Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões
Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves
Pedro Álvares Veloso, governador do Forte da Madalena, Chaves, casado com D. Paula Teresa de Miranda.
Gostava de saber se alguém aqui do fórum conhece a descendencia deste casal. Sei que tiveram pelo menos uma filha chamada Francisca, baptizada aos 12/10/1715, afilhada de D. Francisca Infanta de Portugal, filha do Rei D. Pedro.
Obrigado pela V. atenção.
Meus cumprimentos,
joão mamede
Link directo:
RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Cha
Renovo o pedido.
joão mamede
Link directo:
RE: Pedro Álvares Veloso, Gov. Forte Madalena, Chaves
Caro João
Álvares Veloso "soa-se-me". Deixe cá ver o que vai aparecendo. vou estar atento.
com um abraço
Manuel Sarmento Pizarro
Link directo:
Caro Manuel
Agradeço a sua mensagem.
Na verdade ando à procura dos antepassados de Josefa Maria de Morais Veloso (www.geneall.net/P/per_page.php?id=988014), natural segundo o assento de baptismo da filha (Teresa de Jesus Teixeira de Morais Veloso), de Santa Maria Maior, Bairro da Madalena, Chaves.
A Maria Josefa foi casada com o Cap. Francisco Lopes Teixeira, natural de Carrazedo de Montenegro.
Não encontrei o assento de casamento deles em Carrazedo nem tão pouco em Chaves.
O Dr. Julio Teixeira, no seu livro, escreve que a Maria Josefa é filha de Pedro Geraldo Morais e de Francisca Maria Veloso. Penso que ele se enganou, pois procurei exaustivamente nos paroquiais de Sta. Mª. Maior e não encontrei este casamento, nem o baptismo da Maria Josefa, apenas encontrei uma possivel Francisca Maria Veloso (filha do Pedro Álvares Veloso e de sua mulher D. Paula) e curiosamente encontrei um padre chamado Geraldo de Morais. Penso que o Dr. Julio Teixeira se deve ter enganado ao transcrever o Pe de padre para Pedro.
Para reforçar a minha tese o assento de baptismo da neta Teresa de Jesus apenas fala da avó materna, Francisca Maria Veloso, e não faz referencia ao avô paterno, o que me leva a pensar que poderia ser padre, e que a avó poderá ter tido a filha "ás escondidas" noutra freguesia.
Não procurei os óbitos, por falta de tempo, pode ser que ajudem, ou que existam testamentos.
Um abraço,
joão
Link directo:
Caro João
sabe se esses Alvares Veloso teriam algo que ver com o morgadio de Tuizelo?
Acabo por ter estas ligações de apelidos como descendente de D. Joana Veloso, filha de José de Oliveira da Costa, Vedor Geral da Província de Trás-os-Montes, e de D. Maria ou Mariana VelosoJoão Rz. De Oliveira (filho de João Rz. De Oliveira e de D. Maria Mendes Pequeno, da vila de Chaves) e de D. Francisca de Azevedo, natural de Vila Viçosa, (filha de Francisco Rz. Sentido) e neta materna de Francisco Alvares Veloso, natural de Chaves, (filho de Jerónimo Ferreira de Moraes, FCR, Morgado de Tuizelo, e s.m. D. Catarina Veloso, filha de Francisco Alvares Veloso) e sua prima D. Brites Veloso de Araújo (Filha de Jerónimo Alvares Veloso, FCR e irmão de D. Catarina, F.G. Titulo Velosos §5N1 - c.c. D. Maria de Medeiros, filha de Pedro Pires Medeiros, instituidor do morgadio de Medeiros em Valpaços, e s.m. D. Maria Gonçalves).
São as únicas pistas que, de momento, disponho.
Um abraço
Link directo:
Caro Manuel
Obrigado pela sua mensagem.
Não tentei explorar os antepassados do dito Pedro Alvares Veloso, mas suponho que possa ser filho de um Fernão Velho de Barros (RGM-TT).
Primeiro tenho que ter a certeza da filiação da Francisca Maria Veloso. Mas uma coisa é certa: o Dr. Julio Teixeira viu em qualquer lado que o avô materno da Teresa de Jesus se chamava Geraldo Morais, sendo Pedro ou Padre, e é esse documento que tenho de encontrar.
Um abraço
joão
Link directo:
Caro Manuel
Espero que esteja a ter um Bom Natal.
Ando á procura do nome dos pais da minha tia avó Berta Pizarro Bravo de Morais, casada com o meu tio avô Hernani Saraiva Padrão, de Chaves.
Será que o Manuel sabe quem são?
Continuação de um Feliz Natal e um Óptimo 2009.
Um abraço,
joão
Link directo:
Caro João
Tem a certeza do nome da sua tia-avó? Desculpe perguntar isto, mas acho estranho.
Os pizarro bravo são relativamente recentes como poderá consultar em várias obras. Nascem do casamento da minha bisavó Piedade (nascida em 1876) com o Bisavô Anibal Bravo, tiveram vários filhos já nascidos no século XX, e nenhuma das minhas tias avós se chamava berta ou casou com um senhor de apelido Morais, nem tenho conhecimento de alguém que o tenha feito na sua descendência que conheço não só de nome como pessoalmente.
Estive a consultar o livro "dos pizarros de espanha aos de portugal e brasil" que tem um bom índice onomástico e foi publicado em 1970 e não aparece nenhum Hernani Saraiva Padrão ou Berta Pizarro Bravo de Morais.
Lamento não poder ajudar melhor, mas se tiver mais pistas, força!
um abraço
Manel
Link directo:
Caro Manel
Na base de dados do geneall aparece simplesmente com o nome Berta Bravo de Morais (Padrão), mas Julio Teixeira, nos FMVR chama-a Berta Pizarro Bravo de Morais, e estou certo que se conheciam bem pois a mulher do Dr. Julio Teixeira era prima direita do Hernani Padrão.
O casal Hernani/Berta não deixou descendencia.
Um abraço,
joão
Link directo:
Caro João Mamede
depois de falar com o meu Pai, que de memória sabe mais do que eu com livros, chegamos à seguinte conclusão:
a sua Tia Berta não será Pizarro, senão Berta Bravo de Morais (Padrão pelo casamento), com origens em Carrazedo de Montenegro enquanto que o Marido, seu tio-avô, Hernâni Padrão, tinha origens em Loivos (Chaves). O meu pai conheceu-os muito bem e até tem algumas fotografias do casal.
Berta era filha de Henriqueta da Silva Bravo e de Francisco António de Morais, que também era desta região de Chaves e depois mudou-se para Carrazedo de Montenegro onde instituiu uma importante casa comercial. Neta materna de António da Silva Bravo e Carvalho e Maria Amélia da Silveira Pinto, como poderá consultar em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=224183 .
Sem Mais, ao seu dispor, com um abraço
Manel
Link directo:
Caro Manel
Problema resolvido.
Pequena confusão do Dr. Julio Teixeira.
Agradecimentos também ao seu pai.
Um abraço,
joão
Link directo: