Penedono - Registo de Helena Farinha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Penedono - Registo de Helena Farinha

#213928 | helena152 | 24 nov 2008 23:07

A quem me possa ajudar e tenha acesso aos registos de casamento e/ou baptismo de Penedono; procuro o registo de baptismo (cerca de 1864) ou de casamento (cerca de 1888) de HELENA FARINHA, filha de Maria Antónia e Francisco Lopes, casada com JOÃO MANUEL DE CARVALHO em Penedono.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#213950 | jaboo | 25 nov 2008 02:34 | Em resposta a: #213928

Cara Helena,

Tenho muitos antepassados do concelho de Penedono. Tenho nos meus registos de Penedono um casal Francisco Lopes cc Maria Antonia que devem ser os que procura.

Francisco Manuel Lopes, nascido a 23.9.1819 em Penedono (filho de Antonio dos Santos Lopes Lavrador e Catarina Maria da Costa e Aguiar) casado com Maria Antonia, nascida a 3.11.1816 em Penedono (filha de José da Fonseca Teles e Ana Bernardina de Almeida). Foram pais de:
1- Ana Rosa nascida a 21.6.1841
2- José Joaquim nascido a 15.9.1843


De Penedono infelizmente não há baptismos entre 1844 e 1874 (época de nascimento da sua Helena), nem casamentos entre 1846 e 1862. Há casamentos entre 1862 e 1882. Depois de 1882, talvez ainda estejam na Conservatoria de Penedono. Vai ter que pedir.

Se forem esses (Francisco Lopes e Maria Antonia) que procura, diga que eu dou mais ascendência. Seriamos parentes afastados por essa via. Curioso é eu não ter encontrado nenhum "Farinha" na ascendência proxima do Francisco Lopes ou da Maria Antonia.

Se conhecer o nome dos pais do João Manuel de Carvalho diga que eu talvez também possa ajudar por essa via.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#213990 | helenacardoso | 25 nov 2008 16:41 | Em resposta a: #213950

Caro João,
Muito obrigado pela sua resposta. Ainda não consegui confirmar se realmente são as pessoas que procuro. Isto porque apenas possuo o registo de baptismo de Francisco Manuel de Carvalho de 13.01.1887, filho de Helena Farinha e pai incógnito. No entanto, quando os filhos de Francisco Manuel de Carvalho são baptizados, apartir de 1916, têm como avô paterno, João Manuel de Carvalho. Daí a presunção de que o casamento apenas se realizou depois de 1887.
Não consegui encontrar nenhum dado na Conservatória de Penedono, no Registo Civil de Penedono, nem na Câmara Eclesiástica de Lamego.
Já agora, diga-me se tem alguns registos de Vila Seca, anteriores a 1814. Não consigo encontrar nada. Precisava de saber os registos de baptismo de Theresa Barradas casada com António Barradas, no ano aproximado de 1800.

Obrigado.
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214005 | jaboo | 25 nov 2008 18:12 | Em resposta a: #213990

Cara Helena,
é
Se o Francisco Manuel de Carvalho é filho de pai incognito então a Helena Farinha não deve ter casado com o João Manuel de Carvalho. infelizmente parece-me dificil seguir adiante nesse ramo. A não ser que consiga encontrar outros filhos da Helena Farinha com o João Manuel de Carvalho (vai ter que ler registo a registo entre 1882 ate 1900), filhos que tenham sidos reconhecidos pelo João. Nesse caso, o assento de baptismo vai indicar a filiação do João.

Infelizmente existe este hiato nos paroquiais de Penedono que torna as pesquisas mais dificeis. Mas de certo que a sua Helena Farinha era filha dos que indiquei na minha outra mensagem. Por isso, se me quiser indicar o seu e-mail posso mandar-lhe a ascendencia da Helena Farinha. Aqui fica o meu:

joaobraz_2000@yahoo.com


De Vila Seca nada tenho. Mas das outras freguesias do concelho de Penedono tenho muita coisa, em particular de Penela da Beira. Poderei ajudar por ai.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214043 | helenacardoso | 26 nov 2008 00:52 | Em resposta a: #214005

Caro João,

O Francisco Manuel de Carvalho era o meu bisavô, registado como filho de Helena Farinha e Pai incógnito. Mas a minha avó e os seus quatro irmãos foram todos registados como netos de Helena Farinha e João Manuel de Carvalho. No entanto, se puder enviar o que tem para helenacardo@hotmail.com, fico-lhe muito grata.
E de São Romão, Armamar, tem alguns registos? Baptismos de 1815-1820?

Obrigado.

Cumprimentos.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214050 | jaboo | 26 nov 2008 02:23 | Em resposta a: #214043

Cara Helena,

Vou juntar o que tenho e depois mando por e-mail.
Se não for muita maçada pedia-lhe que me desse o seu ramo desde a Helena Farinha até hoje ... Somos parentes afastados e a mim interessam-me tanto os meus antepassados directos como os demais familiares colaterais. Pode enviar para o meu-email se não quiser deixar aqui.

De Armamar também não tenho nada.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214052 | jaboo | 26 nov 2008 02:58 | Em resposta a: #213990

Cara Helena,

Tenho noticia de um Francisco Manuel de Carvalho, nascido c.1820, filho de Francisco Antonio de Carvalho e de Maria Benedicta Nogueira. Tinha casado a 8.1.1842 com Maria Benedicta (ou Maria Antonia), filha de Bernardo Antonio Esteves e de Josefa Luisa. Cronologicamente, podem ter sido os pais do João Manuel de Carvalho, nascido c.1850. O seu Francisco Manuel de Carvalho teria sido então baptizado com o nome do avô paterno...

Uma sugestão so ... há outros ramos "Carvalho" em Penedono e por isso nada é certo.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214101 | helenacardoso | 26 nov 2008 17:49 | Em resposta a: #214050

Caro João,

Vou enviar-lhe para o email o que me pediu.
Consegui a data de casamento de Francisco Manuel de Carvalho com Miquelina Teixeira de Carvalho e já a solicitei ao Arquivo Central do Porto. Deste modo, conseguirei os nomes dos pais de João Manuel de Carvalho.
Depois dou notícias. Quando puder envie-me o email que me falou.
Obrigado.

Cumprimentos,
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214158 | jaboo | 27 nov 2008 03:21 | Em resposta a: #214101

Cara Helena,

Já mandei o documento para o seu e-mail. Como vai ver, mandei 8 geraçoes de antepassados da Helena Farinha. Curioso é eu não ter encontrado o apelido Farinha nos ascendentes proximos (pais, avos, bisavos) da Helena. Talvez lhe venha do lado dos trisavos de Castelo Mendo ou de Sarzeda, freguesias que não estudei pois eu não tenho antepassados de lá.

Eu tenho um mesmo caso na minha familia. A minha avo chamava-se Ana de São José Vidonho, mas o Vidonho não foi usado nem pelos pais dela nem pelos avos. O Videnho veio-lhe duma bisavo Antonia Maria da Fonseca Vidonha. Antigamente, as pessoas iam buscar os apelidos onde queriam ...

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214180 | helenacardoso | 27 nov 2008 14:18 | Em resposta a: #214158

Caro João,

O mais engraçado é que segundo a minha avó, agora com 90 anos, Farinha não era nem nunca foi um apelido de família. Foi escolhido peos pais da minha trisavó por ela ter a pele muito branca quando nasceu!!!
O caso parece complicar-se....

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Penedono - Registo de Helena Farinha

#214200 | jaboo | 27 nov 2008 16:38 | Em resposta a: #214180

Cara Helena,

Então isso de facto explica o facto de não existir o apelido Farinha na ascendência da Helena Farinha.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 14:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen