Ajuda com testamento ilegível - Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda com testamento ilegível - Marco de Canaveses

#216809 | joaoggralves2 | 30 dez 2008 17:00

Caros confrades,

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=478148#a1

Agradeço muito se me conseguirem perceber alguma, qualquer parte deste testamento lavrado em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, que me parece ser de um meu antepassado de nome João Moreira, que faleceu em 1749. O seu resgisto de falecimento dizia que João deixou tudo a um dos filhos, António Moreira. Eu não tenho muita experiência na leitura de letras antigas, mas quer-me parecer que o pároco tinha mesmo má caligrafia.

Obrigado.
J. G. Gonçalves Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com testamento ilegível - Marco de Canaveses

#216810 | joaoggralves2 | 30 dez 2008 17:02 | Em resposta a: #216809

Esqueci-me de mencionar a página: nº28.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com testamento ilegível - Marco de Canaveses

#216824 | rmfrp | 30 dez 2008 18:22 | Em resposta a: #216809

Caro J. G. Gonçalves Rodrigues Alves:

Deixo-lhe abaixo os principais pontos do testamento de João Moreira.


Testamento com que faleceu João Moreira, solteiro, do lugar de Fundo Vila (?), feito em 11 de Janeiro de 1749.

Estando eu, João Moreira, morador em Fundo Vila (?) desta freguesia de Santo Isidoro, doente de cama que de doença que Deus foi servido dar-me mas em todo o meu perfeito juízo e entendimento...

Quer ser sepultado na Igreja desta frguesia. Manda o seu herdeiro fazer 5 ofícios de 10 padres cada um, e logo depois do seu enterramento sucessivamente podendo ser. Manda dizer mais 50 missas pela sua alma, ditas também logo depois do seu enterramento na mesma igeja, e mais outras 10 missas em Louvor do Santo do seu nome. Declara que das ditas 50 missas 25 serão ditas em altar privilegiado onde o houver (?).