Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#216414 | RMMacedo | 26 dez 2008 20:52

Foi-me recentemente indicado o casal Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes como sendo os pais de Gonçalo Faria Velho. Tal informação - preciosa - baseou-se contudo em antigos apontamentos, dos quais não constava a fonte.

Comprovei no ADP que do assento do casamento deste casal, em 1599, consta que a noiva era filha de Inácia de Faria; e retirei do Felgueiras Gayo que o pai seria Leonardo da Silveira, do Marco, e Abade em Lorigos.

Apesar de pesquisas efectuadas, não encontro o assento de baptismo do próprio Gonçalo Faria Velho. Já comprovei que faleceu em 1715, e que foi pai de Maria de Faria em 1640; tendo em conta tais datas, tentei localizar o seu nascimento entre 1615-1625, tendo deparado com um "Luís", nascido em 1620,filho dos supra aludidos Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes.

Encontrei referências várias ao Gonçalo Faria Velho - nos Carvalhos de Basto, na "Memória Ressuscitada..." na monografia " Vila de Canaveses" - mas nada de concreto quanto à sua paternidade, que gostaria de ver afirmada...

Serão o "Luís" e o Gonçalo a mesma pessoa - que teria mudado de nome aquando do crisma ( ocorrido em 1677, mas sem indicação de eventual nome de baptismo)?

Conhecerá algum dos Confrades alguma outra fonte documental ou bibliográfica onde possa aprender algo mais sobre Gonçalo Faria Velho?

Toda a ajuda será bem vinda!

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - III

#217111 | RMMacedo | 02 jan 2009 19:26 | Em resposta a: #216414

Recolhi no ADP o que penso serem provas sólidas da filiação de Gonçalo Faria Velho, que ora publico na esperança que possam servir a actuais e futuros pesquisadores:

Gonçalo da Mota Geraldes e a Ana Pinheiro da Silveira ( filha de Inácia de Faria e do Abade Leonardo da Silveira) casaram em 23/04/1599.

Tiveram diversos filhos, entre os quais: Leonardo, n. em 03/01/1601; Francisco, n. em 23/04/1602; Maria, n. em 04/01/1604; Páscoa, n. em 15/04/1609 e Luís, n. em 31/05/1620.

Não encontrei o assento de baptismo de Gonçalo, mas, com uma boa dose de sorte encontrei, a fls. 55 do Livro de Baptismos o registo de Maria, filha de Dºs. e Antónia Txª, moleiros de Gonçalo Faria, e que teve por padrinhos "Gonçalo de Faria e sua irmã Maria Pinheiro".

Vi também:

- o registo do óbito de Luís da Silveira, que faleceu em 19/11/1668, deixando os seus bens a suas irmãs, Maria Pinheiro e Páscoa Pinheiro;

- o registo do óbito de Maria Pinheiro, ocorrido em 21/04/1687 ( inicialmente inscrito o nome "Páscoa", foi efectuada rasura e corrigido para "Maria") que deixa seus bens a "Paulo de Almeida Lebram", seu sobrinho;

Como já tinha verificado, no crisma de Gonçalo Faria consta como seu padrinho "Paulo de Almeida".

A tudo isto acrescem diversos registos nos quais figura quer como padrinho, quer como testemunha, "Leonardo da Silveira, filho de Gonçalo Faria Velho" - v.g., o de Teresa, n. em 05/02/1709.

Falta agora encontrar - se for possível... - o assento de baptismo do próprio Gonçalo, e determinar de quem é filho o Paulo de Almeida.

Aqui fica o meu renovado agradecimento ao Senhor Conde, que me colocou na pista certa!

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#390987 | marisasantos | 12 abr 2018 12:38 | Em resposta a: #216414

Bom dia procuro a Maria de Faria, em Marco de Canaveses. Sei que teve filhos com Paulo de Araújo, mas não encontro casamento, nem sei os pais...

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391038 | Conde | 13 abr 2018 16:27 | Em resposta a: #216414

Por falarem de Pinheiro e Silveira lembro que em Canaveses, Sobre-tâmega está uma das muito antiga com um brasão muito rústico que chamam da Palmatória. Não é palmatória alguma mas sim uma representação heráldica dos Pinheiros de Barcelos, que ali usaram os apelidos Pinheiro da Silveira.

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391060 | heinrich | 13 abr 2018 23:51 | Em resposta a: #216414

Em Casal Dum, Fornos, viveram os Pinheiros da Fonseca que o FG diz serem dos de Barcelos.
Tomás Soares Pereira, escrivão do público, judicial e notas do concelho de Tuias e vila de Canaveses, era casado com Filipa Pinheiro da Fonseca.

Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391326 | marisasantos | 22 abr 2018 14:15 | Em resposta a: #391060

Boa tarde! eu procuro a ascendência de Gonçalo Faria Velho, e do Tomás Soares Pereira! Onde posso encontrar?

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391327 | heinrich | 22 abr 2018 15:44 | Em resposta a: #216414

Tomás Soares Pereira era filho de Gregório Pereira cc Domingas Soares. Viveram no lugar da Ribeira, em Rio de Galinhas.
Gregório Pereira era filho de Gonçalo do Vale, do Poço, Soalhães, cc Maria Antónia Gonçalves, do lugar da Ribeira, Rio de Galinhas.
Gonçalo do Vale era filho de outro Gonçalo do Vale, do Poço, cc Margarida Pereira, do lugar do Castilho, Manhuncelos.
Gonçalo do Vale era filho de Isabel Pires, do Poço.
Margarida Pereira era filha de João Martins, do Castilho, Manhuncelos, cc Catarina Pires, do mesmo lugar.
Domingas Soares parece ser do Freixo.
Maria Antónia Gonçalves era filha de Amador Gonçalves, da Ribeira, cc Beatriz Gonçalves, do mesmo lugar.
Amador Gonçalves era filho de outro Amador Gonçalves, do Portinho, Tuías, cc Isabel Pires, do mesmo lugar.
Beatriz Gonçalves era filha de Pedro Gonçalves, da Barroca, Rio de Galinhas, cc Helena Pires, desse lugar.

Cumprimentos,
AC

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391609 | JAVSO | 29 abr 2018 16:58 | Em resposta a: #391327

Caro A C

Sou descendente de um Gonçalo do Vale cc Leonor Martins e que viveram em Eiró em finais de quinhentos.
Sabe se terão ligação com esses Gonçalo do Vale que referiu?
Desde já, muito obrigado.

José A. Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391610 | JAVSO | 29 abr 2018 16:59 | Em resposta a: #391609

No seguimento da minha anterior mensagem, esclareço que me refiro a Eiró, da freguesia de Soalhães.

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391615 | heinrich | 29 abr 2018 19:22 | Em resposta a: #216414

Boa tarde!

Há de facto uns Vales de Eiró, Soalhães, mas não sei ligá-los aos meus. Em particular aparecem os Padres Amaro do Vale e Pedro do Vale. Não sei se serão família. Também existia o lugar do Vale, nessa freguesia, que poderá estar na origem desses apelidos. Não é fácil investigar quando os padres que redigiam os assentos eram parcos na informação que davam.

Cumprimentos,
António Caetano

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#391617 | JAVSO | 29 abr 2018 20:34 | Em resposta a: #391615

Boa noite

Caro António Caetano

Pode ser que algum desses Vale tenha origem no lugar do Vale, mas não me parece. Eu vivo no lugar do Vale, que se situa entre Soalhães e o Juncal e aqui está radicada a minha família (varonia) desde meados do séc. XVII e o único Vale que viveu neste lugar era oriundo de Eiró, segundo creio.
Agradeço-lhe a sua pronta mensagem.

Cumprimentos
José Alfredo V. Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Gonçalo Faria Velho - Marco de Canaveses - II

#404234 | marisasantos | 16 jun 2018 19:30 | Em resposta a: #391327

Obrigada pela ajuda e atenção!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 05:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen