Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214277 | elaginha | 28 nov 2008 13:37

Boa tarde a todos,

Sou descendente de José Caetano Laginha (bisneto de Caetano Gonçalves e Maria Lopes) e Eufrásia Guerreiro, pais da minha avô Maria Guerreiro Laginha. Esta casou com Joaquim de Sousa Faísca, filho de Francisco António Nunes e Maria Martes (dados fornecidos pela minha avó, ainda não confirmei se correspondem aos registos de nascimento). Tendo em conta que referiram dados relativos aos meus ascendentes neste fórum, gostaria de saber se alguém dispõe de alguma informação relativamente a este último casal. O meu avô (que não cheguei a conhecer) tinha os apelidos Sousa (Faísca) mas ninguém sabe a sua origem já que os seus pais e irmãos tinham apelidos diferentes.

Cumprimentos,

Elisabete
(S. Clemente-Loulé)

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214694 | Manitu | 04 dez 2008 18:47 | Em resposta a: #214277

Cara Confrade Elisabete

Tenho um antepassado directo, pela 7ª. geração de nome João Rodrigues Faísca, natural de Lagos, casado com Inês Josefa de Portimão.
Deste casamento tiveram pelo menos uma filha de nome Maria Inês de Portimão, casada com Ângelo José Alves a 21.01.1807 em Portimão.
O João António Faísca, teve como pais José Rodrigues Faísca, natural de Pera e Inês Josefa de Portimão.

Não sei se a vai ajudar, mas é o que sei deste meu antepassado, que por coincidência ou não, tem o apelido de Faísca, e é natural do Algarve.

Os meus cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214719 | elaginha | 04 dez 2008 21:24 | Em resposta a: #214694

Caro confrade Adolfo,

Agradeço a sua resposta mas, até o momento, não tenho conhecimento de nenhum parente que possa relacionar com a zona de Lagos ou Portimão, uma vez que são todos de Loulé (S. Clemente). No entanto, devo dizer que me encontro no início da minha pesquisa e, por essa razão, pode ser que esta informação ainda venha a ser útil.

Os meus sinceros cumprimentos,

Elisabete

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214736 | ffarrajota | 04 dez 2008 21:58 | Em resposta a: #214694

Caro Sr.Adolfo,
Além dos Sousa ou Martins Faíscas da freguesia de S.Clemente, tenho uns Rodrigues Faísca na freguesia de Salir. Manuel Rodrigues Faísca cc. Maria Rodrigues, de Vale de Casa-Salir. Filhos:
Isabel nasc 1714
Maria nasc 1717
João nac. 1720
João nasc. 1721
Domingos 1726
José nasc 1727
Gregório 1729
António e André
Talvez algum destes seja seu antepassado.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214741 | Manitu | 04 dez 2008 22:35 | Em resposta a: #214736

Cara Confrade Fernanda

Com muito prazer já tomei boas notas desta descrição que me poderá ser útil.
Tenho indicação, que a naturalidade destes meus antepassados, foi atribuída a Lagos e Pera, desconhecendo eu, se Vale de Casa-Salir, seja nas proximidades daquelas.
Acresce também, que é um ramo que ainda não está totalmente pesquisado por mim, o que me permite não ter elementos mais precisos sobre as datas de nascimento.

Contudo, reconhecidamente lhe agradeço a descrição que elaborou, e que decerto contarei com elas num futuro próximo.

Os meus subidos cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214754 | Jpteixeira | 05 dez 2008 01:01 | Em resposta a: #214736

Car Fernanada Farrajota:

Sou descendente de Manuel Rodrigues Faísca c.c. Maria Rodrigues, moradores no Vale da Rosa- Salir. São meus 8º avós. Sua filha, Maria Rodrigues casou a 06-06-1736 com Domingos Gonçalves, dos Montes Novos. O apelido Faísca perdeu-se nos filhos deste casal, que passam a usar Gonçalves e depois Andrés.
Ainda sobre o casal aqueles meus 8º avós, nunca consegui encontrar o casamento. Pelo menos, tal não consta na freguesia de Salir. Provavelmente estará na freguesia do Ameixial.
O outro Faísca cujo casamento consta na freguesia é Manuel Martins Faísca c.c. Maria Vaz a 8-10-1702, sendo que Maria Vaz era viúva de João do Rego, cujo casamento, por sua vez, ocorreu a 07-02-1695. Estes eram moradores no Carrascal-Salir.
Este Manuel Martins Faísca era filho de Vicente (?) Martins e de Maria Netta (?). Cfr página 52 v do livro C2 da freguesia de Salir. O registo não está muito legível.

Será que temos aqui mais um ramo comum ?

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214755 | Jpteixeira | 05 dez 2008 01:14 | Em resposta a: #214719

Cara Elisabete:

Já algum tempo estava para lhe responder mas acontece que o tempo dá não para tudo, pelo que peço-lhe desculpas por só agora o estar a fazer.
Quanto à questão em concreto, quero diz-lhe que há muita gente neste Fórum que tem imensos elementos sobre os Faíscas de Loulé. Acontece que tais elementos reportam-se a uma data anterior a cerca de 1850, pelo que se conseguir arranjar uma certidão do registo de casamento dos seus avós, Joaquim de Sousa Faísca e Maria Guerreiro Laginha, chegará facilmente a pessoas que viveram no Século XIX e aí tudo será mais fácil, uma vez que os livros que contêm estes registos existem no Arquivo Distrital de Faro. De 1905 para cima, só as Conservatórias dos Registos Civis é que têm tais livros e estes não se encontram à disposição do público. Assim sendo, aquilo que se faz normalmente é pedir um fotocópia simples do casamento à Conservatória ( custo de 50 cêntimos ou 1 €) e com os dados que lá constam podemos chegar às datas do nascimento dos noivos, etc.
Logo verá como proceder.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214758 | Jpteixeira | 05 dez 2008 06:32 | Em resposta a: #214736

Cara Fernanda:

Na mensagem anterior escrevi um texto com demasiadas gralhas e, com a pressa, não o corrigi. Também nem se sequer me despedi com os tradicionais cumprimentos da praxe. Por tal facto, peço-lhe desculpas.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214772 | ffarrajota | 05 dez 2008 11:08 | Em resposta a: #214754

Olá, bom dia caro Júlio:
Com efeito meu marido é descendente do Manuel Rodrigues Faísca cc.Maria Rodrigues e da Maria Rodrigues cc.Domingos Gonçalves, dos Montes Novos. Com efeito passam a usar o apelido Gonçalves e Andrez ou André. Do casal Maria Rodrigues e Domingos Gonçalves só tenho o filho Domingos Gonçalves cc.Antónia Maria, dos Palmeiros, 2/10/1765 com 6 filhos. Esta ascendência é da avó materna de meu marido, a Isabel da Conceição cc. Manuel Sousa Fernandes, cujo baptismo não conseguia encontrar e o Júlio fez o favor de me ajudar.
Sobre o Manuel Martins Faísca cc. Maria Dias Vaz é assim que anotei, o pai Vicente Martins cc. Maria Viegas, foi assim que li.
Vamos ter que trocar mais estes dados.
Muito bom dia,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214773 | ffarrajota | 05 dez 2008 11:13 | Em resposta a: #214758

Caro Júlio:
Sobre o José Sousa Faísca cc. Victória Sousa Ramos Faísca, pergunta que ontem coloquei no tópico família de Sta. Bárbara, tem por acaso a filiação do José?
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214811 | Jpteixeira | 05 dez 2008 20:18 | Em resposta a: #214772

Cara Fernanda:

Não tenho tal informação respeitante a José Sousa Faísca cc. Victória Sousa Ramos Faísca, nem faço a mínima ideia do ano em que tal casamento tenha ocorrido.
No entanto, se me disser o ano aproximado talvez possa tentar localizar aquele casamento.
Quanto ao parentesco com o seu marido, a partir de Domingos Gonçalves com Antónia Maria, temos:
Manuel Andrés é filho daquele casal e casa primeiro com Antónia Maria e, depois de enviuvar, vai casar novamente, a 25-01-1809, com Maria Leonor. Eu sou descendente deste segundo casamento, através da filha, Ana Maria, a qual nasceu a 08-07-1817 e casou com António Guerreiro a 09-05-1838.
O casal Manuel Andrés e Maria Leonor são meus 4º avós.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214816 | ffarrajota | 05 dez 2008 22:53 | Em resposta a: #214811

Boa noite:
Meu marido é descendente da irmã Maria Antónia nasc.12/10/1768 cc.José Coelho, da Fonte Morena 6/10/1786.
Do Domingos Gonçalves e Antónia Maria tenho os seguintes filhos:
- Maria Antónia 12/10/1768
- Luísa 1/10/1771 não a tenho casada
- Joana 12/5/1774 cc. José Pires, dos Palmeiros
- Benta 29/1/1777 não a tenho casada
-António 20/4/1782 não o tenho casado
- o Manuel seu avô sem data de nascimento com dois casamentos
com Antónia Maria Viegas (não tenho data de casamento) e com um filho o José nasc. 23/4/1810
com a Maria Leonor Lourenço (não tenho data de casamento) e tenho os seguintes filhos
- José nasc.13/2/1811
- Manuel 19/11/1809
- Maria 9/4/1814
a sua Ana Maria não a tinha e dos acima não tenho qualquer casamento nem descendência.
Dos avós de meu marido Maria Antónia Gonçalves e de José Coelho tenho os seguintes filhos:
- Domingas da Conceição cc.Inácio de Sousa de Funxaes/Querença, 25/12/1812, não tenho a data de nascimento (estes são os avós)
- Antónia Maria cc.Manuel Inácio, dos Palmeiros também sem a data de nascimento
- Maria nasc 2/8/1787 não tenho casamento
- José nasc.13/2/1789 sem casamento
- Brás nasc. 25/9/1805 sem casamento
Gostaria, se tiver mais informação para preencher estas minhas lacunas que me fornecesse.
Sobre o José Sousa Faísca cc.Victória Sousa Ramos Faísca nasc.23/12/1868, não tenho data de casamento porque já não abrange os microfilmes existentes.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214819 | Jpteixeira | 05 dez 2008 23:21 | Em resposta a: #214816

Cara Fernanda:

Proponho que estas mensagens sejam "trocadas" no tópico famílias de Salir.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#214821 | ffarrajota | 05 dez 2008 23:39 | Em resposta a: #214819

Concordo
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#215928 | elaginha | 18 dez 2008 21:53 | Em resposta a: #214755

Caro Júlio Sousa,

Obrigada pela sua resposta e pelas dicas. Entretanto, já fui à Conservatória do Registo Civil de Loulé e ao Arquivo Distrital de Faro mas ainda não consegui ir muito longe na minha pesquisa. Tenho de lá voltar (o tempo parece sempre ser pouco sobretudo quando se trabalha). No entanto, esta primeira visita serviu-me para saber como devo proceder na (re)construção da minha árvore genealógica. Devo dizer que, embora tivesse a noção da dificuldade de encontrar os ascendentes (e irmãos destes), passei a ter maior consciência da dimensão do trabalho que o Júlio e todos os outros confrades têm tido. Gostaria de felicitar a todos por isso. Acredito que perante tamanho empreendimento e as dificuldades que vão surgindo muitas pessoas desistam.
Queria só fazer uma pequena correcção: os meus bisavôs (pais do meu avô paterno: Joaquim de Sousa Faísca) chamavam-se Francisco António Nunes (nascido por volta de 1886) e Maria Joaquina Faísca (também por volta de 1886) ambos da zona do Sítio do Concelho. Fica feita a correcção. Resta-me continuar as minhas pesquisas. Mais uma vez, obrigada pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,

Elisabete

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#215964 | NBA | 19 dez 2008 15:11 | Em resposta a: #215928

Cara Elisabete


Embora a abordagem correcta - a única que a pode levar com segurança ao conhecimento de dados sobre os seus antepassados - seja a indicada por Júlio Sousa, por vezes nem sempre encontramos nos locais onde esperamos a informação que pretendemos obter. Por isso mesmo, e embora não saiba se estes que abaixo menciono tem alguma relação com os seus Sousa Faísca, envio-lhe estes dados que recolhi já faz bastante tempo, e que apontam para portadores desse apelido em Santa Bárbara de Nexe, no início e meados do séc. XIX:

João Xavier de Souza Faísca casou a 14.08.1861, em Castro Marim, então com cerca de 20 anos de idade. O seu irmão Alfredo Xavier de Sousa Faísca também casou na mesma localidade. Eram filhos de Miguel de Souza Faisca, nat. de Santa Bárbara de Nexe, e de D. Maria Rita, natural de Odeleite. Neto pat. do Major Manuel Martins, de Santa Bárbara, e de D. Isabel Maria, de Querença.

Já depois de escrever esta nota, dei uma vista de olhos muito rápida no tópico de 'Famílias de Santa Bárbara de Nexe, Faro' e o Major Manuel Martins e a esposa aparecem lá referidos... É um tópico muito extenso e não tenho disponibilidade para o ler cuidadosamente, pelo que peço desculpa se estou a enviar-lhe informação que já conhece.

Com os meus melhores cumprimentos e votos de boa pesquisa,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#215979 | elaginha | 19 dez 2008 18:36 | Em resposta a: #214277

Correcção:

Francisco António Nunes (meu bisavô) era casado com Maria Joaquina Faísca (minha bisavó).

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Faísca cc Guerreiro Laginha

#245628 | Jpteixeira | 06 dez 2009 00:01 | Em resposta a: #215979

Olá Elisabete!

Tens, por acaso, a data de nascimento ou o registo de nascimento do teu avô, Joaquim de Sousa Faísca?
Com tal dado podemos chegar aos seus avôs e isso seria muito importante porque estes devem ter nascido antes de 1870. Se assim for, teremos grandes possibilidades de os "encontrar" nos índices de baptismos referentes à freguesia de S. Clemente.
Na 2ª feira logo me dizes qualquer coisa.
Continuação de bom fim-de-semana.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 10:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen