Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#213929 | helena152 | 24 nov 2008 23:10

Gostaria de trocar algumas impressões com quem tiver antepassados nesta região. Como aceder aos registos de baptismo? Não se encontra nada em Aveiro e Arouca nem responde aos pedidos que são efectuados...

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#213946 | GTSPereira | 25 nov 2008 00:53 | Em resposta a: #213929

Cara confreira Helena152

Tenho antepassados nas regiões que indica, especialmente Alvarenga.
Tenho solicitado ao Arquivo Distrital de Aveiro bem como à Conservatória de Arouca certidões várias e sempre me enviaram o que pedi.

Mas, diga concretamente o que pretende saber, poderei concerteza auxiliá-la em algumas matérias.

Entretanto veja a informação deste outro fórum:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=209462


Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#213992 | helenacardoso | 25 nov 2008 17:00 | Em resposta a: #213946

Caro Pedro,
Muito obrigado pela sua resposta. Gostaria de encontrar alguma informação relativa ao registo de baptismos de
- Joaquim Cardoso, nascido por volta do ano de 1851 e dos seus pais Maria Joaquina e Manuel Cardoso, naturais do Lugar de Baixo, Canelas.
- Maria Rosa, nascida por volta do ano de 1861 e dos seus pais Maria Rosa e Manuel Pereira, naturais do Lugar de Baixo, Canelas.
- Emília Augusta Lopes da Silva, nascida por volta do ano de 1866, em Nespereira, Cinfães e dos seus pais Ana Maria e Bernardino Lopes, naturais do Lugar Trancoso, Alvarenga.
- António Pereira Neves, nascido por volta do ano de 1848 em Noninha, Alvarenga e dos seus pais Joaquina Pereira e José Pereira Neves, naturais do Lugar de Bustelo, Alvarenga.
Em já solicitei estes dados ao Arquivo Distrital de Aveiro e Viseu, mas apenas me foram facultados os registos de casamento de António Pereira Neves e Joaquim Cardoso.

Obrigado.
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214014 | hmrb | 25 nov 2008 19:24 | Em resposta a: #213929

Cara Helena

Eu estou estudando antepassados da zona que procura e curiosamente procuro também antepassados de Manuel da Silva Cardoso – casado – natural de Canelas – residente em Vilarinho freguesia de Canelas. Por acaso as suas pesquisas estão ligadas também a Maria Pereira de Vasconcelos de Cinfães?

Eu estudo os Correias de Noronha e Pereira de Vasconcelos, precisamente nas zonas de Cinfães, Alvarenga - Trancoso, Bustelo e Noninha.

Cumprimentos


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214041 | helenacardoso | 26 nov 2008 00:34 | Em resposta a: #214014

Cara Hermínia,

Para já ainda não encontrei nenhum antepassado com o nome de Maria Pereira de Vasconcelos. Mas, como referi os meus dados ainda são muito poucos, uma vez que através dos Arquivos Distritais não tem sido possível encontrar o que pretendo. No entanto, prometo ficar atenta aos próximos dados que conseguir reunir.
Os antepassados que procuro em Canelas são de Manuel Pereira Cardoso casado com Custódia Rosa e naturais de Lugar de Baixo, Canrelas.
Obrigado.

Cunprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214419 | GTSPereira | 30 nov 2008 22:25 | Em resposta a: #214014

Exmas Confreiras


Na minha base de dados existem

7 Pereira de Vasconcelos:
- António Pereira de Vasconcelos cc Mariana Pinho Tavares, pais de;
- António Pereira de Vasconcellos e Azevedo cc em 19.08.1790 na Capela da Quinta do Paço de Teixeirô com Ludovina Victória Felgueiras Gayo de Vasconcellos, pais de;
- Maria Rita de Vasconcellos Pereira e Azevedo * Arouca, Alvarenga, Lousada c1800 cc Manuel Maria Soares Telles e Tavares * Arouca, Alvarenga, Sobral c1802;
- e outros.

8 Correia de Noronha:
- Alexandre Correia de Noronha * 23.05.1683 cc Ana Cardoso de Sousa, pais de;
- Joana Victória de Noronha e Menezes cc Manuel Mendes de Vasconcelos, pais de Ludovina Victoria Felgueiras Gayo de Vasconcellos (acima);
- e outros.

Se ainda não têm estes nomes provavelmente não terão os restantes pelo que posso vos poderei enviar.


Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214421 | GTSPereira | 30 nov 2008 22:52 | Em resposta a: #213992

Exma Confreira Helena Cardoso

Estive a consultar a minha base de dados e não encontrei nenhum dos nomes a que se refere.

Porém tenho 13 manuscritos, alguns difíceis de ler e outros enormes, por exemplo um é de 07.07.1798, do concelho de Alvarenga, se tiver interesse em os consultar disponha.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214427 | helenacardoso | 01 dez 2008 01:29 | Em resposta a: #214421

Caro Pedro Silva,

Agradeço a sua resposta e tenho todo o interesse em consultar os manusritos que refere. Como posso fazê-lo? Pode enviarmos para helenacardo@hotmail.com?

Cumprimentos,

Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214452 | MPP | 01 dez 2008 15:45 | Em resposta a: #214421

Caro Pedro Silva Pereira

Tenho ascendentes em Alvarenga que tenho pesquisado no AD Aveiro e TT. FIquei curioso em relação aos manuscritos que refere. Será possível indicar mais pormenores? Eu terei muito gosto em fornecer todos os dados que tenho recolhido das famílias de que descendo e que pesquisei: Ferreira Pinto, da Casa do Capitão-Mor, no lugar da Vila, Freires de Andrade, da Casa de Miudal, Valentes de Andrade da Casa do Cartório, assim como vários colaterais.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214463 | GTSPereira | 01 dez 2008 18:49 | Em resposta a: #214452

Caro Maurício Pereira Pinto

Espero que se encontre bem desde a última vez que nos correspondemos,
e que esteja a passar este 1º de Dezembro em pleno gozo da Nacionalidade Portuguesa.

Os manuscritos que disponho são do Juiz Ordinário de Alvarenga,
sendo um deles António Correia de Noronha.
Aparecem nomes como Pereira Pinto nos textos.
Tenho os manuscritos digitalizados, num total de 240 páginas e ocupando um espaço em disco de 1,20Gb, pelo que o seu suporte é o DVD do qual lhe poderei fazer uma cópia.
Eu, como já tínhamos falado, moro na Parede.
Vem a Lisboa nos próximos dias?

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214464 | GTSPereira | 01 dez 2008 18:54 | Em resposta a: #214427

Estimados Confrades

Corrijo o nome do Juiz de Alvarenga de que fiz referência na minha última mensagem:

é Manuel Correia de Noronha, e não António Correia de Noronha.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214481 | hmrb | 01 dez 2008 21:16 | Em resposta a: #214464

Caro Pedro silva Pereira


Eu estou pesquisando os Correias de Noronha de Alvarenga e arredores e curiosamente de todos os que tenho não tenho qualquer referência a algum ser juiz, para além de proprietários e com prazos do Mosteiro de Arouca.

Por acaso tem a filiaçao desse Manuel Correia de Noronha? E data de nascimento?

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214483 | QuintaVale | 01 dez 2008 22:32 | Em resposta a: #214041

Cara Helena,

Diponho de alguns dados.

CARDOSO Joaquim José - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
( - ) de HEÇA Ines Maria - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
|__CARDOSO António - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
( - ) DA CONCEIÇÃO Rosa Maria - (9.9.1777 - Oliveira-Vale Sta. Maria Da Feira / - )
|__CARDOSO Manuel - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )

Cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214491 | GTSPereira | 02 dez 2008 00:32 | Em resposta a: #214481

Estimada Confreira Hermínia Barata

Não tenho a filiação do Juiz Manuel Correia de Noronha,
tenho apenas a sua assinatura em manuscritos,
que se o desejar pode consultá-los.

Dos "Correia de Noronha", de Alvarenga, tenho os seguintes:
5ºs avós- Manuel João e Maria Joaquina (não sei a ascendência)
tiveram;
4ºs avós- António Soares Correia (Corrêa) de Noronha * c1815
cc Joaquina Rosa Pereira da Cunha * c1815
tiveram;
3ºs avós- Rosa Ermelinda Pereira da Cunha Correia de Noronha * 11.10.1836
cc no dia 20 Junho (não sei o ano) com Manuel Duarte Soares Valente Peres (Juiz Ordinário; Vereador; Senhor da Casa de Miudal que a recebeu do Pe Domingos de Figueiredo) * Meitriz (antiga freguesia de Alvarenga) 1828 + 28.09.1902
tiveram 24 filhos sendo conhecidos 18.
Já constam no GeneAll, ver: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=213043.

Fontes:
- para os "Correia de Noronha" o assento de Baptismo/Nascimento de Rosa Ermelinda;
- para Manuel Duarte a tradição oral da família, de quem ainda há netos vivos.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214493 | helenacardoso | 02 dez 2008 01:37 | Em resposta a: #214452

Caro Maurício,

Será que nos seus dados sobre os Valente de Andrade não tem o registo de uma Ana Ermelinda Valente de Andrade, natural de Trancoso, Alvarenga e casada com Manuel Pinto de Paiva Madureira. En caso, afirmativo, será possível fornecer-me mais dados, nomeadamente datas de baptismo, casamento e/ou óbito, assim como ascendência dos mesmos?
Obrigado.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214494 | helenacardoso | 02 dez 2008 01:42 | Em resposta a: #214483

Caro A.Oliveira,

Desde já agradeço a sua resposta. No entanto, pedia-lhe se poderia ser mais claro em relação aos dados que me está a fornecer. Não consigo perceber quem é quem.
Desculpe.

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214498 | GTSPereira | 02 dez 2008 03:23 | Em resposta a: #214014

Exmª Confreira Hernínia Barata

Veja se lhe interessa o seguinte:
António Teles Pereira de Vasconcelos * Alvarenga, Quinta de Bouças no dia 26.08.1832
Afilhado de José Maria da Silva d'Afonseca, Moço Fidalgo da Casa Real, Coronel Agregado do Regimento de Milícias de Arouca.
Bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra.
Director do periódico o "Diário Ilustrado" e publicou alguns trabalhos sobre questões administrativas.
Governador Civil de Coimbra.
Governardor da Guarda.
Deputado eleito por Guarda pelo partido Regenerador entre 1858 e 1882.
Foi Par do Reino e nesta assembleia assumiu a Presidência da Câmara Alta.
Ministro da Justiça e dos Negócios Eclesiásticos.
Ministro Interino do Reino, tendo chegado a presidir ao Conselho de Ministros.Presidente da Comição Revisora de Contas e de Presidente do Conselho de Administração da Companhia Real dos Caminhos de Ferro.
Foi Vogal da Sé da Guarda.
Fonte: Livro "Os Telles de Santa Cruz de Alvarenga" de João Bernardo Galvão-Telles

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214513 | GTSPereira | 02 dez 2008 11:18 | Em resposta a: #214427

Exmª Confreira Helena Cardoso

Enviei-lhe um e-mail com três páginas dos manuscritos de Alvarenga onde leio
"Manoel Correia (Cureia e também Corrª) de Noronha",
duas delas acrescenta "Juiz Ordinario".

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214519 | MPP | 02 dez 2008 13:33 | Em resposta a: #214493

Cara Helena,

Sim, tenho imensa informação sobre a ascendência de Ana Ermelinda Valente de Andrade. Quando chegar a casa procuro e comunico.

CUmprimentos,

Maurício Pereira Pnto

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214537 | QuintaVale | 02 dez 2008 16:57 | Em resposta a: #214494

Cara Helena,

Os meus dados são o seguinte,

Maria Rosa, filha legitima de António Cardoso, e Rosa Maria da Conceição, de Sam Miguel de Canelas Bispado de Lamego, neta paterna de Joaquim José Cardoso, e Ines Maria de Heça, da mesma freguesia de Canelas, casou a 11.9.1821 na freguesia do Vale Sta. Maria da Feira.

Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214575 | hmrb | 02 dez 2008 23:02 | Em resposta a: #214498

Caro Pedro Silva Pereira

Antes de mais muito obrigado pelos dados que me disponibilizou mas não encontrei ligação com os meus.

Deixo aqui uma parte dos ramos que de alguma forma já consegui reconstruir. Ainda estão muito incompletos, mas foram obtidos através de assentos de nascimento e inventários orfanológicos.


Se porventura algum dos confrades tenha algo sobre os mesmos agradeço muito.



1. Manuel Correia de Noronha cc. Sebastiana Maria do Bustelo, Alvarenga

1.2. Manuel Correia - ? - 1829 cc. D. Marcelina de Lemos, filha de José Pedro e D. Maria Soares de Lemos do Bustelo, Alvarenga
1.2.1. D. Antónia (de Lemos) - 1-Fev-1799 - Bustelo
1.2.2. José Correia de Lemos - 3-Nov-1800
1.2.3. D. Rita Correia de Lemos - cc. Manuel José de Lemos
1.2.3.1. José Lemos - 13-Ago-1840
1.2.4. José Correia Telles de Lemos
1.2.5. D. Maria Joaquina de Lemos - Trancoso - cc. Manuel Correia de Noronha, filho de Manuel Gonçalves e Felicidade Maria Pereira ambos de Noninha
1.2.5.1. José Narciso Correia de Noronha
1.2.5.2. D. Maria (Tomazia) Correia de Noronha - 20-Mar-1813
1.2.5.3. Emília Noronha - 3-Mar-1832 - Trancoso - cc. Antonio Soares Pacheco - morreu em 1888.
1.2.5.4. Manuel Correia de Noronha - 1-Fev-1833 - Trancoso - cc. D. Maria Joaquina Rosa Pereira da Silva - filha de Manuel Luís da Silva e Joaquina Maria de Tendais, Cinfães
1.2.5.4.1. D. Clara Augusta Noronha - 3-Dez-1859 - Trancoso
1.2.5.4.2. D. Ana Augusta Correia de Noronha - - cc. António Rodrigues da Fonseca
1.2.5.4.2.1. Manuel Fonseca - 4-Jan-1883
1.2.5.4.3. D. Clara - 2-Set-1861 - Trancoso
1.2.5.5. Victorino Correia de Noronha - 21-Fev-1829 - Trancoso - cc. em 10-Jun-1852 com Maria Rita Soares Pinheiro - 1828 a 04-Mar-1867 - Trancoso, filha do Reverendo Joaquim Valente e de Maria Joaquina e neta de Maria Joaquina.
1.2.5.5.1. Luís Correia de Noronha - 1860 - Alvarenga - cc. Etelvina Pereira Soares da Cunha, natural de Nespereira, Cinfães e filha de José Soares da Cunha e Belmira Pereira de Vasconcelos - morre no Brasil.
1.2.5.5.1.1. Jeronimo Correia de Noronha - 19-Mar-1905 a 22-Fev-1955
1.2.5.5.1.2. Manuel António Pereira Vasconcelos
1.2.5.5.1.3. Elisa Vasconcelos Correia
1.2.5.5.1.4. Armando Vasconcelos - 1904 - morre no Brasil
1.2.5.5.2. Maria - 1856 - Trancoso
1.2.5.5.3. José - 1863 - Trancoso
1.2.5.5.4. Emília - 1866 - Trancoso



1. Manuel Correia de Noronha, filho de Manuel Gonçalves e Felicidade Maria Pereira ambos de Noninha, viúvo de (1.2.5.) D. Maria Joaquina de Lemos - Trancoso
cc. D. Maria Tomásia de Lemos, filha de João Pedro Soares e Maria Tomásia Soares de Lemos - nascida em 31-Jan-1777 em Bustelo
1.2. D. Florência Correia de Noronha - 1801 ou 1802
1.3. D. Maria Correia de Noronha - 17-Jun-1805
1.3.1. Emília Correia de Noronha - Carvalhais, Alvarenga cc. Gervázio António de Góis Pacheco, filho de António de Góis Pacheco.
1.3.1.1. Aníbal Pacheco - 4-Fev-1883 - Trancoso
1.4. Joaquim Correia de Noronha - 2-Set-1808
1.5. António Correia de Noronha - 22-Jan-1807
1.6. D. Antónia Correia de Noronha - 21-Abr-1810


Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214582 | helenacardoso | 03 dez 2008 00:44 | Em resposta a: #214537

Caro A. Oliveira,

Obrigado pelos dados fornecidos. Já avanceimais um bcadinho...
Será muito abuso da minha parte perguntar-lhe se tem ascendência de Joaquim José cardoso e de Inês Maria de Heça?

Cump.,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214587 | GTSPereira | 03 dez 2008 03:04 | Em resposta a: #214575

Caríssima confreira Hermínia Barata

Obrigado pela informação que disponibilizou aqui no Fórum sobre os Correia de Noronha, em Alvarenga.
Creio haver relação entre os meus dados e os seus.
Passo a transcrever evidenciando em maiúsculas os nomes que se repetem nos nossos dados.

Eu escrevi:
"Dos Correia de Noronha, de Alvarenga, tenho os seguintes:
5ºs avós- MANUEL João e MARIA JOAQUINA (não sei a ascendência)
tiveram;
4ºs avós- ANTÓNIO Soares CORREIA (Corrêa) DE NORONHA * c1815
cc Joaquina Rosa Pereira da Cunha * c1815
tiveram;
3ºs avós- Rosa Ermelinda Pereira da Cunha Correia de Noronha * 11.10.1836
cc no dia 20 Junho (não sei o ano) com Manuel Duarte Soares Valente Peres (Juiz Ordinário; Vereador; Senhor da Casa de Miudal que a recebeu do Pe Domingos de Figueiredo) * Meitriz (antiga freguesia de Alvarenga) 1828 + 28.09.1902."

A Hermínia Barata escreveu:
"1. Manuel Correia de Noronha, filho de Manuel Gonçalves e Felicidade Maria Pereira ambos de Noninha, viúvo de (1.2.5.) D. MARIA JOAQUINA de Lemos - Trancoso
cc. D. Maria Tomásia de Lemos, filha de João Pedro Soares e Maria Tomásia Soares de Lemos - nascida em 31-Jan-1777 em Bustelo
1.2. D. Florência Correia de Noronha - 1801 ou 1802
1.3. D. Maria Correia de Noronha - 17-Jun-1805
1.3.1. Emília Correia de Noronha - Carvalhais, Alvarenga cc. Gervázio António de Góis Pacheco, filho de António de Góis Pacheco.
1.3.1.1. Aníbal Pacheco - 4-Fev-1883 - Trancoso
1.4. Joaquim Correia de Noronha - 2-Set-1808
1.5. António Correia de Noronha - 22-Jan-1807
1.6. D. Antónia Correia de Noronha - 21-Abr-1810."

Concluindo, creio que:
- o meu 5º avô MANUEL João será o seu MANUEL Correia de Noronha, curiosamente existe um Manuel Correia de Noronha Juiz Ordinário de Alvarenga num dos manuscritos que tenho.
- o meu 4º avô ANTÓNIO Soares CORREIA DE NORONHA será o seu ANTÓNIO CORREIA DE NORONHA que "nasceu" a 22.01.1807, porém segundo o assento de baptismo da sua filha Rosa Ermelinda, ANTÓNIO é filho da primeira mulher de seu pai, Maria Joaquina (seu 1.2.5?) e não de D. Maria Tomásia de Lemos.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214644 | hmrb | 03 dez 2008 23:35 | Em resposta a: #214587

Caro Pedro

Estou a ver que realmente temos pessoas comuns. Contudo fiquei bastante confusa com alguns dados, pois o problema parece residir nos apelidos que adoptarem.

Quando fala de:

- 4ºs avós- ANTÓNIO Soares CORREIA (Corrêa) DE NORONHA * c1815
cc Joaquina Rosa Pereira da Cunha * c1815

É curioso pois tenho andado à volta deste António, que até está aqui na base do Genea, mas ainda não encontrei ligação. Agora mais curioso ainda é que eu tenho um Manuel Correia de Noronha, nascido em 1 de Fev de 1833, casado com uma
- Joaquina Rosa Pereira da Silva - Será esta Joaquina a sua Joaquina Rosa Pereira da Cunha * c1815? Se sim, então será que casou duas vezes, uma com o seu António e outra com o meu Manuel C Noronha?


Quanto a:

- o meu 4º avô ANTÓNIO Soares CORREIA DE NORONHA será o seu ANTÓNIO CORREIA DE NORONHA que "nasceu" a 22.01.1807, porém segundo o assento de baptismo da sua filha Rosa Ermelinda, ANTÓNIO é filho da primeira mulher de seu pai, Maria Joaquina (seu 1.2.5?) e não de D. Maria Tomásia de Lemos.

Ora bem eu tenho o assento de um António nascido em 22 de Dez de 1806 (e não 22 de Jan de 1807 como mencionei anteriomente) em que o padre o menciona como filho de Manuel C Noronha e de D. Maria Tomázia. Terá ele confundido? Pode ser uma possibilidade, pois neste assento o padre começa por dizer que o António é filho de João Pedro Soares e de D. Maria Tomázia de Lemos e neto de Manuel Gonçalves e de Felicidade Maria e depois corrige o registo com um "digo".

Tenho comigo copia do inventário de D. Maria Delfina Soares Pinto, realizado em 1852, casada que foi com António Soares Correia de Noronha e em que são mencionados os seguintes filhos:

-- Maria de 27 anos
-- Rita de 26 anos
-- Manuel de 23 anos
-- António de 22 anos
-- José de 20 anos

Destes dados e por falta de apelidos no inventário não os consegui ligar, ou seja não tenho a certeza se este Manuel é um dos Manuel C Noronha ou se este José é o meu José (Narciso) Correia de Noronha.

É realmente uma grande confusão que possívelmente até conseguimos esclarecer em conjunto.

Se porventura quiser copias dos assentos ou inventário posso lhe facultar. Peça o meu email ao guardamor. Pode ser que a troca de dados e outra interpretação dos mesmos nos ajude.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214651 | GTSPereira | 04 dez 2008 00:32 | Em resposta a: #214644

Exmª confreira Hermínia Barata

Já solicitei o seu e-mail ao Guarda-mor para então, através da documentação de que possuímos, conseguirmos perceber as filiações dos nossos Antónios e seus apelidos.

Adianto porém, que como a única referência de que possuo é a de um baptismo de uma neta do casal de que falamos, em que ele se casa pelos menos duas vezes, poderá o erro estar neste registo feito à distância de duas gerações.
Quanto à primeira questão que coloca, creio ser uma possibilidade porque era prática umas vezes usarem uma conjugação de apelidos em certos documentos e uma conjugação semelhante em outros documentos, o que nos faz interrogar se seriam parentes ou os próprios.
Mas seja como for vamos estudar os documentos que possuímos e chegar a uma conclusão.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214695 | GTSPereira | 04 dez 2008 18:49 | Em resposta a: #214644

Exmª confreira Hermínia Barata

Tenho sabido que o Guarda-mor tem demorado em responder aos pedidos de solicitação de endereços electrónicos, pelo que lhe deixo aqui o meu:
pedrogtsilvapereira@gmail.com

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214728 | hmrb | 04 dez 2008 21:39 | Em resposta a: #214695

Caro Pedro

Acabei de lhe enviar alguns dados para o seu email.

Cumprimentos.


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214820 | GTSPereira | 05 dez 2008 23:22 | Em resposta a: #214728

Confreira Hermínia Barata

Agradeço o seu e-mail,
enviei-lhe um outro.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#214823 | hmrb | 06 dez 2008 00:20 | Em resposta a: #214820

Caro Pedro

Acabei de digitalizar e de lhe enviar o tal prazo que lhe falei.

Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215053 | helenacardoso | 08 dez 2008 23:19 | Em resposta a: #214519

Caro Maurício,

Assim que puder agradecia que me enviasse toda a informação que disse ter em seu poder sobre Ana Ermelinda Valente de Andrade.
Desculpe a insistência, mas como sabe quando estas situações acontecem conseguimos avançar mais um pouco na direcção do nosso objectivo final.
Conto consigo.
Obrigado.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215105 | mpinto | 09 dez 2008 16:47 | Em resposta a: #215053

Cara Helena Cardoso,

Aqui vai o que tenho de momento disponível. Ana Ermelinda Valente de Andrade era, se não estou em erro, mas tenho de verificar em casa, neta de Jerónimo de Andrade Pereira de Sousa e sua mulher Antónia Joaquina Valente Teixeira. Os pais não tenho de memória, mas tenho em casa. A avó descendia dos Teixeiras de Arouca e o avô dos Freires de Andrade da Casa de Miudal em Alvarenga. Abaixo alguns apontamentos sobre os Teixeiras. Brevemente envio sobre os Freires de Andrade.

Em 1574 o Mosteiro de Arouca concede o Prazo de Eiriz a Gonçalo Teixeira. Nascido em 1554, foi chamado 'de Eiriz' talvez para o distinguir do seu tio homónimo, o escudeiro-fidalgo Gonçalo Teixeira (assim designado num emprazamento de 7 de Julho de 1551). Gonçalo Teixeira de Eiriz era filho de André Fernandes '... pessoa de qualidade que viveu à lei da nobreza e de sua mulher Catarina Vieira mulher nobre e das principais famílias do concelho [...] ele foi dos homens nobres desta vila e termo e serviu nela de Juiz com os mais ofícios nobres dela ... e sempre viveu à lei da nobreza'. Foi segunda mulher de Gonçalo Teixeira de Eiriz, Maria Tavares. Deste segundo casamento nasceu Gonçalo Teixeira, tronco da Casa da Porta. 
 
Este Gonçalo Teixeira casa, a 14 de Abril de 1624, com Maria Vaz, herdeira do Prazo da Porta. A sua filha Maria Tavares Teixeira casa com Pero Soares Telles de Trancoso, em Alvarenga. O filho destes, Francisco Teixeira Telles casa com Hermínia Valente e é uma sua filha, Brígida Valente, que casa em Alvarenga, com João Rodrigues de Abreu. É de uma neta deste casal, Antónia Joaquina Valente Teixeira (filha de Libório José Valente) que procedem os Valentes de Andrade, pelo seu casamento com Jerónimo de Andrade Pereira de Sousa.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215146 | QuintaVale | 10 dez 2008 09:04 | Em resposta a: #213992

Cara Helena,

Seria possivel me informar de quem é filho Manuel Cardoso, no assento de casamento por essa data deve dizer quem será seu avó, ou se poder ceder o assento ficaria muito agradecido.

Obrigado.
Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215156 | helenacardoso | 10 dez 2008 11:17 | Em resposta a: #215146

Caro, A. Oliveira,

Qual deles? Existem dois no ficheiro que lhe enviei. Um é casado com Inocência Madureira Cardoso e o outro é o filho, irmão de António Neves Cardoso, meu pai.

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215165 | QuintaVale | 10 dez 2008 15:04 | Em resposta a: #215156

Cara Helena,

A Helena diz, já solicitei estes dados ao Arquivo Distrital de Aveiro e Viseu, mas apenas me foram facultados os registos de casamento de António Pereira Neves e Joaquim Cardoso.

Eu enviei-lhe,
CARDOSO Joaquim José - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
( - ) de HEÇA Ines Maria - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
|__CARDOSO António - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )
( - ) DA CONCEIÇÃO Rosa Maria - (9.9.1777 - Oliveira-Vale Sta. Maria Da Feira / - )
|__CARDOSO Manuel - ( - Canelas de Cima S. Miguel de Canelas Arouca / - )

Eu pergunto onde devo juntar o seu Joaquim Cardoso, e António Pereira Neves.

Tambem quero dizer que por momento não tenho relação familiar?, o motivo que peço para ver se posso avançar mais, Maria Rosa da Conceição, casou com Joaquim Gomes Ferreira, da cidade do Porto.
Creio que a Helena, esta a fazer confusão quando diz Existem dois no ficheiro que lhe enviei, eu não recebi nada e penso que a Helena, não tem o meu mail, armeniooliveiraarrobahotmailpontocom se quiser pode enviar.

Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215205 | helenacardoso | 11 dez 2008 02:23 | Em resposta a: #215165

Caro A. Oliveira,

Peço desculpa pela confusão. Tem razão fiz realmente confusão com os dados fornecidos a outro familiar. Já lhe enviei por email o solicitado. Espero que encontre mais dados que me possam ajudar nesta pesquisa. De qualquer forma, se isso não acontecer, mas precisar de mais algum esclarecimento adicional, disponha.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215324 | helenacardoso | 12 dez 2008 17:09 | Em resposta a: #215105

Caro Maurício,

Desculpe a insistência, mas quando é que acha possível confirmar os dados que me deu? Não tem dados mais concretos e datas?
Obrigado.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215797 | mpinto | 17 dez 2008 15:05 | Em resposta a: #215324

Caro Helena Cardoso,

Como sabe a genealogia é uma actividade muito absorvente e morosa, ainda por cima desenvolvida como hobbie e tenho muito pouco tempo ultimamente, infelizmente.

Em baixo tem a ascendência de Ana Hermínia, utilizando o Soza:

1 Ana Hermínia Valente de Andrade c.c. Manuel Pinto de Paiva Madureira
2 Manuel Joaquim Valente de Andrade
3 Rosa Efigénia Silveira de Andrade
4 Jerónimo de Andrade Pereira de Sousa
5 Antónia Joaquina Valente Teixeira
6 António José Bernardo
7 Maria Josefa da Silveira
8 Manuel Roiz de Andrade
9 Maria Caetana Pereira
10 Libório José Valente
20 João Rodrigues de Abreu
21 Brígida Valente
42 Francisco Teixeira Telles
43 Hermínia Valente
84 Pero Soares Telles
85 Maria Tavares Teixeira
170 Gonçalo Teixeira c.c. a 14.04.1624
171 Maria Vaz

Ana Hermínia nasceu na década de 30 do Sec. XIX. Tenho ainda registo de dois filhos (ignoro se teve mais): Filhos: Alfredo, baptizado a 30.07.1868 e Rosa Celestina baptizada a 22.08.1875

Em casa devo ter alguns registos de baptismo, tenho que ver. Depois digo mais alguma coisa.

Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215856 | helenacardoso | 18 dez 2008 02:17 | Em resposta a: #215797

Caro Maurício,

Muito obrigado pela sua resposta.
Já me ajudou a avançar mais um pouco. Sabe dízer-me se todas estas pessoas são de Alvarenga? Ou se a dada altura se constata que são de naturais de outras freguesias....?
Obrigado. Até breve.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#215858 | helenacardoso | 18 dez 2008 02:21 | Em resposta a: #215797

Caro Maurício,

Em conversa com o Arquivo Distrital de Aveiro, informaram-me que têm pouco ou quase nada de Alvarenga, e que deveria estar tudo na Câmara Eclesiástica de Lamego, uma vez que Alvarenga pertenceu até ao séc. XVII à Diocese de Lamego. Por este facto gostaria de lhe perguntar como conseguiu os dados que me forneceu e se sabe onde posso encontrar Assentos de Alvarenga datados do séc. XVIII e XIX.

Obrigado.
Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#216018 | mpinto | 20 dez 2008 09:58 | Em resposta a: #215858

Cara Helena Cardoso,

É estranha a resposta que lhe deram, pois os documentos estão, efectivamente, lá. É a Aveiro que vou para pesquisar Notariais e Paroquiais (estes com 83 livros). As datas extremas são, para os paroquiais 1719-1902 e, para os Notariais de 07-04-1720 a 20-07-1837. Ambos os fundos por transferência do Arquivo da Universidade de Coimbra, onde se encontravam provisoriamente em 1976, e por incorporações do Cartório Notarial de Arouca.

Na Torre do Tombo pesquisei Chancelarias Régias e Registos Gerias de Mercês. Em Coimbra, na Universidade, pode pesquisar os registos na Universidade. Ainda não vi, mas o tombo do Mosteiro de Arouca tem imensa informação sobre os prazos e os seus detentores.

Em relação à sua outra dúvida, e não tendo o registo de baptismo de Ana Ermelinda, transcrevo abaixo assento de um irmão que revela um pouco da posição social dos seus pais e avós na vida do concelho.

“Aos treze dias do mez de Septembro do anno de mil oitocentos e trinta e cinco baptizei solemnemente a Jerónimo nascido aos sete do mesmo. Filho legitimo de Manuel Joaquim d’Andrade e de Dona Roza Efigénia Silveira d’Andrade do lugar da Villa desta freguesia de Alvarenga, primeiro matrimónio da parte desta e segundo daquelle: neto paterno de Jerónimo d’Andrade Pereira de Souza natural do dito lugar da Villa e de sua mulher Dona Antónia Joaquina Valente, natural de Trancozo, ambos desta freguesia e materno de António José Bernardo e de sua mulher Maria Josefa da Silveira, naturaes de Villa Chã, freguesia de Santa Marinha de Nespereira. Forão padrinhos João Pinto Leite da Cidade do Porto por seu procurador Luís Paulino d’Andrade, tio do baptizando e Dona Joanna Bernardina de Ruivais da freguesia de Sinfães. Forão testemunhas o Doutor José Maria de Carvalho e Mello da freguesia de Piães e José Pinto da Cunha do ligar da Macieira, freguesia de Fornelos, todos do Bispado de Lamego. Para constar fiz este assento que com as testemunhas assignei.”

Cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#216025 | helenacardoso | 20 dez 2008 12:15 | Em resposta a: #215858

Caro Maurício,

A solicitação que fiz ao Arquivo Distrital de Aveiro, à Câmara Eclesiástica de Lamego à Conservatória de Arouca foi referente a assentos de baptismo em Trancoso - Alvarenga em 1813, em Noninha - Alvarenga em 1853 e um registo de baptismo em Trancoso - Alvarenga em 1896. Todas me disseram que não têm os livros correspondentes a estes anos.
Onde acha que poderei encontrá-los?
Obrigado pela informação que me enviou.

Cumprimentos,
Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#231927 | wpmarriott | 15 jun 2009 12:14 | Em resposta a: #214820

I am trying to locate a Adrians Pinto Ferreira, who was born in Alvarenga, Arouca around 1826.
I would be interested in any information on the wider family, or where I can find a certificate relating to his birth or baptism

Many thanks - wpmarriott@xtra.co.nz

Wayne P Marriott
(New Zealand)

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#235374 | Saba | 31 jul 2009 03:02 | Em resposta a: #214419

Caro Colega,

Tem por acaso informacao sobre familia(s) Pereira de Alvarenga?

Tenho um antepassado que saiu de la e foi casar no Monte da Caparica, Setubal.
Chamava-se Manuel Pereira, e nasceu na Freguesia de Santa Cruz, Alvarenga, e era filho de Antonio Pereira e Angelica Maria. Casou-se em 1832, por isso deve ter nascido por volta de 1810.
Muito Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#235510 | hmrb | 01 ago 2009 15:02 | Em resposta a: #235374

Caro confrade

Desse casal não tenho nenhuma informação. No entanto tenho alguns Pereiras na minha árvore que são da zona de Alvarenga mas de datas anteiores a essa.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#238436 | Saba | 08 set 2009 07:27 | Em resposta a: #214421

Caro Pedro Silva Pereira,

Por acaso alguma vez viu o casal Antonio Pereira e Angelica Maria em Alvarenga? Eles sao os pais do meu antepassado Manuel Pereira que foi casar em Monte da Caparica, Almada. Nesses registos encontrei aindo um outro Pereira de Alvarenga, mas que nao era irmao deste meu antepassado (talvez fosse primo). Manuel Pereira casou em 1832, pelo que penso ter nascido a cerca de 1810.

Muito Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#238438 | GTSPereira | 08 set 2009 07:55 | Em resposta a: #238436

Caro Luís Ramos

Estive a ver a minha base de dados e não encontrei o casal António Pereira cc Angélica Maria, em Alvarenga.
O mesmo para Manuel Pereira casado em 1832.

Todos os indivíduos de Alvarenga que tenho na minha base de dados constam aqui no GeneAll.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241371 | jlmorais | 07 out 2009 23:49 | Em resposta a: #213992

Caro amigo

Acabei, há puco tempo, de scanar todos os registos paroquiais de Alvarenga - baptizados, casamentos e óbitos - entre 1860 e 1886 que são os que ainda se encontravam na paróquia. Será um prazer partilha-los ocm o meu amigo.

Cumprimentos

José Luis Valente Morais

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241485 | hmrb | 09 out 2009 09:17 | Em resposta a: #241371

Cara Helena

Não resisto a fazer-lhe o pedido de os partilhar também comigo, uma vez que estudo a Familia Correia de Noronha, Soares de Lemos, etc, de Alvarenga.

Os meus agradecimentos desde já.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241486 | hmrb | 09 out 2009 09:21 | Em resposta a: #241371

Caro confrade José Luís Valente Morais


Por lapso enviei mensagem para a Confreira Helena, mas o meu propósito era fazer-lhe o pedido a si, pelo que lhe deixo aqui:


Não resisto a fazer-lhe o pedido de os partilhar também comigo, uma vez que estudo a Familia Correia de Noronha, Soares de Lemos, etc, de Alvarenga.

Os meus agradecimentos desde já.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241517 | jlmorais | 09 out 2009 13:04 | Em resposta a: #241486

Cara confrade Herminia Barata

Tenho os registos paroquiais de Alvarenga - 1860/1886 - em CD e prontos a serem entregues a quem interessarem. Enviarei pelo correio ou pelo forma como desejar.

Cumprimentos

José Luis Valente Morais

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241572 | hmrb | 09 out 2009 23:45 | Em resposta a: #241517

Caro confrade

Vou pedir o seu email ao moderador e combinarei consigo, pois estou muito interessada sim.

Obrigado

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241594 | helena152 | 10 out 2009 11:01 | Em resposta a: #241371

Essa notícia é excelente!
Acha que me pode enviar esses dados para o meu e-mail? helenaccardoso@gmail.com?
Obrigado por ter respondido e por não se importar de partilhar essa informação.
É muito difícil para quem não habita em Alvarenga conseguir reunir tanta informação em pouco tempo.
Se precisar, disponha.

Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241623 | Saba | 10 out 2009 15:27 | Em resposta a: #241517

Caro Colega,

Como posso obter uma copia?

Sou residente em Seattle, Estados Unidos.

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241767 | helena152 | 12 out 2009 00:19 | Em resposta a: #241371

Caro confrade,

Será muita ousadia da minha parte pedir-lhe que me envie cópia de todos os documentos referentes à paróquia de Alvarenga para o meu email? (helenaccardoso@gmail.com)
Obrigado.

Cumprimentos.

Helena Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241781 | hmrb | 12 out 2009 09:49 | Em resposta a: #241371

Caro Confrade jlmorais

Acabei de colocar no correio os dados que lhe falei. Peço desculpa de não ter escrito nada a acompanhar o envio, mas não tive hipótese de o fazer.


Com os melhores cumprimentos


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241786 | jlmorais | 12 out 2009 12:17 | Em resposta a: #241781

Cara Confrade Hermínia Barata

Também já meti no correio o CD dos arquivos paroquiais de Alvarenga.

Com os cumprimentos

José Luis Valente Morais

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#241798 | jlmorais | 12 out 2009 16:30 | Em resposta a: #241623

Caro amigo

Se tem interesse nos arquivos paroquiais de Alvarenga que digitalize envie-me a sua morada para o meu e-mail jlmorais@gmail.com. que eu lhos remeterei de imediato, em CD.

Cumprimentos

José Luis Morais
Alvarenga - Arouca
Telf 256958026 ou 969044817

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#242012 | Maria Montoya | 15 out 2009 15:57 | Em resposta a: #241798

Att MPinto (Mauricio Moreira Pinto)
Boa tarde,
Na sua mensagem de 9 de Dezembro de 2008 li o seguinte: "a avó descendia dos Teixeiras de Arouca"....
Ora eu tenho uma trisavó de nome Custódia Maria Teixeira de Almeida, de Arouca e que casou com Adriano da Costa Quaresma e Silva, de Penela. Tiveram uma filha Bernardina Amélia do Céu Quaresma de Almeida, nascida em 14 de Maio de 1820,que por sua vez casou com José Brandão Pereira de Mello.
A minha pergunta é se por acaso tem alguns dados sobre esta familia. Eu procuro saber mais sobre os meus parentes, mas ao que julgo eram mais ou menos todos filhos unicos e por isso nao consigo encontrar parentes.
Agradeço alguma informação adicional.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#245339 | GTSPereira | 02 dez 2009 00:13 | Em resposta a: #241798

Caro José Luís Morais

Terei muito interesse em ter uma cópia dos Paroquiais de Alvarenga.
Já enviei e-mail a indicar-lhe a minha morada.

Agradecendo antecipadamente
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#247370 | mff | 08 jan 2010 15:39 | Em resposta a: #238438

Caro José Luís Morais

Uma vez que descendo de Manuel Duarte Soares Valente Peres e de Rosa Ermelinda Correia Pereira da Cunha (penso que pelo menos um deles será natural de Alvarenga), e de José Peres de Noronha Galvão (natural de Alvarenga) casado com Ana Cândida Ferreira de Melo (natural de Viseu), pedia o favor, e caso fosse posível, se me podia facultar uma cópia do CD com os respectivos registos,
Agradecendo desde já a sua atenção, apresento os meus melhores cumprimentos

Manuel Franco Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#247755 | GTSPereira | 15 jan 2010 01:01 | Em resposta a: #231927

Dear Wayne Marriott

To get the certificate of baptism of driano Pinto Ferreira you need to know the name of their parents.
If you do not know the name of the parents ask the Arquivo Distrital de Aveiro to send you the baptisms of all Adrianos who were born in 1826 and try to figure out which one it is the one you want.

Each copy costs ¤ 0.50 plus postage to your address.

mail@adavr.dgarq.gov.pt

http://adavr.dgarq.gov.pt/contactos/#horarios

PS - If you need help just ask!

Best regards
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#359408 | Dani82 | 11 jul 2015 03:49 | Em resposta a: #213929

Gostaria de saber se este tópico ainda se encontra ativo.
Procurando por nomes da minha família encontrei alguns semelhantes neste tópico e gostaria de trocar idéias, saber se são as mesmas pessoas e caso sejam fornecer alguns dados. Obrigada!

Resposta

Link directo:

Antepassados - Cardoso na Vila de Arouca.

#359663 | PP | 19 jul 2015 01:02 | Em resposta a: #213929

Caros confrades,

Atendendo ao apelido Cardoso e freguesia aqui colocados, informo apenas que também estou à procura de informações sobre o casal Manuel Cardoso e Maria Soares, que casaram antes de Maio de 1669.

Manuel Cardoso é dado como natural da Vila de Arouca, e residiu na freguesia de Guilhufe, Penafiel, desde, pelo menos, 29.05.1669, e faleceu após 1674.

Ainda não encontrei o dito casamento.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#359665 | albertplu | 19 jul 2015 01:24 | Em resposta a: #359663

Caro PP,

Maria Soares é natural de que freguesia? O casamento é normalmente na freguesia da nubente.

Cumprimentos,

Alberto

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#359683 | PP | 19 jul 2015 14:04 | Em resposta a: #359665

Caro confrade Alberto,

Os dados que tenho são muito escassos.

Julgo que Maria Soares não era natural da freguesia de Guilhufe, Penafiel, pois não encontrei nela o dito assento de casamento.

Em 1752 era dada como da freguesia de Galegos, Penafiel, mas não encontrei nada na dita freguesia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#364063 | Aurelio Valente | 05 dez 2015 01:32 | Em resposta a: #215105

Boa noite, paz e bem.

Sou descendente de Antônio José Valente Teixeira (5º avô), filho de Libório José Valente de Abreu e de Tereza Maria Teixeira (6º avós), neto de Brigida Valente e de João Rodrigues de Abreu (7º avós) e bsineto de Hermínia Valente e de Francisco Teixeira Telles (8º avós). Antonio nasceu em 1778. Sua filha, Anna Valente Teixeira (4ª avó), nascida em 1807, foi casada com Antonio Duarte Pinto, natural da freguesia de Cabril e administrado do conselho em 1841. O filho de Anna Valente Teixeira com Antonio Duarte Pinto se chamava Antonio Duarte Valente que se casou com Maria de Pinho (3º avós). Uma dos filhos do casal se chamava Elvira Duarte Valente, casada com Inocencio Ferreira (2º avós), de Santa Cristina de Tendais. Um dos filhos desse casal se chamava Aurélio Ferreira Valente (avô), que veio para o Brasil em 1930. Aurélio se casa com Amélia da Conceição, da família Pinto Ramalho do conselho de Resende, freguesia de Anreade.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#366059 | alfredoduarte | 12 fev 2016 05:30 | Em resposta a: #364063

Caro Aurélio Valente,
também sou descendente de Libório José Valente Teixeira, não pelo seu filho António, mas pela sua filha Antónia, pelo que somos parentes.
Do seu lado, parei a minha árvore na Ana Valente, nascida a 18-07-1807, e desconhecia a descendência que refere. Gostaria de trocar informações sobre essa sua descendência, para completar o estudo dos nossos Valentes, com origem no lugar da Barroca, freguesia de Rossas, concelho de Arouca, e dão larga prole em Alvarenga.
Cumprimentos,
Alfredo Duarte

Resposta

Link directo:

Antepassados de São João da Várzea

#366085 | jmmoreira | 12 fev 2016 18:09 | Em resposta a: #213929

Caros confrades,

Descendo de João Carvalho Pereira e de Maria Teresa de Vasconcelos da freguesia de São João da Várzea. Foram pais de Brízida Angélica de Vasconcelos que terá nascido na freguesia de Santo Ildefonso, cidade do Porto. A Brízida casou com José António Leitão de Vasconcelos de Soalhães que tinha como avô paterno o capitão mor de Soalhães Gonçalo Leitão de Vasconcelos. Viveram na quinta do Crasto em Soalhães.

Não consegui encontrar informação sobre a ascendência de João Carvalho Pereira e de Maria Teresa de Vasconcelos. Pelos nomes poderá haver relação com os Pereira de Vasconcelos já referidos neste tópico.

Pergunto se algum dos confrades tem informações deste casal que terá nascido cerca de 1700 (sem grande rigor).

Agradeço desde já a ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#369824 | Marco Valente | 25 mai 2016 20:58 | Em resposta a: #366059

Boa tarde.

meu e-mail é valentesdopaiva@gmail.com

Entra em contato e conversaremos.
Passo-te o meu wahtsapp

Abraços.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#369825 | Marco Valente | 25 mai 2016 20:59 | Em resposta a: #366059

Boa tarde.

Meu e-mail é valentesdopaiva@gmail.com

Abraços

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#369826 | Marco Valente | 25 mai 2016 21:01 | Em resposta a: #366059

Boa tarde Alfredo Duarte.

Meu e-mail é valentesdopaiva@gmail.com

Abraços.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#369827 | Marco Valente | 25 mai 2016 21:04 | Em resposta a: #366059

Brizida Valente nasceu em Rossas e a data de nascimento de Anna Valente Teixeira confere com a que tu disseste. Somos do mesmo tronco familiar. Será um prazer falar sobre isso contigo.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#370794 | alfredoduarte | 16 jun 2016 09:31 | Em resposta a: #369827

Caro Marco Valente,
já lhe enviei um e-mail.
Um abraço,
Alfredo Duarte

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#384093 | LemosLoureiro | 01 set 2017 21:55 | Em resposta a: #213929

Bem, em Alvarenga quem for (descendente ou for deste sobrenome e saiba que tem raizes em Alvarenga) Noronha, Lemos ou Pinto, que acabam por ser 3 grandes familias interlaçadas pelo tempo, vai conhecer imensos familiares afastados.

Só em Bustelo, há descendestes das 3 familias em practicamente casa sim, casa não, em Noninha também, na Vila de Alvarenga idem.

Uma questão mais ou menos interessante que gostaria de adicionar, que não tem por base nada mais que a minha experência, é a fisionimia de cada familia.

Os Noronhas, são normalmente, bastante morenos, cabelo preto, linhas faciais bastante pronunciadas.
Os Lemos, bastante brancos claro de cabelo preto e traços ditos 'normais'
Os Pintos, têm uma prevalência de pessoas loiras bastante grande, principalmente numa zona daquelas.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#384224 | olivais | 07 set 2017 00:56 | Em resposta a: #384093

Caro LemosLoureiro

em relação às fisionomias, não acho boa ideia entrar por aí... os nomes que se perpetuam muitas vezes têm pouco a ver com a "herança" genética da pessoa.. e basta ter um bisavô em oito que seja Noronha para, por acaso, quase, ficar com o nome Noronha em vez de Lemos, Loureiro, Pinto, Soares, ou outro qualquer dos outros bisavôs... uma das surpresas que tive ao fazer a minha árvore genealógica foi descobrir que tenho "nos meus genes" muitos sobrenomes que nem imaginava, que não me diziam nada.. e que afinal "sou muito mais" de outros sobrenomes do que daqueles que chegaram até mim!

Para além disso em Portugal não somos "puros", ou seja, eu tenho primos direitos loiros e outros morenos, alguns até são irmãos entre eles.. uns muito altos outros baixos, olhos castanhos, azuis ou verdes.

E todos temos "sangue" Noronha, de Alvarenga, mas pouco, o nosso antepassado Noronha é já muito antigo

Posto isto, dizer-lhe que em Alvarenga, nas pessoas com ascendência antiga em Alvarenga, quase toda a gente tem Noronha, porque esse nome chegou a Alvarenga, pelo menos lá para 1700... ou seja, há umas 8 geraçoes.. com muitos filhos e mistura com tanta gente..

e depois houve uma segunda entrada de Noronha.. e não sei se outras.. é um nome comum em Alvarenga, e muitos que não se chamam Noronha são descendentes de Noronhas (Correia de Noronha, melhor dito)

Pinto, houve várias "entradas" de Pintos em Alvarenga, vindos de Cinfães e outros, provavelmente não relacionados, é um nome comum em Alvarenga e no Norte de Portugal

Já o nome Lemos é mais raro em Alvarenga, aqui sim talvez seja mais fácil traçar uma genealogia/fisionomia...

Também eu tenho olhado para as fotos e imagens antigas à procura de semelhanças através das gerações... mas não é fácil... eheheh

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#410195 | alicebarroca | 03 dez 2018 19:45 | Em resposta a: #213929

Boa tarde, meu nome é Alice Barroca e fazendo a árvore genealógica da família descobri que tenho muitos antepassados em Canelas. Meu bisavô, que veio para o Brasil no final do século XIX, era Alexandre Rodrigues Barroca, seus pais eram João Rodrigues Barroca e Custódia Vieira, seus avós paternos eram José Rodrigues e Quitéria Soares e seus avós maternos eram José Teixeira e Maria Vieira. Alguém tem mais informações sobre essas pessoas ou outros parentes? Notei que meu tataravô teve o sobrenome Barroca incluído em seu nome, apesar de seus antepassados não possuírem este sobrenome e aqui no Brasil meu avô nos contava que era porque ele morava "na Barroca", mas não temos mais informações além destas. Obrigada!

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#416352 | Lourval | 17 jul 2019 19:56 | Em resposta a: #410195

Caros colegas,

Alguém conhece o casal Marcos Tavares (de Pinho) e Maria de Sousa (Brito)? Casaram-se na freguesia de Arouca em 06.09.1734. Ele é filho de Marcos Tavares e Mariana (ou Maria) Gabriel. Ela é filha de André Rodrigues e Ana de Sousa.Os pais dos noivos declarados da freguesia de Alvarenga.

Obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#416353 | olivais | 17 jul 2019 20:25 | Em resposta a: #213929

Pequenas notas que fazem diferença:
- os pais do Marcos Tavares eram "desta vila", ou seja, de Arouca
- o nome da noiva era Maria de Sousa TRISTOA, que é um nome importante em Alvarenga
- os pais da noiva André Rodrigues e Ana de Sousa, do lugar de Cortegada, em Alvarenga

Não encontro este casal nos meus registos. Como deve saber, não há paroquiais de Alvarenga anteriores a 1719, pelo que dificilmente se apanham mais informações.

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#442543 | Noronha73 | 09 ago 2022 04:13 | Em resposta a: #214014

Meu pai chama Henrique correia de Noronha do lugar de carvalhais

Resposta

Link directo:

Antepassados - Canelas, Alvarenga, Arouca

#451528 | Mabv52 | 21 dez 2023 18:51 | Em resposta a: #215105

O nome da esposa de Francisco Teixeira Telles era Heronima Valente, e não Hermínio. Sou descendente do Capitão Antônio José Valente Teixeira, filho de Libório José Valente Teixeira. A filha de Antônio José, Anna Valente Teixeira, deu origem aos Duarte Valente, de Cabril, em Castro Daire.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen