familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#214251 | chardon | 28 nov 2008 01:55

Caros confrades,

Procuro informações sobre a família Sousa Jordão. Sou descendente de uma Maria José de Sousa Jordão casada com José Vicente Carrilho. Estamos a falar de meados do Sec. XIX.

Agradecido,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#214305 | Seita | 28 nov 2008 22:28 | Em resposta a: #214251

Caro Confrade Ricardo

Tenho Sousa Jordão nos meus ascendentes, naturais de Elvas. Possivelmente estamos a falar da mesma familia.
Então é assim, a minha Trisavó Ana da Encarnação de Sousa Jordão, nascida em Sº Pedro - Elvas, em 1839, filha de António Tomás de Sousa Jordão e de Maria Benvinda Guimarães, neta paterna de Joaquim José de Sousa Jordão e de Maria Cândida da Silveira e Almeida, neta materna de António Pereira Guimarães e de Leocádia Rita Roiz Salgado.
Todos estes nomes estão na base de dados do Genea.
É possivel que a sua Maria José seja irmã da minha Ana da Encarnação.

Cumprimentos

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#214337 | chardon | 29 nov 2008 16:15 | Em resposta a: #214305

Caríssimo Confrade Gonçalo,

Vou investigar a paternidade da minha Maria José e logo veremos se os pais são os mesmos da sua ascendente. De qualquer modo é seguramente a mesma família. Se assim for na próxima mensagem posso tratá-lo por primo! Sabe mais alguma coisa sobre a família que seja relevante, para além do que está aqui no geneall?

Abraço,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#214341 | Seita | 29 nov 2008 17:54 | Em resposta a: #214337

Caro Ricardo

Apenas sei que o meu Tetravô António Tomás de Sousa Jordão, era Professor em Elvas. Houve também um Joaquim Guilherme de Sousa Jordão, Advogado em Elvas e que foi Administrador de Campo Maior entre 1851 e 1858, não sei se seriam irmãos.
Na minha familia dizia-se que eram de origem Judaica.

Um Abraço

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#214876 | chardon | 06 dez 2008 20:52 | Em resposta a: #214341

Caro Gonçalo,

Recuei mais uma geração e eis o que obtive:

Francisco Anselmo de Souza Carrilho nascido a 29-09-1871 (Elvas, S. Pedro)
filho de
José Vicente Carrilho, nascido em Elvas (bat. Igreja de Alcaçova), e de D. Maria José de Souza Jordão, nascida também em Elvas (bat. Igreja de Alcáçova)
Neto paterno de Vicente José Carrilho (bat. Igreja de Alcaçova) e de D. Roza Joanna de Viterbo.
Neto Materno de José Maria Vellozo, natural de Castelo de Vide (bat. Igreja Matriz de Castelo de Vide) e de Maria Maximiana de Souza Jordão, natural de Elvas (bat. Igreja de S. Pedro)

Ainda não encontrei o antepassado comum mas lá chegarei. Um dia destes meto-me no carro rumo ao Alentejo.


Um abraço,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#215022 | Seita | 08 dez 2008 19:22 | Em resposta a: #214876

Caro Ricardo

Assim sendo, e pela data que apresenta, leva-me a crer que a sua Maria Maximiana será irmã do meu António Tomás, também ele de S Pedro.
O antepassado comum seria o Joaquim José de Sousa Jordão, meu 5º Avô, e também nascido em Sº Pedro - Elvas.
Tenho andado a pesquizar outros ramos familiares, mas em breve pedirei assentos de Baptismo ao Arq. de Portalegre, visto não ter tempo para lá ir.

Um Abraço

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#215032 | chardon | 08 dez 2008 20:25 | Em resposta a: #215022

Olá Gonçalo,

É capaz de ter razão, o antepassado comum deve ser o Joaquim José. De qualquer modo estou a tratar de obter registos. Assim que os tiver em meu poder terei todo o gosto em mandá-los. Provavelmente conseguirei saber os ascendentes do próprio Joaquim José. Veremos onde a história nos conduz.
entretanto fica aqui o meu e-mail pessoal por extenso por causa das regras do forum. ricardoribeiroleitaoarrobamsnpontocom.

Um abraço,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#224421 | Seita | 20 mar 2009 20:10 | Em resposta a: #215032

Caro Ricardo

Recebi agora o Assento de Baptismo de António Thomás de Sousa Jordão.
Nasceu a 22-03-1812, filho de Joaquim José de Sousa Jordão e de Maria Cândida da Silveira e Almeida, Neto Paterno de José Raimundo de Sousa e de Maria Theodora Hortência (possivelmente Jordão), Neto Materno de Joaquim José Roiz e de Antónia Jacinta (possivelmente Silveira e Almeida).

Um Abraço

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#224502 | chardon | 21 mar 2009 15:24 | Em resposta a: #224421

Olá Gonçalo,

Muito obrigado pela preciosa informação. Tenho tido menos tempo para as investigações mas muito brevemente irei tentar recuar mais uma ou duas gerações. Havemos de encontrar o antepassado comum nas próximas semanas! Agora com estas suas novidades ainda fiquei mais curioso.

Um abraço,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#224600 | chardon | 22 mar 2009 12:40 | Em resposta a: #224421

Gonçalo,

Aqui vai informação adicional sobre os seus (e meus) antepassados.

AlémCaia
Aqui se transcrevem textos, documentos e notícias que se referem à vida em Campo Maior ao longo dos tempos


TERÇA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2008


UM ESCRITOR DO SÉCULO XIX: JOÃO DUBRAZ (1818 – 1895) – (VI)
Em Abril de 1851, um pronunciamento militar chefiado pelo marechal Saldanha, que tinha ajudado Costa Cabral a tomar o poder em 1842 mas que depois, divergindo dos cabralistas, derrubou o governo de Costa Cabral, dando iniciou a um novo período de governação: a Regeneração.
A situação política do país degradara-se de tal modo que a Regeneração surgiu como a única forma de evitar um levantamento popular que degeneraria inevitavelmente numa guerra civil.O próprio marechal Saldanha dirá, numa sessão da Câmara dos Pares de 16 de Fevereiro de 1856, que agiu em 1851 porque o país estava á beira do abismo, pois que se preparava uma revolução popular que poria em perigo o trono e as instituições e que teve como objectivos: salvar a soberana, a pátria e as instituições constitucionais.
Os liberais de esquerda vão desempenhar um importante papel no movimento regenerador. A influência da esquerda liberal é visível na participação do marquês de Loulé, prestigiado dirigente patuleia, no elenco governativo e de outras destacadas figuras da ala esquerda do liberalismo como José Estêvão, Rodrigues Sampaio, Almeida Garrett, que colaboraram nas reformas democráticas, por exemplo, na legislação eleitoral.
Por isso, os sectores mais conservadores apressaram-se a apoiar o golpe do marechal Saldanha, como forma de neutralizar a influência dos mais radicais que chegaram a exigir a abdicação da rainha D. Maria II, por esta ter dado sempre apoio às prepotências ditatoriais de Costa Cabral.
A vitória dos regeneradores em 1851, marca um novo período da história de Portugal: acabado o tempo da instabilidade política e administrativa, começava uma época de tranquilidade e estabilidade, criando-se as condições para o desenvolvimento económico, social e cultural do país.

João Dubraz, que decidira retirar-se completamente da participação directa nas questões político-partidárias, manteve-se, contudo, um observador atento dos que se passava à sua volta. Nas Memórias Contemporâneas relata os acontecimentos de Abril de 1851 que levaram à revolução reformadora e dos efeitos que tiveram em Campo Maior: “Desde que a regeneração se tornou poder legal incontestado, conheceu-se fora e dentro de Campo Maior a necessidade de acabar o estado excepcional em que existia esta povoação por espaço de cinco anos.”
Na sua opinião, a primeira coisa a fazer seria dissolver o batalhão cartista. A segunda seria recorrer a uma autoridade externa que repusesse a legalidade. Para esta foi escolhido um advogado elvense, Joaquim Guilherme de Sousa Jordão – ohomem severo e duro que veio pôr um dique à anarquia que lavrava em Campo Maior e que se manteve como administrador do concelho entre 1851 e 1858, ano em que foi transferido para Portalegre.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#224622 | Seita | 22 mar 2009 17:30 | Em resposta a: #224600

Caro Ricardo

Apesar de já saber, achei muito interessante a nota sobre o Joaquim Guilherme, que penso sêr irmão do António Thomás e de Maria Maximiana de Souza Jordão.
Na mensagem anterior que enviei, esqueci-me de dizer que o Joaquim José de Souza Jordão, era Capitão e que tanto ele como os pais nasceram na freguesia da Assunção (antiga freguesia da Sé).

Um Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#268776 | chardon | 17 jan 2011 12:18 | Em resposta a: #215022

Viva Gonçalo,

Finalmente tenho a certeza do que já suspeitávamos, o nosso antepassado comum é mesmo o Joaquim José de Sousa Jordão. Com esta confirmação podemos tratar-nos por primos! Continuo a investigação e em breve terei novidades.

Um abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#268806 | Seita | 17 jan 2011 22:11 | Em resposta a: #268776

Caro Ricardo

Tenho feito muito pouca investigação, penso que neste ramo ainda estou na mesma, tenho o defeito de querer subir os ramos da árvore todos ao mesmo tempo, quando deveria ser de um a um.
Ainda por cima tambem estou a fazer a árvore genealógica da minha mulher.
O que tenho é:
António Thomás de Souza Jordão, nasceu em Elvas, Caia e São Pedro a 22.03.1812, foi 1º Tenente do Regimento de Artilharia da Corte, foi incluido na convenção de Évora-Monte em 1834. Depois da vida militar foi Professor Régio de Instrução Primária, por Decreto de 15.09.1842. Foi Vereador da Camara de Elvas em 1876 e 1877.
Filho de Joaquim José de Souza Jordão, que faleceu em Elvas em 1843 e era Major de Infantaria e de Maria Cândida da Silveira e Almeida.
Neto Paterno de José Raimundo de Souza e de Maria Theodora Hortência.
Neto Materno de Joaquim José Roiz e de Antónia Jacinta.
É o que sei até agora, quando souber mais, digo.

Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#291998 | Seita | 28 nov 2011 22:03 | Em resposta a: #268806

Olá Ricardo

Demorou mas já tenho mais qualquer coisa e confirma-se que somos Primos.
O que consegui foi o seguinte:

Os Irmãos:

Maria Maximiana de Sousa Jordão * São Pedro 1803 + São Pedro 08.11.1836
Joaquim Guilherme " " * São Pedro
António Tomás " " * São Pedro 22.03.1812 + Salvador 10.04.1893

Filhos de:

Joaquim José de Souza Jordão, Major de Infantaria * Assunção 09.06.1765 + São Pedro 01.05.1843
Casou no Salvador a 30.06.1800 com Maria Cândida da Silveira e Almeida * Salvador 05.04.1778

Netos Paternos de:

José Raimundo de Souza * Assunção
Maria Teodora Hortência * Assunção

Netos Maternos de:

Joaquim José Rodrigues * Salvador
Antónia Jacinta de Almeida * São Pedro 1745 + Salvador 01.01.1842

Bisnetos Paternos de:

António José de Souza * Salvador
Maria Teresa * Alcáçova
António José Homem * Viseu
Catarina Tomázia * Alcáçova

Bisnetos Maternos de:

Luis Rodrigues * Penedono
Maria da Encarnação * São Pedro
rancisco de Almeida * Estremoz
Maria Ignácia * São Pedro

O Jordão desaparece com José Raimundo, ainda não sei de onde virá, talvez da Maria Teodora Hortência.
A proxima vez que for a Elvas vou tentar ir ao Arquivo Histórico ver se consigo mais alguma coisa.

Abraço

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#292040 | chardon | 29 nov 2011 17:17 | Em resposta a: #291998

Caríssimo Gonçalo,

Agradeço-lhe imenso a informação! Somos mesmo primos e não muito afastados! Eu moro em Oeiras e a maior parte dos primos que tem deste lado (ainda são bastantes) moram todos na linha do Estoril. Tudo gente civilizada, graças a Deus. Era giro conhecermos-nos um dia.
Temos que continuar a investigação para ver onde vai dar.

Abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#347273 | girafa | 15 jun 2014 04:11 | Em resposta a: #214251

Caro confrade,
através da árvore de costados que tem publicados identifiquei um tronco comum no casal António Martins (Evoramonte) e Antónia Mendes Ferreira (Aljustrel).
Possuo a ascendência do António Martins (Evoramonte), caso esteja interessado.
cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#347365 | Seita | 17 jun 2014 19:58 | Em resposta a: #214251

Cara Confrade Manuela Carvalho

Efectivamente descendo deste Casal pela parte Paterna, são meus Hexavós, demorei algum tempo a perceber, porque este tópico dos Sousa Jordão nada tem a ver com este ramo.
Agradeço que me envie o que tiver da ascendência deles e já agora qual a sua descendência em relação a eles.

Cumprimentos

Gonçalo Guerra

Resposta

Link directo:

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#347374 | girafa | 17 jun 2014 21:27 | Em resposta a: #214251

Caro Confrade Gonçalo Guerra,

foi difícil chegar até si, pois já tinha enviado mensagem para "Genealogia de Filipa e Catarina Seita Machado" através formulário de contacto do autor.

Descobri recentemente a sua ligação aos meus ancestrais.

O seu Manuel Martins natural de Evoramonte (casado com Antónia Mendes Ferreira, de Aljustrel) é filho de Francisco Martins Travelho natural de Evoramonte e irmão de meu Octavô Manuel Martins Travelho.
Por esta via somos Primos em 13ºgrau.
Possuo esta minha ascendência até 1564 (documentada) e tenho um vasto levantamento desta família (desde os dias de hoje até 1564).

Vai, por certo, gostar de saber, que também descobri recentemente outro ramo, vivo,desta nosso família.

Caso pretenda, poderá pedir o meu contacto, ao moderador, para trocarmos informação.

cumprimentos,
Manuela Carvalho











Resposta

Link directo:

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#347378 | Seita | 17 jun 2014 22:32 | Em resposta a: #214251

Cara Confrade e Prima Manuela Carvalho

Peço desculpa pela minha ignorância, mas não sei como pedir o seu contacto ao Moderador, principalmente desde os ultimos dias em que o Genea está muito confuso.
Assim sendo deixo o meu, agradecendo desde já a sua disponibilidade.

goncaloseitamachado@hotmail.com

cumprimentos

Gonçalo Guerra



Resposta

Link directo:

familia Sousa Jordão - Elvas/Évora

#347380 | girafa | 17 jun 2014 23:02 | Em resposta a: #214251

Caro primo
Obrigada, responderei então para o email.
M.Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen