Oliveira de Azemeis - Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Oliveira de Azemeis - Ajuda

#216700 | small | 29 dez 2008 21:23

Prezados confrades

A quem pesquise Oliveira de Azemeis, necessito de um favor para uma pessoa amiga:

Assento de Nascimento de um António, que em 1894 quando casou declarou ter 28 anos! Filho de José Correia da Costa e Maria Luiza ou Maria Luiza da Costa Fernandes, que nesta data já eram defuntos.

Pesquisei 1863 a 1871 mas como resido no Porto é um pouco complicado prosseguir com a brevidade que me pedem.
Curioso que em Oliveira de Azemeis encontro muitos Correia da Costa, inclusivé o pároco para esta época,se não estou em erro.

Como "tradição" oral existe a informação que António (Fernandes da Costa) que emigrou para o Brasil, foi muito bem sucedido económicamente, tendo chegado a fazer uma doação importante para a Igreja de Oliveira de Azemeis, que inclusivé poderá constar na mesma(?)!

Os meus mais sinceros agradecimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira de Azemeis - Ajuda

#216777 | mtleite | 30 dez 2008 12:04 | Em resposta a: #216700

Bom dia Stella,

Penso tratar-se do António que faleceu na Bahia. Será? Se for o caso, o mais provável é que tenha nascido na freguesia de S. Roque, Oliveira de Azeméis. Procurou apenas na freguesia de Oliveira de Azeméis, não foi?

Sou natural da freguesia de S. Roque e ainda conheci uma sobrinha dum António da Costa Fernandes, que penso ser o mesmo.

Cumprimentos
Teresa Leite

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira de Azemeis - Ajuda

#216793 | small | 30 dez 2008 15:29 | Em resposta a: #216777

Boa tarde Teresa
Muito obrigada pela sua prestimosa ajuda, apesar de procurar um António Fernandes da Costa, e não um António da Costa Fernandes, que confusão...pode mesmo ser ele já que o que procuro casou na Baía. Vou tentar!
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Oliveira de Azemeis - Ajuda

#216796 | small | 30 dez 2008 15:54 | Em resposta a: #216777

Boa tarde Teresa

Por acaso reside em Aveiro? Caso afirmativo e costume frequentar o Arquivo Distrital, poderia dar-me esta ajuda? Tomo a liberdade de lhe deixar o meu email para falarmos se assim entender.stellaleixoarrobaiolpontopt
Votos de Boas Festas, e do Porto disponha

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Fernandes da Costa no Brasil

#233311 | aestrella | 03 jul 2009 19:26 | Em resposta a: #216700

Olá, Stella.

Sou brasileiro e bisneto de Antonio Fernandes da Costa, português, filho de Antonio Fernandes da Costa e Joanna Fernandes da Costa (não se sabe o nome de solteira da mãe).

Em sua certidão de casamento brasileira, consta como natural da Freguesia de Arada, Concelho de Ovar, porém até hoje não se encontra seu assento de baptismo em Arada.

Segundo dados em um museu local de minha cidade, ele nasceu em 21/11/1865 e chegou ao Brasil em Fevereiro de 1877, e se fixou em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, cidade Imperial. Provavelmente veio com seus pais, visto que era ainda criança.

Sobre ele, veio fixar residencia na pouco populada comunidade de Cascatinha, único bairro existente antes da fundação da cidade de Petrópolis.
Existe uma Rua com seu nome no bairro de Cascatinha hoje.
Ele trabalhou como operario em uma famosa fábrica da cidade e aposentou-se como chefe de seção.
Não creio que ficou riiiico, mas certamente foi uma pessoa de sucesso e muito querida na comunidade.
Sobre seu pai (também Antonio Fernandes da Costa), não tenho nenhum dado.

Gostaria de saber mais sobre esta "tradição" oral, se puder me contar.

Por favor, caso tenha mais informações sobre Antonio Fernandes da Costa nas redondezas de Arada, Oliveira de Azemeis e etc, peço me deixar a par, (pode contactar-me diretamente por e-mail, se preferir) pois ainda estamos pesquisando para descobrir onde ele foi baptizado, para solicitar uma segunda via de seu assento de baptismo. E é realmente muito difícil conduzir esta pesquisa do Brasil... :(

Espero ter contribuído =)

Abraços,
Andre Estrella
estrella.front@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen