2ª incursão monárquica

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Eventos

2ª incursão monárquica

#213049 | Maria Botelho | 11 nov 2008 23:18

Meus tios, João Frazão Soares Barbosa e José de Aguiar Pereira Frazão participaram na 2ª Incursão Monárquica, tendo meu tio João falecido em combate e o meu tio José sobrevivido, mas tendo que se exilar no Brasil.
Alguém me poderá dar alguma informação sobre quem teriam sido os seus companheiros de luta? Desde já mto obgda.

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213132 | JCALD | 13 nov 2008 00:56 | Em resposta a: #213049

Cara Maria Botelho:

Creio que o livro de Joaquim Leitão «Em Marcha para a 2.ª Incursão», ed. do autor, Porto, 1915, VIII volume da série «Uma Época», responderá às suas perguntas.
Na página 130, encontra-se o retrato de seu Tio João Frazão Soares Barbosa e a descrição da sua valorosa acção no assalto a Valença, onde perdeu a vida.
O livro descreve pormenorizamente essa incursão e é ilustrado com mapas, locais e muitas fotografias de participantes e de alguns locais.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213149 | chartri | 13 nov 2008 12:07 | Em resposta a: #213049

Cara Maria Botelho

Os dois nomes que menciona chamaram a minha atenção para o facto de ter na minha família alguns Frazão de Aguiar e Soares Barbosa.
Todos proveem do casamento de um lente de Coimbra (medecina) Aureliano Pereira Frazão de Aguiar que se casa com uma minha tia quartro avó Joana Eufrásia Ceia Fortes. (ver em : www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt)

Sera que "isto pega" com os seus?

Cumprimentos
Ricardo Chaters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213188 | Maria Botelho | 13 nov 2008 19:31 | Em resposta a: #213132

Mto e mto obrigada pela sua ajuda. Vou tentar encontrar o livro, porque embora não tenha podido conhecer o meu tio, ouvi tanto falar nele na minha infância e foi tão grande o desgosto dos meus avós, pai e tios com a sua morte, que nunca o esqueci.
Mais uma vez obgda.
M. Teresa Botelho Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213189 | Maria Botelho | 13 nov 2008 19:35 | Em resposta a: #213149

Eng. Ricardo Charters
Efectivamente, nós somos primos mto afastados já que Joana Tomásia de Ceia Fortes e o Dr. Fernado Luís Soares Barbosa foram os meus 4º avós e creio que tb os seus.
Mto obgda pela sua mensagem.
M. Teresa Botelho Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213190 | chartri | 13 nov 2008 19:52 | Em resposta a: #213189

Cara Maria Teresa Botelho

Fico satisfeito por ter descoberto mais uma prima. A Joana Tomásia de Ceia Fortes é a minha 5ª avó. Sua filha Ana Barbara Soares Barbosa foi casada com o Ten Cor William Charters. Mas o marido dela seria o Dr Luis Soares Barbosa (não lhe conheço o nome de Francisco) com vários irmãos ilustres.

Mas saberá mais datas e informações sobre a data de nascimentos etc dos outros filhos do casal , como a Maria Violante, a Joana Eufrasia, o Jerónimo e a Violante?

Por outro lado não consigo saber qual o nome da mae da Joana Tomásia. O pai era o Dr Manuel Matos, mas a mae era Ceia e ligada aos Pinto do Rego Ceia e naturalmente ao Barão de Porto de Mós (comprei recentemente o retrato dele a óleo, em que está vestido com o habito de par do reino)

Se souber mais do que eu tenho na minha página (ou no livro que recentemente publiquei) diga-me por favor
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: A Monarquia do Norte, 2 volumes, do Rocha Martins, é uma publicação interessante sobre este tema.

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213192 | Maria Botelho | 13 nov 2008 20:10 | Em resposta a: #213190

Infelizmente, não sei nada que o possa ajudar, porque a maior parte da informação que tenho obtive-a através da sua pesquisa, do seu livro e de trocas de mails com o meu primo Zé Frazão. Meu pai e meu tio Dr.José de Aguiar Pereira Frazão, ambos já falecidos, fizeram há muitos anos atrás pesquisa na Torre de Tombo, mas não creio que tivessem obtido mais dados do que aqueles que já possui.
Pelo testamento do meu bisavô, Dr. António de Aguiar Pereira Frazão Soares, que se encontra em minha posse, verifiquei que o seu avô se chamava Fernando Luís Soares Barbosa, casado com Joana Tomásia de Ceia Fortes, mas tb não sei o nome da mãe de Joana Tomásia.
Quanto à data de nascimento de Joaquina Benedita Eufrázia de Ceia Fortes( nome conforme testamento do meu bisavô), não a sei. Tenho alguns documentos que se encontravam na posse de meu pai, mas são coisas que dizem respeito a meu bisavô e que, portanto, não lhe devem interessar.
Contudo, se vier a saber alguma coisa, com todo o prazer lhe transmitirei.
Cumprimentos
Teresa Botelho Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213194 | chartri | 13 nov 2008 20:31 | Em resposta a: #213192

Cara Teresa Botelho Frazão

Muito obrigado. Mas já agora lhe digo que do lado da mãe da Joana Tomásia consigo chegar aos nossos 11 avós. Está tudo na minha página !

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213200 | Maria Botelho | 13 nov 2008 20:57 | Em resposta a: #213194

Caro primo
Já sei disso porque o João Trigueiros é meu colega e passou-me essa informação.Muito obrigada.
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213202 | chartri | 13 nov 2008 21:14 | Em resposta a: #213200

Como o mundo é pequeno
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213304 | Maria Botelho | 15 nov 2008 11:58 | Em resposta a: #213132

Caro José Caldeira
Julgo que não será fácil encontrar o livro que me sugeriu: "Em marcha para a 2ª incursão", visto ser uma edição bastante antiga, do autor. Já agora tem alguma ideia onde deva procurar? Vivo em Lisboa, Campo de Ourique, e há aqui um alfarrabista onde tenciono ir ainda hoje.
Que outra sugestão me dá?
Dd já muito obgda por qq informação.
Teresa Botelho Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213318 | paradela | 15 nov 2008 19:00 | Em resposta a: #213304

Cara Teresa Frazão,
Pelo que apurei, o livro que procura faz parte dos títulos da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa. Por isso, visto que vive aí na Capital, não lhe será difícil tentar. Boa sorte.
Sempre ao dispor,
José Cardoso.

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213338 | JCALD | 16 nov 2008 01:47 | Em resposta a: #213304

Cara Teresa Botelho Frazão:

O meu exemplar comprei-o ainda por abrir na Feira do Livro de Lisboa de 1977. Na altura, era comercializado na barraca da Parceria de António Maria Pereira. Quando essa livraria acabou, algum alfarrabista deve ter ficado com o espólio. Mas, já passaram tantos anos...
Uma biblioteca é uma solução. Acho, porém, que seria melhor tentar encontrar um exemplar num alfarrabista, pois o livro foi escrito por um jornalista que viveu o ambiente das incursões e descreve-o com paixão. Talvez num daqueles alfarrabistas especializados nos assuntos de que tratamos aqui no forum.
Se não conseguir, posso tentar digitalizar as páginas que referem o seu tio e enviá-las por correio electrónico.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213360 | chartri | 16 nov 2008 17:42 | Em resposta a: #213304

cara Teresa Botelho Frazão

Averiguei que pode encontrar um volume para leitura na Biblioteca Nacional

Em marcha para a 2a incursão / Joaquim Leitão
AUTOR(ES): Leitão, Joaquim, 1875-1956
PUBLICAÇÃO: Porto : J. Leitäo, 1916
DESCR. FÍSICA: 1 v. ; 19 cm

com a cota : H.G. 18658 P.
Cumprimentos
ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213361 | Maria Botelho | 16 nov 2008 17:47 | Em resposta a: #213338

Caro José Caldeira
Ontem procurei no alfarrabista de Campo de Ourique, mas não havia. Já procurei tb em algumas livrarias, mas nada. Vi ontem o site da Biblioteca Nacional e têm várias obras de Joaquim Leitão(não conhecia, confesso a minha ignorância), conquanto nenhuma delas tenha o título exactamente igual ao que me indicou. Na 5ªfeira tenciono lá ir ver se alguma delas se debruça sobre o que me interessa. Caso contrário, vou aceitar a sua simpática oferta de me digitalizar as pág. referentes ao meu tio.
Muito obrigada pela sua disponibilidade e gentileza.
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213362 | Maria Botelho | 16 nov 2008 18:12 | Em resposta a: #213360

Caro primo
Mto obgda pela sua ajuda.
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213363 | chartri | 16 nov 2008 18:24 | Em resposta a: #213362

Cara prima´
sempre as ordens
Ja esteve a ver, na internet, se encontrava o livro a venda no ABB books, mas não existe
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: 2ª incursão monárquica

#213364 | Maria Botelho | 16 nov 2008 18:31 | Em resposta a: #213363

Agradeço imenso a atenção que têm tido comigo. Eu que sou uma novata nestes assuntos, já aprendi algumas coisas com a vossa ajuda.
Mais uma vez mto obgda.
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

Os Frazão Aguiar

#214308 | chartri | 28 nov 2008 23:26 | Em resposta a: #213192

Cara Teresa Botelho

Encontrei na paróquia de Almedina (Coimbra) onde o Dr Nicolau Soares Barbosa tinha um oratório na igreja e vivia na Quinta de Monte Arroio, foi padrinho de casamento do Prof Aureliano Pereir Frazão de Aguiar e de Joana Eufrasia Ceia Fortes, a 30Agosto 1821.

Depois verifiquei que tiveram os seguintes filhos:
Jerónima Benedita - 24Jun 1822
António - 11 Jun 1824
Antero - 25 Jul 1825
Agostinho - 5 Set 1826 e f. 3 Jun 1827
Agostinho - 12 Out 1827
Aires - 23 Maio de 1829 f. no mesmo dia
Alvaro 29 Agosto 1830 f. 28 Out 1832
Alvaro 26 Nov 1832

Não procurei a data de falecimento do Aureliano ou da Joaquina Eufrasia, mas você poderá fazê-lo se for ver: http://193.137.201.197/pesquisa/default.aspx?page=regShow&searchMode=bs&ID=32816
(note que o padre escreve muito bem e os registos estão muito legiveis)
Descobri, ainda, que o Nicolau Soares Barbosa morreu na sua Quinta de Monte Arroio a 28 Dez 1833 e foi enterrado no dia seguinte.
Que me diz a isto tudo?

Agora é consigo o resto das pesquisas
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Frazão Aguiar

#214338 | Maria Botelho | 29 nov 2008 17:06 | Em resposta a: #214308

Caro primo
Pois o que lhe digo é que me deu informações mto interessantes e que mto lhe agradeço. Estou a compilar tudo o que tenho conseguido obter, para um dia em que esteja mais livre de obrigações me poder dedicar a fundo a estas pesquisas, para deixar para os meus netos a história da sua família.
Ah, já agora e como eu sei que percebe muito deste assunto(eu não, infelizmente), pedi uma busca referente aos anos 30 no cemitério da Ajuda onde meu avô foi sepultado, para tentar descobrir a data do seu falecimento e mais alguns dados, por exemplo, onde nasceu e quando. Creio ter sido na Quinta da Barbosa, mas nada mais sei. Quando conseguir descobrir isto, vou tentar saber se seus irmãos Liberato e Jerónima terão deixado descendência.
Se me puder dar algumas "dicas" para eu tentar saber algo mais sobre o meu avô, ficar-lhe-ia muito grata.
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Os Frazão Aguiar

#214367 | chartri | 29 nov 2008 22:11 | Em resposta a: #214338

Cara Prima
Eu começaria por pedir um registo de baptismo do seu pai. Nesse registo terá a indicação de quem eram os pais (os seus avós) e avós maternos e paternos (os seus bisavós), e,... a freguesia deles.
Com a indicação das freguesias poderá ver se encontra os registos de baptismos deles.
Com os registos de casamento tambem conseguira informação.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Frazão Aguiar

#214408 | Maria Botelho | 30 nov 2008 20:11 | Em resposta a: #214367

Caro primo
Mais uma vez mto obrigada pela sua ajuda. Meu pai nasceu na quinta de S. Domingos, na aldeia de Vinha da Rainha, concelho de Soure(Coimbra). Foi baptizado, tal como seus irmãos, na Igreja da Vinha da Rainha(neste momento não tem pároco). Onde estarão esses arquivos? No Arquivo Distrital de Coimbra?
Peço desculpa por estar sempre com perguntas!
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Os Frazão Aguiar

#214412 | chartri | 30 nov 2008 20:48 | Em resposta a: #214408

Cara Tersa Frazão
Peça na Conservatória dos Registos Centrais pois:

"Quem é que pode pedir certidões do registo civil
As certidões extraídas dos registos constantes dos livros do registo civil podem ser pedidas por qualquer pessoa, com excepção de:
* Dos assentos de filhos adoptivos só podem ser passadas certidões de cópia integral ou fotocópias a pedido das pessoas a quem o registo respeita, descendentes ou herdeiros e ascendentes, quanto a estes, sem prejuízo do disposto no artigo 1985º do Código Civil, sobre o segredo da identidade:

- " 1. A identidade do adoptante não pode ser revelada aos pais naturais do adoptado, salvo se aquele declarar expressamente que não se opõe a essa revelação. 2. Os pais naturais do adoptado podem opor-se, mediante declaração expressa, a que a sua identidade seja revelada ao adoptante".

* Em pendência do processo de adopção, após a sua decretação ou, em qualquer caso, desde que recebida, na conservatória respectiva, a comunicação relativa à confiança judicial ou administrativa do menor, as certidões do assento de nascimento que a este respeitem devem ser passadas em conformidade com o disposto no artigo 1985º do Código Civil e com a decisão proferida, em processo próprio, sobre o segredo de identidade.


* Dos assentos de perfilhação que devam considerar-se secretos só pode ser passada certidão para efeito de instrução do processo de publicações para casamento ou de acção de alimentos, nas condições previstas na lei civil.


Vá por exemplo a : http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true ou desloque-se a av Fontes Pereira de Melo, nos serviços centrais onde pode pedir uma certidão

Cumprimentos
ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Os Frazão Aguiar

#214413 | Maria Botelho | 30 nov 2008 20:52 | Em resposta a: #214412

Mto obgda, lá irei.
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 05:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen