Ancestrais em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Ancestrais em Portugal

#214497 | Maria M Luz | 02 dez 2008 02:37

Gostaria de obter informações para concluir estudos genealógicos no Brasil a respeito das seguintes pessoas:
GABRIEL FERREIRA DA CUNHA (Tenente), natural de Évora e morador da Vila de Desterro, Santa Catarina, Brasil- filho de José de MIranda e Castro e Francisca Henriques de Oliveira (já falecida em 1771) Neto patrno de Francisco de Miranda e Castro e Ana do Vale e materno de João de Sanches e Francisca Felipa Henriques.
Qualquer informação a respeito de qualquer das pessoas citadas neste fórum, ficarei muito agradecida.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais em Portugal

#214538 | Miranda 1 | 02 dez 2008 17:27 | Em resposta a: #214497

Olá Maria M. Luz
Olá Brasil

Nas minhas pesquisas tenho encontrado nomes muito próximos dos que procura, não sei se são da mesma Família ou se as ascendências se cruzaram .

Os meus Miranda tem todos a origem em Trás-os-Montes, precisamente, na região do Baixo Barroso, Santa Marinha de Ferral, Cabril, Parada de Outeiro, todos no Concelho de Montalegre. Diga-me as origens de José de Miranda e Castro e Francisca H. Oliveira.

Pode ser que as sorte nos bata á porta, também gostava de saber mais desta Família.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais em Portugal

#214559 | Maria M Luz | 02 dez 2008 20:50 | Em resposta a: #214538

Oi Manuel Miranda.
Eu também gostaria de saber. O único dado que possuo é que Gabriel era nascido em Évara. Obrigada pela sua resposta rápida. Até breve.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais em Portugal

#214656 | Maria M Luz | 04 dez 2008 01:55 | Em resposta a: #214559

Oi Manuel Miranda. Encontrei hoje uma citação que informa ser José de MIranda e Castro, da cidade do Porto. Será que vai lhe ajudar a concluir as informações dados acima? Assim espero. Até breve.
Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais em Portugal

#214939 | Miranda 1 | 07 dez 2008 19:52 | Em resposta a: #214656

Olá Maria Helena

O nosso José de Miranda e Castro, está cada vez mais perto das suas raízes.
Os nomes que lhe vou dar não são conclusivos, talvez outro confrade os possa
Encaixar melhor.
Estes são os apelidos do qual ele poderá pertencer, repito poderá, não tenho nenhuma certeza.

Francisco de Miranda, nasceu cerca de 1730
Casou em Parada de Outeiro, com
Senhorinha Gonçalves, e tiveram:

Entre outros Maria da Conceição ( de Miranda ) nasceu cerca de 1755
Casou em Parada de Outeiro- Montalegre – Trás-os-Montes, com
João Gonçalves de Araújo. Tiveram:
O padre: José Alvares de Miranda, nasceu em Parada de Outeiro a 13-10- 1779
e faleceu em Arcos a 19-06-1827.
Provas: Inquirição de G. da B. R. de Braga, Pasta N° 1045 Processo- 23169

Era irmão de: João da Cunha Pinto de Miranda, e de: Joaquina Alvares de Miranda, ela casou com Francisco António de Sousa Pereira e Castro. Como se chamavam os Filhos?...
Seria: José de Miranda e Castro ???

Os Nomes que se seguem são retirados dos assentos Paroquiais de Santa Marinha de Ferral- Montalegre, Vila Real.

E agora Oliveira, da parte da Mulher.

Maria.. na. a 17-09-1773 em Ferral . Filha de António de Miranda, e de Isabel de Oliveira.
Neta P. de: João de Miranda, e Maria Alvares, do lugar de Currais-Montalegre
“ M. de Manuel de Oliveira, Ana Jorge,
Padrinho: Manuel de Oliveira, solteiro, filho de Manuel de Oliveira. Natural de Ferral.
Madrinha. Maria Miranda, filha de Domingos de Miranda, natural de Pardieiros-Ferral.

Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais em Portugal

#214960 | Maria M Luz | 08 dez 2008 01:06 | Em resposta a: #214538

Nos documentos que encontrei e que dão referências sobre estas pessoas diz que Francisco José de Castro, filho de José de Miranda e Castro é natural da Vila do Pinhel. Bispado da Guarda. (1770)

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Portugal

#365361 | José Miranda Dias | 24 jan 2016 14:25 | Em resposta a: #214939

Caro Manuel Miranda,

A informação contida nesta conversação interessa-me, porque se referirá à mesma Família Miranda, fixada em terras do Barroso (Ferral), Montalegre. Até agora identifiquei, os meus seguintes ascendentes:

Eu: José António Miranda Dias;
Mãe: Ilda da Conceição Miranda, natural do Gerês, onde nasceu a 10-06-1925 (casou com António José Dias);
Avó: Albina da Conceição Miranda, natural do Gerês, onde nasceu a 02-09-1890 (casou com Lino José Pires);
Bisavô: Sebastião José de Miranda, natural de Santa Marinha de Ferral (casou com Maria Vieira da Silva);
Bisavós: António de Miranda e Maria Álvares Pereira.

Não consigo ir além na minha ascendência "Miranda", pelo que venho solicitar a sua ajuda, caso, porventura, tenha mais informação sobre os ascendentes do Ferral, Outeiro, etc.

Muito Obrigado.

Cumprimentos

José Miranda Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 19:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen