Taveiras, de Almacave-Lamego

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#214426 | psmoraes | 01 dez 2008 00:40

Descobri, recentemente, os pais de um de meus trisavôs. Ele nasceu em Armamar, a 09.01.1843, filho de Antonio Cardoso Sereno e Thereza Luiza Taveira. Thereza é filha de Antonio Taveira e Maria Clara. Consta que esse Antonio seria de Almacave, Lamego. Alguém teria algo?
Grato

Resposta

Link directo:

RE: TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#334150 | mances | 21 ago 2013 17:27 | Em resposta a: #214426

Paulo,

Durante este mês, graças aos microfilmes dos mórmons e a alguns dos paroquiais que já estão online nos sites do Arquivo Distrital de Viseu e de Vila Real, consegui avançar nas minhas pesquisas sobre o meu bisavô José Cardoso, e acho que temos algum ancestral em comum.

Meu bisavô José Cardoso, nascido a 7.2.1852 em Vilarinho de São Romão, Vila Real, é filho de Antonio Cardoso Sereno e Teresa Luzia, de Armamar.

Antonio Cardoso Sereno é filho de José Cardoso Sereno e de Maria Pinto casados em Armamar a 9.9.1786, neto paterno de José Cardoso e Francisca da Silva, e neto materno de José Pinto e Anastácia Maria, todos de Armamar.
Teresa Luzia é filha de Antonio Pereira e Maria Luiza, da freguesia de Almacave, cidade de Lamego.


Manoel César Furtado
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#334152 | psmoraes | 21 ago 2013 18:25 | Em resposta a: #334150

Seu bisavô éra irmão de meu trisavô Luiz Cardoso (09.01.1843).
Só vi diferença nos pais de Tereza Luiza (Luzia?): Tenho Antonio Taveira e Maria Clara, de Almacave.
Também cheguei até onde chegaste.
José Cardoso Sereno casou com Maria Pinto a 09.09.1786, e faleceu a 30.08.1825, na Ribeira, Armamar. casou no mesmo local.

Resposta

Link directo:

RE: TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#334160 | mances | 21 ago 2013 20:57 | Em resposta a: #334152

Quem emigrou?, foi o Luiz Cardoso ou algum filho ou filha?
O meu bisavô José Cardoso chegou ao porto de Santos em 27.9.1890, e viveu por um tempo na cidade de S. Paulo onde nasceu a minha avó Amélia de Jesus Cardoso em 25.5.1891.

Não tenho os dados aqui comigo agora, mas ontem à noite estava pesquisando os assentos de batismo de Armamar no site do AD de Viseu, relacionando os irmãos de meu bisavô, e dei-me com o Luiz, se não me engano é a imagem #144.
Se você verificar outros assentos para tirar a sua dúvida verá que os pais de Teresa Luzia são Antonio Pereira ( não Taveira) e Maria Luiza; em um dos assentos o Pereira aparece até com a tradicional abreviação P.ra.
É pena que para avançar com esse ramo de Almacave vamos precisar dos assentos que talvez estejam no Arquivo Diocesano de Lamego.

Se quiser posso depois lhe enviar os outros irmãos que já encontrei. Os pais devem ter mudado para Vilarinho de São Romão por volta de 1850 onde em 1852 nasceu o meu José que 1877 casou em Cimbres, sendo antes morador em Salzedas.

Manoel César Furtado

Resposta

Link directo:

RE: TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#334161 | psmoraes | 21 ago 2013 21:24 | Em resposta a: #334160

Com certeza, quem emigrou foi o neto de Luiz, meu avô Manoel. Minha Bisavó, Beatriz Augusta Cardoso, filha de Luiz, não tenho certeza. Mas se ainda estava viva, pode ter acompanhado meu avô, que veio por volta de 1920. Meu bisavô faleceu a 07.11.1918, e, se ela estava viva, deve ter acompanhado meu avô, ultimo filho que ainda estava em Portugal.
Preciso rever esse registro do Luiz. Como Taveira também é comum em Armamar, entendi que fosse.

Resposta

Link directo:

RE: TAVEIRAS, de Almacave-Lamego

#334171 | mances | 21 ago 2013 23:55 | Em resposta a: #334161

Além de meu bisavô José Cardoso, nascido em 7.2.1852 - #57 em Vilarinho de São Romão, Vila Real, encontrei até agora os seguintes filhos de Antonio Cardoso Sereno e Tereza Luzia batizados em Armamar, Viseu:

1. Maximiano, n. 1.12.1834 - #007, f.º de Antonio Cardoso Sereno e Tereza Luzia, desta Vila, n.p. de José Cardoso Sereno e Maria Pinto, da mesma Vila, n.m. de Antonio Pereira e Maria Luiza, da Foz da freguesia de Almacave, Lamego. Pd: Luiz Cardoso Sereno, e Angélica, desta Vila.
2. Maria, b. 10.12.1837 - #63, f.ª de Antonio Cardoso Sereno e Tereza Luzia, desta Vila, n.p. de José Cardoso Sereno e Maria Pinto, da mesma Vila, n.m. de Antonio Pereira e Maria Luiza, da freguesia de Almacave, Lamego. Pd: José Pinto e Maria de Fontelo.
3. Antonio, b. 15.6.1840 - #103, f.ª de Antonio Cardoso Sereno e MariaTereza Luzia (sic), da Ribeira desta Vila, n.p. de José Cardoso Sereno e Maria Pinto, da mesma Vila, n.m. de Antonio Pereira e Maria Luiza, da freguesia de Almacave, cidade de Lamego. Pd: Antonio Martins Valente e Teresa da Assunção da freguesia de Fontelo.
4. Luiz, b. 17.1.1843 - #144, f.º de Antonio Cardoso Sereno e Tereza Luzia, da Ribeira desta Vila e freguesia de São Miguel de Armamar, n.p. de José Cardoso Sereno e Maria Pinto, da mesma Vila, n.m. de Antonio Pereira e Maria Luiza, da freguesia de Almacave da cidade de Lamego. Pd: Luiz Cardoso Sereno, tio do batizando, e sua mulher Francisca Inácia.
5. Victorino, b. 18.12.1845 - #190, f.º de Antonio Cardoso Sereno e Tereza Luzia, da Ribeira desta Vila e freguesia de São Miguel de Armamar, n.p. de José Cardoso Sereno, natural de Folgosa deste .?., e de Maria Pinto, da Ribeira desta freguesia, n.m. de Antonio Pereira e Maria Luiza, da Foz freguesia de Almacave. Pd: Victorino de Carvalho, e Maria Genoveva, de Armamar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen