Familia Fonseca - Tavira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Fonseca - Tavira

#215980 | jcjfonseca | 19 dez 2008 18:42

A quem me puder ajudar:

Devido a distancia que me separa de Portugal, visto residir no estrangeiro ha muitos anos, os quais nunca me afastaram de maneira alguma do interesse pela genealogia, mais propriamente pelas origens da minha familia. Gostaria se possivel de obter algumas informacoes sobre a familia "FONSECA" da cidade de Tavira - Algarve.
Nao tendo acesso aos arquivos distritais ou a outros meios de informacao, gostaria de saber se algum dos confrades me poderia ajudar com o seguinte.
Nomes e datas dos antecedentes de:

"JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA n. data? Tavira, m. data? em Tavira, cc ANTÓNIA DA SILVA n. data? Altura-Castro Marim, m. ? em Tavira."

Para mais informacao:

JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA era irmao do popular JOÃO (ESTOLA), homem muito forte e que desempenhava a profissao de Calafate:
JOÃO DA FONSECA (Estola) n. 1961? Tavira, m. 1935? em Tavira, cc (Ana?) MÁXIMA (Máximazinha) CALEÇA n. data? lugar?, m. ? em Tavira.

E irmao de:
MANUEL DA FONSECA (Faz Santos) n. data? Tavira, m. data? em Tavira, era Maritimo e Pintor. Um de seus quadros representa um Ex-voto Maritimo de seu irmao JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA na sua barca Flor de Maio que naufragou nas Rochas do Carvoeiro. . Desempenhava a profissao de Calafate

Seu filho (entre outros) foi:
MANUEL DA SILVA DA FONSECA, mais conhecido por Manuel da Fonseca ou Manelinho Estola n. 30 Set 1909 em Tavira, m. 27 Dez 1993 em Tavira, cc MARIA JOSÉ FIGUEIRA n. 20 Jan 1912 em Tavira, m. 26 Jun 1997 em Tavira


Fico deste ja muito agradecido daquilo que for possivel
Boas Festas.

jcjfonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#216170 | jcjfonseca | 22 dez 2008 18:09 | Em resposta a: #215980

Renovo o pedido de ajuda.............

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#216943 | jcjfonseca | 01 jan 2009 01:42 | Em resposta a: #216170

Caros Confrades;

Venho mais uma vez vos pedir ajuda sobre o assunto: FAMILIA FONSECA - TAVIRA. (Nao me e possivel o acesso aos arquivos distritais, visto residir no estrangeiro).

No entanto, quero-vos pedir desculpa pelo erro que cometi na informacao sobre:

JOÃO DA FONSECA (Estola) n. *1961*? Tavira, m. 1935? em Tavira, cc (Ana?) MÁXIMA (Máximazinha) CALEÇA n. data? lugar?, m. ? em Tavira.
Dever-se-a ler:
=JOÃO DA FONSECA (Estola) n. 1861? Tavira, m. 1935? em Tavira

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Assim, mais uma vez vos envio a informacao, ja com a devida correcao.

Sera que algum dos confrades me poderia ajudar com o seguinte.

----------------------------

Nomes e datas dos antecedentes de:

"JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA n. data? Tavira (Santa Maria)?, m. data? em Tavira, cc ANTÓNIA DA SILVA n. data? Altura-Castro Marim, m. ? em Tavira." Era Mestre e Proprietario Maritimo em Tavira e arredores.

Para mais informacao:

JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA era irmao do popular JOÃO (ESTOLA), homem muito forte.
JOÃO DA FONSECA (Estola) n. 1861? Tavira, m. 1935? em Tavira, cc (Ana?) MÁXIMA (Máximazinha) CALEÇA n. data? lugar?, m. ? em Tavira. Desempenhava a profissao de Calafate:

E irmao de:
MANUEL DA FONSECA (Faz Santos) n. data? Tavira, m. data? em Tavira, era Maritimo e Pintor. Um de seus quadros representa um Ex-voto Maritimo de seu irmao JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA na sua Barca "Flor de Maio" que naufragou nas Rochas do Carvoeiro. .

Seu filho (entre outros) foi:
MANUEL DA SILVA DA FONSECA, mais conhecido por Manuel da Fonseca ou Manelinho Estola n. 30 Set 1909 em Tavira, m. 27 Dez 1993 em Tavira, cc MARIA JOSÉ FIGUEIRA n. 20 Jan 1912 em Tavira, m. 26 Jun 1997 em Tavira. Exerceu a profissao de Calafate em Tavira.


Com os melhores cumprimentos e desejos de um bom e melhor ano de 2009.
Feliz Ano Novo.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#220970 | jcjfonseca | 11 fev 2009 17:08 | Em resposta a: #216943

Renovo o pedido de ajuda.............

Obrigado.

Joao C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221137 | Conde | 13 fev 2009 16:26 | Em resposta a: #220970

Lembro-me de ter visto um opúsculo sobre Fonsecas do Algarve. Talvez fossem de Faro. Tem umas dezenas de anos. Mais não sei.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221141 | jcjfonseca | 13 fev 2009 17:11 | Em resposta a: #221137

Caro Conde

Agradeco pela informacao, o problema agora e saber onde a encontrar.
No entanto, e uma questao de procurar.

Os meus cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221163 | rmfrp | 13 fev 2009 22:06 | Em resposta a: #221141

Caro João Fonseca:

Penso que a obra referida pelo colega Conde será "Genealogia da família Fonseca de Faro", de Manuel Eusébio da Fonseca, publicada em 1971.

Esta obra, com pouco mais de 30 páginas, pode ser consultada na Bibloteca Nacional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221202 | jcjfonseca | 14 fev 2009 14:45 | Em resposta a: #221163

Caro Rui Pereira

Agradeco a sua ajuda.
Se possivel, onde poderei adquirir um exemplar da dita obra.

Os meus cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221254 | jcjfonseca | 15 fev 2009 00:37 | Em resposta a: #221202

Caros Confrades

Renovo o pedido.
Sera que nao ha nenhum genealogista do Algarve, ou alguem que se interesse pelas familias do Algarve que me possa ajudar?

Agradeco deste ja a amabilidade despendida.

Com os melhores cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221265 | Conde | 15 fev 2009 12:14 | Em resposta a: #221163

É isso mesmo. Tal e qual. Se bem me lembro tem um brasão dos Fonsecas na capa.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221285 | cfpp | 15 fev 2009 16:58 | Em resposta a: #221254

Caro João Fonseca

Também tenho muito interesse pelas famílias do Algarve. Creio que aqui no Fórum, vai encontrar muitos confrades, como já pôde verificar, que estão sempre muito atentos e disponíveis para o ajudarem.
Sugiro que vá aqui ao cimo da página e digite: Vizetto, pesquise em "Todas as Salas"; tente a seguir as várias opções do último rectângulo e, em seguida clica em Pesquisar. Aí,nesse tópico, vai achar uma última mensagem do Autor, Luís Gameiro que talvez lhe interesse.
Não prometo para breve, mas vou tentar procurar pelo livro que Rui Pereira lhe indicou e se descobrir, terei todo o gosto em lho enviar.

Saudações
Mº Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#221295 | jcjfonseca | 15 fev 2009 19:37 | Em resposta a: #221285

Cara M. Carlota

Agradeço imenso a sua atenção.
Fico a aguardar novidades.

Com os melhores cumprimentos.

João C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#222366 | cfpp | 27 fev 2009 17:48 | Em resposta a: #221295

Caro João Fonseca

Estes dias de férias de Carnaval, são sempre óptimos para, de forma mais
descontraída, dar um giro pela baixa Lisboeta e, percorrer os alfarrabistas e livrarias da zona; como não podia deixar de ser, a passagem pela Liv. Ferin, é obrigatória e lá, indicaram -me que o livro de - FONSECA,Manuel Eusébio, Genealogia da Família Fonseca de Faro - encontra-se esgotado no comércio.

Entretanto, verifiquei(na internet) que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva-Universidade do Minho, tem o livro, disponível para empréstimo.

Na Férin, sugeriram então que o João Fonseca, uma vez que se encontra longe, entrasse em contacto directo com a biblioteca atrás mencionada e, pedisse uma fotocópia,( porque como já o tinham informado, o livro é de poucas páginas)... talvez se "comovam", uma vez que também carrega, o mesmo apelido.
Digite no motor de busca, o nome do livro e vai lá chegar sem dificuldade; pelo caminho encontra também mais informação sobre esta família.

Espero que tenha êxito no seu pedido. Por mim, tentarei continuar na busca,
conforme prometi.

Bom fim de semana
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#222374 | jcjfonseca | 27 fev 2009 18:41 | Em resposta a: #222366

Cara Maria Carlota

Agradeco a sua atencao.
Vou tentar entrar em contacto com a dita "Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva-Universidade do Minho". Seria optimo que me fotocopiassem o livro, veremos...

Mais uma vez obrigado e um bom fim de semana para si tambem.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229453 | jcjfonseca | 15 mai 2009 17:00 | Em resposta a: #222374

Caros Confrades,
Maria Carlota, Conde e Rui Pereira

Finalmente consegui que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva-Universidade do Minho, me enviasse a obra: "Genealogia da Familia Fonseca de Faro", digitalizada.
So consegui isto, cerca de dois meses depois. Por alguma razao nao terao recebido o meu primeiro pedido.

No entanto, a informacao constante na mesma, de nada me adiantou (de momento), na busca dos meus antepassados. No inicio, o autor refere alguns dos nomes mais influentes ou conhecidos em varias epocas, mas nao lhes da a devida filiacao antecedente ou descendente. Mais a frente, debruca-se como era de esperar, no ramo que deu origem aos Fonsecas de Faro e seus descendentes.
E obvio que alguns dos mencionados teriam irmaos, os quais seguiram outros destinos e e precisamente isso que eu tento encontrar. Acredito que pelo menos um deles se tera instalado em Tavira.

Mas, como ja referi anteriomente, a distancia e a falta de acessos na consulta dos arquivos paroquiais e distrital do Algarve, nao me e facil. Vou continuar! Quem sabe, quando menos se espera, a mosca cai na sopa...


Mais uma vez agradeco, pelas informacoes cedidas e se descobrirem alguma coisa, lembrem-se de mim.

Com os melhores cumprimentos.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229455 | correa | 15 mai 2009 18:25 | Em resposta a: #229453

Caro João Fonseca

Também estou interessado nessa obra que conseguiu receber da UM.
Poderá enviar-ma para: acapacorreia@sapo.pt ? Fico muito agradecido.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229471 | roz | 15 mai 2009 22:28 | Em resposta a: #229453

Caro Joao Fonseca

Importa-se de me dizer que 'epoca abrangida por esse livro?

Tenho uma 6a. avo', Isabel Caetana da Fonseca, que se diz ser de Tavira, ou pelo menos teve um filho la' por volta de 1740 mas ate' agora nao consegui encontrar documentacao para ela. Era casada com Jose Claudio Mendes Rosado. Sera' que esse livro cobre estas datas?

Muito lhe agradeco qualquer informacao.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229503 | cfpp | 16 mai 2009 12:05 | Em resposta a: #229453

Caro João Fonseca

Com a sua persistência, vejo que alguma "asa de mosca", vai caindo na sopa!...
Não desista e confie: mais dia´menos dia, tudo se encontra!
Obrigada, pela parte que me toca, à sua resposta e, pode crer que não irei esquecer de procurar, sempre que me seja possível, pelo «Seu Fonseca».

Cordialmente
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229518 | rmfrp | 16 mai 2009 16:41 | Em resposta a: #229453

Caro João Fonseca:

Lamento a sua desilusão. Confesso que não me surpreendeu o facto de não ter encontrado a informação que procurava no livro sobre a família Fonseca de Faro. Em Portugal existirão certamente muitas famílias Fonseca sem nenhuma relação entre si. Mesmo no Algarve serão certamente várias as famílias Fonseca. Este facto torna reduzida a probabilidade de uma ligação entre os seus Fonsecas e os da obra em causa.

O seu principal problema é porém o facto de as informações de que dispõe dos seus Fonsecas não irem além de pessoas nascidas no final do século XIX. O estudo da sua ascendência está por fazer e tem de ser feito, no essencial... seguindo os ramos da sua ascendência. Eu segui os meus, e do meu avô paterno, que era natural de Tavira, já consegui documentar cerca de 800 antepassados, dos quais cerca de 600 do Algarve (nenhum deles é Fonseca). Já encontrei informação interessante sobre alguns - apenas alguns - dos meus ancestrais em obras publicadas. No entanto, encontrei essa informação quando já tinha o estudo da minha ascendência bem adiantado. Se o conhecimento da minha ascendência algarvia fosse semelhante àquele que é o seu neste momento, de nada serviria consultar essas obras: os nomes dos meus antepassados estariam lá, mas eu não saberia que eles eram meus antepassados...

Já referiu que reside no estrangeiro, mas existem possibilidades de prosseguir a investigação mesmo nessas circunstâncias. A médio prazo, nos próximos anos, está prevista a disponibilização online dos registos paroquiais de todo o país. Este processo já começou mas do Algarve ainda não há nada disponível. Até que tal aconteça, e na eventualidade de vir ocasionalmente de férias a Portugal, não terá oportunidade de ir à Conservatória de Tavira e ao Arquivo Distrital de Faro? Com uma visita à Conservatória e um ou dois dias no Arquivo Distrital ficaria certamente com um conjunto de dados bem mais completo e aumentaria muito a possibilidade de ligar algum ramo da sua ascendência a informação já divulgada, por exemplo, aqui no GeneAll. Eu tenho documentados, só na cidade de Tavira, mais de 100 antepassados. Para além deles tenho documentados, entre colaterais e afinidades, mais de um milhar de pessoas - incluindo mais de 20 Fonsecas, quase todos dos séculos XVIII e XIX. É perfeitamente possível que algum deles seja da sua família, mas apenas com os dados que divulgou neste tópico não é possível sabê-lo.

É importante que, tal como agora, continue a informar o Fórum de futuros progressos das suas investigações para que todos os participantes possam colaborar logo que reconheçam algum nome.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229785 | jcjfonseca | 19 mai 2009 19:14 | Em resposta a: #229471

Cara Sra. Rosario,

As minhas desculpas por so agora responder. Nao tive tempo para me debrucar sobre o seu pedido.
No entanto, se me quiser dar o seu email, poderei lhe enviar uma copia da dita obra.

Com os melhores cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#229789 | roz | 19 mai 2009 19:56 | Em resposta a: #229785

Caro Sr. Fonseca,

Agradeco imenso a sua simpatica oferta. O meu mail 'e:
mariawadie arroba btinternet ponto com

Um muito obrigada e os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230192 | abivar | 22 mai 2009 20:58 | Em resposta a: #229785

Caro João Fonseca:

Também tenho ascendência Fonseca do Algarve e o autor do livro que acabou por encontrar é meu parente por esse lado (primo co-irmão do meu avô materno). Infelizmente a genealogia ascendente que consta do livro não corresponde à realidade, a partir da mãe da minha bisavó, mãe do meu avô materno, Ana Rosa da Fonseca, aqui no geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116376

Poderá aqui seguir o que até agora foi possível apurar a cerca dessa ascendência que é bem diferente da que consta do livro. Julgo que só uma investigação dos paroquiais o poderá ajudar e não a consulta de obras genealógicas já publicadas, pois infelizmente não me parece que existam para os inúmeros ramos de Fonsecas do Algarve (à parte a que encontrou mas que infelizmente contém os mencionados lapsos).

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230193 | abivar | 22 mai 2009 21:01 | Em resposta a: #221265

Meu caro:

Lê a minha resposta acima ao confrade João Fonseca. Infelizmente o referido livro dá uma ascendência para esses meus Fonsecas que não corresponde à realidade.

Um abraço,

Tó Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230194 | abivar | 22 mai 2009 21:04 | Em resposta a: #229455

Caro Confrade:

Se ler a resposta que dei ao confrade João Fonseca perceberá que me sinto na obrigação de pôr os interessados de sobreaviso relativamente à referida obra. A genealogia ascendente dos Fonsecas de Faro tratados na obra está aqui no geneall, a partir do link que referi nessa resposta mas é bem diferente da constante do livro.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230199 | abivar | 22 mai 2009 21:14 | Em resposta a: #222366

Cara Maria Carlota:

Infelizmente, como perceberá pela resposta que dei ao confrade João Fonseca, o referido livro "não acertou" na genealogia ascendente desses Fonsecas de Faro que são também meus ascendentes (o autor é meu parente próximo, primo direito do meu avô materno). Pode consultar essa genealogia (a que corresponde à realidade, de acordo com os assentos paroquiais consultados) aqui na base de dados do geneall, até onde se conseguiu apurar, através do link que deixei na referida mensagem.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230200 | abivar | 22 mai 2009 21:16 | Em resposta a: #221163

Caro Rui Pereira:

Veja a minha resposta ao confrade João Fonseca. Infelizmente, sinto-me na obrigação de pôr os interessados de sobreaviso relativamente a essa obra.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230201 | abivar | 22 mai 2009 21:23 | Em resposta a: #229471

Cara Rosario:

O livro em questão não a poderá ajudar pois infelizmente não traduz a realidade dos factos para os ramos ascendentes da família de que trata (um ramo de Fonsecas de Faro), como perceberá pela minha resposta ao confrade João Fonseca. Sinto-me na obrigação de pôr os interessados de sobreaviso, apesar da minha consideração pelo autror que é meu parente próximo. Seguindo o link que indico nessa resposta poderá seguir a ascendência desses Fonsecas até onde se conseguiu apurar.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230214 | roz | 22 mai 2009 22:55 | Em resposta a: #230201

Caro Antonio

Agradeco muito a sua atencao em me comunicar estas informacoes. Infelizmente pelo link nao posso entroncar a minha antepassada porque nao sei a filiacao. Se por acaso vier a encontrar uma Isabel Caetana da Fonseca *c. 1720 e casada com o Capitao Jose Claudio Mendes Rosado, lembre-se de mim!

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230219 | abivar | 22 mai 2009 23:52 | Em resposta a: #229471

Cara Rosario:

Fica registada a informação. Já procurou nos paroquiais? o Algarve está quase todo na Torre do Tombo (excepto as freguesias da cidade de Faro e pouco mais).

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230230 | cfpp | 23 mai 2009 02:16 | Em resposta a: #230194

Caro António Bivar

Grata por todas as suas informações e avisos.

Tenho acompanhado, muitas das suas intervenções neste nosso espaço. Por elas, percebe-se que tem um grande conhecimento das famílias algarvias e, pela troca de mensagens que mantém com outros, igualmente excelentes genealogistas, vamos aprendendo a ter os devidos cuidados, se queremos tentar pesquizar as nossas ascendências, com o maior rigor possível.

Infelizmente ainda não consegui percorrer todas as "igrejinhas", na busca dos meus antepassados. Quando começar a minha peregrinação, não vou esquecer o pedido do nosso confrade João Fonseca que está longe. Terei de começar por Faro e Tavira, terras dos meus Avoengos também. Aí, vou ter em atenção todas as suas observações, sobre os muitos e vários «Fonsecas».

Com consideração
Cumprimenta,
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230313 | josécyr | 23 mai 2009 23:12 | Em resposta a: #230192

Caro António Bivar,
Estive a ver o link que colocou e julgo que tenho dados para lhe dar da sua ascendência. Aqui vai o que julgo estar correcto, mas peço-lhe que o confirme também.
António de Sousa Varejão, casou a 29.01.1743, em Moncarapacho, com Catarina Teresa. Ele era filho de Jacinto de Sousa e de Ana Viegas, de Estoi. Ela filha de Fernando Coelho Valente e de Maria do Nascimento, de Moncarapacho, dos quais nada mais tenho.
Jacinto de Sousa, casou, em primeiras núpcias, com Ana Viegas, em São Martinho de Estoi, a 15.12.1710. Ele era filho de Domingos Fernandes de Sousa, de Quelfes, e de Antónia Rodrigues, de Estoi. Ela filha de Manuel Viegas e de Maria Viegas, de Estoi.
Domingos Fernandes de Sousa, casou a 19.09.1677, em São Martinho de Estoi, e embora solteiro, nada era referido sobre os seus pais. A sua mulher Antónia Rodrigues, era filha de Domingos Luís Dias e de Maria Rodrigues, ambos de Estoi, e onde casaram a 24.08.1629. Dele nada referia, mas ela, Maria Rodrigues, era filha de Domingos de Sousa e de Maria Rodrigues, também de Estoi.
Manuel Viegas, acima referido, casou em Estoi, a 30.09.1675, com Maria Viegas. Ele viúvo, não referindo de quém e ela filha de um primeiro casamento de Martinho Pires, com Inês Domingues, sendo, segundo julgo ambos de Estoi.
Quanto à sua ascendente, Ana dos Santos, casada com Domingos Vieira, que julgo terá encontrado como viúvo, e que segundo os seus dados casaram em São Pedro, de Faro a 17.06.1696, deve ser um Domingos Vieira, de Moncarapacho, casado na freguesia de São Pedro, a 15.10.1690, com Mariana da Silva, filha de João da Costa e de Maria do Rosário. Se assim for, ele nasceu a 11.10.1670, em Moncarapacho, sendo filho de Brás Vieira e de Constança Lourenço, que ai casaram a 23.01.1658. Brás Vieira, é filho de Domingos Vaz e de Isabel Vieira, de Moncarapacho. Constança Lourenço, é filha de Gabriel Dias e de Catarina Lourenço, de Moncarapacho.
Do casal Domingos Vaz e isabel Vieira, nada mais tenho.
O casal, Gabriel Dias e Catarina Lourenço, casam em Moncarapacho, a 01.06.1632, ele viúvo, não referindo de quem e ela solteira, filha de Leonardo Rodrigues e de Constança Lourenço, que julgo serem de Moncarapacho.
Relativamente, ao Fernando Coelho Valente casado com Maria do Nascimento, deve ser parente de um outro com o mesmo nome, que casou em Moncarapacho, com Dona Joana Faustina Galvoa, a 17.10.1721. Este era filho do capitão Jorge Coelho Valente e de Maria Pacheco da Assunção, de Moncarapacho. Ora o dito capitão Jorge Coelho Valente, antes de casar com Maria Pacheco da Assunção, foi casado com Dona Sebastiana de Brito, de quem teve descendência. Julgo que o "seu" Fernando Coelho Valente, poderá ser fruto desta união.
Desta gente, aquem estou ligado num dos meus ramos, tenho mais alguma informação.
Pedindo-lhe desculpa por esta intromissão, mando-lhe os meus cumprimentos de confrade.
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230314 | josécyr | 23 mai 2009 23:19 | Em resposta a: #230214

Cara Rosário,
Se conseguir encontrar o casamento do seu José Claudio Mendes Rosado, poderei ter algo para lhe dar.
Julgo que ele será descendente da família de Tavira (Mendes Rosado) da qual tenho alguma informação por serem meus ascendentes.
Ao seu dispor, José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230327 | abivar | 24 mai 2009 01:10 | Em resposta a: #230313

Caro José Cabecinha:

Muitíssimo obrigado por todos estes preciosos dados! De facto tenho a indicação de que no assento de casamento de Domingos Vieira ele é dito "viúvo de Mariana da Silva", pelo que acertou em cheio.

Quanto ao casal António de Sousa Varejão - Catarina Teresa, não tinha conhecimento do último apelido do noivo ("Varejão"); poderemos estar certos de que se trata do mesmo casal? a filha Gertrudes Maria casa a 3/6/1761, menos de 18 anos depois do casamento dos pais, o que é perfeitamente possível, mas o meu António de Sousa era oficial de pedreiro. Se a minha Catarina Teresa for de facto filha de Fernando Coelho Valente e neta de um capitão, parece-me haver aqui uma nítida diferença de estatuto. Se a identificação dos dois casais homónimos se confirmar teremos um fenómeno interessante para analisar; é verdade que o Fernando Coelho Valente pai de Catarina Teresa "não dá o Dona" à mulher e filha, ao passo que o capitão Jorge Coelho Valente e o seu filho aparecem casados com senhoras com esse tratamento (mas não, curiosamente, a mãe desse seu filho), pelo que já aqui se nota uma diferença de estatuto que torna questionável a filiação do primeiro no segundo. Apesar dos dois casamentos do capitão também seria pouco usual dar o mesmo nome a dois filhos, pelo que a ligação pode ser um pouco mais tortuosa. Desde já lhe agradeço também o que puder adiantar acerca deste "caso".

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: João Amado e Beatriz Simões

#230333 | rmfrp | 24 mai 2009 02:26 | Em resposta a: #230200

Caro António Bivar:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o seu alerta.

Adicionalmente, posso informar que ao seguir o link que aqui deixou encontrei uma linha com que estou aparentado por várias vias. De facto, a sua antepassada Beatriz Simões (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180128) é filha de dois tios meus.

João Amado e Beatriz Simões casaram na Sé de Faro a 23.04.1651, sendo ele filho de João Fernandes e Beatriz Amado e ela filha de Vicente Simões e Maria Rolão.

Vicente Simões, filho de Rui Lourenço e Violante Vaz, de Portimão (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114863), casou sendo já viúvo a 12.01.1631 na Sé de Faro com Maria Rolão, filha de Gaspar Rolão e Maria Rodrigues, de Faro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=188728).

Estas pessoas, e alguma da descendência do ramo Rolão, constam no artigo de que sou co-autor, "Costados Inéditos de Fernando Pessoa: A ascendência de Dona Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso", publicado em 2006 na "Raízes & Memórias".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: João Amado e Beatriz Simões

#230408 | abivar | 25 mai 2009 00:15 | Em resposta a: #230333

Caro Rui Pereira:

Muito obrigado por estas interessantíssimas informações. Conhecia o seu artigo mas nunca tinha reparado na ligação com os meus ascenndetes farenses!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230419 | josécyr | 25 mai 2009 09:09 | Em resposta a: #230327

Caro António Bivar,
O seu ponto de vista tem toda a lógica e poderá não haver qualquer ligação entre o que lhe mandei e os seus ascendentes. Coloquei aqueles dados na minha mensagem anterior como uma proposta de investigação, embora se saiba que a recorrência dos nomes seja normal nas freguesias que investigamos.
Quantos aos "outros" tive muito gosto em lhe poder valer na sua investigação mas peço-lhe que confirme tudo, pois podem haver gatos escondidos (fruto de alguma má leitura minha). Caso venha a encontrar algo mais sobre esta gente, a seu tempo lhe darei novas.
Com os melhores cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230420 | fertelde | 25 mai 2009 09:33 | Em resposta a: #229453

Estimado Joâo Fonseca

Agradecia se me pudesse facilitar cópia digitalizada sobre os Fonsecas de Faro, pois tenho origem também neles... ferteldearrobahotmailpontocom

Cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230426 | roz | 25 mai 2009 12:24 | Em resposta a: #230219

Caro Antonio Bivar

Obrigada pela indicacao mas vivo no estrangeiro o que torna tudo mais dificil. Costumo usar os microfilmes dos Mormons mas 'e muito moroso por se esperar meses a fio a chegada dos ditos. Ja pedi para Santiago e St. Maria mas nao encontraram. Como ainda por cima nao sei a freguesia certa, pior ainda. Assim estava com esperancas na possibilidade de que talvez alguem ja' os tivesse encontrado. Contudo continuarei tambem a procurar.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230430 | roz | 25 mai 2009 13:07 | Em resposta a: #230314

Caro Jose Cabecinha,

Deus o oica! Muito obrigada pela sua mensagem. Seria fantastico se conseguisse encontrar qualquer coisa. Ha' anos que ando atras deste casal sem nada conseguir.
Digo-lhe o muito pouco que sei sobre eles no caso de facilitar a identificacao.

O casal aparece ja com um filho (Joao Carlos), por volta de 1750 na Ilha do Fogo, Cabo Verde. O Mendes Rosado como Administrador da Companhia do Grao Para' e Maranhao e depois Capitao-Mor da Ilha. Por tradicao oral da familia, eram de Tavira mas nao se sabe a freguesia.
Ja' pedi para a TT a ver se encontravam alguma coisa, mas nada. Na TT-online vi um Francisco Mendes Rosado, escrivao do Consulado da Alfandega de Tavira a 29/5/1664 (PT-TT-RGM/A/321484) e um Antonio da Costa Paiva, filho de Francisco Mendes Rosado (!). 'E um alvara' a nomea'-lo como Escrivao da Mesa Grande da Alfandega de Tavira em 18/8/1747 (PT-TT-RGM/C/31/25952 e 12563).

Como vivo no estrangeiro torna-se dificil fazer pesquisas como eu gostaria.
Muito lhe agradeco qualquer novidade que consiga sobre este casal.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230445 | abivar | 25 mai 2009 16:16 | Em resposta a: #230420

Caro Fernando de Telde:

Devo chamar-lhe a atenção, como o fiz relativamente aos restantes confrades interessados nos Fonsecas de Faro, para que, infelizmente, o livro em questão não é fidedigno quanto à ascendência apresentada para a referida família. Sou parente próximo do autor, que me merece o maior respeito, mas houve infelizmente lapsos graves no estabelecimento da genealogia ascendente que é apresentada no livro. Essa ascendência, tanto quanto foi até agora possível apurar (confirmada por assentos paroquiais), encontra-se aqui na base de dados do Geneall, tratando-se dos costados da minha ascendente Ana Rosa da Fonseca:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116376

Graças a contributos que poderá encontrar neste mesmo tópico, é agora possível acrescentar algumas gerações em alguns ramos ascendentes.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230449 | jcjfonseca | 25 mai 2009 17:22 | Em resposta a: #230192

Caro António Bivar

Agradeco a sua informacao. Nao me foi possivel responder - lhe prontamente.

Infelizmente ha mais casos identicos, o que nos leva a pensar se de facto sera viavel a consulta de muitas dessas obras. Ja tinha reparado que o autor, principalmente no inicio da obra, teria colocado "recheio ou palha" a mais (termos muito utilizados na minha regiao) e que de facto, a partida poderia ter alguma relacao, mas que se acabam, talvez por falta de bases, por nao se combinar la muito bem com o resto da obra. Nao sei se concorda comigo, mas tb admito que a minha ideia seja por falta de dados ou de pouca experiencia.

Acredito tambem que terao existido outros irmaos que poderao ter dado origem a
familia Fonseca em Tavira ou nos seus arredores. Para mim, nao seria surpresa alguma, essas ligacoes. Nao tenho dados para confirmar, a nao ser o que ouvia dos meus avos e que o meu pai confirma ter conhecido algumas dessas pessoas ou ouvido falar, quando crianca. No entanto, apenas tenho conhecimento dos apelidos e escassos locais onde moravam ou de onde provinham. Como por exemplo: Fonseca de Olhao, Fuzeta, Moncarapacho(?), Portimao, Cacela, etc... e apelidos relacionados de primos/as ou tios/as como: Silva de Castro marim (tb local de origem da minha bisavo paterna, Antonia da silva, Altura-Castro Marim, mae do meu avo) e arredores, Palermo de ?, Laranjo de Olhao, Caleca de Tavira ou arredores, Chagas de Tavira por dois lados, (sendo pelo lado da minha avo paterna; Maria Jose Figueira Fonseca, prima do General da Forca Aerea Antonio Francisco Chagas, de Tavira que era neto de Adalina da Trindade, irma da mae da minha bisavo Amalia Trindade Paixao cc (Francisco Joaquim Figueira da Luz de Tavira-Tavira e que faleceu em Angola como Sargento do Exercito), mae da minha avo), Boliqueime de ?, Paixao de ?, Trindade de Luz de Tavira-Tavira(?), Centeno de Tavira.
Sei que os Fonseca da minha familia, foram grandes proprietarios maritimos e mareantes em Tavira e que tiveram ligacoes em Olhao, por via familiar ou no ramo maritimo. Tenho ainda tias/os e primos de olhao, os quais, alguns nem os conheco, vivendo a maioria deles, na regiao de Lisboa.

Infelizmente, de pouco me serve estas informacoes, visto que na maioria delas, nem o primeiro nome sei, so o nome de familia e quanto a datas... poucas. Mas nunca se sabe, talvez um dia apareca alguem ou entao quando me deslocar a Portugal.

Mais uma vez lhe agradeco, com os melhores cumprimentos.

João Fonseca

PS; Nao sei qual a razao, mas o ADF, ou e do calor ou por algum outro motivo nao gostam muito de responder...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230451 | abivar | 25 mai 2009 18:00 | Em resposta a: #230449

Caro João Fonseca:

No arquivo de Faro encontrará os assentos do concelho de Tavira a partir de meados do século XIX, mas os mais antigos encontram-se na Torre do Tombo.

Quanto aos contactos com arquivos o que eu costumava fazer era enviar dentro da carta com o pedido de busca de algum assento de baptismo ou casamento um sobrescrito selado e endereçado para resposta, pedindo fotocópia simples (não certificada). Não sei se ainda fornecem esse tipo de fotocópias ou se só é possível obter certidões (pagando os emolumentos devidos). Se partir dos seus ascendentes dos quais tenha datas precisas (na pior das hipóteses de si próprio!) e eventualmente começando pelas conservatórias (onde ainda estarão os livros mais recentes), acho que com paciência e a pouco e pouco irá conseguindo obter as informações requeridas, estabelecendo intervalos o mais apertados possível para a busca dos assentos e depois, eventualmente repetindo com outros intervalos se as primeiras buscas forem infrutíferas. Se não responderem, aconselho a enviar mails e telefonar... ababarão por achar mais prático responder mesmo!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230453 | jcjfonseca | 25 mai 2009 18:11 | Em resposta a: #230451

Caro António Bivar

Agradeco a sua informacao, vou tentar mais uma vez.

Os meus cumprimentos.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Rosado e Costa de Paiva - Tavira

#230497 | josécyr | 26 mai 2009 09:06 | Em resposta a: #230430

Cara Rosário,
Como lhe disse, julgo que está no caminho certo. Os nomes que refere na sua mensagem são bem conhecidos meus, pois estão nos meus ascendentes também. Este ramo que tenho tentado estudar e dos quais fazem parte, são um autentico quebra-cabeças, na ausência de Paroquiais de Tavira nomeadamente as Freguesias de Santa Maria e da Conceição de Tavira.
O Francisco Mendes Rosado que foi escrivão em Tavira, julgo que será o mesmo que foi casado com Catarina Álvares de Oliveira, sendo ele filho de João Gonçalves Mendes e de Inês Fernandes e ela filha de Diogo de Paiva de Abreu e Oliveira e de Catarina Oliva Pimentel.
Este casal foram pais, de entre outros:
- Dona Inês de Oliveira, que casou com o Capitão António da Costa de Paiva, circa 1650, em Tavira;
- Licenciado João Gonçalves da Costa, que casou com Inês Gonçalves, circa 1659, em Tavira.
Destes dois casais a cima referidos, e se calhar de outros que desconheço, descendem todos os Mendes Rosado, Costas de Paiva e Dragos Baião, que se espalharam pelo “Reino”.
Graças à ajuda do confrade Miguel Côrte-Real e de outros mais, lá tenho feito alguma pesquisa, mas sempre com muitas dúvidas sobre o que vou encontrando. Tenho-me valido muito dos registos notariais para esta investigação, pois como lhe disse, faltam os Paroquiais, sobretudo casamentos de Santa Maria de Tavira (cerca de 100 anos – 1600 a 1700).
Como lhe digo, tudo isto tem de ser muito bem investigado, mas estou a seu dispor para partilhar a informação que tenho.
Com os meus cumprimentos,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Rosado e Costa de Paiva - Tavira

#230649 | roz | 27 mai 2009 23:22 | Em resposta a: #230497

Caro Jose Cabecinha,

Muito obrigada pelos dados que me enviou. Se eu conseguisse entroncar neste Francisco ja seria muito bom para mim pois subiria 2 geracoes, mesmo sem mais paroquiais! Conforme puder, continuarei tentando. Tenho uma prima que tambem esta' fazendo os possiveis para encontrar o fio 'a meada.
Quando tiver noticias voltarei ao topico.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#230674 | fertelde | 28 mai 2009 09:53 | Em resposta a: #230445

Esztimado Antonio Bivar:

Agradecido pelas suas ponderaçôes sobre o ref. livro.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Rosado e Costa de Paiva - Tavira

#230675 | josécyr | 28 mai 2009 09:56 | Em resposta a: #230649

Cara Rosário,
Agradeço-lhe de facto que se desejar vá partilhando comigo a informação que obter pois poderemos ter benefícios nas nossas investigações.
Se lhe for possivel, para já, partilhar os dados que tem sobre os seus ascendentes "Mendes Rosado", tentarei ver se consigo vislumbrar algo na minha base de dados. Aqui lhe mando o meu e-mail para esse efeito, se o desejar fazer.
jcabec@hotmail.com
Com os meus cumprimentos
José C. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231344 | fertelde | 05 jun 2009 13:57 | Em resposta a: #230449

Estimado Joâo Fonseca:

Encopntrei coincidencias na familia Fonseca de Faro, assim no livro sobre a genealogia desta familia lá aparece Joana Osmundo Toulson, casada com Luis Pery de Linde, ora esta Srª era prima dtª do meu avô Luis da C.R. Osmundo Toulson, casado por sua vês com Mª Adelaide Fonseca dos Santos, dois Fonseca de Faro.-

Cordial Saludo,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231347 | jcjfonseca | 05 jun 2009 14:18 | Em resposta a: #231344

Caro Fernando de Telde

Optimo, fico contente. Ainda bem que para si lhe foi util.
Eu ate a data nao consegui ainda nada. Talvez mais para a frente (tras).

Mas diga-me, na informacao que deu so la leio um Fonseca "Mª Adelaide Fonseca dos Santos", no entanto, mencionou dois Fonseca de Faro.
O que e que aconteceu ao outro, perdeu-se no caminho?

Os meus cumprimentos

Joâo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231568 | fertelde | 08 jun 2009 10:38 | Em resposta a: #231347

"no entanto, mencionou dois Fonseca de Faro.
O que e que aconteceu ao outro, perdeu-se no caminho?"

Caro Joâo Fonseca:

Se ler a parte do livro onde aparece a Mª Joâo (Joana, é o verdadeiuro nome), Osmundo Toulson, verá que casou com um descendente de Fonseca... Por isso aparece nesse livro, sem embargo, a Mª Adelaide, nâo aparece, talvez porque seria de um ramo que ao autor nâo lhe veio em descrever-lo...

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231729 | fertelde | 11 jun 2009 13:52 | Em resposta a: #230199

Estimado António Bivar:

Vi, pelo livro de genealogia dos Fonsecas de Faro, que está conectado à familia Pery de Linde, a qual por sua vez está também conectada com um ramo dos Toulson, por intermedio de Mª Joana Osmundo Toulson c.c. Luis da Fonseca Pery de Linde...
Sabe se deste casal houve descendencia?

Por outro lado, ao ser descendente de Fonsecas de Faro, e também de Toulson, gostava de lhe pedir ajuda para conseguir mais informaçâo sobre a ascendencia do meu ramo, por intermedio de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=999291

O que procuro, nâo é só aprofundar no conhecmento da ascendencia, mas, sobretudo na conecçâo do ramo do Luis da Fonseca Pery de Linde e o ramo do qual eu descendo...

Com os melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231772 | fertelde | 12 jun 2009 09:23 | Em resposta a: #231347

Estimado Joâo Fonseca:

De novo venho solicitar a sua colaboraçâo, ao verificar que nop envio das cópias do livro sobre os Fonseca de Faro, faltou a página nº 16. Pode enviar-me esta página digitalizada?

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231773 | fertelde | 12 jun 2009 09:32 | Em resposta a: #229453

"E obvio que alguns dos mencionados teriam irmaos, os quais seguiram outros destinos e e precisamente isso que eu tento encontrar. Acredito que pelo menos um deles se tera instalado em Tavira."

Caro Joâo da Fonseca:
Indiscutivel, que haverá que buscar coincidencias. A unica forma é tentar encontrar os seus antepassados Fonseca, e logo que encontrar alguma coincidencia com o que está aqui no geneall, pois pedir confirmaçâo aos vários colegas. Ontem, encontrei essa coincidencia, entre os meus Fonseca e os Fonsecas de Faro do geneall. Claro, era um irmâo, que nâo estava aqui relatado...
Tente encontrar alguém que lhe dê uma ajuda nos Arquivos de Faro e Tavira.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231783 | jcjfonseca | 12 jun 2009 14:33 | Em resposta a: #231772

Caro Fernando de Telde

Tambem reparei nisso. Na altura, nao tomei a devida atencao, mas mais tarde quando consultei a obra, reparei que nao foi a unica pagina que nao foi digitalizada.
Entretanto, ja contactei a UM, so que continuo a espera de resposta. Vou tentar mais uma vez e vai ser agora.
Fique descansado de que quando tiver noticias, aviso.

Com os melhores cumprimentos,

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231793 | jcjfonseca | 12 jun 2009 19:20 | Em resposta a: #231783

Caro Fernando de Telde
e Rosario

Peco-vos desculpa pelo sucedido, so que na altura em que vos enviei a copia digitalizada, nao tinha tido tempo de me debrucar a fundo sobre a obra. Foi logo no dia a seguir.
Quanto as paginas em falta na obra, acabei de obter resposta, a qual vos transmito.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

("Analisamos agora a obra digitalizada e enviada para V. Exa. em formato digital e verificamos que o número total de páginas com informação impressa é 20 (vinte).



Verificamos que a obra tem efectivamente algumas páginas no verso das folhas em branco. Assim especificando as páginas:



A página 8 está em branco,

a p. 9 (com foto da Casa da família Fonseca de Faro) não está numerada,

a página 10 está em branco,

a página 16 está em branco,

a página 20 está em branco,

a página 21 (foto de João Xavier da Fonseca) não está numerada,

a página 22 está em branco,

a página 25 (foto com Manuel Xavier da Fonseca) não está numerada,

a página 26 está em branco.



O exemplar que temos na BLCS não tem índice.





Esta é a situação da obra que a nossa biblioteca possui. Pode ter havido falhas na impressão da obra e a editora enviou para a Biblioteca Pública de Braga por Depósito Legal a obra com defeitos tipográficos. Estando já datada de 1971 não a podemos reclamar.



Apenas lhe foram digitalizadas e cobradas respectivamente as 20 páginas com informação. Pelo que, para já, sugerimos que dirija por favor o seu pedido das páginas em falta à Biblioteca Nacional, dado que eles poderão ter a obra sem erros de impressão.")


Vou entrar em contacto com os Servicos da Biblioteca Nacional. Espero conseguir as paginas em falta.

Com os melhores cumprimentos.

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231798 | roz | 12 jun 2009 21:54 | Em resposta a: #231793

Caro Joao,

Obrigada pela mensagem esclarecedora.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231799 | roz | 12 jun 2009 22:03 | Em resposta a: #231772

Caro Fernando de Telde,
Desculpe-me contacta'-lo aqui sobre um assunto diferente mas gostava de lhe fazer uma pergunta. Sabe se o Arquivo Diocesano de Tenerife passa fotocopias simples de registos se eu lhes der o nome e data exacta, como fazem em Portugal?
Desde ja' obrigada e os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231888 | abivar | 14 jun 2009 22:07 | Em resposta a: #231729

Caro Fernando de Telde:

Tenho poucos elementos acerca de colaterais dos meus ascendentes desse ramo; o seu Sebastião da Fonseca parece ser contemporâneo deste meu João da Fonseca:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180112

que era neto de um Sebastião da Fonseca, mas só uma analise dos paroquiais de Faro poderão eventualmente confirmar essa ligação. Tinha ouvido falar dessa ligação aos Pery de Linde, mas não a conheço em pormenor; se vem no livro através de uma ascendência “para trás” da minha trisavó Ana Rosa da Fonseca fico com algumas dúvidas se estará correcta pois a ascendência que é indicada para esta minha trisavó no referido livro não corresponde à realidade, como eu já referi.

Não tenho o livro comigo (consultei-o há muitos anos atrás), mas se me indicar qual a ligação que lá se estabelece entre os Pery de Linde e os Fonsecas poderei avaliar se de facto corresponde a uma ligação com os meus ascendentes “reais”.

Procurarei saber através de um primo meu se houve descendência do casal que refere; tenho ideia que ele me referiu essa família em tempos. Logo que tenha mais alguma informação terei muito gosto em comunicá-la.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231916 | fertelde | 15 jun 2009 09:43 | Em resposta a: #231888

Sebastiâo Tavares da Fonseca
* Faro, Algarve c. 1818
Pais
Pai: Sebastiâo da Fonseca
Mãe: Anna Rosa

Estimado António Bivar:
Agradecido pela sua resposta.

O meu Sebastiâo era filho do seu Sebastiâo e de Ana Rosa, como aponto acima, e portanto, tio do seu Joâo da Fonseca. Tenho os paroquiais de Faro até este casal.

Quanto aos Pery de Linde, o Luis da Foseca Pery de Linde casado com D. Joana Osmundo Toulson, (cuja foto tenho em meu poder), filha de Juvencio Osmundo Toulson e de Mary Ayala, aparece a pág 15 do dito livro sobre a Genealogia dos Fonseca de Faro...

Quanto aos seus estudos e o facto de nâo coincidirem com os datos deste livro, o que me parece extranho è que o autor diz ter consultado fontes paroquiais e a Torre do Tombo... Alguma má interpretaçâo em algum dato estudado por este ??

O que é certo é que estes "nossos" Fonseca foram maritimos e isso bate quer nos estudos que o António fez e om os datos do livro...
Também gostaria de lhe perguntar se conhece alguém que tenha feito estudos so bre a familia Santos, do Algarve, (Ohâo e Faro...)

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231917 | fertelde | 15 jun 2009 09:49 | Em resposta a: #231799

Estimada Rosario:

Em tempos pedi para Jerez de la Frontera um acento de batismo e isso custou-me 20 euros... Eles em Espanha nâo fazem fotocopias dos acentos como em Portugal. Terá que pedir um acento literal da pessoa em causa para poder aceder aos datos dos pais e com sorte dos avós. Dependendo da época, pode que apenas apareça:
p.ex.: Antónia Marrero Olivares, filha de Juan e de Maria, sem mais...

Mas tente a ver se o paroco dessa Igreja lhe faz a tal fotocópia. Entretanto, se me der os datos posso tentar pedir à minha filha, que alí estuda, que tente a investigaçâo in-loco ...

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231918 | fertelde | 15 jun 2009 10:04 | Em resposta a: #231783

Estimado Joâo da Fonseca:

Agarecido por sua resposta.

Entâo aqui aguardarei a sua resposta, ou entâo para a minha caixa de correio.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231919 | fertelde | 15 jun 2009 10:08 | Em resposta a: #231793

Estimado Joâo da Fonseca:

Pronto, aí está a justificaçâo das páginas em falta, foi erro de imprensa.
Esperemos que na Biblioteca Nacional haja o livro com todas as páginas.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231921 | fertelde | 15 jun 2009 10:31 | Em resposta a: #230445

Estimado António Bivar:

Voltando ao assunto sobre os Fonseca de Faro, agradeço dê uma vista de olhos á minha página pessoal, onde tenho tudo o que consegui investigar, também com a ajuda de outros colegas deste forum:

http://genealogia.netopia.pt/1052/pessoas_search.php?search=fonseca&s_type=pessoas_search.php

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231956 | jcjfonseca | 15 jun 2009 15:05 | Em resposta a: #231921

Caro Fernando de Telde

Vamos la ver se consegui resolver parte deste quebra-cabecas, "Paginas em falta".
Havia alguma coisa que nao me estava a fazer muito sentido, li e reli o fim da pag. 14 e o principio da pag. 17. Espero ter resolvido algo, mas nao por completo. E possivel que a pag. 16 nao tenha mesmo nada, sendo as costas da fotografia (a pag. 15 fica a direita, quando aberto nessa pagina)
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ultimo paragrafo da pag. 14:

" lll) - Manuel da Fonseca Sovereira (2) batisado em Portimao em
7 de Outubro de 1600, cavaleiro e fidalgo da Ordem de Cristo em 1626 sar-"
-------------------
(notas do autor)

Principio da pag. 17:

"1661. Casou com D. Maria Manuel de Aguiar, natural de Portimao filha do
gento-mor em Portimao, escrivao de alfandega, falecido em 30 de Maio de
cavaleiro fidalgo Gaspar de Aguiar e de D. Francisca Manuel de origem alen-
tejana, filha esta de Francisco Alves, natural de Castro Verde."

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos colocar isto por ordem.

" lll) - Manuel da Fonseca Sovereira (2) batisado em Portimao em 7 de Outubro de 1600, cavaleiro e fidalgo da Ordem de Cristo em 1626 sargento-mor em Portimao, escrivao de alfandega, falecido em 30 de Maio de 1661.
-------------------
Casou com D. Maria Manuel de Aguiar, natural de Portimao filha do cavaleiro fidalgo Gaspar de Aguiar e de D. Francisca Manuel de origem alentejana, filha esta de Francisco Alves, natural de Castro Verde."

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O problema agora, e saber se houve erro e/ou falta de informacao quando da impressao tipografica. Porque?
Porque a seguir aparece-nos um numero (3), mas para tras nao existe os numeros (1 e 2).

"3) - D. Brites da Fonseca batisada em Portimao, casada em Faro.........................."

Se o (erro/falta) aconteceu na altura da impressao, entao muitos ou todos os livros tem o mesmo problema.

Nao sei se concorda comigo, mas era melhor saber sobre isto primeiro, antes de se ficar com outra copia igual.

Os meus cumprimentos.

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231957 | abivar | 15 jun 2009 15:41 | Em resposta a: #231916

Caro Fernando de Telde:

Somos portanto parentes através desse casal (são meus sextos avós; já agora, no seu caso qual o grau como seus ascendentes?).

Segundo os apontamentos que tenho do livro, a minha trisavó Ana Rosa da Fonseca aparece aí como filha de "Manuel Xavier da Fonseca e D. Ana da Rosa" sendo esta família "Xavier da Fonseca" entroncada no livro nuns Fonsecas Sovereiras que são tratados pelo Visconde de Sanches de Baêna na sua obra acerca de famílias nobres do Algarve (este livro, infelizmente, também contém diversos erros). Ora o assento de casamento desta minha trisavó com o meu trisavô José Alexandre, realizado a 16/2/1862 em Olhão, é claríssimo quanto à ascendência dos noivos, indicando pais e avós; por aí se vê que Ana Rosa da Fonseca era filha e neta dos indicados aqui na base de dados do Geneall e não dos indicados no livro, embora o nome da mãe seja semelhante ("D. Ana da Rosa" no livro, em vez de "Ana Rosa" nos assentos consultados).

Essa filiação fica também confirmada pelo assento de baptismo da minha bisavó Eugénia da Fonseca (b. Olhão a 13/8/1865) e os nomes dos restantes antepassados que pude apurar confirmam-se por inúmeros assentos de baptismo, óbito e casamento que fui encontrando. Em contrapartida, no livro, não se indica qualquer fonte para a filiação proposta da minha trisavó; assim poderá estar tudo correcto no livro quanto à ascendência do referido "Manuel Xavier da Fonseca" mas essa ascendência nada tem que ver com a dos nossos Fonsecas. Em genealogia basta errar uma vez para que tudo fique errado daí para trás...

Não encontro qualquer justificação aceitável para este erro "fatal"; pura e simplesmente neste ponto fundamental para a genalogia desta família não foram consultadas as fontes primárias e óbvias (assentos paroquiais), todas facilmente disponíveis, ou não foram levadas em conta as informações que dessas fontes se podem deduzir. Presumiu-se uma filiação, não sei com que base.

Aliás, se bem me lembro, nem sequer podemos estar seguros da existência desse casal "Manuel Xavier da Fonseca - D. Ana da Rosa", pois julgo que não há indicações documentais do respectivo casamento ou de baptismos de filhos em que esses nomes ocorram, nem com os pais que se lhes atribuem no livro; a data que vem no livro para o nascimento de Ana Rosa da Fonseca está quase correcta (aparece no livro 5/11/1838, se interpreto bem os meus apontamentos, e a data correcta é 4/11/1838), mas os nomes dos respectivos pais e avós são os que se indicam aqui na BD do Geneall e não os que vêm no livro. Esse facto torna o erro ainda mais desconcertante.

Fico agora curioso quanto à ascendência indicada no livro para Luís da Fonseca Pery de Linde; se entronca nos tais "Xavier da Fonseca", para trás do referido e misterioso "Manuel Xavier da Fonseca" ou nos "Fonseca Sovereira" fico com muitas dúvidas que seja nosso parente, pelo menos pelos Fonsecas, se de facto essa filiação dada a este Luís estiver correcta no livro. Só poderá ser nosso parente se o entroncamento se fizer nesse tal "Manuel Xavier da Fonseca" ou mais recentemente, presumindo que os filhos indicados para esse Manuel Xavier da Fonseca são todos realmente irmãos e filhos, de facto, de João da Fonseca e Ana Rosa. Se puder enviar-me cópia da digitalização do livro para o meu mail (abivar arroba sapo ponto pt) ficar-lhe-ei muito agradecido, pois acabei por não ficar com cópia (confesso que na altura fiquei com pouca vontade de obter cópia do livro que consultei na Biblioteca Nacional, consulta essa que, confrontada depois com a realidade, me causou bastante perplexidade e alguma irritação...). Talvez fosse agora útil fazer uma apreciação mais global para evitar que se divulguem erros acerca de genalogias já hoje plenamente esclarecidas.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#231960 | abivar | 15 jun 2009 16:10 | Em resposta a: #231921

Caro Fernando de Telde:

Consultando a sua página pessoal devo concluir que o "seu" casal Sebastião da Fonseca - Ana Rosa não pode coincidir como "meu", o qual é mais "antigo" pois tem um filho nascido em 1782, ao passo que o "seu" tem um filho nascido cerca de 1818, 36 anos depois (mesmo que esta data aproximada não esteja correcta, dificilmente poderia tratar-se do mesmo casal). Além disso a filiação da "sua" Ana Rosa não coincide com a filiação da minha... Este é o argumento decisivo, pois já encontrei um casal a ter filhos com 32 anos de diferença (a mãe tinha entre 16 e 48 anos!). Fica de pé a hipótese de que o "seu" Sebastião da Fonseca mais antigo fosse filho do" meu", tendo, nesse caso, casado com uma homónima da própria mãe, o que não é muito de espantar, pois o nome "Ana Rosa" parece bastante divulgado em Faro nessa época; terá hipótese de determinar a filiação do "seu"?

Aproveito para lhe responder à questão acerca da família Santos (esqueci-me na resposta à outra mensagem). Encontrei diversas pessoas usando esse nome, como apelido ou nome próprio de devoção, mas julgo que haveria inúmeras famílias sem ligação genealógica que o usariam, mesmo em freguesias próximas ou na mesma freguesia. Também se assiste à fixação destes nomes de devoção como apelidos ainda nesta época ou mesmo mais tardiamente; o apelido "Reis" que uso com origem no meu avô materno fixou-se apenas na geração de um meu trisavô por esse lado, o qual tinha um irmão mais velho que se chamava "Manuel dos Reis" por ter nascido perto do dia de Reis. O meu próprio trisavô chamava-se "António da Ascensão" por ter nascido no dia da Ascensão, mas por influência do irmão passou a ser conhecido mais tarde por "António dos Reis", não usando os apelidos dos pais (Pedro Gonçalves da Veiga e Maria da Assunção Teixeira). Esse nome não era usado como apelido por nenhum dos ascendentes conhecidos, nem existia como tal na região. Assim, julgo que só uma análise da genealogia ascendente poderá fixar informações acerca dos Santos que lhe interessam, sendo difícil obter informações através de eventuais colaterais (como se vê, mesmo com os Fonsecas, aparentemente nome menos comum, há muitos homónimos...)

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232009 | roz | 16 jun 2009 09:51 | Em resposta a: #231917

Caro Fernando de Telde,

Muito obrigada pelo seu esclarecimento e agradeco imenso a sua amabilidade e oferta de ajuda. Se realmente a sua filha conseguisse essa informacao seria maravilhoso para mim.
Se nao se importasse, pedia-lhe o favor de entrar em contacto comigo por e-mail (creio que ja deve ter recebido a mensagem do Joao) para entao eu lhe dar os detalhes.

Sinceramente reconhecida.
Com os melhores cumprimentos.
Maria do Rosario Wadie

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232104 | fertelde | 17 jun 2009 13:53 | Em resposta a: #231960

Estimado António Bivar:

A unica data certa na página pessoal é de um neto do meu Sebastiâo da Fonseca e Ana Rosa, nascido em 21.090.1834... No meu caso há tres geraçôes de Sebastiâo da Fonseca, o que dá a normal mania de meter aos primeiros filhos o nome do pai e o que foi também do avô...
Está claro que os meus Fonseca de Faro, que estiveram ligados ás navegaçôes, podem ou nâo ter algo que ver com os seus... Só é uma questâo de investigar pelo nome dos filhos do casal Sebastião da Fonseca - Ana Rosa. Naquela época Faro e´batizados na Sé, com o mesmo nome, deveria ser uma coincidencia dos diabos. Quantos habitants teria Faro nessa época?

Pois nada, vou ver se encontro ajuda para investigar quantos filhos tiveram, tanto os meus Sebastião da Fonseca - Ana Rosa como os seus, para descartar qualquer incongruencia genealógica..

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232124 | abivar | 17 jun 2009 16:50 | Em resposta a: #232104

Caro Fernando de Telde:

As datas não são de facto o argumento decisivo, mas a filiação das Anas Rosas é que não é a mesma nos dois casos; estou convencido de que será fácil encontrar assentos que esclareçam também a filiação do seu Sebastião da Fonseca mais antigo, o qual poderá muito bem ser, por exemplo, filho do "meu". O meu nasceu a 20/1/1760 e tenho a filiação do casal Sebastião da Fonseca - Ana Rosa pelo baptismo do filho João, e os avós do referido casal pelos respectivos baptismos (todos estes assentos ainda indicam avós), pelo que nem procurei o casamentos, saltando logo para o casamento dos avós. Como terá sido determinada a filiação da sua Ana Rosa? o problema poderá ser se no assento de casamento só derem a filiação da noiva, se, por exemplo o noivo já fosse viúvo, tendo casado uma primeira vez noutra freguesia, mas nos assentos dos filhos devem indicar-se os quatro avós, já que são certamente mais recentes que os mais antigos acima citados.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232182 | fertelde | 18 jun 2009 10:42 | Em resposta a: #232124

Estimado António Bivar:

O enquadramento seria o que segue abaixo, segundo deduçâo minha, consciente também de que genealogia nâo se faz com deduçôes. Veja que as datas enquadram. Já irei pesquisando para ver se se confirma ou nâo esta sequencia.
Note outra cooincidência: Minha bisavó era Adelina Vitória, pois nasceu a bordo do navio Vitória, que foi da familia Fonseca. A espôsa do seu Joâo da Fonseca também era conhecida por Vitoria, a Maria da Conceiçâo, cujo nome também foi de uma filha de Adelina Vitoria...

-----------------------------------------
( I Sebastião da Fonseca c.c. Maria Gonçalves

II- Sebastião da Fonseca, maritimo, casado em Faro a 26.07.1688 com Beatriz Rodrigues, filha de Sebastião Martins, n. em Faro, S.Pedro e de Maria Martins, casados a 20.09.1666

III- Manuel Fernandes Crespo, maritimo, n. em Faro. Casou em S.Pedro de Faro a 26.12.1714 aos 26 anos, com Maria da Fonseca, n. em Faro c. de 1695

IV- José Fernandes Crespo da Fonseca, maritimo, c.c. Bárbara Maria, n. 08.08.1721)

V- Sebastião da Fonseca, n. em Faro, (Sé a 20.01.1760 , maritimo,) c.c. Ana Rosa Tavares (n. em Faro, Sé a 08.01.1761, filha de José Caetano n. 21.08.1724 e de Ana Maria (ou Ana de Jesus) n.c. 1730, neta paterna de Manuel Rodrigues, dito o Gordo, ( n. de Faro) e de Simôa Tavares, e neta materna de Bartolomeu Afonso n.c. 1705 e de Contância da Conceição)
o metido entreparentesis é o que vem no geneall.

Filhos:

VI.1- Sebastião Tavares da Fonseca, que segue em §

( VI.2- João da Fonseca, n. 06.11.1782 c.c. Mariana da Conceição, também conhecida por Mariana Victória c.g., ver geneall.net. )
§
VI.1- Sebastião Tavares da Fonseca, c.c. Maria Theresa (Cavaco) nasceu em S. Pedro de Faro, Algarve, cerca de 1815, filha de António Francisco (Cavaco) e Ana Rosa, ambos naturais de S. Pedro de Faro, Algarve, cerca de 1790

Filhos:

VII.1- Sebastião Tavares da Fonseca Junior, ( aparece como padrinho de casamento de seu irmão Joaquim ).

VII.2 - Joaquim Thomás Cavaco Tavares da Fonseca1, nasceu a 21.09.1834 em S. Pedro de Faro, Algarve, casou em Lisboa, Freg. S. Julião, a 16 de Maio de 1867 com D. Carlota Augusta Leopoldina Mendes (da Fonseca) nascida em Lisboa, S. Julião a 20.09.1840 e alí faleceu a 20.02.1921, filha de Francisco Inácio Mendes, nascido na freguesia de Stª Catarina em Lisboa em 1815, e de D.Carlota Libânea Firmo Mendes

Filha única:

VIII- Adelina Vitória Mendes da Fonseca (dos Santos) c.c. Francisco Eduardo dos Santos, Almirante da Armada de Portugal

Chamo a atenção para o facto de os Toulson estarem ligados aos Fonseca, de Faro, quer pelo casamento de Joana Ayala Toulson (filha de Juvencio Osmundo Toulson), com Luis Fonseca Pery de Linde, filho de D. Amália Albertina Pereira da Fonseca e de João Pery de Linde,quer por Luis da Cunha Rego Osmundo Toulson, (filho de Luis Osmundo Toulson), primo daquela, com Maria Adelaide Fonseca dos Santos, filha de Francisco Eduardo dos Santos e de Adelina Vitoria Mendes da Fonseca,

Nota do autor: Adelina era Vitoria porque nasceu a bordo do navio Vitoria, quando a sua mãe ia de viagem de Faro para Lisboa. (notar que há outra familiar (?)conhecida como Vitoria, [D. Mariana da Conceição], e que uma filha de Adelina Vitoria, tinha o mesmo nome de Mariana da Conceição) Coincidências???

Melhores cumprimenos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232209 | abivar | 18 jun 2009 18:03 | Em resposta a: #232182

Caro Fernando de Telde:

As minhas dúvidas resultavam apenas da filiação que é dada à "sua" Ana Rosa, casada com Sebastião da Fonseca na sua página pessoal; aparece como filha de António Francisco Cavaco e outra Ana Rosa e, reparo agora, como irmã de Maria Teresa Cavaco, casada com Sebastião Tavares da Fonseca, ou seja, este teria casado com uma tia materna. Não haverá aqui algum lapso? se esta filiação de Ana Rosa não se confirmar e estiver em aberto, então torna-se, de facto, possível que se trate da filha de José Caetano e Ana Maria, hipótese reforçada pelo apelido Tavares. Há uma certa discrepância de gerações entre a descendência do seu Sebastião Tavares da Fonseca e a do meu João da Fonseca, pois uma neta do meu nasce em 1838 (a minha trisavó Ana Rosa da Fionseca) ao passo que um filho do seu nasce em 1834, mas poderia o seu Sebastião ser muito mais novo que o irmão (este nasce quando a mãe tinha apenas 21 anos) e/ou ter casado tarde e/ou ter tido filhos até tarde.

Esta sua mensagem trás-me uma série de interessantíssimas novidades relativamente aos nossos Fonsecas (presumindo que são os mesmos); sei muito pouco acerca da respectiva actividade, para além do facto de terem sido todos "marítimos" ou "mareantes" até certa altura. Em particular, não sabia da existência desse navio "Vitória" e as coincidências que aponta parecem-me muito curiosas e significativas; fico-lhe muito agradecido por tudo o que me possa trasmitir a esse respeito.

Quanto aos Fonsecas ligados a Perys de Linde, pode-me esclarecer qual a ascendência Fonseca que é dada no livro a D. Amália Albertina Pereira da Fonseca? Gostaria de avaliar se pode ou não ser dos mesmos Fonsecas.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232391 | jcjfonseca | 21 jun 2009 17:56 | Em resposta a: #231793

Caros Confrades

Sera que algum de vos tem alguns dados relativamente aos seguintes?

-JOÃO DA FONSECA ESTOLA (nao sei se o nome "Estola" vem de familia ou foi apelido, mas e assim que consta em 30 Set, 1909, no registo de nascimento do neto Manuel da Fonseca em Tavira). Este Joao da Fonseca Estola, teve um filho mais velho com o mesmo nome que n. cerca *1861 e m. cerca +1935. Casou em Tavira com MARIANA ANTÓNIA HORTA

-MANUEL DA SILVA PALMA (Cacela, V.R.Santo Antonio ?), casou com ANA DE JESUS SILVA (aparecem em 30 Set, 1909, no registo de nascimento do neto Manuel da Fonseca em Tavira).

-FRANCISCO ANTÓNIO "?Figueira?", (Luz de Tavira?), Santiago - Tavira,
casou com DAMASIA DOS SANTOS (aparecem em 20 Jan, 1914, no registo de nascimento da neta Maria Jose Figueira em Tavira).

-JOSÉ DA PAIXÃO (Tavira ?), casou com MARIA DA SOLEDADE (Tavira ?), (aparecem em 20 Jan, 1914, no registo de nascimento da neta Maria Jose Figueira em Tavira).

Agradeco desde ja a vossa ajuda, aguardo resposta.

Com os meus melhores cumprimentos.

João C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232428 | fertelde | 22 jun 2009 09:58 | Em resposta a: #232124

AT: António Bivar,
1- Transcrevemos assento de nascimento de Adelina Vitoria:
Aos trinta e um dias do mes de Junho , digo Maio, do ano de mil e oitocentos e sessenta e oito nesta Igreja parochial de Santa Maria de Belém, concelho de Belém, diocese de Lisboa, baptizei solemnemente a um individuo do sexo femenino a quem dei o nome de Adelina e que nasceu nesta freguesia pelas cinco horas do dia nove do mes de Maio do ano de mil oitocentos e sessenta e oito, filha legitima, primeira da geração e de nome, de Joaquim Thomás da Fonseca, Negociante, natural de Faro, Diocese do Algarve, Fregusia de S. Pedro, e de D. Carlota Leopoldina da Fonseca, ocupação domestica, natural e baptizada na Freguesia de S. Julião de Lisboa, recebidos em S. Julião de Lisboa e parochianos nesta de Santa Maria de Belém, moradores na Calçada do Galvão, numero vinte e dois; neta paterna de Sebastião Tavares da Fonseca e de D. Maria Theresa da Fonseca e neta materna de Francisco Ignacio Mendes e de D. Carlota Libanea Firme (?). Foi padrinho Sebastião Tavares da Fonseca Junior, casado, morador na Calçada do Galvão, numero trinta e seis e madrinha Nª Srª tocou com a prenda, João Gregorio Alves e Silva, viúvo, Negociante morador na Travessa de Assumpção numero trinta e tres, Freguesia da Sé, Nesta.-

****
2- Transcrevemos o assento de casamento de Joaquim Thomás da Fonseca e de D.Carlota Augusta Mendes:

No dia 13 de Maio de 1867, compareceram os nubentes: Joaquim Thomas da Fonseca, negociante e D. Carlota Augusta Mendes, ele de trinta e tres anos, morador nesta freguesia na Hospedaria Lusitânea, rua do Arsenal, nº 54-2º, filho de Sebastião da Fonseca e de D. Maria Theresa, ela de vinte e sete, baptizada nesta freguesia, Largo do Pelourinho nº 32-3º, filha de Francisco Ignácio Mendes e de D. Carlota Libanea Cirmo (?) Mendes. Foram testemunhas José Stret d'Arriaga e Cunha, casado, negociante, morador na cidade de Faro, Largo de S. Sebastião. Declaro que se não efectuou este casamento no dia treze, por a noiva se achar incomodada à última hora, mas sim no dia desasseis do dito mez e anno, às seis horas da manhã.
* * * *
3- Transcrição do assento de batismo de D. Carlota Leopoldina:

Carlota Leopoldina, nascida a 20 de Setembro de 1840, filha de Francisco Ignacio Mendes, baptizado na freguesia de Santa Catarina e de D. Carlota Libanea da Fonseca, recebidos na freguesia de S. João Baptista de Campo Maior, neta paterna de José Ignácio Mendes e de D. Felizarda Mendes e materna de Miguel Pina Cirmo (?) e de D. Maria Baelisma (?) Cirmo. PP Ildefonso Justino Cirmo, tio materno, morador em Campo Maior, por procuração feita ao avô paterno.
( nota: este assento foi-nos gentilmente transmitido por Dulce José, via forum geneall.net)
****
4- Transcrição do assento de batismo de Joaquim Thomas da Fonseca:
Joaquim, filho de Sebastião da Fonseca e de Maria Theresa, moradores na Ribeira, neto paterno de Sebastião da Fonseca e de Anna Roza e materno de António Francisco Cavaco e Anna Roza, todos de Faro, primeiro de nome e terceiro de primeiras núpcias de ambos, nasceu a 21 de Setembro de 1834 e a 28 do mesmo foi em esta Matriz de S. Pedro, por mim baptizado e postos os Santos Óleos, sendo padrinho Theodoro José Tavares1 e sua filha Maria Ritta.
5- Transcrevemos o assento de batismo de Maria Adelaide Fonseca dos Santos:
Aos vinte e tres dias do mes de Fevereiro do ano de miloitocentos e tres, nesta Igreja parochial de Sã Vicente de Lisboa, primeiro bairr patriachado. Baptizei solemnemente a um individuo do sexo femenino a quem dei o nome de Maria, que nasceu nesta freguesia ás doze horas e meia da tarde do dia quinze de Janeiro do corrente anno, filha legitima, quinta do nome, do Excelentissimo Senhor Francisco Eduardo dos Santos, capitão tenente da Armada, natural da freguesia de Santos-o-Velho, desta capital e de Dona Adelina Fonseca dos Santos de profissão doméstica, natural da frefguesia de Santa Maria de Belém, também desta cidade, recebidos na dita freguesia de Santos-o-Velho meus parochianos moradores no Largo da Graça numero setenta e um segundo, I; neta paterna de Francisco dos Santos e de Dona Anna Carolina dos Santos, e materna de Joaquim Thomás da Fonseca e Dona Carlota Mendes da Fonseca; foi padrinho o Excelentissimo Senhor Francisco dos Santos, casado, capitalista e madrinha Nossa Senhora da Conceição tocando com a prenda Joaquim Fonseca dos Santos*, solteiro, os quais me consta serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que lido e conferido perante o padrinho e quem tocou com a prenda, comigo, só este não assignou por não saber escrever- não levando neste lugar o sello por serem públicos, digo, levando o sello que por mim vae inutilizado Era et supra. ( *Joaquim, era menor, e irmão da batizada)
Nota: Joaquim Thomás da Fonseca, n. a 21 de Setembro de 1834, teve uma irmã, Maria, nascida a 18.07.1837 e um irmão, Sebastião Tavares da Fonseca Junior, n.c. 1828, que aparece mencionado no assento de batismo de Adelina Vitória. Falta conhecer o segundo irmão de Joaquim, que sabemos era filho terceiro pelo assento de batismo...
Adelina Vitoria Mendes da Fonseca, estudou no Colégio Françês de Lisboa, onde esteve internada, pois os pais estavam em Moçambique, onde Joaquim Thomás da Fonseca representava negócios familiares. Contava a Avó Adelina que quando a mãe Mª Carlota passeava pelas ruas de Lourenço Marques, e algum indigena passava, o marido lhe avisava para olhar para o lado, pois naquela altura estes indigenas ou andavam nús ou em tanga pela cidade...
Transcrição do livro sobre os Fonseca de Faro:

Do matrimonio de Manuel da Fonseca com D. Maria Viegas Gomes houve o seguinte filho: Manuel Xavier da Fonseca.
Do matrimonio de Manuel Xavier da Fonseca (filho de Joâo Xavier da Fonseca e de D.Joana Freire dos Santos) com D. Ana Roza houve os seguintes filhos:
10) João Reis da Fonseca nascido em Olhão a 20 de Julho de 1839, proprietário, Juiz de Paz em Olhão falecido em 18 de Dezembro de 1924, casou com D. Amália Augusta Pereira de Sousa, nascida em Lisboa em 12 de Setembro de 1843 e falecida em Olhão em 1913, Foi director da companhia de pesca do Ramalhete do Cabo de Santa Maria, houve os seguintes filhos:

11) D. Amélia Albertina Pereira da Fonseca, nascida em Olhão em 27 de Setembro de 1866, tendo casado em 21 de Novembro de 1885 com João Pery de Linde nascido em Lisboa no dia 1 de Novembro de 1861 e falecido em 10 de Abril de 1930. Desempenhou os seguintes lugares: Aspirante de Alfândega de Lisboa. Director da Alfândega de Horta (Açores); Chefe da circunscrição de Manica e Sofala; secretário Geral e Governador da Companhoa de Moçambique. Houve os seguintes filhos:

d) Luís Fonseca Pery de Linde, nascido em 27 de Janeiro de 1896 Inspector da Alfândega da Beira, casado em 3 de Maio de 1920 com D. Maria João Ayala Toulson nascida em 17 de Janeiro de 1894, filha de Juvencio Osmundo Toulson e de D. Mary Ayala Toulson.
------- Fim de transcrição----

Nota: João Pery de Linde pode ter coincidido com Francisco Eduardo dos Santos, também casado com uma Fonseca, em Moçambique, onde esteve como Tenente da Armada e nos Açores, onde esteve como Comandante do Porto da Horta, ou até se conhecessem de Olhão, onde foi também Comandante do Porto.... Talvez haja mais que uma simples coincidencia, que o filho de um Fonseca de Olhão (Luis Pery de Linde) e a filha de uma outra Fonseca de Faro (Mª Adelaide) casassem ambos em primos da familia Toulson

Nota: era Maria Joana Ayala Toulson e não Maria João (tenho a foto desta prima, uma jovem muito aposta e bonita, bem como a de seus pais e irmãs)

Estimado António Bivar:
Efectivamente, da leitura do livro cujo extrato vai entre as caixas, se deduz que estes Fonsecas de Olhão, pouco tem que ver com os de Faro, pelo menos não se podem observar coincidências...
Já o mesmo não o posso dizer do “nosso” Sebastião da Fonseca c.c.Anna Roza, que tudo indica serem nossos ascendentes comuns, pela leitura dos assentos que aquí lhe envio, e a coincidencia nos apelidos conjuntos de Tavares da Fonseca...
Mas, também fico bastante admirado porque o autor do manuscrito deverá ter conhecido a algum destes Fonseca que relata no seu escrito. Quando posteriormente se resolve publicar o manuscrito de 1880 (?), (creio que seria seu tio avô), este deverá ter também conhecido a algumas pessoas aquí relatadas.. as quais acrescentou áquele manuscrito: “Genealogia dos Fonseca de Faro”. Normalmente, tudo isto se faz com referências familiares, especialmente quando se pode contar com 3 gerações vivas... o que nos transporta a memória familiar até à 6ª geração...
Terei que ver se consigo reactivar as pesquisas em Faro, para obter o assento do pai de Joaquim Thomas Tavares da Fonseca, o Sebastião Tavares da Fonseca c.c. Maria Thereza...
Com os meus melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232432 | abivar | 22 jun 2009 11:22 | Em resposta a: #232428

Caro Fernando:

Muito obrigado por estes interessantíssimos elementos. O que devemos pensar acerca da filiação de Ana Rosa casada com Sebastião da Fonseca que aparece na respectiva página pessoal na referência que me indicou:

http://genealogia.netopia.pt/1052/pessoas.php?id=1044555

e que a faria cunhada do próprio filho? podemos considerar que se trata de um lapso ou haverá algum suporte documental? É o único obstáculo a que se possam identificar os dois casais homónimos, hipótese que, pelos restantes dados, parece muito provável.

Quanto à ligação Fonseca - Pery de Linde, segundo o livro a ascendência Fonseca entronca exactamente no “ponto crítico” que é o casal Manuel Xavier da Fonseca - D. Ana Rosa. Ficamos sem saber se a filiação apresentada para João Reis da Fonseca está correcta ou se, pelo contrário, este será mesmo irmão da minha trisavó Ana Rosa da Fonseca, a qual, no livro, também é dada por filha desse casal, sem o ser. Ou seja, pode acontecer que os filhos atribuídos ao referido casal sejam, de facto, todos filhos dos “meus” João da Fonseca e Ana Rosa; é de notar que o pai desta Ana Rosa se chamava Manuel dos Reis, o que pode explicar o nome de João Reis da Fonseca (seria o nome próprio do pai com o apelido dos dois avós; aqui “dos Reis” já era usado como apelido havia diversas gerações). Na ascendência dada no livro a este João Reis da Fonseca, tanto quanto me lembro, não aparece o apelido “Reis”; além disso a minha trisavó também nasceu em Olhão, de onde era a família materna, e em data próxima de João Reis da Fonseca (ela a 4/11/1838 e ele a 20/7/1839); a distância entre estes dois partos parece excessivamente curta, mas havendo um nascimento prematuro não será impossível. Como os assentos de Olhão estão na Torre do Tombo, logo que posível tentarei encontrar o baptismo de João Reis da Fonsea, procurando perto da data atribuída ao seu nascimento (veremos se aparece algum João nascido nessa data e de quem era filho); ainda que já tenha feito esta investigação há uns 20 anos tenho ideia de que nem sequer consegui encontrar nenhum casal a ter filhos em Olhão por essa época com os nomes “Manuel Xavier da Fonseca - Ana Rosa”.

Já não me lembrava da referência a esse manuscrito; a quem é atribuído? O livro baseia-se nele parcialmente?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232631 | fertelde | 25 jun 2009 09:38 | Em resposta a: #232432

Estimado António Bivar:

Os dato que fui metendo na página pessoal referida, foi já à uns anos e tenho andado buscando as fontes para confirmar o que alí foi metido. Creio que haverá imprecisâo quanto à filiaçâo de Anna Rosa c.c. S. da Fonseca, pois pderei ter confundido esta com a outra Anna Rosa c.c. António Francisco Cavaco. Estes datos foram-me enviados directamete, aqui pelo forum, e terei que buscar pelas mensagens. Sei que todas elas imprimi e as tenho arquivadas algures, mas como na altura estava desmontando o meu negócio, vamos a ve se as encontro, ou se tenho que andar a vasculhar todas a mensagens...

Neste momento nâo tenho à minha disposiçâo as págins do livro "Genealogia dos Fonsecas de Faro". Mais tarde lhe direi quem escreveu o manuscrito.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232636 | abivar | 25 jun 2009 11:30 | Em resposta a: #232631

Caro Fernando:

Muito obrigado pelas indicações; provavelmente terá havido essa confusão e o casal Sebastião da Fonseca - Ana Rosa será o mesmo que consta dos meus costados.

Com os melhores cumprimentos,

António

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#232637 | fertelde | 25 jun 2009 11:38 | Em resposta a: #232636

Estimado António:

Estou buscando a ver se tenho isso no meu correio electronico, mas também creo que terá havido confusâo...

Voltarei, se tiver algum dato mas positivo a contactar consigo.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#233752 | jcjfonseca | 09 jul 2009 12:53 | Em resposta a: #232391

Caros Confrades

E agora??? Quem me podera ajudar a encontrar esta "agulha no palheiro"?

A unica informacao que consegui obter do meu bisavo materno, e a constante no registo de nascimento da filha, Maria Jose Figueira (minha avo), em 20 Jan, 1914 freguesia de Santa Maria, Tavira. (Registo efectuado em 25 de Jan, 1914).

FRANCISCO JOAQUIM FIGUEIRA, natural da freguesia de Santiago (provavelmente na Luz de Tavira?), concelho de Tavira. De 23 anos de idade, profissao 1 Cabo do Exercito e morador na Rua da Caridade em Tavira. (Faleceu em Angola com o posto de Sargento).

Filho de:
Pai: Francisco Antonio
Mae: Damazia dos Santos

casado com:

AMALIA DA TRINDADE PAIXÃO, natural da freguesia de Santa Maria, concelho de Tavira, de 25 anos.

Nem no Registo Civil de Tavira, nem no ADFaro consegui obter mais informacoes. Havera outra maneira de conseguir encontrar alguma coisa? Se sim, onde?

Com os melhores cumprimentos

João C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#240718 | fertelde | 30 set 2009 17:03 | Em resposta a: #232432

"assentos de Olhão estão na Torre do Tombo, logo que posível tentarei encontrar o baptismo de João Reis da Fonsea"

Estimado António Bivar:

Já conseguiu alguma coisa mais nas suas investigações?

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#241335 | abivar | 07 out 2009 17:28 | Em resposta a: #240718

Caro Fernando:

Estive fora do país uma semana e só agora vi a sua mensagem; ainda não tive oportunidade de voltar à Torre do Tombo, mas logo que possível não deixarei de procurar o tal baptismo em Olhão, na data indicada no livro.

Entretanto conseguiu apurar qual o autor do manuscrito referido no livro dos Fonsecas escrito pelo meu parente?

Com os melhores cumprmentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#243892 | abivar | 10 nov 2009 19:37 | Em resposta a: #240718

Caro Fernando:

Estive na Torre do Tombo e encontrei o baptismo em Olhão de um "João da Fonseca" (curiosamente aparece referido com o apelido logo no assento de baptismo, o que é raríssimo - é a primeira vez que me deparo com esta situação, ressalvando o caso dos expostos numa freguesia de Setúbal que durante um tempo eram todos baptizados com o apelido "de Sousa"), nascido a 20/7/1837, baptizado a 30, filho de João da Fonseca Junior, de Faro, e Ana Rosa da Fonseca (aparece com o apelido do marido, costume que só começa a vigorar por esta época), de Olhão, neto paterno de João da Fonseca e Mariana Victória, de Faro, e materno de Manuel dos Reis e Ana Rosa de Olhão; padrinhos o avô paterno e Nossa Senhora do Rosário, por cuja corôa tocou o avô materno. Assim este João é de facto irmão da minha antepassada D. Ana Rosa da Fonseca e nasceu no dia e mês referido para o tal "João Reis da Fonseca" do livro, embora em 1837 e não em 1839. Assim não restam dúvidas de que a filiação do livro para este João Reis da Fonseca está tão errada como a dada para a minha trisavó, pois nascido a 20/7/1839 não encontro nenhum João com a filiação dada no livro e seria coincidência a mais o dia e o mês coincidirem e não se referirem à mesma pessoa; temos de concluir que o autor "quase reproduziu" a data de nascimento correcta do irmão João da minha trisavó, mas dando-lhe a mesma filiação errada. Possivelmente a descendência estará correcta (como acontece com a descendência da minha trisavó), pelo que é natural existirem os parentescos referidos no livro, daí para baixo.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#244024 | fertelde | 12 nov 2009 19:08 | Em resposta a: #243892

Estimado António Bivar:

Agradecido por compartir esta info. sobre o Joâo Reis da Fonseca.

Cordialmente,

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#259947 | cfpp | 04 ago 2010 22:32 | Em resposta a: #230449

Caro João Fonseca,

Como vão as suas pesquisas?

Hoje ao querer encontrar um casamento de uns antepassados, nos registos Etombo de Santa Maria de Tavira,

chamou-me a atenção um casamento de 1893, onde figura como «testemunha JOÃO DA FONSECA ESTOLA, casado marítimo, morador

na Rua do Cais Neva da freguesia da Villa de Olhão d`esta diocese». O registo tem o nº 44. Os noivos são: José Maria

Parreira e Anna do Carmo.

Provàvelmente já chego atrasada, mas como lhe prometi estar atenta, aqui lhe deixo esta pequena informação.

Andei à procura de uma mensagem sua para poder avisá-lo e achei esta que por qq razão, me passou

despercebida. Vejo aqui alguns apelidos que coincidem com famílias de Tavira que se ligam aos meus antepassados,

Chagas e Centeno. Achei curioso...

Dê notícias e até lá desejo uns óptimos dias.

Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260034 | jcjfonseca | 06 ago 2010 06:08 | Em resposta a: #259947

Cara Maria Carlota,
Fico-lhe muito grato por nao se ter esquecido de mim.

Na verdade os meus progressos nao foram nada espectaculares. Primeiro fiquei sem computador por algum tempo. Depois e mesmo antes comecaram a surgir as dificuldades com as buscas. A TT diz nao ser possivel encontrar os registos e eu aqui na America muito menos. Alem disso, comecaram por aparecer alguns “apelidos” associados ao sobrenome, os quais ajudaram a complicar a situacao. Ex: Farroba, Macambuzio, os quais eram usados mesmo em registos, para identificacao da dita pessoa. O apelido Estola foi um deles. Em Tavira, cidade onde nasci, enquanto miudo os mais idosos identificavam-me como o neto do Manelinho Estola. O apelido Estola nunca fez parte do nome de familia a nao ser como uma identificacao de um dos ramos da familia Fonseca, o qual foi passando de pai para filho ate a alguns anos atras.
Quanto ao casamento realizado em 1893 entre José Maria Parreira e Anna do Carmo, onde figura como “testemunha JOÃO DA FONSECA ESTOLA, casado, maritimo e morador na Rua do Cais Neva na freguesia da Villa de Olhão, nao sei ate que ponto podera ser ou nao ser um dos seguintes; (Pai) meu Trisavo nascido em 13 Abril 1835, Tavira, freguesia de Santa Maria e (Filho) meu Tio-Bisavo nascido por volta de 1860/1, Tavira e falecido cerca de 1935. Seria mais provavelmente este ultimo (o filho).
Ontem, telefonei ao meu pai afim de me esclarecer esta duvida. A resposta foi simples: Que eu saiba o Tio Joao (Estola) sempre viveu em Tavira, possuia algumas barcas de pesca do atum e era calafate no sitio do registo (casa da antiga alfandega, perto da antiga Fabrica Tavirense). Foi casado, mas nunca teve descendencia. Ha no entanto, familia em Olhao, por parte da tia Nidia (esta tia era a irma mais nova do pai do meu pai, casada com Gilberto Laranjo).

Agradeco-lhe mais uma vez a sua informacao. Esta vai ficar junto aos meus apontamentos. Acredito que possa haver alguma ligacao ou seria demasiada coincidencia.

Diz que ficou curiosa com a ligacao a familia Chagas. Esta ja e por parte da minha avo.
Qual e a sua ligacao aos Chagas de Tavira? E senao se importa de onde e?

Com os melhores cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260077 | cfpp | 06 ago 2010 19:07 | Em resposta a: #260034

Caro João Fonseca

Obrigada pela sua resposta e aqui segue mais um pequeno apontamento. Encontrei nas minhas "bisbilhotices nos recursos"Etombo, mais esta informação que só por muito azar, não será do seu interesse, mas aprendi que é sempre perigoso tirarmos conclusões apressadas. Este é na mesma um registo de 1893, rmas com nº 43 e tem a assinatura de João da Fonseca Estola, testemunha, casado - de profissão, Calafate e morador em Tavira, na rua Nova de S. Pedro.

Se tiver paciência, na janela aqui ao topo da página, pode consultar os Tópicos do Fórum onde participo. Escreva Franco e nas opçôes Autores ou Tópicos, pode ser que lá encontre alguns dados úteis. Tb pode experimentar com as minhas iniciais de utilizador. Às vezes ler as mensagens fora da ordem cronológica fica um pouco cansativo, mas descobrem-se informações que podem vir a ser ímportantes.
Sempre gostei muito de genealogia e pelo jornal soube deste lugar. Por curiosidade, faz agora dois anos,
vim espreitar e com tanta sorte "tropeço" num tópico de G.M.L. que procurava por familiares de um bispo do Algarve. Fiquei feliz, não só porque se tratava de meu Tio- Avô Marcelino, como por posteriormente poder concorrer com dados de arquivos familiares. Também enviei uma fotografia e gentilmente foi colocada.
Nasci em Faro, mas vivo em Lisboa.
Num tópico, iniciado por meu irmão António, ligado às antigas Companhias de Pescarias do Algarve, pode ver alguns Chagas, pela nossa parte materna e Coelhos, por parte paterna a concorrerem nas mesmas fainas e lá aparecem Vizetto, Maldonados e tantos outros nomes de Famílias de Faro, Tavira, Olhão, etc. Penso que há já on line, muita literatura sobre a formação destas Companhias.
Gente ligada ao Mar, desse Mar que é uma vocação nossa e tão esquecida ...
Agora nas férias, como todos os anos lá irei vê-lO, bem de perto, lembrando aos netos muito da sua origem.
Tenho uma filha também a viver nos USA e fala-me sempre das saudades que tem do Mar, da cor, do cheiro e dos seus "rugidos". Imagino também que o João, oriundo da linda Tavira deve sentir o mesmo; Podendo, não deixe passar muito tempo, sem vir matar saudades.

Bom trabalho nessa bela terra também e por cá, mesmo a conta gotas, conte com o apoio dos conterrâneos algarvios.

Saudações

Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260081 | cfpp | 06 ago 2010 19:44 | Em resposta a: #260034

Caro João

Pensei deixar-lhe esta indicação para acesso directo ao livro, onde achei as indicações.
Sei pouco destas habilidades, mas não se perde nada tentar.

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=1001573

M.C.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260099 | fertelde | 07 ago 2010 04:27 | Em resposta a: #230327

Caro António Bivar:
Espero que esté disfrutando de merecidas férias.
Como vejo que estão tratando dos Silva do Algarve, se me permite, gostaria de perguntar-lhe se tem alguma notícia sobre:
António Bernardino da Silva, natural de Olhão, que foi Capitão do Porto de Lourenço Marques, cerca de 1960, casado com sua prima D. Maria da Conceição Fonseca dos Santos, filha de Francisco Eduardo Pegado de Oliveira Santos e de Adelina Victória Mendes da Fonseca.
Agradecido de antemão,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260167 | abivar | 08 ago 2010 14:52 | Em resposta a: #260099

Caro Fernando de Telde,

Infelizmente não tenho informações acerca das pessoas que refere. Registo os dados pois pode ser que algum dos meus primos mais velhos do lado Fonseca possa ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260178 | fertelde | 08 ago 2010 18:09 | Em resposta a: #260167

Estimado António Bivar:

Agradecido por sua mensagem.
Então, aqui estarei esperando qualquer novidade que surja.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260274 | jcjfonseca | 10 ago 2010 14:44 | Em resposta a: #260081

Cara Maria Carlota,

Desculpe, mas so hoje tive possibilidade de lhe responder.
Agradeco as informacoes que me enviou. O segundo registo (# 62, pag: 43) de um "Joao da Fonseca Estola", e muito provavelmente e com poucas margens para duvida, um dos meus Fonsecas. O problema agora e saber qual deles; pai ou filho. Inclino-me mais para o filho, devido a altura em que se realizou o casamento, so que e apenas uma hipotese.
A dificuldade esta nao so terem o mesmo nome, como tambem a profissao e a mesma morada. Alem disso, cedo apareceu na situacao de "casado", visto que casou com 18 anos e a esposa com 15 anos. Incrivel, casou com tanta pressa, mas nao deixou descendencia.

Os meus cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260282 | cfpp | 10 ago 2010 17:30 | Em resposta a: #260274

Caro João Fonseca

Não tem porque pedir desculpa, só espero que tenha recebido as duas minhas últimas mensagens. Enviei depois o link de Stª Maria, porque logo após ter enviado a primeira msg, reparei que existem mais informações nos livros e que lhe podem ser úteis, nomeadamente a referência a «Calleça», conforme mencionou aqui, nas suas mensagens anteriores.

Diga-me quando puder, se conseguiu fàcilmente, chegar aos livros.
Agora não tenho bem presente, mas creio que há aqui, um tópico do nosso confrade Rogério, sobre umas paroquiaia de Quelfes; talvez possa entretanto, "espiar" Olhão. Use pf, a mágica janelinha, aqui ao cimo da página.

Tenho-me interrogado sobre o nome Chagas, quando se liga ao 1º nome. Penso que é preciso ter cuidado, porque muitas vezes não se trata de apelido, mas de 1º nome (composto), dada a grande religiosidade da época.

Final de Agosto, espero dar um salto a Tavira e, se tiver oportunidade, vou tentar seguir algumas pistas. Não prometo muito, porque em férias e com os netos, fica um pouco difícil. Mas, já sabe que não esquecerei os nomes das pessoas do seu interesse que também é, o de todos nós.

Saudações
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260294 | jcjfonseca | 10 ago 2010 18:36 | Em resposta a: #260282

Cara M. Carlota

Encontrei o registo de casamento de J F Estola em 1879. Na altura utlizava o apelido Fonseca Farroba (penso que provenirente de alcunha), o mesmo era utilizado pelo avo dele, Antonio da Fonseca Farroba. Casou com Anna Maxima (Caleca) em 2 Abril, 1879 na freguesia de Santa Maria do Castelo da cidade de Tavira. Seria demasiada coincidencia os nomes dos nubentes, seus pais, data de nascimento e muito mais, coincidirem de tal maneira. Mas..., nunca se sabe...

Mais tarde voltarei as minhas buscas, agora, as obrigacoes.

Cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fonseca - Tavira

#260296 | cfpp | 10 ago 2010 18:57 | Em resposta a: #260294

Caro João

Penso também que deve estar a acertar - com mais "achados", tudo se irá compondo. Persistência não lhe falta e é meio caminho andado.

Bom trabalho por aí.
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen