp | 06 nov 2008 19:57 | Em resposta a: #212673

Caro Augusto Tavares,

Sim, repeti as datas, sendo a de Domingos Mendes 12.4.1737. No óbito de Isabel Marques consta que era a 3ª esposa de Domingos Mendes. Consegui localizar que este também foi casado com Maria Alves, falecida a 4.1.1706 na Aldeia das Dez, a qual deve ter sido a 2ª esposa.

Não localizei o nascimento de um tal Pedro, filho de Pedro Anes e de Isabel Marques, já que para essa data não há assentos. O que consegui foi localizar o nascimento de um Pedro, baptizado a 27.9.1655, filho de outro Pedro Anes e de Maria Fernandes. O pai, Pedro Anes, aparece também como Pedro Anes da Moreira e o padrinho foi, curiosamente, Pedro Anes do Cimo, também casado com outra Maria Fernandes. Noutro assento, pelo menos, o pai é Pedro Anes do Cimo e o padrinho é o Pedro Anes da Moreira. Isto dá uma confusão dos diabos. Mas, o Pedro nascido em 1655 não pode ser, por uma questão de idade, o que casou em Janeiro de 1667 com Luísa Fernandes. Daí, ter pensado que o nosso Pedro podia ser filho do outro Pedro Anes (do Cimo) e da Maria Fernandes. Mas o óbito duma Isabel Marques (a 21.11.1648) e a certeza da existência do casal Pedro Anes e Isabel Marques (que são pais declarados no casamento de uma Maria Marques) levou-me àquela hipótese que deixei na mensagem anterior: "deve ser assim já que Pedro Anes e Luísa Fernandes têm filha, a nossa conhecida Isabel Marques, a qual teria portanto ido buscar o nome à avó paterna".

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Anes e Luísa Fernandes; Aldeia das Dez

#212707 | Augusto Tavares | 07 nov 2008 09:01 | Em resposta a: #212678

Caro António G. Pereira,

Muito obrigado pela data do óbito de Domingos Mendes.

Toda a sua dedução me parece bastante plausível. Embora sem confirmação, a tenhamos de considerar como isso mesmo, uma hipótese.

Cordiais saudações,


Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212715 | djabaf34 | 07 nov 2008 10:14 | Em resposta a: #212660

Caro Augusto Tavares

Para já as minhas ligações a Aldeia das Dez são através de um filho de António Ribeiro e de Maria João, casados em 1717 em Aldeia das Dez, ele filho de Simão Borges e Maria Ribeiro e ela filha de Amaro Fernandes e de Catarina João, sei também que estes últimos casaram em Alvoco das Várzeas, sendo ele filho de João Fernandes e Margarida Fernandes de Aldeia das Dez e ela filha de João Afonso da Moreira e de Catarina João estes moradores em Alvoco das Várzeas. Coloquei um tópico sobre este Simão Borges no fórum, pose ser que apareça mais alguma informação.

Cordiais cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira - Alvoco das Várzeas

#212716 | djabaf34 | 07 nov 2008 10:22 | Em resposta a: #212659

Caro Eduardo Simões

Pelos nomes que menciona, apenas encontro semelhanças no "apelido" João de Barnabé, com o de Catarina João de Alvoco das Várzeas casada com Amaro Fernandes de Aldeia das Dez, isto em 1689, salvo erro. Se conseguir localizar os pais ou avós de Barnabé poderá tirar essa dúvida.

Cordiais cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen