Brito Freire-Almeida/Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Brito Freire-Almeida/Guarda

#213039 | ffarrajota | 11 nov 2008 21:58

Alguém tem os filhos de Fernando Brito Freire e Maria da Fonseca da Cunha e os filhos do capitão de infantaria Diogo de Brito Freire, de Almeida.
Agradeço informação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Brito Freire-Almeida/Guarda

#213045 | E. Osório | 11 nov 2008 23:03 | Em resposta a: #213039

Cara Fernanda,

Respondendo ao seu pedido, tenho o seguinte:

1 - FERNANDO DE BRITO FREIRE, n. cerca de 1560, casou com MARIA DA FONSECA DA CUNHA. Viveram em Almeida e tiveram:

2 Diogo de Brito Freire, que segue.
2 Revº Dr. Manuel de Brito Freire, bacharel em Cânones em 1638, formado no mesmo ano (AUC – reg. exames UC), prior do Seixo.

2 DIOGO DE BRITO FREIRE, n. cerca de 1600, capitão de Infantaria, casou duas vezes, a primeira vez com GUIOMAR DE NORONHA (1), casando novamente com MADALENA DE ALMEIDA (2). Tiveram:

3(1) Inês de Noronha
3(2) Diogo de Brito Freire, que segue.
3(2) António de Brito Freire, que f. na guerra.
3(2) Isabel de Almeida, que casou com F…, e tiveram Francisco de Andrade Freire, que casou com Rosa de Vilhena, sem geração.

3 DIOGO DE BRITO FREIRE, b. no Seixo da Beira a 06-08-1645, foi capitão de Infantaria, mestre-de-campo e governador de Castelo Rodrigo, f. preso no aljube de Coimbra tendo-se-lhe feito ofícios fúnebres em Seia a 22-10-1698. Casou em Seia a 15-01-1668 com MARIA OSÓRIO DE ALARCÃO, com geração nas minhas "Raízes da Beira", que conhece.

Tenho alguma ascendência de Fernando de Brito Freire nº 1, que tenho andado a coleccionar para uma eventual publicação de famílias da Guarda.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Brito Freire-Almeida/Guarda

#213055 | ffarrajota | 12 nov 2008 01:22 | Em resposta a: #213045

Olá, boa noite:
Agradeço a rápida resposta. Pois foi a consultar Raízes da Beira que me lembrei de perguntar pelos filhos do Fernando e do Diogo porque tenho um antepassado o Caetano de Brito Freire cc.Inês Rodrigues, de Almeida cuja filha Francisca de Brito Freire cc. Manuel Teixeira, em S.Romão e têm uma filha a Maria nasc.1/9/1700, dentro da mesma época dos citados. Pensei que poderia aparecer alguém a indicar mais um filho de nome Caetano. Nunca encontrei o casamento, penso que terá sido em Almeida, ainda não requisitei o microfilme.
Aproveito para lhe pedir todas as erratas que me tem enviado e por falta de tempo nunca guardei nem imprimi, entretanto tive um problema com o meu velho computador e perdi vários dados.
Bem haja também pela excelente ajuda que me tem dado com Raízes da Beira, pois todas as vezes que o consulto vou encontrando mais uns avós. Estava agora precisamente a consultá-lo e ainda não me tinha apercebido dos meus antepassados Brandões, de Midões. Espero que na nova publicação tenha a mesma sorte.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Brito Freire-Almeida/Guarda

#217875 | isabelveigacabral | 09 jan 2009 13:31 | Em resposta a: #213045

Caro Confrade Eduardo Osório

Encontrei por acaso esta informação e gostaria de saber se me pode ajudar a esclarecer quais os ascendentes de um ramo da minha família a saber:

1 - ANTÓNIO DE BRITO FREIRE DE GUSMÃO- FILHO de José Joaquim de Freitas(Sedielos) e de D. ANTÓNIA DE BRITO FREIRE de Gusmão (Samudães), casou em 14/9/1839 na Capela de .N.Sª das Boas Novas, Quinta da Sella (Cambres) com D. Ana Adelaide Carolina e Brito ou D.Ana Carolina Adelaide?que faleceu em 22/07/1854 em Samudães (Lamego) ;foram testemunhas P.e Luís da Fonseca -Burganheira de Cambres FILHA de José de Carvalho N - S. Martinho de Chãs- Armamar e de D . Gertrudes Pinto de Carvalho(da Silva) que F – 23/06/1857 com 90 anos em Samudães - Lamego.
2 - Teve 4 FILHOS em Cimo de Vila ( samudães):
1º – FRANCISCO DE BRITO FREIRE DE GUSMÃO – N- 11/10/1842 -foram
Testemunhas de baptismo
Ayres Cardoso Coutinho de Abreu da Gama; D. Francisco Ant.º de
Carvalho-Capitão do Exército; Francisco António de Azeredo Teixeira de
Carvalho. PADRINHOS - Condessa de Samudães, D. M.ª do Carmo
Teixeira de Aguilar e o seu FILHO Visconde de Samudães. Foi
Tabelião em Lamego
2º - Maria (Augusta) – N- 16/04/1844 Testemunhas – Bernardo Antº de
Carvalho (irmão do 1º conde)..? M.L de Figueiredo;PADRINHOS -
José ...Pinto Lagos (Angores); D. M.ª Augusta ( Samudães)
3º - Adelaide Sofia – N –18/2/1849 - casou a 2ª vez na Teixeira ( Baião)
4 º - Maria (Henriqueta)– N. 14/03/1852- Testemunhas – Bernardino
Roiz – José Ribeiro; PADRINHOS M.L Fer.ª de Sousa Lacerda e filha,
D. Mª Henriqueta

Não sei quais as origens de Francisco de Brito Freire de Gusmão nem da sua mulher D. Antónia também ela de sobrenome Brito Freire, pois não encontro nada de esclarecedor nos registos paroquiais de Lamego ou de Sedielos.
Quanto ao 1º filho de ambos, Francisco, também dele nada mais consegui saber a não ser que foi padrinho de um sobrinho na Teixeira em 1887.

Grata pela atenção

e-mail - isabelveigacabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Brito Freire-Almeida/Guarda

#218167 | E. Osório | 12 jan 2009 09:40 | Em resposta a: #217875

Cara Isabel Cabral,

Os Brito Freire que conheço são de Almeida, com um ramo que foi para Seia no sec. XVIII. Não tenho mais elementos. Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 12:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen