Hospital Real de Castelo (Lisboa) Santa Cruz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões | Formação

Hospital Real de Castelo (Lisboa) Santa Cruz

#213458 | san1 | 17 nov 2008 22:52

Bom dia,

Pesquisando em Sepins (Cantanhede, Coimbra), encontrei uma antepassada « enjeitada no hospital [Real ?] de Castello» em Lisboa. Foi baptisada na freguesia de Santa [?] da dita cidade. Tudo foi constado por certidão pelo Prior João Monteiro, prior da Igreja de Santa Cruz do dito Castello. Encontrei onde se situa Castelo, mas tenho duvidas :

- Não consigo bem ler em que freguesia ela foi baptisada, não parece ser Santa Cruz, mas é de certeza « Santa », é mais parecido com Santa Justa, mas não tenho a certeza. Alias, algém enjeitado na freguesia de Castelo, pode ter sido baptisado numa outra freguesia ?
- Ela deve ter nascido por volta de 1720-40, existia algum hospital que recolhia os enjeitados na freguesia de Castelo nessa época ? E como pesquisar là ?
- O assento começa dizendo que « Catherina foi recebida matrimonialmente como dit[o] no hospital real de Castello » : é possivél ? faziam casamentos nesses hospitais ou quer dizer que existe là algum registro que consta o casamento de Catherina ?

Se alguém tiver pistas para mim serei-lhe imensamente grata



Aproveito para renovar um pedido também em Lisboa :

Se alguém deparar com o assento de batismo de Antonia Tomazia Soares, nascida por volta de 1710-1725 em Nossa Senhora dos Martires (ou S. Paulo do Bairro Alto de Lisboa), filha de Lourenço Soares (Quinta das Casas, Castelo de ¨Penalva, Viseu) e Anna Jorge da Fonseca (Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, Coimbra).
Antonia talvez tenha também casado em Lisboa com José de Almeida de Carvalho (Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu), antes de 1745 (nasc de uma filha em Castelo de Penalva).
São os unicos indices que tenho para encontrar os antepassados de Antonia…


Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Hospital Real de Castelo (Lisboa) Santa Cruz

#213472 | aeiou2 | 18 nov 2008 06:09 | Em resposta a: #213458

Cara Sandra Carvalho,

A freguesia do Castelo em Lisboa tem como padroeira a Santa Cruz, e o Hospital seria Militar.

Julgo que é uma das freguesias que já está on line, embora eu tenha já pesquisado em microfilme e não encontrei o que já tinha visto em livro, na altura, em on line.
Os livros estão na Torre de Tombo em Lisboa.

Nossa Senhora dos Mártires é uma das freguesias mais antigas de Lisboa, e também existem livros na Torre do Tombo, sendo muitos assentos da época do terramoto sido transcritos.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Hospital Real de Castelo (Lisboa) Santa Cruz

#213554 | san1 | 19 nov 2008 11:55 | Em resposta a: #213472

Bom dia,
Obrigada pela sua intervenção.
Fui ver o site on line que você indicou sobre a freguesia de Castelo, mas não encontrei nada. Ha varias « Catarinas ? » mas sem nenhuma outra informação. E pena não poder ver os assentos como estão a fazer para o Distrito de Coimbra…

Mais uma vez obrigada
Cumprimentos

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

Hospital Real de Castelo (Lisboa) Santa Cruz

#429345 | Sarilho1 | 03 dez 2020 16:17 | Em resposta a: #213458

Boa tarde,
Não sei se será informação nova ou relevante para si, mas dada a Antonia Thomazia ser uma antepassada direta minha, encontrei outros filhos em Castelo de Penalva sendo estes: Anna (n. 1745), Melchior (n. 1749), Antonio (n. 1752), Lourenço (n. 1761) e Bernarda Joaquina (n. 1763); assim como o registo de óbito datado de 1774 mencionando mais um filho por nome de Jose de Almeida.

Se não for de demais incómodo, pedia-lhe que, caso obtenha alguma informação sobre o baptismo de Antonia Thomazia, que partilha-se.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen