Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos

Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215803 | SaMenezes | 17 dez 2008 16:23

Ao pesquisar em Braga Assentos Paroquiais de um ramo meu ascendente deparei com uma Rosália Fiúza (*c. 1730), filha de Bernardo Fiúza de Matos (*Oliveira, P. Lanhoso, 16.08.1698) e neta do padre Domingos Fiúza de Matos, abade de Oliveira e natural da freguesia de Sá em Ponte do Lima, que o teve de Antónia (esta natural da mesma freguesia de Oliveira).

Verifiquei que o padre de Oliveira era, à época, Domingos Fiúza de Matos.

Ora na BD do GENEALL, aparece em datas compatíveis um Bernardo Fiúza de Matos, dado como abade de Oliveira e filho de Domingos Fiúza de Matos e de Maria Cerqueira Fiúza.

A coincidência é enorme e parece-me haver um erro na BD (com certeza proveniente do NFP, que é natural, não seria o primeiro).

Relativamente aos dados que investiguei, há provas documentais (dos assentos).

Antes de sugerir a correcção, e porque podem haver coincidências, há algum investigador que me possa dizer alguma coisa?

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215811 | mosorio | 17 dez 2008 17:38 | Em resposta a: #215803

Eu tambem encontrei dados que não estão correctos na BD, transcritos de FG.

Tenho como ascendência Fiúza ( de VN de Cerveira ) ligados a Freire, estou a tentar esclarecer a origem destes meus Fiúza , FG fala em Fiúza de Barcelos e da Beira.

Relativamente ao erro de F.G. está como data do casamento de Afonso Freire com Maria Álvares 07.05.1637, ora não pode ser .....tenho aqui um assento de baptismo de um filho tavez o 1º de nome Pedro, que foi baptizado no dia 07.05.1637. Paróquia de S. Cipriano , livro 1 Fls 64 Cota 3.21.5.29.
Como fazer para corrigir?

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215818 | SaMenezes | 17 dez 2008 17:49 | Em resposta a: #215811

O Geneall é de facto uma ideia genial. Ao fazer uma base de dados correlacional, permite ampliar os dados e detectar erros existentes nas antigas genealogias. Como está aberta a todos, também são introduzidos erros e umas horrorosas duplicações de fichas.

A correcção dos erros do FG é uma das partes mais interessantes. No seu caso sugiro que procure o assento de casamento (para essa data pode ser difícil ou mesmo não haver). Se aparecer o dito assento faça a correcção na própria ficha clicando em "Correcções/Actualizações". Se não aparecer pode sempre corrigir para a. (antes de) e adicionar o nome desse filho.

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215881 | M.Dourados | 18 dez 2008 11:11 | Em resposta a: #215803

Caro Confrade

Este Tópico chamou-me a atenção, pelas palavras FIUZA e MATOS. E como achei uma concidencia, apenas de palavras, de algo que eu conheço, aqui vai:
Eu habito uma casa, construida em 1550 por um Senhor, chamado Salvador de MATOS e que deu de nome a esta casa e quinta de: QUINTA DA FIUZA.

Com os meus cumprimentos e os Desejos de Um Bom Natal

M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215889 | SaMenezes | 18 dez 2008 12:05 | Em resposta a: #215881

A coincidência é engraçada. Onde fica essa casa?
Cumprimentos
JM

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215906 | M.Dourados | 18 dez 2008 16:42 | Em resposta a: #215889

Caro Confrade


Sim a coincidencia é engraçada. A casa fica no concelho de Santa Maria da Feira, mas o Senhor que lhe falei, veio de Baião e chamava-se Salvador de Mattos. A casa passou depois para seu filho Teodósio Soares de Mattos, casado com D.Brites de Almeida. Mas no Geneaa tem já toda a geração anterior e posterior.
A Quinta teve muitos anos o nome de Fiuza, e há prova documental. Depois nos finais de 1600 passou a ser conhecida como Quinta de Santo António, já que os proprietários da Quinta doaram uma grande parte do terreno para a construção da Capela de Santo António.

Penso que a coincidencia é apenas nas palavras, já que não vejo ligação com o seu Bernardo Fiuza de Matos.

Com os meus cumprimentos
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Fiúza de Matos (P. Lanhoso, *1698)

#215913 | SaMenezes | 18 dez 2008 18:06 | Em resposta a: #215906

De facto.
Este provém de Ponte do Lima, nos finais de 1600. De qualquer modo estarei atento.

JM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen