Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#215575 | ihintza | 15 dez 2008 18:34

Caros confadres,

Descendo dos "Morais Pinto" da Quinta das Casas de Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar e dos "Rodrigues Pinto" também de Bornes de Aguiar.

Será que alguém tem alguma informação deles?

Acho que no volume 12 da revista "Raízes & Memórias" também há informação deles. Vou compra-o agora no mes de Janeiro.


Obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#215596 | abivar | 15 dez 2008 21:37 | Em resposta a: #215575

Cara Rocio:

Sou o autor desse artigo e terei muito gosto em enviar-lhe as informações que recolhi (e uma separatra do artigo); se o desejar, pode mandar-me um e-mail para o endereço que lhe deixei no tópico "Ayres".

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216159 | ibotelho | 22 dez 2008 15:26 | Em resposta a: #215596

Boa tarde,

Gostaria de saber em que zona de Bornes de Aguiar se situava a Quinta das Casas", dado que também possuo ascendentes em Bornes com apelidos Pinto e Rodrigues.

Obrigada.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216161 | João Mamed | 22 dez 2008 15:44 | Em resposta a: #215596

Caro António Bivar

Estou encravado nas minhas pesquisas no casal Domingos Rodrigues Pinto e Isabel Gonçalves, naturais de Bornes de Aguiar, C. 1670, pais da Maria Pinto, casada com António de Carvalho Saraiva, avós do Cap. José Joaquim do Espirito Santo Saraiva (meu 5º avô). Aparecem todos na base de dados do Genall.

Gostaria de saber se tem mais informações desta gente.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216176 | abivar | 22 dez 2008 19:36 | Em resposta a: #216159

Cara Isabel Botelho

A Quinta das Casas situa-se mesmo no lugar de Bornes de Aguiar; subsiste a chamada "casa grande" da quinta que tem uma fachada para a estrada, ainda na povoação, quem vem das Pedras Salgadas à saída do lado direito. Obtive esta informação de um habitante, quando visitei Bornes há já alguns anos, e tenho uma fotografia da casa, assim como da Casa do Pereiro, que também aparece referida em obras genealógicas. A pessoa que me deu a informação disse-me que a Quinta ainda pertencia a uma família "Pinto" que, segundo parece, vivia em Lisboa (?).

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216186 | abivar | 22 dez 2008 21:38 | Em resposta a: #216161

Caro João Mamede:

Tomei nota de alguns possíveis "vestígios" desse casal e descendência que encontrei nos paroquiais de Bornes. Assim, encontrei baptismos de filhos de um casal Domingos Pinto - Isabel Gonçalves, do lugar de Bornes; uma filha Filipa n. 14/11/1672, b. 20 (padrinhos Mateus de Magalhães de Eiriz e Filipa Mendes de Vila Meã), uma Ana, n. 9/5/1675, b. 16, padrinhos António Machado e Maria Gonçalves, de Bornes (o padrinho é casado com uma Catarina Pires e tem filho José a 30/6/1675, com padrinhos José Pereira de São Payo e Maria Rodrigues casada com António Borges de Faria, de Bornes), uma Catarina b. 21/6/1679, padrinhos António Fco. (?) e Catarina solteira criada de Francisco Vaz, um António b. 9/9/1683, padrinhos Jacinto Alves e Serafina Borges filha de António Borges, de Bornes, uma Catarina, n. 10/11/1688, b. 21, padrinhos Diogo Machado, filho de António Borges e Cristina filha de Maria Gonçalves, de Bornes (esta Catarina casa com um António Rodrigues mas tem dele uma filha Mariana, ainda solteira, em 4/4/1714, b. 8, sendo padrinhos António Pinto, filho de Domingos Pinto e Feliciana solteira filha de Francisco Teixeira, de Bornes).

Depois encontrei um casal Domingos Rodrigues Pinto - Ana (e não Isabel) Gonçalves, pais de Silvestre Rodrigues Pinto, marido de Francisca Alves (filha de António Gonçalves e Comba Gonçalves) os quais têm uma filha Ana nascida a 24/12/1748, b. 29.

Finalmente encontrei assentos de diversos descendentes de "António Carvalho e Maria Pinta, de Bornes", incluindo o baptismo da filha Caetana, n. 16/7/1722, b. 21, sem que conseguisse apurar a filiação do casal; no entanto Maria Pinta parece ser contemporânea de Catarina Pinta, mulher de António Rodrigues, indubitável filha de Domingos Pinto, de Bornes, já que no assento de baptismo da filha Mariana identifica-se o pai de Catarina, por ser ainda solteira. Com efeito Catarina tem uma filha Ana Maria em 1719, apenas 3 anos antes do baptismo daquela filha de Maria; assim é possível que Maria seja filha do mesmo casal, apesar de eu não ter encontrado o baptismo. Também pode ser filha de outro casal quase homónimo; no entanto é certo que alguns filhos de Catarina Pinto e António Rodrigues usaram o apelido composto "Rodrigues Pinto", que não encontro muito em gerações anteriores em Bornes, pelo que talvez seja confusão dos "Fidalgos e Morgados.." (mais uma...) o nome "Rodrigues Pinto" dado ao pai de Maria Pinto e transcrito aqui para o Geneall. O acima citado Domingos Rodrigues Pinto casado com Ana Gonçalves, no entanto, também parece antigo demais para ser filho de Catarina Pinto e António Rodrigues, pois já é avô em 1748 e aquele casal tem o primeiro filho em 1714, apenas 34 anos antes...

O apelido Saraiva é de facto usado pelos filhos de Maria Pinto e António Carvalho, embora não apareça sempre nos assentos; no entanto, no baptismo do filho António de António Gonçalves e Caetana Pinto, a 19/9/1745, esta é chamada "Caetana Pinto Saraiva", sendo indubitavelmente a filha de Maria Pinto, pois noutros assentos de filhos já dão os nomes dos avós, o mesmo uso de "Saraiva" ocorrendo no batismo em 1/5/1747 de uma filha Madalena ("Mgda.", mas é sem dúvida abreviatura de "Magdanela" e não de Margarida) e em 2/4/1751 no baptismo de Joana. Também Escolástica Pinto "de Serayva" aparece assim chamada em alguns assentos de filhos, sendo também filha de António de Carvalho e Maria Pinto; uma filha desta, Maria Bernarda, casa com Manuel Rodrigues Machado "da Quinta das Casas", neto paterno de Tomé Gonçalves e Maria Rodrigues.

Maria Pinto, mulher de António de Carvalho morre em Bornes a 2/9/1743, sem testamento.

Finalmente encontrei o baptismo de José Joaquim, n. 19/7/1796, b. 24, filho de José da Costa e Isabel Maria Pinto, neto paterno de Manuel da Costa e Ana Teixeira e materno de António Gonçalves e Caetana Pinto, portanto bisneto de António de Carvalho e Maria Pinto, baptizado pelo Padre Bernardo António de Souza Aragão, de licença do Reitor, sendo padrinhos António Manuel de Morais Cardoso e sua mulher (de 15 anos!) Matilde Joaquina da Costa e testemunhas Pedro de Souza Machado Canavarro, de Vila Pouca, António Manuel de Souza Leite e Bernardo Cardoso de Bornes. Curiosamentre tem o mesmo nome do seu 5º avô de quem presumivelmente seria sobrinho, ou poderá ser o próprio, nesse caso bisneto e não neto do casal referido? Notam-se padrinhos e uma testemunha ligados à Quinta das Casas.

Infelizmente, apesar de todos estes elementos, não foi possível esclarecer bem a ascendência de Maria Pinto, nem sequer identificar os pais sem margem para dúvidas... muito menos recuar gerações para trás dos hipotéticos Domingos Rodrigues Pinto e Isabel Gonçalves.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216188 | abivar | 22 dez 2008 21:52 | Em resposta a: #216161

Caro João Mamede:

Acabei de verificar que a ascendência do seu 5º avô está esclarecida no Geneall, com data de nascimento, assim como a de seus irmão, pelo que o que eu tinha encontrado é apenas um homónimo na geração abaixo...

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216189 | ihintza | 22 dez 2008 22:01 | Em resposta a: #216161

Caro João,

Pelo que vi no Geneall o seu 5º avô tinha ao menos dois filhos que eram padres. Já tentou tirar dados das habilitações de genere destes padres?


- Luis Joaquim Pinto Saraiva (filho de Jose Joaquim Pinto Saraiva e Teresa de Jesus) e natural de Carrazedo de Montenegro (concelho de Valpaços)
Nº de Processo: 8118, Pasta: 371, Data de realização: 21.11.1816

- Francisco António Pinto Saraiva (filho de Jose Joaquim Pinto Saraiva e Teresa de Jesus) e natural de Carrazedo de Montenegro (concelho de Valpaços)
Nº de Processo: 30497, Pasta: 1351, Data de realização: 21.01.1817

- Anastacio Manuel Mendes Saraiva (filho de Jose Joaquim Pinto Saraiva e Teresa de Jesus) e natural de Bornes de Aguiar (concelho de Vila Pouca de Aguiar)
Nº de Processo: 11939, Pasta: 534, Data de realização: 22.01.1817

- Anastacio Manuel Mendes (filho de Francisco Gonçalves Mendes e Escolastica Pinto Saraiva) e natural de Bornes de Aguiar (concelho de Vila Pouca de Aguiar)
Nº de Processo: 8842, Pasta: 404, Data de realização: 02.03.1788

- João Rodrigues Pinto (filho de Domingos Rodrigues Pinto e Ana Gonçalves) e natural de Bornes de Aguiar (concelho de Vila Pouca de Aguiar)
Nº de Processo: 21596, Pasta: 956, Data de realização: 03.09.1744



Estes assentos estão localizados no Arquivo Distrital de Braga, pode fazer o pedido destas habilitações ao arquivo. Este arquivo, para facilitar as pesquisas, dispõe dos dados básicos das habilitações de genere on-line. Foi alhi que eu vi localizei estes processos que já lhe forneci.


Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216205 | João Mamed | 23 dez 2008 06:35 | Em resposta a: #216186

Caro António Bivar

Agradeço imenso a sua mensagem.
Sinceramente não esperava "grandes novidades" pois em tempos também eu consultei os paroquiais de Bornes e não consegui adiantar grande coisa.

Embora de uma mensagem tão completa como a sua é sempre possivel tirar alguns frutos.

De qualquer modo o meu muito obrigado.

Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento dos antepassados paternos do dito José Joaquim Pinto Saraiva, filho do Francisco Gonçalves Mendes, Senhor da Casa do Couceiro de Bornes, neto de António Gonçalves Mendes e de sua mulher Ana Mendes, também de Bornes de Aguiar

Com os meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216206 | João Mamed | 23 dez 2008 06:39 | Em resposta a: #216189

Caro Rocio

Agradeço imenso a sua mensagem.

Penso que já consultei todos os processo que referiu. Não tenho a certeza pois não tenho aqui comigo os meus apontamentos.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216220 | ibotelho | 23 dez 2008 10:54 | Em resposta a: #216176

Caro António Bivar

Será que se refere à Casa e Quinta da Cabana?
A Casa-mãe, digamos, era de uma tia do meu avô.

Esta, que eu saiba, foi vendida a emigrantes que a desfiguraram por completo. Foi uma pena!

O meu avô tinha uma casa, anexa a esta, também com fachada para a estrada que vem das Pedras (do lado direito) e que terá sido a casa dos caseiros da dita Quinta da Cabana e também a Quinta da Raposeira que ia até às Pedras Salgadas.

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216227 | abivar | 23 dez 2008 11:38 | Em resposta a: #216220

Cara Isabel Botelho:

Quando estive em Bornes indicaram-me qual seria a casa da Quinta das Casas, mas não me referiram essa designação "Quinta da Cabana". Lembro-me de ter chegado a um largo quando se entra em Bornes, de onde sai uma estrada para a direita e a casa dava para o início dessa estrada; olhando para a fotografia, começa com um corpo mais elevado de esquina (?) sendo o segundo andar recuado, tendo um terraço coberto, com parapeito e colunas muito simples à face da fachada para o qual dá uma porta e pelo menos duas janelas, com uma janela no primeiro andar, seguindo-se um corpo bastante comprido de primeiro andar apenas, com pequenas fendas horizontais e uma porta no andar térreo e janelas quase todas de quatro vidros no primeiro andar, dispondo-se em dois grupos de quatro, separados por uma distância onde caberia uma nona janela. A terceira janela é de facto uma porta dando para uma varanda. A fachada estava pintada de branco (caiada?), embora com a pintura já bastante estragada, notando-se o contorno dos blocos de pedra. Embora a fachada fosse muito simples, sem cantarias, o conjunto pareceu-me arquitectonicamente muito atraente.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216255 | João Mamed | 23 dez 2008 17:16 | Em resposta a: #216186

Caro António Bivar

Estive a reler a sua mensagem com mais atenção e reparei num aspecto curioso:

O padrinho da Filipa (filha do casal Dos Roiz Pinto e Isabel Glz), Mateus de Magalhães (Ferraz), tb meu antepassado por outro ramo, era casado com Catarina de Sousa Machado filha leg. de Paulo Martins de Sousa (Senhor da Casa de Eiriz) e de Maria Rodrigues Pinto (filha de Ant. Glz Pinto).
Curioso!

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#216261 | abivar | 23 dez 2008 19:47 | Em resposta a: #216255

Caro João Memede:

É de facto curioso e talvez indicie algum parentesco (através de Maria Rodrigues Pinto?). Note-se, no entanto, que nunca encontrei Domingos Pinto nomeado com o patronímico "Rodrigues" que se lhe atribui nos "Fidalgos e Morgados...", se for este mesmo e não algum homónimo.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Morais Pinto e Rodrigues Pinto (Bornes de Aguiar)

#218371 | nunosp | 14 jan 2009 05:04 | Em resposta a: #215575

De "Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar" (da Pena) - Ed. C.M. Vila Pouca de Aguiar, António Gil, dr.; João Vilanova - 2002 (?); [redigido quando o Dr. Guilherme de Menezes de Sousa e Fontes, Senhor da Casa do Cabo (10º. ?), era presidente da Assembleia Municipal de V.P.Aguiar - VPA]:

[menções a "BORGES":]

* "Machados de Sabroso, Morgados de S. Barbara (...), Capitães-Mor de VPA":

(...)
Ana Machado, casou a 27.05.1653 na Capela de Sª. Barbara com seu 4º. primo Lourenço Machado, filho de António BORGES de Faria, escrivão das Cizas de VPA - Carta Régia [CR] de 05.03.1619 - e de sua mulher Catarina Lourenço Machado;
(...)

* "BORGES Aguia Montalvão - Senhores do solar na freguesia de Sª. Eulália de Pensalvos" [Casa que já não pertence à Familia]:

(...)
Salvador Dias Aguia, 2º. Senhor (...), [nascido] por volta do ano de 1650, casou com Catrina BORGES de VPA, baptizada a 10.02.1674 na Igreja do Salvador;

Miguel BORGES Aguia - CPOC [Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo], 3º. Senhor, Juiz Ordinário do concelho em 1752 e em 1760 (FSO [Familiar do Santo Oficio] CF [Carta Famiiar] de 25.01.1751]; casou a 28.04.1749 com D. Maria Antonia das Neves, filha do Cap. Pedro antónio "Neves Nina", 3º. Senhor da Quinta de Samaiões em Chaves, FSO - CF de 12.08.1732;

António José BORGES Aguia, 4º. Senhor (não temos a certeza se foi ele ou seu irmão Raymundo Inácio, mas como este morreu solteiro, embora vivendo amancebado com Maria Caetana, sua criada, inclinamo-nos para que tenha sido); casou com D. Maria Joaquina de Valadares, da familia dos Morgados da Trezena em Ribeira de Pena;

António Joaquim BORGES Aguia, 5º., casou a 12.06.1790 na Igreja de S.Miguel de Outeiro Seco com D.Antónia Vicência Ferreira Montalvão, f. de Miguel José Ferreira de Montalvão, oficial de Cavalaria do Reg. dos Dragões da Praça de Chaves, vereador, e de sua mulher Henriqueta Quitéria Maria de Sá Morais;

Miguel Joaquim BORGES Aguia Montalvão, Morgado e Senhor, nasceu em 1855 em Pensalvos, onde veio a morrer. Casou a 05.06.1875 na Igreja de Nª Sª da Vreia de Bornes com D. Ana filomena de Souza Leite Canavarro, nascida em 1852 na Casa de Sabroso. (...)

* "Solar da Boaventura (...) de S. Pedro do Bragado":

(...)
Gaspar Gonçalves, 1º. Senhor do solar, verador da C.M. VPA (1656) casou com Maria BORGES, cuja naturalidade desconhecemos;

Crescência BORGES, casou a 25.07.1672 na Igreja de s.João Baptista de Capeludos com João de Souza Machado, 2º. senhor do Solar de Vilarinho;

Gonçalo BORGES, 2º. senhor, casou a 25.08.1672 com Guiomar de Sousa Machado, do Solar de Vilarinho de Capeludos;
(...)
Manuel BORGES de Souza, 4º. ..., tabelião do publico judicial de VPA (1732), casoua 12.07.1717 com D. Maria de Almeida Mmachado, Senhora do solar da Tapa em VPA; (...)

* "Solar dos BORGES Leite de Lagobom":

Manuel Gonçalves BORGES, 1º., (não conhecemos a sua filiação, mas houve um vereador da Câmara em 1738 e Almotacé em 1739 com este nome). Casou com Maria Gonçalves;

João BORGES Adam, 2º., casou com D. Maria José de Souza Leite, f. de Roque Teixeira Leite, Senhor da Casa de Soutelo de Mmatos, Juiz Ordinário do concelho de VPA (1732) e de sua mulher Sebastiana Maria Dias, neta mat. de Beatriz Nogueira de Souza Machado, da Casa dos Souza Machado (Rua da Cadeia) de VPA;

Jose António de Souza Leite, 3º., FCA (CB de 25.10.1793 de D. Maria I com armas dos BORGES e Leite), (...)

Maria Leonor de Atayde BORGES Vilhena, 9ª. a actual [ver data edição] do Solar (...)

* "Souzas Pintos Guedes Mourão (...) Morgados da Capela de Nª. Sª. da Conceição em VPA"

(...)
João Manuel de Souza Guedes Pinto Mourão, 3º. (...). Casou com D. Maria José BORGES de Sousa;

João Manuel de Souza Guedes, 4º. e último (...), Cavaleiro Fidalgo da CR (Alv. 10.11.1853). Casou a 15.03.1838 na Igreja do Salvador de VPA com sua prima D. Emilia da Conceição Guedes "BORGES de Carvalho", f. de José Miguel BORGES de Carvalho, Juiz Ordinário do Concelho de VPA (1830), FSO da Inq. Coimbra (CF - 01.02.1806). S.g. (...)

Agradeço toda e qualquer informação sobre pessoas e familias de VPA.

Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen