Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas | Famílias

Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#213504 | pmcoimbra | 18 nov 2008 16:49

Saudações a todos,

Lanço este tópico na esperança de que haja algum participante de Ponte de Lima, ou conhecedor desta freguesia de Santa Maria de Sá, que me saiba dizer se estas duas Quintas/Casas ainda existem ou não e, eventualmente, me possa dispensar mais alguns dados sobre os seus antigos proprietários e as casas em si. São elas:

1- A Quinta/Casa da Cruz da Pedra, que em meados do século XIX pertencia a José Botelho Ferreira e sua mulher D. Ana Cândida de Amorim Carneiro Felgueiras Negrão.

2- A Quinta/Casa da Fonte da Ínsua (julgo ser este o nome correcto), que na mesma época pertencia a José Narciso de Sousa Guerreiro e sua mulher D. Mariana Joaquina Ferreira Botelho. Esta D. Mariana Joaquina era da Casa da Cruz da Pedra.

Julgo até que estas duas casas seriam vizinhas, mas como não conheço Santa Maria de Sá, não pude ainda confirmar. De qualquer modo aqui fica o pedido e os agradecimentos antecipados por qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#214329 | pmcoimbra | 29 nov 2008 14:47 | Em resposta a: #213504

Renovação do pedido de 18.11.2008.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#232444 | MFrancisca | 22 jun 2009 14:45 | Em resposta a: #213504

Caro Pedro Morais Coimbra,

Peço desculpa pelo meu atrevimento,mas gostaria de saber de onde vem o seu Morais.
O meu pai também é Morais, mas de Ponte de Lima. Havia um irmão da minha avó (Eduardo Morais) em Viana do Castelo.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#232467 | pmcoimbra | 22 jun 2009 18:44 | Em resposta a: #232444

Cara Francisca,

Não tem nada que se desculpar, não considero que seja atrevimento e é perfeitamente natural comparar origens quando há apelidos comuns.
O meu Morais também vem do Minho, de Vila Nova de Cerveira, mas apenas desde há cinco gerações, e a partir daí já não lhe posso dizer, pois os dados que tenho não são certos. O meu trisavô, António José de Morais, segundo uns documentos era natural de Moimenta de Vinhais, segundo outros era natural de Moimenta da Beira. Ainda não consegui clarificar este mistério. Segundo apurei, ele foi transferido para Vila Nova de Cerveira depois de ter servido na Alfândega de Viana do Castelo, casou e teve descendência em Cerveira. Temos ainda uns primos em Braga, há umas três gerações, mas destes meus Morais somos poucos, e segundo sei, nenhum em Viana ou Ponte de Lima...

Ao dispor e com os melhores cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#313697 | jrcerqueira | 15 set 2012 17:15 | Em resposta a: #214329

Caro confrade,

Satisfazendo a sua questão informo-o que a "quinta da Cruz da Pedra "em Sá ainda existe e a Casa da "Fonte da Ínsua também, no entanto por morte a "Senhora D. Mariana Joaquina Ferreira Botelho, esta bem como outros bens imóveis foram deixados aos empregados isto relativamente à Quinta /Casa da fonte da Ínsua, vou tentar descobrir no Arquivo Distrital de Viana os Testamentos!

Com os melhores cumprimentos

João R Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#313804 | pmcoimbra | 17 set 2012 18:11 | Em resposta a: #313697

Caro João Cerqueira,

Agradeço a sua ajuda e os dados que revelou. Tenho muito poucas informações sobre estes meus antepassados, tenho ideia que não tinham deixado descendentes, mas ainda sem confirmação. Eles apenas aparecem em dois documentos de venda ao meu trisavô, que tenho em meu poder. O meu trisavô era sobrinho deles, pois José Narciso de Sousa Guerreiro era irmão da sua mãe. Quanto ao resto, nada mais. Pelo que diz, deixando D. Mariana Joaquina os seus bens aos empregados parece-se confirmar que não tiveram descendência. Vejamos o que as novas pesquisas trazem de novo.

Com os melhores cumprimentos e, de novo, agradecido,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#313806 | jrcerqueira | 17 set 2012 19:25 | Em resposta a: #313804

Caro Pedro Morais Coimbra,

A informação que lhe transmiti da "Senhora D. Mariana"de ter deixado os bens a duas empregadas, foi-me dado acidentalmente por uma minha prima, que me disse qual foi a origem dos bens dos nossos bisavós, segundo ouvia o pai dela dizer, este nasceu em 1903, já é falecido, tentarei confirmar junto do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Se porventura tiver alguns dados cronológicos relativos aos seus antepassados, que me possa facilitar as minhas pesquisas, agradeço-lhe a disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos.
João Rodrigues Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Santa Maria de Sá, Ponte de Lima.

#313807 | pmcoimbra | 17 set 2012 19:36 | Em resposta a: #313806

Caro João Rodrigues Cerqueira,

O meu trisavô nasceu em 1830 e foi já um filho "tardio", pelo que os seus pais e tios terão nascido entre 1790-1800. Isto quanto ao José Narciso de Sousa Guerreiro. Os documentos de que disponho são de 1872, ambos falam de vendas e cedências de propriedades aos sobrinhos, meu trisavô e irmãos, pelo parti do princípio que não teriam filhos. Há ainda dois processos jurídicos, que consultei no Arquivo Distrital do Porto, em que constam o José Narciso e D. Mariana Joaquina, um de 1842 e outro de 1852, mas são apenas processos sobre propriedades, não dizem nada acerca de familiares ou descendentes. E destes antepassados não tenho mais nada, apesar de muito procurar não encontrei ainda documentos no Arquivo de Viana.

Com os meus cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen