Delmira Maçãs - Herança

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia | Regiões

Delmira Maçãs - Herança

#212991 | MMacas | 11 nov 2008 11:23

Caros Senhores,

Venho pedir informações relacionadas com uma possível nova publicação dos estudos genealógicos da falecida Dra Delmira Maçãs (minha familiar afastada).

A história é a seguinte:

Esta senhora publicou, a título particular, em 1994 e 1999 dois livros com notas genealógicas sobre a familia Maçãs (e outros ramos) que já consultei e que me propus completar. Já dei diversos passos nesse sentido.

Entretanto, tive conhecimento (pelos jornais) que a senhora tinha deixado em testamento (feito nos anos 80) todo o seu património à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com a condição que esta publicasse/divulgasse os seus trabalhos. Este testamento levantou alguma polémica e em consequência o responsável pela Santa Casa revelou aos jornais que o referido trabalho até já estava em avançado estado de execução.

Presumindo que terão pedido a colaboração de algum genealogista, talvez alguém deste fórum me possa dizer se o trabalho está para sair em breve? e se adiantará muito mais ao que vinha nos livros já publicados? Em caso afirmativo em que aspectos será diferente.

Como devem calcular esta informação é importante para a continuação da minhas pesquisas, pois se existir muita informação nova evito procurá-la e poderei concentrar-me noutros ramos da minha família.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213001 | aeiou2 | 11 nov 2008 12:15 | Em resposta a: #212991

Cara Maria Maçãs,


Era amiga da Drª Delmira e ela era prima de uma prima de minha Mãe.

Nunca houvi falar à Delmira que estivesse a escrever mais um livro sobre a família.

Havia uns parentes algo afastados de Alverca e acompanhei-a várias vezes nessas andanças e na revisão de alguns dos livros, e muito no que saiu em 1996, mas pensei que tinha encerrado os livros genealógicos.


Talvez tivesse alguma obra para publicar, mas de outro ramo científico, ou alguma tradução.É uma novidade para mim.

Quem também a conhecia bem é o Dr José Caldeira, distinto genealogista, que frequenta este Fórum, mas estive com ele recentemente e não me disse nada a respeito.

Vou telefonar a um amigo comum e fofocar alguma coisa.

Cumprimentos

Maria Julia Oom do Vale Henriques de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213003 | MMacas | 11 nov 2008 12:49 | Em resposta a: #213001

Cara Senhora,

Agradeço muito a sua resposta e disponibilidade para descobrir algo...

No entanto, penso que a publicação será mesmo de genealogia, pelo menos tendo em conta o que veio nos jornais. Pode consultar a notícia do Expresso em:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/341992

O que me parece é que como o testamento foi anterior às publicações da Dra Delmira, provavelmente agora será apenas uma re-edição, que eu espero tenha mais informação (podem ter aproveitado mais alguns apontamentos), mas não sei...

Agradeço mais qualquer informação, e apraz-me que tenha conhecido a senhora, depois de ter lido os livros tive pena de não a ter conhecido pessoalmente. Apesar da diferença de idades tínhamos o mesmo interesse pela família e respectiva proveniência (locais em que viviam). Surpreendeu-me também o seu sentido de humor apurado quando conta as histórias dos familiares.

Obrigada,

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213006 | aeiou2 | 11 nov 2008 13:01 | Em resposta a: #213003

Cara Maria Maçãs,

Talvez seja a venda de muitos dos livros que sobraram das várias edições e que estavam na casa de Lisboa, na Av 24 de Julho.Julgo que poucos vendeu.

A Delmira era uma pessoa muito "especial".
Não dá para descrever só mesmo ter tido contacto com ela em vários contextos e ver como vivia.
Depois digo mais alguma coisa.

O Testamento deu brado em Portalegre e julgo que também em algumas pessoas que julgavam herdar.

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213011 | MMacas | 11 nov 2008 15:40 | Em resposta a: #213006

Cara Senhora,

"Talvez seja a venda de muitos dos livros que sobraram das várias edições e que estavam na casa de Lisboa, na Av 24 de Julho.Julgo que poucos vendeu."

É pena se for só isso, mas de qualquer forma também isso me interessa, pois não tenho nenhum exemplar. Pedi emprestado para consulta, tirei uns apontamentos e devolvi, bem falta me tem feito...

"A Delmira era uma pessoa muito "especial".
Não dá para descrever só mesmo ter tido contacto com ela em vários contextos e ver como vivia.
Depois digo mais alguma coisa."

Interessante... Obrigada pela disponibilidade (se, por algum motivo, desejar contactar directamente por email é maria ponto macas arroba gmail ponto com).

"O Testamento deu brado em Portalegre e julgo que também em algumas pessoas que julgavam herdar."

Pois, disso não sei muito, pois sou de Lisboa e embora tenha familiares em Portalegre nunca comentei (nem ouvi comentar) este assunto. Mas, pelos valores mencionados nos jornais acredito que fez polémica.

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213181 | aeiou2 | 13 nov 2008 17:22 | Em resposta a: #213011

Cara Maria e mais interessados,

Há uma livraria on line que tem os livros de Genealogia da Drª Delmira Maçãs à venda, é a ACVL.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#213209 | MMacas | 13 nov 2008 22:02 | Em resposta a: #213181

Cara Maria,

Agradeço a sua informação (e toda a sua atenção), mas eu já tinha encontrado essa livraria há algum tempo. Acontece que se fizermos uma busca no google "ACVL queixas" surgem algumas graves, que mesmo não sabendo se são ou não verdadeiras, nunca arrisquei a encomendar os livros.

De qualquer forma obrigada,

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#267935 | GT | 04 jan 2011 09:56 | Em resposta a: #213011

Boa tarde,

O meu nome é Gonçalo Tavares e sou neto de um primo direito, pela parte da mãe, da Dra Delmira.
Ao longo dos últimos anos a Dra. Delmira ofereceu-nos exemplares das saus publicações, sei que pelo menos um deles tem a árvore geneológica, da parte da mãe e da parte do pai.

Pesnoq ue será isso que pretende.

Cumprimentos,
Gonçalo Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#267946 | aeiou2 | 04 jan 2011 13:18 | Em resposta a: #267935

Caro Gonçalves Tavares,

Privei um pouco com a Delmira.Ela era prima direita por parte do Pai, Maças, de uma prima minha por parte da minha Mãe, Maria Alice Maças do Vale.

Fui à cerimónia de apresentação das obras que a Delmira deixou por editar .São só 18 volumes,mas não de genealogia,mas sim de pensamentos , diário, etc
Foram oferecidos a todas as pessoas presentes na Missa e elogio à Delmira.

Dos livros de genealogia que ela escreveu tenho todos,menos o pequeno Escondidos no Folhedo,ou nome parecido e julgo que é nesse que está uma àrvore genealógica com a Famíla Vale e a Família Maçãs, que até fui eu que fiz, bem como a correcção das provas.
Não sei onde o meti, mas lembro-me de que a àrvore genealógica estava solta e também não a encontro

Esse a Maria Maçãs tem,mas não tem os outros.Não sei se a M Maçãs ainda vem a este Fórum mas vou contactá-la para saber dela.


Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#267956 | aeiou2 | 04 jan 2011 15:57 | Em resposta a: #267935

Boa tarde,

Fiquei curiosa e fui consultar o meu ficheiro e não o localizo, é Mendes ou Garraio o seu ascendente? A Mãe da Delmira não tinha irmãos.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#268392 | GT | 11 jan 2011 16:24 | Em resposta a: #267956

Boa tarde,

Sou descendente da parte Garraio, bisneto de José d´Albuquerque Guerra, trisneto de Amélia Garraio.
Já agora a titulo de curiosidade, sempre criaram a Fundação Delmira Maçãs em Portalegre?Pelo que li nas noticias havia um problema com dois testamentos.

Cumprimentos,
Gonçalo Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#268394 | aeiou2 | 11 jan 2011 16:44 | Em resposta a: #268392

Não, porque a Delmira tinha um testamento anterior e esse registado em que deixava tudo à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e o Testamento mais recente -Fundação não foi registado

Cumprimentos
MJOOM

Resposta

Link directo:

RE: Delmira Maçãs - Herança

#333236 | GT | 01 ago 2013 16:23 | Em resposta a: #268394

Boa tarde,

Sei que a SCML ficou com o legado, mas não fizeram nada do Palacete onde habitava em Portalegre? Avançar por ex. com a ideia da Fundação que aparentemente seria a última vontade de Delmira Maçãs, li algures que haveria um Médico(familiar) que iria contestar o testamento....Tenho algumas fotografias que localizei da Delmira Maçãs aquando da sua visita ao Porto para nos conhecer, não sei se algum familiar, eventualmente, gostaria de cópias.

Cumprimentos,
Gonçalo Tavares

Resposta

Link directo:

Delmira Maçãs - Herança

#409651 | managoncas | 14 nov 2018 10:42 | Em resposta a: #212991

A Dra Delmira Maçãs era professora na Escola Ferreira Borges, já bastante velhinha para ter um horário tão exigente. Daí a escola ter pedido ao Ministério da Educação uma professora de Francês para lhe reduzir o horário, que era de facto horrível, e eu fui colocada nesse lugar. Recebeu-me muito bem, aceitando perfeitamente esta substituição por uma miúda (eu teria uns 22 ou 23 anos) com muito pouca experiência de ensino em turmas (desde os 16 que dava explicações de Francês, Inglês e Português). Hoje, falando por acaso com uma antiga aluna da Escola Ferreira Borges veio-me à memória esta senhora de que eu sabia tão pouco e cujo horário na escola, nesse ano, me deixou indignada (aulas de manhã, à tarde e à noite para qualquer professor era violento, mas para uma senhora já de uma certa idade era uma tortura).
O meu comentário vem a propósito apenas para acrescentar que era uma pessoa muito simples, discreta na sua postura e foi muito afável para uma professora novinha, sem experiência.

Maria Castelo-Branco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen