Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

#215605 | LOURENCOLX | 15 dez 2008 23:22

Boa noite!

Agradeço a quem tiver qualquer informação sobre o apelido Chavarria e Pinto, de Viana do Castelo(cidade) que me informe por aqui!
Sobre os "Pinto" que procuro sei que eram conhecidos pelos "Calafates"
Sou novato em genealogia e recentemente comecei a minha árvore.
Agradeço toda ajuda!

Melhores cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

#215619 | Fmaia | 16 dez 2008 00:47 | Em resposta a: #215605

Caro Fernando Lourenço:

Existem em Viana algumas familias Chavarrias. Algumas, tenho ideia, residem na zona piscatória, mas não conheço pessoalmente.
Quanto aos Pintos calafates, dedicam-se à construção naval como muito bem disse.
Conheci em tempos um José Pinto mas perdi-lhe o rasto. Não sei se ainda é proprietário dos estaleiros de construção naval (embarcações de pesca, vulgo traineiras) no Cabedelo - margem esquerda do Lima e também em Esposende.
A útima vez que falei com ele, ultimava preparativos para uma viagem de trabalho a Angola.
Parece-me contudo que os estaleiros da foz do Lima ainda se mantem a funcionar.
Se pretender alguma informação adicional eu tenho forma de o contactar, caso ainda esteja a trabalhar no estaleiro.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

#215711 | LOURENCOLX | 16 dez 2008 21:22 | Em resposta a: #215619

Caro Costa Maia:

Tanto num nome como no outro são sem dúvida os mesmos que procuro informações.
No que respeita ao José Pinto que em tempos conheceu, julgo ser filho de José Gonçalves Pinto(já falecido) que é irmão de Alberto Gonçalves Pinto, meu avô.
Pelo que eu conheço, José Gonçalves Pinto viveu em Moçambique com os filhos e regressaram a Portugal após o “25 de Abril” e foi viver para Darque, Viana do Castelo.
Caso o Costa Maia tenha possibilidades de entrar em contacto com o José Pinto agradecia acima de tudo o que é que ele sabe sobre um tio (irmão de José Gonçalves Pinto) de nome
“ Floriano Gonçalves Pinto” (possivel que o nome Gonçalves na época fosse “Gonsalves”) nascido em Darque, Viana do Castelo, suponho que por volta 1890/1900
Embarcou em Portugal e foi para o Brasil, muito novo,sózinho, suponho que por volta de 1910/1920 muito possivel com destino Rio de Janeiro ou Santos.
Não tenho nenhuma data concreta nem local de partida ou chegada
No Brasil viveu com uma Brasileira que teve duas filhas que mais tarde foram viver para os Estados Unidos.
Tenho conhecimento que Floriano Gonçalves Pinto nunca mais voltou a Portugal e só muitos anos depois d estar no Brasil, correspondeu-se com uma irmã que vivia no Cais Novo, Darque de nome Albertina.

Tenho nomes de todos os irmãos e pouco mais sei .

Albertina …..

João Gonçalves Pinto (o autor das embarcaçoes em miniatura no Museu Municipal de Viana do Castelo)

Manuel Gonçalves Pinto (que chegou a ter o estaleiro que estava entre a Ponte e a Praça de Touros) e julgo que nos ultimos anos de vida foi pra França para junto de uma filha onde veio a falecer.

António Gonçalves Pinto ( ainda novo foi viver para o sul para a zona do Montijo onde também teve um estaleiro)

José Gonçalves Pinto

Alberto Gonçalves Pinto (meu avô – também ele teve vários estaleiros o último em Setúbal)

Floriano Gonçalves Pinto ( que emigrou para o Brasil e nunca mais ninguém o viu!)

O pai deles todos( meu bisavô) o mestre da construção naval que não tenho a certeza mas julgo que tinha o nome de “João” Gonçalves Pinto e foi o autor da obra (reconstrução) da Nau em vitrina que está exposta na Igreja Matriz (Sé) de Viana do Castelo.

Qualquer informação adicional em particular datas será bem-vinda

Com os melhores cumprimentos
Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

#215714 | Fmaia | 16 dez 2008 21:52 | Em resposta a: #215711

Caro confrade:

Vou então tentar "chegar à fala" com esse José Pinto e saber algo mais acerca dos Chavarrias.

Mcumptos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo - Chavarria e Pinto

#408792 | lcsilv | 20 out 2018 16:33 | Em resposta a: #215605

Boa tarde!
Gostaria de saber se LOURENCOLX ainda faz parte e como eu poderia entrar em contato com ele?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen