Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#213587 | FaEscorse | 19 nov 2008 19:32

Caros Genealogistas,

Estou tentnado localizar nossa família e um pouco desta história. Porém estou tendo muita dificuldade, pois parece-me que houve alteração no sobrenome de nossa família. No Brasil encontramos os seguintes sobrenomes: "ESCORSE" e "ESCORCE". Abaixo da 1ª Parte o filho Manuel (7anos) é nosso avô Paterno, infelizmente já falecido.

Seguem informações localizadas, no Banco de Dados do Arquivo Regional da Madeira:

1ª Parte
António Joaquim Escórcio (marido), Carolina Maria de Freitas (mulher) e seus filhos: Maria (16 anos), José (13 anos), Albina (12 anos), João (9 anos), Manuel (7 anos), Antonio (5 anos) e Rosa (1 ano)

* Estes embarcaram para o Brasil

Localizei na pesquisa
Cont. da 1ª Parte
- Registro de Casamento (marido e mulher): Paróquia Porto da Cruz – Ano 1.894 – Livro 8702 A – Folha 11
- Registro de Passaporte(marido e mulher): Paróquia Porto da Cruz-RAM – destino Brasil – Ano 1.910 – Caixa 154 – Número do Processo 57 – Passaporte nº 422 – Mês fevereiro


2ª Parte
- Pai do marido: José Joaquim Escórcio
- Mãe do marido: Rosa Maria de Jesus
- Registro de Casamento(pai e mãe do marido): Paróquia Porto da Cruz – Ano 1.863 – Livro 2931 – Folha 14 v.°
- Registro de Processos Judiciais (pai e mãe do marido): Autores os mesmos (José e Rosa) – Réu/Inventariante José Joaquim Escórcio Júnior – Tribunal Juízo de Direito da Comarca de Santa Cruz – Tipologia Autos civis de Inventário obrigatório – Ano início 1.919 – Ano Fim 1.920 – Cx. SCR154 – Nº 1679

* Não consegui obter mais nenhuma informação


3ª Parte
- Pai da mulher: João Francisco de Freitas
- Mãe da mulher: Joana Maria
- Registro de Casamento: Paróquia Porto da Cruz – Ano 1.858 – Livro 770 – Livro 81 v.°


* Não consegui obter mais nenhuma informação

Pesquisando no fórum encontrei alguns ESCÓRCIOS, porém desconfio que não tenham ligação a nossa família.
De qualquer forma ficaria muito agradecida se puderem me ajudar a localizar, nossos ancestrais, descendentes, onde morreram, de onde surgiu o sobrenome, existem familiares vivos, livros publicados que contem a história, etc.
Aguardo a ajuda de qualquer GENEA ou familiar.

Cumprimentos,
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#213615 | felpo | 20 nov 2008 00:46 | Em resposta a: #213587

Escócia, da Escócia, Escórcio. Procure nos arquivos da ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#213672 | FaEscorse | 20 nov 2008 21:56 | Em resposta a: #213615

Caro Felpo,

Antes de mais nada agradeço o seu interesse e por ter me respondido. Antes de abrir um novo fórum, fiz pesquisas no GeneAll, e nos arquivos do Arquivo Regional da Madeira. No GeneAll, já havia localizado a informação acima (Drummonds e Escórcios). Porém acho que não há ligação a nossa família...posso estar enganada. E quanto ao Arquivo Regional da Madeira, consegui localizar alguns documentos, acredito que deve estar recebendo estes documentos dentro de 20 dias.
Gostaria muito de que alguém, pudesse esclarecer as dúvidas que tenho, além das informações enviadas anteriormente.
Existe um motivo muito forte para esta ajuda....entrei na família ESCORSE, aqui no Brasil há alguns anos. E esta me acolheu como filha...Pouco sabemos de nossos parentes. E esta solicitação de ajuda, é uma forma mínima, que tenho de agradecer a acolhida, principalmente ao meu sogro e sogra, que já são idosos. Isso é um presente que quero dar a eles e além disso a dupla cidadania portuguesa.
Mais uma vez REVOGO a AJUDA.

att.,
Fátima Escorse

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#213682 | felpo | 21 nov 2008 01:08 | Em resposta a: #213672

Cara Fátima Escorse,
Apesar do mundo ser enorme, o maior contingente de pessoas que habita actualmente o Brasil é de origem portuguesa. Por isso e porque em Portugal os Drummond, foram chamados de Escórcios, Estou convencido, que o seu apelido é ele também da mesma origem portuguesa. Aliás, já encontrei escrito, em vários documentos, múltiplas variantes destes nomes.
Agora há muito trabalho por fazer.
Quando acedi pela primeira vez a este site, embora soubesse que os apelidos Drummond e Escórcio, faziam parte da minha árvore de costados não sabia, tal como no seu caso, como fazer ligação com o que já constava no GENEALL.
Espero que encontre coragem e disponibilidade para a tarefa que vai ter pela frente
Boa sorte.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#213801 | FaEscorse | 23 nov 2008 02:14 | Em resposta a: #213682

Caro Fernando,
Mais uma vez agradeço o seu interesse pelo meu caso. As informações quanto ao apelido são muito interessantes...por um acaso você poderia me enviar estes documentos? ou onde posso encontrá-los? caso queira o meu email particular te envio.
Pelo que me escreves, você teve grande dificuldade na sua pesquisa. E eu já percebi que terei MUITO trabalho pela frente. Porém não vou desistir. O que me acalenta, é poder contar com pessoas, como você, para que possam me ajudar nesta luta que tenho pela frente. Vou fazer o possível para que eu possa montar a árvore de costados de minha família.
Gostaria de saber se pode me indicar alguém que me ajude nesta pesquisa (webmaster ou genealogista)? Você você mora em Portugal?
Perdoe-me pela quantidade de informações e questionamentos que te peço. Se não puder esclarecê-las, entenderei.

Att.,
Fátima Escorse

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#214155 | felpo | 27 nov 2008 01:13 | Em resposta a: #213801

Cara Fátima Escorse,

Se quer começar a fazer uma pesquisa genealógica o melhor conselho que lhe posso dar, é começar a ler, com muita atenção, tudo o que existe sobre o assunto neste sítio “site”. Com paciência pesquisando todos os lugares, nomeadamente o Índice, Guarda-Mor, o Forum em todas as salas, e a Livraria.

No Índice encontrará muitas hipóteses de ser ajudada, inclusive ajuda profissional.
Espero que não desanime.

Vivo em Portugal, mas não sou genealogista.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#215582 | gregobhte | 15 dez 2008 19:48 | Em resposta a: #214155

Cara Fatima,

Moro em Londres, porem tenho estudo as familias na Madeira por mais de 3 anos. Sou genealogista por profissao.

meu webiste e:

http://teles.tribalpages.com/tribe/browse?userid=teles&view=9&rand=987045167

se tiveres interessada em que faco esse trabalho de busca a sua familia, me escreva em meu email privado: gregobhte1@aol.com

Obrigado,

Leandro Augusto Teles Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#215591 | acota | 15 dez 2008 21:20 | Em resposta a: #215582

Caros participantes

Gostaria que me ajudassem sobre a descendência Ferreira Escórcio nos Açores.

Um ramo desta família passou da Madeira para os Açores no séc. XVI. Afonso Rodrigues Ferreira era filho de João Rodrigues Ferreira, que está no link:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1138127



Outro caso e outra família é o casamento entre Feliciana Augusta de Vilhena ( da ilha Madeira) e Menezes e João José Tavares ( da ilha de São Miguel)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=701732



Se me puderem adiantar mais alguma coisa agradecia.


Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#254672 | jesse ag | 14 mai 2010 02:21 | Em resposta a: #213801

Oi Fatima

O nome do meu avô paterno era Francisco Virgilho Escorcio de Matos. Viveu em Crateus no estado do Ceará. Não tenho o sobrenome Escorcio, porque, ele recebeu esse sobrenome a partir de sua mãe. Minha Bisavo. Não sabemos com muita certeza a origem de nossa família, mas pelas caracteristicas físicas so podemos deduzir que a origem é europeia. Temos apenas a certidão de nascimento de um tio avô. Que, também, tem o mesmo sobrenome. Minha bisavô tinha olho azul e segundo a minha avô materna que conheceu meu avô paterno na juventude, ele era ruivo. Na sua família há pessoas com as mesmas caracteristicas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#254717 | felpo | 15 mai 2010 02:14 | Em resposta a: #254672

Se procurar aqui, em pessoas, há mais de mil com o nome Escórcio naturais ou provenientes da ilha da Madeira.
Penso que foi dado essa alcunha a pessoas de origem escocesa de apelido Drummond.

Resposta

Link directo:

Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#453437 | claudiaelayne | 10 abr 2024 17:16 | Em resposta a: #213587

olá me chamo Claudia e tenho no meu nome escórcio proveniente do meu pai que obteve do seu pai também, como sei que podemos ter algum tipo de vínculo familiar?

Resposta

Link directo:

Familia Escorcio - ascendentes, descentendes, etc

#453442 | Conde | 10 abr 2024 19:16 | Em resposta a: #453437

Como dito acima Escórcio é Drummond. Um clã da Escócia que se crê seja descendente dos Reis da Hungria. Mas há muitas linhas descendente de João Escórcio ou John Drummond. Só vendo qual é a sua.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen