José Maria Sousa Rademaker

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Cargos

José Maria Sousa Rademaker

#213897 | chardon | 24 nov 2008 15:56

Caros confrades,

Encontrei o nome de José Maria Sousa Rademaker aqui no geneall. Segundo o que está publicado é filho de Francisco António Rademaker e D. Francisca de Paula de Sousa (Rosa). Acontece que estes são os mesmos pais de outra criatura (da qual descendo) de seu nome, Maria Inês de Sousa Rosa Rademaker. Não sabia da existência deste irmão até agora. O mais interessante é que também está publicada a ascendência de Francisco António, que de acordo com os meus registos (de Maria inÊs) é filho de pais incógnitos. Pelos vistos na certidão do filho deve vir o pai (avô) de seu nome, José António de Rademaker. Eu sempre desconfiei que fosse este o pai, tudo bate certo, mas faltavam-me os papéis. Este José António de Rademaker era Tesoureiro do Real Erário. Será que alguém sabe quem publicou as informações acerca de José Maria de Sousa Rademaker? Se não, como posso saber?

Agradecido pela atenção,

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Sousa Rademaker

#214002 | Genea_Portugal | 25 nov 2008 17:59 | Em resposta a: #213897

Caro Ricardo Ribeiro Leitão

Foi o Geneall que publicou estas como todas as informações que constam do site.

No caso presente, tem a indicação precisa das fontes de suporte que pode consultar e resultam de investigações nossas.

Aproveitamos a oportunidade para sugerir a leitura deste tópicodo Forum:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=207870&fview=e

Cumprimentos
Geneall

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Sousa Rademaker

#214006 | chardon | 25 nov 2008 18:31 | Em resposta a: #214002

Muito Obrigado pela resposta. Já conhecia o link, até porque trato o João Peixoto de Magalhães por "primo"! Verifiquei as vossas fontes mas é material não editado. Como posso consultá-lo?

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Sousa Rademaker

#214045 | Genea_Portugal | 26 nov 2008 00:58 | Em resposta a: #214006

Os "Índices dos Registos Paroquais de Lisboa - Casamentos", estão editados em Livro até ao volume VII (este último será aliás posto à venda esta semana).

http://www.guardamor.com.pt/index.php?tema_id=87&search=1

Dado, em todo o caso, que se trata de informação recolhida nos assentos paroquiais, sugerimos a consulta deste núcleo no "Apoio à Investigação" que encontra no Espaço Guarda-Mor e para o qual juntamos aqui um link directo.

http://www.geneall.net/P/paroq_search.php

Aí facultamos a informação sobre os assentos que procura: data, freguesia, livro e fólio.

Melhores cumprimentos
Geneall

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Sousa Rademaker

#214046 | chardon | 26 nov 2008 01:44 | Em resposta a: #214045

Muito obrigado pela atenção mas por enquanto não me ajudaram grande coisa. O registo de casamento de Francisco António Rademaker com Francisca de Paula de Sousa Rosa já eu tinha. Acontece que nesse registo vem que este Francisco é filho de pais incógnitos. Claro que a única hipótese é ser filho de José António Rademaker, tesoureiro do real erário, contudo faltam-me as provas. Uma vez que aqui o geneall confirma as minha fundadas suspeitas, suponho que noutras fontes isso venha explicito. Estou a pensar no tal material não publicado. Ora é justamente a esse que gostaria de ter acesso. Segundo as minha suspeitas, baseadas nas testemunhas dos casamentos, nas ligações familiares e na comparação de datas este Francisco será fruto de uma ligação de José António Rademaker (ainda novo) antes do casamento com a Darrigue (falta-me agora o nome próprio da senhora). Tanto assim é, que mesmo o que aqui consta não fala da mãe.

Espero que me possam ajudar.

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Sousa Rademaker

#277982 | MJNFVC | 08 jun 2011 10:54 | Em resposta a: #214046

Descobrir a filiação daqueles que são dados por filhos de pais incógnitos não é fácil.

Por vezes o pai e/ou a mãe perfilhavam-nos por testamento ou por outro meio oficial.

Os registos de testamentos e os registos notariais arquivados na Torre do Tombo poderão ser úteis.

No cemitério dos Prazeres existem jazigos referentes à família Rademaker, e. g., J 567 e J 993, e outros haverá

http://www.aatt.org/site/index.php?op=TomboSearch&nome=rademaker é outro link que pode pesquisar, se é que o não fez já.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 15:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen