Questões/Dúvidas/Sugestões

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Questões/Dúvidas/Sugestões

#214466 | Paulo Rodrigues | 01 dez 2008 19:03

Caros confrades...

Tenho umas dúvidas, um "velho Clássico" de quem ainda lhe falta as "bases complexas" para a compreensão melhor e o respectivo estudo da genealogia, muito em parte talvez por ser demasiado jovem para iniciar-me já neste vasto assunto, mas que no entanto a meu ver já dei importantes passos "básicos" e além disso tenho uma enorme vontade de aprender.

Então aqui vai:

Através de certidões do Arquivo Distrital de Beja, consegui "saber" até aos meus Sextos Avós, ou seja - Hexavós.

As minhas dúvidas/questões são:

- À uns meses pedi 5 certidões de NASCIMENTO ao Arquivo Distrital de Beja de respectivos e diferentes familiares meus...até aí tudo bem, mas na altura de as receber e "interpretar"/ler, reparei que as certidões de nascimento que pedi:

1 Certidão - Vinha com o baptismo, nascimento, casamento e óbito;
2 Certidão - Vinha com o baptismo, nascimento e óbito;
3 Certidão - Vinha com o baptismo e nascimento;
4 Certidão - Vinha com o casamento;
5 Certidão - Vinha com o baptismo.

As minhas dúvidas/questões são:

- Uma certidão de Nascimento ( implica ) estar o Baptismo junto ou foi apenas por mera "sorte" ?

- Se eu pedi uma certidão de Nascimento e veio uma certidão de Baptismo e outra certidão com o casamento, devo concluir que esses DOIS familiares meus não tem registo de nascimento?

- Numa das certidões de Casamento (1869) o próprio Paróco que redigiu o acento foi testemunha desse mesmo casamento entre outras duas pessoas, era muito comum para a época?

E consequentemente uma certidão em que o meu tetravô casou ao mesmo tempo que o irmão e que a sua futura mulher era irmã da futura mulher do seu irmão : )...

- Numa das certidões de Baptismo reparei que em alguns registos de baptismo "dizem" - Tocou com a Corôa de Nossa Senhora neste caso "LUZ" ?

- Em todas as certidões quer seja de nascimento, baptismo ou de casamento os padrinhos/testemunhas, constava apena um primeiro e último nome, estado civil, de profissão trabalhador, não asseguraram por não saberem escrever, quase a meu ver um "desprezo" por parte do padre, pois á excepção de um resgisto de baptismo da minha trisavó o padrinho - ( tio da minha trisavó ) assegurou, onde constava o nome completo, o estado civil e de profissão Lavrador, o meu espanto era de esse padrinho saber escrever, pois estou a falar do ano de 1871, numa freguesia (aldeia) de Beja, em que a meu ver nao devia ser uma muito constante principalmente em aldeias...

Peço desculpa por "alguma questão e/ou demasiado, digamos principiante",
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Paulo de Medeiros Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214474 | Dsousa | 01 dez 2008 19:46 | Em resposta a: #214466

Caro Paulo,

Antes da instituição do Registo Civil em Portugal (1911), os nascimentos/baptismos, casamentos e óbitos eram registados pelos párocos, como sabe. O registo do nascimento era feito no assento de baptismo. Ou seja, não existiam propriamente registos de nascimento mas de baptismo, onde o padre podia registar a data do nascimento. Julgo que a partir da criação do Registo Civil as conservatórias começaram a averbar aos registos de baptismo, ou de nascimento, se feitos posteriormente a 1911, os matrimónios e óbitos.
Quanto às outras questões, outros lhe poderão esclarecer melhor.

Com os melhores cumprimentos,
D.S.

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214524 | Paulo Rodrigues | 02 dez 2008 14:10 | Em resposta a: #214474

Caro D.Sousa,

Obrigado pela resposta a umas das minhas dúvidas...

Com os melhores cumprimentos e continuação de uma óptima semana,

Paulo de Medeiros Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214525 | gmg | 02 dez 2008 14:11 | Em resposta a: #214524

É dos Medeiros, da zona de Valpaços?

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214526 | Paulo Rodrigues | 02 dez 2008 14:12 | Em resposta a: #214524

Renovo Pedido...

Antecipadamente grato,

Paulo de Medeiros Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214527 | Paulo Rodrigues | 02 dez 2008 14:18 | Em resposta a: #214526

Caro "GMG",

Que eu saiba não, tudo o que sei é que os ( Medeiros ) da minha familia são costados alentejanos, mais propriamente numa freguesia de Beja... em todo o caso quando for na altura de "investigar" este "ramo", terei o prazer de dizer mais algo em concreto,

Cumprimentos

Paulo de Medeiros Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214529 | gmg | 02 dez 2008 14:21 | Em resposta a: #214527

Obrigado.

Realmente no Alentejo esse apelido nõ é muito comum. É mais do Norte (Trás-os-Montes) e Açores.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214530 | Paulo Rodrigues | 02 dez 2008 14:31 | Em resposta a: #214529

Caro Luís pareçe que sim, pelo que tenho observado e lido é mais comum no Norte do país e consequentemente nos Açores, enfim, assuntos, que eu tenho que averiguar um dia com calma

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214679 | Paulo Rodrigues | 04 dez 2008 14:30 | Em resposta a: #214530

Renovo pedido, caso este seja possível...

Com os melhores cumprimentos,

Paulo de Medeiros Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214941 | Paulo Rodrigues | 07 dez 2008 19:57 | Em resposta a: #214679

Renovo pedido!

os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Questões/Dúvidas/Sugestões

#214994 | jagmc | 08 dez 2008 15:46 | Em resposta a: #214466

Caro Paulo Rodrigues,

Da minha pouca experiência nestas coisas e complementando o que o confrade DSousa já explicou, posso acrecentar:

Até à implantação da república não existia um serviço de registo civil, funcionando como tal os assentos de baptismo, casamento e óbito feitos pela Igreja Católica. Portanto, até 1911 eram estes assentos que contavam e tinham força juridica, daí ter recebido assentos de baptismo e não de nascimento. No entanto nestes normalmente está indicada a data de nascimento, podendo contudo faltar em alguns.

Os assentos de baptismo indicam sempre os padrinhos, em muitos casos com indicação da profissão e eventual parentesco com os neófitos e não se admire da indicação "por não saberem escrever" dado ser extremamente elevado o número de pessoas que o não sabia. Nos de casamento são indicadas as testemunhas, normalmente duas, acontecendo o mesmo quanto a assinaturas. Nada impedia que o celebrante fosse testemunha, acontecendo isso muitas vezes.

A indicação "tocou com a corôa..." respeita a baptismos em que um dos padrinhos era "um santo", Nossa Senhora da Luz no seu caso, em que, para oficializar o facto, um terceiro tocava a criança com a corôa da imagem, funcionando como "procurador" no acto.

Espero ter esclarecido algumas das uas dúvidas
cordialmente,
J.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 22:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen