Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217012 | LProjecto | 01 jan 2009 21:33

Caros Confrades,

Aproveito para deixar, no presente tópico, alguns elementos que conferem parte da minha ascendência de Sobreira Formosa, na esperança de que alguém tenha tropeçado nos mesmos que, de momento, representam o fim de linha, e que possa contribuir com alguma achega:

RAMO 1

- Manuel Martins de Mendonça, c.c. com Joana de Araújo (2.9.1703 - Sobreira Formosa).
Ele, filho de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça,
Ela, filha de Manuel Domingues e de Maria de Araújo.


RAMO 2

- Diogo Gomes Manso, c.c. Úrsula de Abreu (12.3.1714 - S.F.)
Ele, filho de António Gomes Ferrador e de Maria Manso.
Ela filha de José de Abreu e de Feliciana de Andrade. Neta materna de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça. Neta paterna de Cristóvão de Abreu e de Margarida Rodrigues Nogueira, que constam, em duplicado, em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=991824
e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=310936


RAMO 3

- Manuel Gonçalves ou Fernandes, c.c. Maria de Mendonça (11.5.1682 - S.F.)
Ele, filho de Manuel Fernandes e de Maria Fernandes.
Ela, filha de Pedro Fernandes e de Úrsula de Mendonça.

Aproveito para convidar todos aqueles que têm elementos relativos à freguesia de Sobreira Formosa, ou arredores, a intervir neste tópico que procurarei actualizar com mais alguns dados que, entretanto, for reunindo.

Antecipadamente grato.

Votos de um Excelente Ano de 2009.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217050 | hmrb | 02 jan 2009 09:23 | Em resposta a: #217012

Bom dia e Bom Ano antes de mais

Eu também tenho um ramo na Sobreira, mais propriamente no Chão do Galego.
São eles:

Rosália Ribeira nasceu a 31 Jul 1832 em Chão do Galego, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova
Pai: António Domingues nasceu entre 1785 e 1795 em Chão do Galego, Sobreira Formosa
Mãe: Isabel Ribeira nasceu entre 1790 e 1800 em Esfrega, Sobreira Formosa

António Domingues nasceu entre 1785 e 1795 em Chão do Galego, Sobreira Formosa. Casou com Isabel Ribeira.
Pai: Manuel Fernandes nasceu entre 1755 e 1765 em Chão do Galego, Sobreira Formosa
Mãe: Maria Domingues nasceu entre 1760 e 1770 em Chão do Galego, Sobreira Formosa

Isabel Ribeira nasceu Entre 1790 e 1800 em Esfrega, Sobreira Formosa
Pai: João Domingues nasceu Entre 1760 e 1770 em Esfrega
Mãe: Maria Ribeira nasceu Entre 1765 e 1775 em Fórneas

Tenho mais alguns dados da Sobreira que vou juntar e colocarei aqui.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217101 | abivar | 02 jan 2009 17:08 | Em resposta a: #217012

Caro Confrade:

Investiguei alguns ramos familiares da Sobreira Formosa que entram nos costados da minha Mulher, através dos respectivos avós maternos. Aqui vão alguns casais relativamente aos quais não consegui recuar e que, pelos apelidos, poderão ligar-se a alguns seus ascendentes, seguidos das linhas descendentes detectadas:

1) a) Pedro de Mendonça c.c. Ângela Henriques, ambos do "Casal da Senhora" (S.F.), pais de, pelo menos:

b) Joana de Mendonça (do "Monte de Nossa Senhora do Pópulo", S.F.), c.c. Simão Jorge (da "Gesteira Fundeira", S.F.), filho de Simão Jorge e Isabel Antumes (do "Casal das Gesteiras Fundeiras", S.F.) a 6/10/1743 (S.F.), pais de, pelo menos:

c) Maria Joana de Mendonça (do "Monte de Nossa Senhora do Pópulo", S.F.), c.c. João Esteves, do "Moinho de Manuel Esteves (ou da Froya)" filho de Manuel Esteves (dos Moinhos da Froya, S.F.) e Margarida Fernandes (da "Gesteira Fundeira", S.F.), a 7/10/1776, pais de, pelo menos:

d) Maria de Mendonça (do "Moinho da Feroja"), c.c. Luís Ribeiro, filho de José Ribeiro, da "Póvoa Fundeira", S.F., e Catarina Nogueira, da S.F., a 9/11/1796, pais de, pelo menos:

e) José Ribeiro da Cruz, c.c. Sebastiana Alves (ou Ribeira), filha de António Alves da Cruz e Isabel Ribeira, a 21/2/1821, pais de, pelo menos:

f) José Ribeiro da Cruz (n. 2/12/1822, b. 10, c.c. Ana Genoveva de Mendonça, "proprietária" (4º grau de cons.), filha de António Cardoso Coelho Salça e Maria Genoveva de Mendonça, a 13/6/1852, pais de, pelo menos:

g) Manuel Ribeiro da Cruz (n. 18h, 21/5/1865, b. 1/6), "proprietário", c.c. Teresa Ribeiro (n. 8h, 24/1/1864, b. 1/2 ), "proprietária", filha de Manuel Fernandes e Maria Ribeira, "proprietários", o noivos parentes em 3º grau de cons., a 20/6/1883, pais de, pelo menos:

h) João Ribeiro da Cruz (n. 18h, 24/6/1884, b. 7/7, † 29/11/1957), avô materno da minha Mulher, aqui na B.D.:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1060062

2) a) Lucas de Mendonça, c.c. Luzia Cristóvão (ambos da S.B.), pais de, pelo menos:

b) Filipa de Mendonça, c.c. Miguel Vaz, filho de João Vaz e Joana Fernandes (todos de S.F.), a 11/7/1661, pais de, pelo menos:

c) Maria de Mendonça, c.c. Manuel Fernandes, do "Casal do Vihal (?) de ?", Vila Velha de Ródão, filho de Pedro Álvares e Maria Rodrigues, desse mesmo lugar, a 7/5/1686, pais de, pelo menos:

d) Tomásia de Mendonça, c.c. Pedro Marques, do Fratel, Vila Velha de Ródão, a 16/6/1710, pais de, pelo menos:

e) João Vaz de Mendonça, c.c. Joana Maria do “Casal da Pucarissa”, filha de Simão Fernandes e Antónia Fernandes, do “Casal do Pocariço”, S.F., pais de, pelo menos:

f) Genoveva de Mendonça c.c. Francisco Rodrigues da Cruz, serralheiro, filho de António Rodrigues da Cruz e Maria Henriques das Neves, a 28/11/1780, 4o grau cons., pais de, pelo menos:

g) Maria Genoveva de Mendonça, c.c. António Cardoso Coelho Salça, filho de Francisco José Cardoso Salça e Bárbara Maria da Cruz, a 13/8/1806 (cf. acima, 1) f)).

2) a) Manuel de Andrade c.c. Catarina Fernandes (de S.F.), pais de, pelo menos:

b) António de Andrade (do Casal da Pedreira, S.F.), c.c. Ana Fernandes, filha de João Alves Galvão e Grácia Salgueira (da S.F.), 8/12/1732, 4o grau de consanguinidade, pais de, pelo menos:

c) Joana de Andrade, c.c. José Rodrigues Forreta (do Moinho de Manuel Vaz, S.F.), filho de Manuel Rodrigues (da Vila da Cortiça, Crato, morador nos Moinhos da Froya) e de Maria Vaz (da Póvoa de Baixo, S.F.), a 7/7/1764, pais de, pelo menos:

d) Teresa de Andrade, c.c. José Ribeiro Carrega (dos Carregais, S.F.), filho de José Ribeiro Velho (da S.F.) e Maria Ribeira (dos Carregais, S.F.) a 26/2/1811, pais de, pelo menos:

e) Teresa Ribeira ou “de Andrade” (n. 18/6/1824, b. 22, S.F.), c.c. Luis Alves da Cruz (ou “Alves Rafael”), filho de Rafael Alves da Cruz e Maria da Cruz (ou Cardosa), do Chão Redondo, S.F., a 31/7/1850, pais de, pelo menos:

f) Maria Ribeira (n. 19/5/1851, b. 24, S.F.) c.c. Luis Ribeiro Venâncio (do “Val da Ussa”, S.F.), filho de João Ribeiro Venâncio e Teresa Henriques (ou Ribeira), a 5/2/1872, pais de, pelo menos:

g) Maria Ribeiro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1060059), sogra de João Ribeiro da Cruz (cf. acima 1) h)).

Quaisquer achegas e acrescentos serão bem-vindos; tenho mais algumas linhas de ascendência (para além de patronímcos, mais algumas de apelidos Ribeiro, de Boim, Cardoso, Delgado etc.), mas estas são as que me pareceram mais próximas onomasticamente das que referiu.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217102 | abivar | 02 jan 2009 17:19 | Em resposta a: #217012

Esqueci-me de indicar a data de casamento de João Vaz de Mendonça, com Joana Maria (cf. 2) e)) que foi a 1/8/1743.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217207 | LProjecto | 03 jan 2009 18:04 | Em resposta a: #217101

Caro António Bívar,

Muito agradeço os elementos que teve a gentileza de aqui deixar que, como verificará, comprovam o meu parentesco com a sua esposa.
Tratam-se de algumas linhas da minha ascendência cuja pesquisa vinha adiando desde alguns anos, não só pela falta de disponibilidade em pesquisar na TT, como pelo facto de existirem alguns novelos que, nas primeiras tentativas não me facilitaram as buscas, tais como homonímia (como certamente se apercebeu, Ribeiro e Cardoso são aos montes em Sobreira Formosa) e o facto de uma ascendente ter casado com pouco mais de 15 anos, depois de ter ficado órfã de pai com pouco mais de um ano, etc. Numa curta visita de dois dias à TT, no intuito de pesquisar esta linhas ascendentes, não me foi possível recolher mais elementos, além de outros direccionados para alguns ramos colaterais que ia registando e que, oportunamente, aqui postarei.

1. Margarida Rodrigues NOGUEIRA, natural de Sarzedas, c.c. Cristóvão de ABREU, natural de Sobreira Formosa, em sarzedas.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=991824
e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=310936

(Rolão, M.S., “Famílias da Beira Baixa – Raízes e Ramos”, Lisboa, 2007, Vol III, fls.27 a 29 “Nogueiras” e 377 a 380 “Tavares”), (Manso de Lima, Famílias de Portugal, Vol, Tomo I, “Abreus, de Sovereira Formosa, fl. 192) e (Teixeira, C., “Antiguidade, Famílias e Varões Ilustres de Cernache do Bom Jardim e seus contornos”, “Abreus da Sobreira Formosa, fl.14)

Tiveram, entre outros, o seguinte filho:

2. José de ABREU, n. Sobreira Formosa, c.c. Feliciana de ANDRADE, n. Sobreira Formosa, filha de João Álvares de Andrade, n. Sobreira Formosa, Escrivão de Sisas e Notas de Sobreira Formosa (TT- R.G.M - D. Afonso VI, liv.19, fl.389) e de Jerónima Rufina de MENDONÇA, filha de Constantino de Mendonça, que foi, igualmente, Escrivão de Sisas e Notas e Direitos Reais de Sobreira Formosa (TT- R.G.M - D. Afonso VI, liv.19, fl.389).
Tiveram, entre mais filhos, a:

3. Úrsula de ABREU, n. S.F., que casou a 12.3.1714 – S.F. com Diogo Gomes MANSO, n. S.F., filho de António Gomes Ferrador e de Maria Manso, ambos de S.F. (casaram a 24.1.1657-S.F.), neto paterno de Pedro Gomes Ferrador e de Francisca Antunes, neto materno de Manuel Delgado, barbeiro, e de Ana Manso, todos de S.F.
Tiveram, pelo menos, a:

4. Manuel de ABREU, n. S.F., que casou a 29.8.1731 – S.F., com Maria Fernandes, n. S.F., filha de Simão Fernandes e de Ângela Henriques (casaram a 8.2.1700 - S.F.), neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Álvares, neta materna de Manuel Domingues e de Joana Henriques, todos de S.F.
Tiveram, pelo menos, o seguinte:

5. Francisco José de ABREU, n. S.F., que casou a 31.8.1760 – S.F., com Isabel da Cruz de Mendonça, n. S.F., filha de Filipe Martins de Mendonça e de Maria Fernandes (casaram a 24.5.1730 – S.F.), neta paterna de Manuel Martins de Mendonça e de Joana de Araújo (casaram a 2.9.1703 – S.F. Ele filho de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça. Ela filha de Manuel Domingues e de Maria de Araújo), neta materna de João Fernandes e de Águeda Fernandes, todos de S.F.
Tiveram, entre outros, a:

6. Joaquina da Cruz de ABREU, n. S.F. , que casou a 13.8.1788 – S.F., com João Vaz de Mendonça, n. S.F., filho de João Vaz de Mendonça e de Joana Maria (casaram a 1.8.1743 - S.F.).
Nota: Destes só conhecia a ascendência até Manuel Fernandes e Maria de Mendonça. Passou-me despercebido o assento do casamento que ocorreu a 7.5.1686, pelo que coloquei a hipótese de ser o mesmo Manuel Gonçalves que casou com Maria de Mendonça a 11.5.1682, ele filho de Manuel Fernandes e de Maria Fernandes e ela filha de Pedro Fernandes e de Úrsula de Mendonça (razão pela qual me referi a estes na mensagem de abertura do tópico). Com os elementos que, gentilmente, enviou esclareceu-me esta dúvida.
Tiveram, entre outros, a:

7. Mariana Joaquina Henriques de MENDONÇA, que casou primeiro a 19.6.1811 – S.F., com João Cardoso, n. S.F., filho de Manuel Cardoso e de Isabel Maria, ambos de S.F. (ignoro, na presente data, a ascendência destes, embora suspeite que possa ser o casal: Manuel Cardoso e Isabel Cardoso, que casaram a 20.2.1786 – S.F.). Mariana Joaquina Henriques de Mendonça casou, em segundas núpcias, a 1.3.1813, com António Ribeiro, n. S.F., filho de Domingos Mendes Gonçalves e de Catarina Ribeiro (cf. n.º 8).
Do primeiro casamento nasceu:

8. Maria CARDOSO, n. 4.8.1812, b. 12.8.1812 – S.F., que casou a 15.2.1827 – S.F., com João Ribeiro (irmão do padrasto), filho de Domingos Mendes Gonçalves e de Catarina Ribeiro, neto paterno de António Fernandes e de Maria Ribeiro, neto materno de João Ribeiro e de Ana Ribeiro (casaram a 26.7.1756 – S.F. Ele, filho de Manuel Dias Cardoso e de Isabel Ribeiro, neto paterno de Manuel Fernandes e de Ana Fernandes, neto materno de António Fernandes e de Maria Fernandes. Ela, filha de Manuel Ribeiro e de Maria Vaz, neta paterna de Manuel Pires ?! e de Maria Ribeiro, neta materna de Diogo Rodrigues e de Maria Vaz. Todos de S.F.).
Tiveram, pelo menos, a:

9. Joaquina CARDOSO, n. 14.4.1833 – S.F., e casou a 31.8.1853 – S.F., com Manuel Diogo, n. 24.5.1826 – S.F., filho de José Fernandes Diogo e de Maria Ribeiro, neto paterno de Diogo Fernandes e de Luzia Maria (casaram a 12.12.1775 – S.F. Ele, filho de Domingos Fernandes e de Maria Teresa. Ela, filha de Manuel Martins e de Felícia Maria, todos de S.F.), neto materno de João Ribeiro e de Maria Ribeiro, ambos de S.F.
Tiveram, pelo menos, a:

10. Libânia CARDOSO, n. 18.5.1872, b. 30.5.1872 – S.F., solteira, que teve de Joaquim Alves Catarino, homem casado (como tal, registada como filha de pai inógnito), de Proença-a-Nova, irmão do Pe. Manuel Alves Catarino (autor da monografia de Proença-a-Nova), filho de Manuel Alves Catarino e de Joaquina de Matos, a seguinte filha:

11. Maria do Rosário CARDOSO, n. 17.4.1899 – S.F., minha bisavó, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=636982

Não tendo propriamente a ver com o tópico, mas aproveito para, a título de curiosidade, referir que tendo encontrado na ascendência da minha Mulher, Pedro Gomes Castanho, que consta em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1042746
e que sobre o mesmo encontrei a seguinte informação biográfica:

- Capitão-Mor de Redondo, por Carta Patente de 14.04.1674;
- Moço do Guarda-Roupa de El-Rei D. Pedro II;
- Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo;
- Ajudante de Cavalaria e depois Capitão de Cavalos da Província do Alentejo desde 08.09.1664 a 01.11.1667;
- Provedor da Misericórdia de Redondo. (etc)
- Escrivão de Sisas da vila do Redondo.
- Beneficiou das seguintes Mercês Régias:
TT - R.G.M - Chancelaria de Afonso VI, liv.19, fl.386v ;
TT - R.G.M - Chancelaria D.Afonso VI, liv.14, fl.123v;
TT - R.G.M - Chancelaria de Afonso VI, liv.18, fl.180;
TT - R.G.M - Ordens, liv.8, fl.272v;

”...achando-se no assalto da Praça de Salvaterra do estremo e Vila de Mata Mouros na expugnação da Vila de Oliva e recontro que houve com a Cavalaria inimiga nos campos de Évora e onde tomou três cavalos, no ano de 1657 se achar nos feitos que o exército obrou naquele ano e campanha, pelejando, por vezes, com o inimigo e na Restauração de Mourão seguir o mesmo exército e entradas que se fizeram em Castela, o ano de 1658 estando o exército sobre Badajoz, se achar na Batalha do forte de S. Cristóvão, digo de S. Miguel, pelejaram valor, e por nas mais ocasiões se ofereceram…” (TT – R.G.M. – D. Pedro II, Liv. 12, fl.142)

“Era muito afeiçoado a D. Pedro II tendo sido ele que prendeu Jerónimo de Mendonça Calça Larga que conspirava para devolver o trono a D. Afonso VI. Por este e outros serviços recebeu uma tença de 20.000 Rs. e teve um Alvará de lembrança para sua filha D. Isabel com a promessa do hábito de Cristo…” (In, Biblioteca da Ajuda, Belchior de Andrade Leitão, Famílias do Reino de Portugal, Títulos: “Leitões, de Redondo” e “Castanhos, de Redondo” / A.D.Portalegre, Gonçalo de Mello Guimarães, “Principalidade Alentejana”, obra não editada ).

O que mais me despertou particular interesse foi esta última referência, tanto mais que levei bastante tempo para conseguir saber quem tinha sido “Jerónimo de Mendonça Calça Larga”, até hoje quando, oportunamente, espreitei a sua notável ascendência e dei “de caras” com o referido “Calça Larga”. Debrucei-me, de forma mais atenta, sobre uma obra, por sinal bastante interessante, “História e Genealogia dos Mendonça Furtado Alcaides-Mores de Mourão”, do seu parente Luís de Bívar Weinholtz de Azevedo, que já possuo há algum tempo e, embora me tenha surpreendido positivamente, não só pelo valor histórico como pela minúcia dos relatos, das descrições, e pela riqueza documental que apresenta, estranhei nada encontrar sobre a suposta intervenção de Pedro Gomes Castanho a prisão de Jerónimo de Mendonça “Calça Larga”, embora retrate outros indivíduos que, alegadamente, terão contribuído para o rumo dos acontecimentos.
O que me atrevo a perguntar-lhe, sem qualquer tipo de bairrismos históricos, é se, eventualmente, no estudo da sua ascendência, se terá alguma vez cruzado com alguma informação que associe Pedro Gomes Castanho aos acontecimentos relacionados com o seu ascendente.
Antecipadamente grato por qualquer informação adicional.
Cordiais cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217210 | LProjecto | 03 jan 2009 18:24 | Em resposta a: #217050

Cara Hermínia Barata,

Receio não acrescentar nada de novo à informação que, gentilmente, aqui deixou, no entanto não quis deixar de lhe dar conta dos seguintes elementos que poderão, eventualmente, estar relacionados com esses seus ascendentes de Sobreira Formosa e que, em tempos, não sei lá porquê, registei:

(Registos Paroquiais de Sobreira Formosa - Casamentos)

6.10.1813 (Fórneas - S.F.)
João Domingues com Rosária Domingues.
Ele, filho de João Domingues e de Mariana Ribeiro.
Ela, filha de Manuel Fernandes e de Maria Domingues.

30.1.1812 (Chão de Galego)
João Domingues com Maria Alves.
Ele, filho de Manuel Fernandes Mouro e de Maria Domingues.
Ela, filha de Manuel Alves e ... (por lapso, não devo ter registado o resto!)

31.8.1802
João Domingues com Maria Domingues.
Ele, filho de António Domingues e de Catarina Domingues.
Ela, filha de Manuel Fernandes Mouro e de Maria Domingues.

Cumprimentos,

Luís Projecto calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217226 | abivar | 03 jan 2009 20:00 | Em resposta a: #217207

Caro Luís Projecto Calhau:

Muito obrigado por todos estes interessantíssimos elementos; Vejo que é oitavo neto de João Vaz de Mendonça e Joana Maria, os quais são sextos avós da minha Mulher, parentesco bastante próximo para genealogistas! Encontro outros possíveis ascendentes comuns, com uma pequena divergência; tenho um casal Diogo Fernandes - Luisa Maria, do “Porcarisso” (depois designado por “Pucarisso”, S.F.), pais de João Fernandes Gaiola, o qual casou a 8/5/1796 com Rosália Henriques (ou Rosália Maria, do Casal da Pedreira, S.F.), filha de José Fernandes e Mariana Henriques do mesmo lugar, sendo pais de José Fernandes casado a 5/11/1828 com Luisa Ribeira (filha de João Cardoso e Luisa Ribeira), pais estes de Manuel Fernandes (“proprietário”) casado a 7/11/1849 com Maria Ribeira (“proprietária”), com dispensa de 3º grau, filha de José Ribeiro de Boim e Maria Ribeira, sendo estes os pais de Teresa Ribeiro, mãe do avô materno da minha mulher. O casal Diogo Fernandes - Luisa Maria é assim de sextos avós da minha Mulher e, se coincidir com os seus Diogo Fernandes - Luzia Maria serão também seus sextos avós; os “seus”, tendo casado em 1775 poderiam, de facto, ter um filho a casar (novo) em 1796, mas a divergência dos nomes Luisa - Luzia pode indicar que se trata de outro casal; tem indicação do lugar no qual os “seus” residiam? se não for o “Pucarisso” fica o caso esclarecido pela negativa e se for fica reforçada a conjectura de que poderá ser o mesmo casal. Tem por acaso a ascendência do pai de João Vaz de Mendonça (Pedro Marques, do Fratel)? Estranho não os ter registado na “árvore” que tenho à minha frente, uma vez que tenho o assento de casamento de Pedro Marques e os pais da noiva.

Achei curiosíssimas as notas históricas acerca do ascendente da sua Mulher que prendeu o meu ascendente Jerónimo de Mendonça; confesso que não fiz muita investigação biográfica acerca dele, pelo que não conhecia os pormenores do episódio da respectiva prisão, para além do que li no livro do meu primo e do que já sabia por alguma obras que já conhecia, como por exemplo o livro de Joaquim Rasteiro acerca da Quinta da Bacalhoa que dá diversas referências biográficas acerca do “Calça Larga”. Ainda procurei algumas referência na Torre do Tombo e encontrei algumas mercês na chancelaria, a propósito da sua participação na guerra da Restauração e da nomeação para Governador de Pernambuco; do ponto de vista genealógico, para além dos nobiliários apenas conhecia um documento que temos em arquivo de família e do qual forneci cópia ao meu primo, que o reproduziu em “fac-simile” no livro que refere (a transcrição estava também publicada num artigo meu nas “Armas e Troféus”), e, como investigação pessoal, descobri, no processo inquisitorial do meu tio-antepassado Diogo de Chaves (figura muito próxima de Jerónimo de Mendonça, tendo sido com ele co-procurador do irmão de Jerónimo, Luís de Mendonça, Vice-Rei da Índia e 1º Conde de Lavradio), uma testemunha abonatória de nome Manuel Correia de Sousa, natural de Évora, que conjecturei poder ser o “Manuel de Sousa, de Évora” que, em alguns nobiliários e no documento acima referido, é dado por marido da filha bastarda de Jerónimo de Mendonça, minha antepassada, D. Ana Maria de Mendonça e Albuquerque. Embora o meu primo no livro acerca do Mendonças, Alcaides-móres de Mourão, tenha dado por certa essa identificação, não conheço argumentos decisivos que a fundamentem, para além das coincidências referidas.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

P.S.: O meu apelido “Bivar” não tem acento no “i”, apesar de assim aparecer em muitas publicações e até no corrector do Word... É inglória e antiga a luta da minha família para tentar obter esta rectificação, pois assim aparece na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (que talvez tenha sido a principal fonte de divulgação do erro), na actual lista telefónica, apesar dos nossos protestos, em algumas placas toponímicas, etc. Também é difícil impor a pronúncia correcta, pois quase ninguém identifica o nome se for pronunciado como a palavra aguda (e não grave) que é; no entanto é seguro que, no passado, sempre foi pronunciada como palavra aguda pois, para além da tradição familiar constante, temos documentos antigos com acento no “a” (Bivár)!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217227 | hmrb | 03 jan 2009 20:24 | Em resposta a: #217210

Caro Confrade

Obrigado pelos dados que colocou aqui. Parece-me que se encaixam nos meus. Parece-me ainda ter encontrado os irmãos do meu António Domingues.

Apurei o seguinte:


1. Manuel Fernandes (Mouro) - 1755 e 1765 em Chão do Galego, Sobreira Formosa. cc. com Maria Domingues - 1760 e 1770 em Chão do Galego

1.1.António Domingues - 1785 e 1795 em Chão do Galego, Sobreira Formosa cc. Isabel Ribeira filha de João Domingues e Maria Ribeira, - 1790 e 1800 em Esfrega, Sobreira Formosa

1.1.1. Maria Ribeira - 21 Out 1819
1.1.2. Joana Ribeira - 29 Out 1821
1.1.3. Francisco Domingues - 2 Fev 1824
1.1.4. Isabel Ribeira - 9 Dez 1826

1.1.5. Rosália Ribeira - 31 Jul 1832 cc. com Manuel Afonso em Isna, Oleiros, filho de Manuel Afonso e Luisa Maria

1.1.5.1. Maria Ribeiro - 26 Set 1868 na Isna, Oleiros e morre a 30 Nov 1957. - cc. com José Simão, 15 Fev 1860 na Folga, Oleiros e morre a 12 Out 1937, filho de Manuel Simão e Joana Nunes.

1.1.5.1.1. Ana Ribeiro nasceu a 6 Abr 1897 na Isna, Oleiros e morre a 13 Fev 1970 em Oleiros.
1.1.5.1.2.João Simão

1.2. Rosária Domingues cc. João Domingues em 6.10.1813 - Fórneas

1.3. João Domingues cc. Maria Alves - 30.1.1812 - Chão de Galego

1.4. Maria Domingues cc. João Domingues - 31.8.1802


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217233 | LProjecto | 03 jan 2009 22:19 | Em resposta a: #217226

Caro António Bivar,

Começo por lamentar a forma incorrecta como traduzi para a forma escrita o seu nome, pois sabia ser "Bivar" e não "Bívar", como por lapso escrevi... como tal, pior ainda, é imperdoável, e saiba como o compreendo pois se há coisa que me irrita é alguém escrever o meu nome próprio sem a devida acentuação.
O "Bom Português" à parte, posso adiantar-lhe que, provavelmente, estaremos a falar dos mesmos indivíduos (Diogo Fernandes e Luísa Maria). Diogo Fernandes era natural do Pucariço e Luísa Maria seria natural de Mouta do Grilo, Proença-a-Nova.
Ainda hoje existem vários indivíduos no Pucariço que usam o apelido "Diogo", alguns dos quais com quem ainda estabeleço contacto devido à proximidade de parentesco. Quanto ao Pedro Marques, o assento de casamento apenas referia a filiação da noiva.
Já agora, aproveito para rectificar uma pequena imprecisão que encontrei nos seus elementos: trata-se da naturalidade de Manuel Rodrigues, pai de José Rodrigues Forreta que, do meu ponto de vista, seria “Cortiçada” – assim era designada antigamente a vila de Proença-a-Nova pelo facto de ali existirem muitos cortiços (colmeias), que pertencia ao antigo Priorado do Crato, razão pela qual algumas vezes aparece referida como “Cortiçada do Crato”.

Já agora, João Vaz de Mendonça (pai) teve, pelo menos, uma outra filha chamada Maria de Mendonça de S. Tiago, que casou a 18.2.1765 – S.F. com João Anselmo de Almeida, n. S.F., filho de João da Cruz de Almeida, n. Sarzedas, e de Maria da Ascenção, n. S.F.

Ia também perguntar-lhe porque razão não tinha feito referência aos pais de Manuel de Andrade quando reparei que os mesmos já constam no Geneall.

Aproveito para lhe deixar a lista de lugares de Sobreira Formosa, com base na dita monografia de Proença-a-Nova, pois nem sempre se assume tarefa fácil conseguir descodificar os múltiplos lugares correspondentes à naturalidade dos referidos, ainda que lhe reconheçamos o valor do ponto de vista do estudo genealógico.
Mantenho a grafia tal como consta da referida obra, embora a regra da acentuação, actualmente em uso, não permita que algumas palavras se continuem a escrever de tal forma e algumas sofreram, inevitavelmente, alterações na forma da escrita:

Povoações da freguesia de Sobreira Formosa (em 1933):
- Sobreira Formosa;
- Aldeia Cimeira;
- Alvito;
- Atalaia Catarina Vaz;
- Atalaia Estêvão Vaz;
- Atalaia do Ruivo;
- Atalaia do Barroco;
- Carregais;
- Carregal;
- Casa Nova;
- Casal da Ribeira;
- Casalinho;
- Castanheira;
- Catraia Cimeira;
- Catraia Fundeira;
- Cerejeira;
- Chão do Galego;
- Chão Redondo;
- Cunqueiros;
- Cór da Cabra;
- Cova do Alvito;
- Dáspera;
- Esfrégão;
- Ferraria;
- Figueira;
- Fórnias;
- Giésteiras Cimeira;
- Giésteiras Fundeira;
- Herdade;
- Lameiro da Mó;
- Marcelino;
- Machiais;
- Mó;
- Monte de Baixo;
- Monte do Barbo;
- Monte de Cima;
- Monte do Meio;
- Monte do Trigo;
- Oliveiras;
- Pedras Brancas;
- Pedreira;
- Penafalcão;
- Pereiro;
- Ponte da Fróia (actualmente bem aproveitado como instância balnear);
- Porto de Oleiros;
- Póvoa;
- Pucariço;
- Rabacinas;
- Ribeiro do Gomes;
- Ribeiro do Vale da Ursa;
- Ripanso;
- Sêsmos;
- Sobral Fernando;
- Sobralinho;
- Souto;
- Travêsso;
- Vale da Ursa;
- Vales;
- Venda;
Posso, ainda, acrescentar que a população de Sobreira Formosa era de 1578 fogos e 7061 almas (em 1911) e de 1048 fogos e 4197 almas (em 1930).

Mais uma achega:
José Ribeiro Boim e João Ribeiro da Cruz são referidos, na dita obra, como Escrivães da Câmara, este último a quem em 19.2.1845 tinham reduzido o ordenado a 8.000 réis, por ter 3.750 réis de fazer a finta do pároco e ter os emolumentos das sisas.
José Ribeiro Boim tinha sido, entretanto, em 2.4.1837, eleito para escrivão do juiz de paz de S.F.

Cordiais cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217330 | abivar | 04 jan 2009 18:14 | Em resposta a: #217233

Caro Luís Projecto Calhau:

Mais uma vez muito obrigado pelas numerosas e interessantes novidades que me traz. Pela primeira vez obtenho informações biográficas acerca de gerações recuadas desses ramos ascendentes da minha Mulher; presumo que o João Ribeiro da Cruz que era escrivão em 1845 fosse um colateral homónimo do avô materno, talvez duas ou três gerações atrás. Com efeito o referido avô materno da minha Mulher (João Ribeiro da Cruz) nasceu em 1884, o respectivo pai (Manuel) em 1865 e o avô paterno (José) em 1822, sendo certamente o filho primogénito ou, quando muito, o filho segundo, pois os pais tinham casado em 21/2/1821 e ele nasceu a 2/12/1822; parece-me tarde demais (?) para que um irmão João, nascido na melhor das hipóteses em 1821, fosse já escrivão em 1845. Somos assim remetidos para a geração acima em que temos o José Ribeiro da Cruz (bisavô do João, avô da minha Mulher) casado em 1821, tendo os pais casado em 1796; seria então o escrivão João Ribeiro da Cruz irmão deste José mais antigo? Sempre estranhei este apelido duplo “Ribeiro da Cruz” neste mais antigo José, pois não encontro “da Cruz” na ascendência, ao passo que o sogro se chamava “António Alves da Cruz”, o que explicaria o apelido dos filhos do casal José Ribeiro “da Cruz” - Sebastiana Alves (ou Ribeira); admiti a hipótese de ter sido engano do padre no assento de casamento, devido ao nome do pai da noiva, mas parece agora que já haveria um João Ribeiro da Cruz na mesma geração… Será possível saber qual a filiação do escrivão?

O José Ribeiro Boim poderá ser o que casa em 20/7/1796 com Bárbara Ribeira (ambos de Penafalcão); se o for, em 1837 deveria ter mais de 60 anos, o que, evidentemente, é possível, mas também poderia ser um filho ou outro parente homónimo. Reparo agora que me enganei no nome do filho deste casal que casa com Maria Ribeira em 11/7/1822, (avô materno da mãe do João Ribeiro da Cruz “avô”); chamei-lhe José como o pai, mas era, de facto Luís Ribeiro de Boim. Mas este último poderia ter um irmão José que fosse eleito escrivão do juiz da paz em 1837, já que casa em 1822; não consegui apurar em que geração se uniram os apelidos “Ribeiro” e “de Boim”, pois os pais do acima referido José são apenas chamados Francisco Ribeiro e Isabel Delgada (repectivamente de Penafalcão e de Alvito) e não consegui recuar nesta linha. Não sei se os “de Boim” eram ascendentes do pai ou da mãe; talvez a origem geográfica possa dar uma achega, embora concerteza já todos estes nomes estivessem espalhados por várias aldeias.

Mais uma informação preciosa foi a indicação de que Manuel de Andrade já se encontrava na base de dados aqui do Geneall (nunca tinha reparado!); eu, de facto, não tinha conhecimento dos nomes dos pais, mas é pena que na BD não venha a data exacta do baptismo (vem o ano) nem, sobretudo, a do casamento, que permitiria documentar essa filiação. Preparava-me para lhe pedir a referência exacta da BD, mas por uma sorte extraordinária consegui acertar à segunda tentativa, apesar das centenas de Manuéis de Andrade que aqui existem! Encontrei-o aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=510055.

Também figuram aqui os sogros e o filho António e espero conseguir transportar em breve para a BD as ligações que tenho estabelecidas (através, desta vez, da mãe da Avó materna da minha Mulher, como já tinha indicado).

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217399 | agp | 05 jan 2009 10:19 | Em resposta a: #217207

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Refere na sua mensagem o casal João Fernandes e Águeda Fernandes, da Sobreira Formosa. Sei que casaram em S.F. a 28.9.1703, sendo ele filho de outro João Fernandes e de Teresa Ângela Vaz, e ela de Francisco Álvares e de Maria Fernandes.
O João Fernandes e a Águeda Fernandes foram baptizados respectivamente a 3.6.1682 e 15.5.1678 em S.F.. Tiveram a Maria Fernandes que refere e pelo menos dois filhos:

- José António, nascido a 17.5.1720 que casou a 15.10.1749 com Maria Ribeiro, nascida a 2.11.1728, filha de Manuel Vaz e Maria Ribeiro, neta paterna de António Vaz e de Mariana de Andrade e materna de João Ribeiro e de Paula de Mendonça, todos da S.F. excepto a última que é do Troviscal, Sertã. José António e Maria Ribeiro tiveram pelo menos José António Ribeiro, n. 8.4.1758, ordenado em 1871 (ANTT, Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Ordenações, Maço 1928 - Processo 811).

- Manuel Fernandes que casou com Isabel Henriques, filha de Manuel Fernandes e de Isabel Henriques, da S.F., pais de Estanislau Rodrigues, n. a 7.5.1736 nos Maxiais, S.F., ordenado em 1762 (ANTT, Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Ordenações, Maço 1890). Este Estanislau Rodrigues aparece referido como Dr. no assento do filho José, n. a 25.4.1773 em Vila Velha de Ródão. A mãe de José é Maria Dias, do Monte de Távila, V.V.R., filha de Félix Dias Pinto e de Francisca Mariana de Oliveira, neta paterna de Manuel Dias Pinto e de Maria Dias (esta do Fratel) e materna de Manuel Mendes e de Isabel de Oliveira, todos de V.V.R., excepto a que tem indicação em contrário.

Os dados referentes à Câmara Eclesiástica de Castelo Branco foram-me fornecidos pelo confrade Carlos Machado.

Cumprimentos.
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217404 | djabaf34 | 05 jan 2009 10:39 | Em resposta a: #217101

Caro António Bivar

Também descendo do casal Manuel de Andrade (S.F.)c. Catarina Fernandes(Vale da Ursa), segundo os meus apontamentos Manuel de Andrade será filho de Domingos de Andrade e de Isabel Velha ou de Andrade de Mendonça, filha de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça, filha de Constantino de Mendonça e de Isabel Velha. Não sei se já consultou os Processos de Ordenação na Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, de José Caetano de Andrade e de Miguel Vaz Caetano de Andrade, filhos de António de Andrade e de Caetana Maria dos Santos, este é neto de Manuel de Andrade e de Catarina Fernandes.

Cordias cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217409 | abivar | 05 jan 2009 11:20 | Em resposta a: #217404

Caro Daniel Andrade Ferreira:

Muito obrigado por todas as informações. Ainda não tive oportunidade de consultar esses processos; as filiações que refere constam deles ou há outras fontes que as comprovam?

Com os melhores cumprimentos e Votos de óptimo Ano Novo,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217417 | djabaf34 | 05 jan 2009 12:05 | Em resposta a: #217409

Caro António Bivar

Penso que sim, estará num dos processos, que não são fáceis de ler! O João Alvares de Andrade, filho de Simão Alvares (Recebedor das Sisas de Sobreira Formosa) e de Luzia ou Luisa Alvares, teve várias filhas, duas delas gêmeas Luisa e Joana, se não estou em erro, uma casou com Domingos de Andrade da Froia e outra com um João Dias da Venda; tenho estes dados no alentejo, só no fim-de-semana é que posso dizer-lhe algo mais concreto.


Bom ano, cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217419 | abivar | 05 jan 2009 12:15 | Em resposta a: #217417

Caro Daniel Andrade Ferreira:

Mais uma vez muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217469 | LProjecto | 05 jan 2009 17:17 | Em resposta a: #217399

Caro Parente António Pereira,

Muito obrigado pela excelente informação com a qual, gentilmente, nos brindou.
Votos de um Excelente Ano 2009 para si e toda a família.

Um abraço.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217479 | LProjecto | 05 jan 2009 18:10 | Em resposta a: #217330

Caro António Bivar,

Infelizmente na monografia de Proença-a-Nova não refere a filiação de José Ribeiro Boim ou de João Ribeiro da Cruz.

Através da consulta da TTonline verificamos que:

José Ribeiro Boim teve Mercê para escrivão de Paz de Sobreira Formosa (TT - R.G.M. - D.Maria II, liv.12, fl.36-36v), a 9.2.1839.


Tal como suspeitava e, oportunamente, o meu Parente Daniel Andrade Ferreira veio confirmar, Manuel de Andrade, que casou com Catarina Fernandes, descende efectivamente de Isabel, uma filha de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça, meus ascendentes, que poderá corresponder à mesma foi baptizada a 21.5.1661 – SF, gémea com Mariana.

Tenho ainda, como filha de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça, Maria de Mendonça, que casou a 22.9.1682 – S.F., com Manuel de Mendonça, filho de Miguel Vaz e de Filipa de Mendonça. Estes tiveram, possivelmente entre outros, um filho chamado João de Andrade e Mendonça, que casou a 10.9.1707 – S.F., com Teresa Nogueira, com dispensa de 3.º e 5.º graus de parentesco, filha de José de Abreu e de Feliciana de Andrade, neta paterna de Cristóvão de Abreu (Viera) e de Margarida Rodrigues Nogueira, neta materna dos supracitados João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Mendonça.

Existem, ainda, a meu ver, fortes probabilidades da Catarina Nogueira, que casou com José Ribeiro e foram pais de Luís Ribeiro, descender dos “meus” Nogueiras. Vamos aguardar…

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217485 | LProjecto | 05 jan 2009 19:00 | Em resposta a: #217404

Caro Parente Daniel Andrade Ferreira,

Muito obrigado pela excelente informação que aqui deixou, que veio revelar o nosso parentesco.

Aproveito para lhe perguntar se, eventualmente, terá consultado alguma das seguintes mercês:

- Manuel de Mendonça, filho de Constantino de Mendonça (TT - R.G.M.- Chancelaria de Afonso VI, liv.5, fl.131);

- João Álvares de Andrade (TT – R.G.M. - D.Afonso VI, liv.19, fl.389);

- Jerónima Rufina de Mendonça (TT- R.G.M. - D. Pedro II, liv. 3, fl.109v);

Já agora, faz alguma ideia, com base na informação que dispõe, de onde provém o “Andrade”, se por via do pai ou da mãe de João Álvares de Andrade?

Estou agora a reparar na minha base de dados, estruturada em forma de árvore, e verifico que além dos avós maternos comuns, o facto de Teresa Nogueira, filha de José de Abreu e de Feliciana de Andrade, ter casado com João de Andrade e Mendonça dispensados de 3.º e 5.º graus de consanguinidade poderá, a meu ver, indiciar que Lucas de Mendonça, bisavô de João de Andrade e Mendonça, poderia ser irmão de Constantino de Mendonça, bisavô de Teresa Nogueira, que lhe parece?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217486 | abivar | 05 jan 2009 19:01 | Em resposta a: #217417

Caro Confrade:

Segundo informou acima o confrade Luís Projecto Calhau, João Álvares de Andrade e o sogro teriam sido ambos (o primeiro certamente por herança do segundo) Escrivães de Sisas e Notas (e Direitos Reais, no caso do segundo, não sei se é apenas uma designação mais completa para o mesmo cargo) de Sobreira Formosa. É a esse cargo que se refere, neste caso de João Álvares de Andrade, ou seria o pai, Simão Álvares, a ocupar um cargo distinto (Recebedor das Sizas)?

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217498 | LProjecto | 05 jan 2009 20:07 | Em resposta a: #217399

Caro Parente António Pereira,

Estive a rever os dados que aqui deixou e aproveitei para os confrontar com os meus apontamentos e posso acrescentar que Paula de Mendonça, que casou com João Ribeiro, era irmã do meu ascendente Manuel Martins de Mendonça (ao qual aludo nas mensagens anteriores), e casaram ambos no mesmo dia, a 2.9.1703 - S.F., sendo filhos de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça. estes últimos são dados como defuntos na data de casamento dos filhos e o respectivo assento atribui-lhes a naturalidade de Alvito - S.F!!!

Fica, neste caso, a dúvida de qual, efectivamente, seria a sua naturalidade partindo do pressuposto de que a filha Paula de Mendonça era natural de Troviscal. Confesso que não cheguei a registar a naturalidade dos nubentes quando tomei nota dos casamentos pois tinha chegado a altura de rebobinar o microfilme e arrumar o estojo.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217499 | abivar | 05 jan 2009 20:14 | Em resposta a: #217479

Caro Luís Projecto Calhau:

Os graus de parentesco invocados na dispensa de parentesco do casamento de João de Andrade e Mendonça com Teresa Nogueira não parecem traduzir o parentesco decorrente da ligação comum ao casal João Álvares de Andrade - Jerónima Rufina de Mendonça; de facto, seriam os noivos ambos netos do referido casal e portanto teriam parentesco de segundo grau (primos co-irmãos). Se o parentesco indicado for esse, temos aqui um problema a resolver! parece estranho que o padre se enganasse trocando "segundo grau" com o mais complicado "terceiro e quinto grau"; será que o assento não referirá também a dispensa em segundo grau, para além dessa por algum outro parentesco mais longínquo? (tenho um casal de antepassados dispensado em 2º grau, em 2º e 3º e em 4º duas vezes!).

Esse parentesco em 3º e 5º grau poderá indicar que Filipa de Mendonça e Jerónima Rufina de Mendonça seriam parentes em 2º e 4º e, seguindo essa hipótese sempre pelos Mendonças, Lucas de Mendonça e Constantino de Mendonça parentes em 1º e 3º, ou seja, um tio-avô do outro; na árvore da minha Mulher, Constantino está uma geração acima de Lucas, pelo que talvez seja ele o tio-avô, embora este critério não seja nada seguro... Lucas teve uma filha a casar em 1661; verifiquei que a mercê do cargo de escrivão das sisas a Manuel de Mendonça, filho de Constantino, foi em 1660, contemporânea do referido casamento (a mercê a Jerónima Rufina, irmã de Manuel, certamente para o marido, foi só em 1683, provavelmente por morte do irmão). Nada de muito decisivo, portanto, embora possamos conjecturar que o casamento de uma filha possa indicar uma idade menos avançada que a “herança” de um cargo por um filho...

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217530 | djabaf34 | 06 jan 2009 09:50 | Em resposta a: #217485

Caro Luis Projecto Calhau

Pois é, a genealogia é assim, aqui e ali encontramos mais um primo! Não sei se já consultou o Cândido Teixeira, no tº Mendonças de Proença-a-Nova (ou da Sertã?) e Pereiras, está lá a ascendência do Constantino de Mendonça, salvo erro filho de João de Mendonça que passou de Proença-a-Nova à Sobreira Formosa, penso é que só fala no Constantino; mas se é como diz faz todo o sentido. Os Nogueiras, vêm no livro sobre Sarzedas, não me recordo agora do nome. Se tiver outros ramos da Sobreira Formosa, e se quiser partilhar, agradeço.


Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217531 | djabaf34 | 06 jan 2009 09:58 | Em resposta a: #217486

Caro António Bivar

Está correcto, João Álvares de Andrade foi Escrivão das Sisas, notas, guias e direitos reais, por herança de seu sogro, ou se quiser por ser casado com a filha, penso que única, de Constantino de Mendonça, Jerónima Rufina de Mendonça; antes recebeu mercê de Recebedor das Sisas por herança do pai Simão Álvares que fora Recebedor das Sisas de Sobreira Formosa, e por ser o filho varão mais velho.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217534 | djabaf34 | 06 jan 2009 10:13 | Em resposta a: #217485

Caro Luis Projecto Calhau

Esqueci-me de lhe dizer que o "Andrade", na minha opinião lhe vêm pela mãe, aliás tinha um apontamento sobre uma Luzia ou Luísa Álvares que era Andrade; neste momento estou a escrever uma monografia para uso pessoal sobre várias famílias e em várias localidades, desde as Beiras ao Alentejo, e são tantas as fotocópias, apontamentos, cd-roms etc., que por vezes não me lembro com exactidão, vou se localizo isto, depois digo-lhe.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217539 | djabaf34 | 06 jan 2009 11:30 | Em resposta a: #217102

Caros António Bivar e Luis Projecto Calhau

Uma informação adicional, António de Andrade (do Casal da Pedreira, S.F.), c.c. Ana Fernandes, filha de João Álvares Galvão e Grácia Salgueira (da S.F.), 8/12/1732, dispensados no 4o grau de consanguinidade, o bisavô de João Álvares Galvão, de nome Manuel Álvares o Galvão de alcunha, era irmão de João Álvares de Andrade casado com Jerónima Rufina de Mendonça.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217603 | LProjecto | 06 jan 2009 19:42 | Em resposta a: #217499

Caro António Bivar,

Estive a ler a sua mensagem, com particular atenção, e enveredei pelo mesmo raciocínio por si traçado. Sou, na interpretação que faço do que enunciou, totalmente concordante com o seu ponto de vista, embora naquele aspecto, que considerou não ser elemento de rigor na apreciação, possa, de facto, apresentar uma perspectiva que não traduz, em absoluto, o facto de Constantino de Mendonça se encontrar numa geração mais recuada em relação a Lucas de Mendonça, mas sim de idade aproximada, senão vejamos:

(I) 1. Constantino de Mendonça, poderá ter nascido por volta de 1600.

Filhos:

(II) 1.1. Jerónima Rufina de Mendonça, nascida por volta de 1630.

Pressupostos teóricos:

O marido, João Álvares de Andrade, teve mercê em 1671 (40 anos/ data da morte do cunhado de 40 anos?!)
Jerónima teve mercê em 1687 (57 anos / data da morte do marido de 60 anos?!)


(II) 1.2. Manuel de Mendonça, nasceria por volta de 1630.
Teve mercê em 1660 (57 anos / data da morte do pai de 60 anos?!)

Netos:

(III) 1.1.1. Feliciana de Andrade, nascida entre 1650 e 1660.
(III) 1.1.2. Maria de Abreu, casou em 1682.
(III) 1.1.3. Isabel, nasceu em 1661.
(III) 1.1.4. Mariana, nasceu em 1661.


__________________________________________________________

(I) 1. Lucas de Mendonça, nasceu por volta de 1600.

Filhos:

(II) 1.1. Filipa de Mendonça, nasceria por volta de 1630. Casa em 1661.


Creio que a mercê atribuída a João Álvares de Andrade não foi herdada pela morte do seu cunhado Manuel de Mendonça, pelo menos a mercê a si atribuída não faz qualquer referência ao ofício do cunhado, mas sim ao do sogro, o que, em certa medida iria fazer mais velhos os que, por via da sua morte, deixavam a propriedade de ofício ao outro.

Tratam-se, logicamente, de conjecturas, e não percebendo eu nada da forma como se procedia a transferência da propriedade de ofícios, quem sabe se não foi João Álvares de Andrade que herdou a propriedade de ofício aquando da morte do sogro (teria o sogro cerca de 70 anos), enquanto a sua mulher, Jerónima, herdou a mesma propriedade aquando da morte do marido (teria João Á.A. cerca de 60 anos)?

“…casado com Jerónima Rufina de Mendonça, filha do dito Constantino de Mendonça, que foi proprietário do Ofício de Escrivão das Sisas e Direitos Reais e Guias da vila de Sobreira Formosa, o qual serviu alguns anos com satisfação sem ser compreendido (sic) erros dele. Há S.A. por bem fazer mercê ao dito João Álvares de Andrade da propriedade do mesmo ofício de Escrivão das Sisas e Direitos Reais e Guias da vila de Sobreira Formosa para servir a fim e da mesma maneira que o serviu o dito Constantino de Mendonça enquanto S.A. houver por bem…” (TT – R.G.M. - D.Afonso VI, liv.19, fl.389)

Ainda em relação ao registo de casamento, entre João de Andrade e Mendonça e Teresa Nogueira, talvez me tenha equivocado quando registei as anotações de proximidade parental e o padre tenha realmente escrito, pelo menos, um 2.º grau, porque desse não restarão dúvidas.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217607 | LProjecto | 06 jan 2009 19:58 | Em resposta a: #217530

Caro Parente Daniel Andrade Ferreira,

Já consultei o Cândido Teixeira (Mendonças/Pereiras) e, à partida, não consegui focalizar o referido Constantino de Mendonça, poderia ser mais explícito?

Cândido Teixeira refere-se, efectivamente, a dois padres, se não estou em erro, um Constantino de Mendonça e um Lucas de Mendonça, curiosamente.

Quanto aos "Nogueiras", encontro-os no Cândido Teixeira, no Manso de Lima e na interessante obra do Confrade Manuel da Silva Rolão.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217610 | LProjecto | 06 jan 2009 20:19 | Em resposta a: #217531

Caro Parente Daniel Andrade Ferreiral,

Já agora, aproveito ainda para lhe perguntar se dispõe de alguns elementos que esclareçam o parentesco entre Diogo Gomes Manso (filho de António Gomes Ferrador e de Maria Mansa, neto paterno de Pedro Gomes Ferrador e de Francisca Antunes, neto materno de Manuel Delgado, barbeiro, e de Ana Manso, supostamente todos de Sobreira Formosa), que casou a 12.3.1714 - S.F. com Úrsula de Abreu, filha de José de Abreu e de Feliciana de Andrade?
Dispensaram em 4.º grau de consanguinidade.

Não serão estes "Manso" dos retratados no Cândido Teixeira, partindo do pressuposto de que aqueles também estavam ligados aos "Mendonças" e "Andrades"?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217611 | djabaf34 | 06 jan 2009 20:29 | Em resposta a: #217607

Caro Luis Projecto Calhau

Está com sorte que tinha estes apontamentos no meu computador portátil, como era só uma primeira introdução de dados algumas datas não estão completas, bem como biografias, então aqui vai.


MENDONÇAS
Sertã e Sobreira Formosa



1 = Álvaro Martins, foi escudeiro fidalgo da Casa de El-Rei D. João III, e criado da Infanta D. Beatriz filha de El-Rei D. Manuel, viveu na Sertã em 1525, onde fez uma carta de venda com sua mulher, na nota de Diniz Camacho em 22 de Agosto a Xisto Gomes e a sua mulher Francisca Pinto. Casou com Maria de Mendonça, que diz Belchior Manso da Fonseca seu descendente e genealogista do séc. 17, fora criada da Excelente Senhora que entrou em Portugal em 1476, os seus descendentes usam das armas dos Mendonças Furtados.
Viveu na Sertã, e teve:

2 António de Mendonça, que segue.

3 Tristão de Mendonça, que foi Juiz dos Orfãos na Sertã.

4 Inês de Mendonça.

5 Joao de Mendonça.

2 = António de Mendonça, foi tabelião na Sertã e casou com Gracia Lopes, que faleceu 1539. Em 1554 foi feito no juizo dos orfãos da Sertã a partilha de algumas fazendas e pão de foro que haviam ficado fora do inventário nas partilhasque haviam feito no mesmo juizo a requerimento de seu filho Francisco de Mendonça e de Diogo Manso, seu genro, e teve:

6 Álvaro de Mendonça. c.g.

7 António Lopes de Mendonça. c.g.

8 Francisco de Mendonça. c.g.

9 Bartolomeu de Mendonça. c.g.

10 Justa de Mendonça, s.g.

11 Isabel de Mendonça, que segue.

11 = Isabel de Mendonça, que foi mulher de Clemente Álvares Pereira, cavaleiro fidalgo da Casa de El-Rei. E depois de viúva foi mulher do Licenciado Simão Camacho, o qual era filho de Dinis Camacho, cavaleiro fidalgo da casa dos Reis D. Manuel e D. João III, e de sua mulher Iria Fernandes, e teve:

12 Padre Costantino de Mendonça, beneficiado na Igreja da Sertã.

13 João de Mendonça, que segue.

14 Simão de Mendonça, c.g.

15 Guiomar de Mendonça, c.g.

16 Ana de Mendonça, c.g.

17 Justina de Mendonça, c.g.

13 = João de Mendonça, viveu na vila de Sobreira Formosa, onde casou com N..., e teve:

18 Constantino de Mendonça, que segue.

19 Dinis de Mendonça.

18 = Constantino de Mendonça, viveu em Sobreira Formosa, foi escrivão das sisas da dita vila e pessoa principal, casou com Isabel Velho, e teve:

20 Jerónima Rufina de Mendonça, que segue.

21 Maria de Mendonça.

20 = Jerónima Rufina de Mendonça, casou com João Álvares de Andrade, escrivão das sisas de Sobreira Formosa, proprietário e homem principal na localidade, filho de Simão Álvares e de Luzia Álvares, em tít. de Andrades de Sobreira Formosa, e teve :

21 Isabel de Andrade de Mendonça, que segue.

22 Mariana de Andrade, gémea com anterior.

23 Feliciana de Andrade, mulher de Cristovão de Abreu, escrivão da câmara, c.g.

24 Maria de Andrade.

21 = Isabel de Andrade de Mendonça, nasceu em 1644 em Sobreira Formosa, casou com Domingos de Andrade, em tít, de Andrades de Sobreira Formosa, provavelmente seu parente, e teve pelo menos:

25 Manuel de Andrade, nasceu em 1685, na Sobreira Formosa, proprietário que vivia de suas fazendas, casou com Catarina Fernandes, e teve:
27 António de Andrade, que segue.
28 João de Andrade, nasceu na Sobreira Formosa, casou com Joana Fernandes, filha de Simão Barata e de sua mulher Ana Rodrigues; e teve:
30 Cristovão de Andrade, nasceu Sobreira Formosa, c.g.
29 Maria de Andrade, nasceu na Sobreira Formosa, casou com António Vaz, filho de António Domingues e de sua mulher Maria Vaz, c.g.
27 = António de Andrade, nasceu em 1708, na Sobreira Formosa, homem lavrador, casou com Ana Fernandes Salgueiro, dispensados por sua Santidade ao quarto grau de consanguinidade, filha de João Álvares Galvão e de sua mulher Grácia Salgueiro, neta pela parte paterna de Manuel Álvares Galvão e de sua mulher Joana Vaz, e pela materna de João Fernandes e de sua mulher Ana Salgueiro; e teve:
31 António de Andrade, nasceu em 1738, lavrador que vivia de suas fazendas, casou com Caetana Maria dos Santos, filha de Caetano Fernandes Mira, lavrador, e de sua mulher Maria Lopes Farinha, natural da Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã; e teve:
32 Padre José Caetano de Andrade, nasceu em 1774, na Sobreira Formosa.
33 Padre Miguel Vaz Caetano de Andrade, nasceu em 1775, na Sobreira Formosa.
34 Ana Caetana de Andrade, nasceu em 1777, na Sobreira Formosa, herdeira de seus irmãos, acima, foram seus padrinhos Manuel Manso e Teresa de Mendonça, casou José Henriques Roza, natural de Sobreira Formosa, onde nasceu em 1777, lavrador e homem principal, filho de Miguel Vaz Henriques e de sua mulher Maria Roza, neto pela parte paterna de João Fernandes e de sua mulher Andreza Henriques, neto pela parte materna de Pedro Jorge e de sua mulher Joana Fernandes; e teve pelo menos:
35 Vicência Joaquina de Andrade, nasceu em 1804, em Sobreira Formosa, casou com Bernardino José dos Santos, filho de Raimundo José Vilela e de sua mulher Maria Alexandra Almeida, todos naturais da Lardosa, em tít. de Gonçalves, Vilelas, Almeidas de Lardosa etc.; e teve:
36 Agostinho José Caetano d'Andrade, nasceu em 1844, em Lardosa, proprietário, casou com Inez Maria, filha de Eleutério José e de sua mulher Joaquina Maria ambos de Sobral do Campo, concelho de São Vicente da Beira; e teve:
37 Alexandre Caetano d'Andrade, nasceu em 1871, em Lardosa, proprietário, casou com Joaquina Amaro Branco Monteiro, natural de São Miguel d'Acha, filha de José Gonçalves Amaro Branco e de sua mulher Maria Joaquina Monteiro, naturais de São Miguel d'Acha, em Tít. de Amaros e Monteiros; e teve:
40 Agostinho Amaro de Andrade, nasceu em 1906, em São Miguel d'Acha, meu avô materno.

Cumprimentos´
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217614 | LProjecto | 06 jan 2009 21:02 | Em resposta a: #217611

Caro Daniel,

Muito obrigado por tão completa informação.
Só um pequeno reparo: Feliciana de Andrade, n.º 23, foi casada com José de Abreu, irmão do Cristóvão de Abreu que lhe lhe atribui como marido.

O Cristóvão de Abreu, escrivão da Câmara, casou em ?.8.1659 - S.F., com Isabel Mendes Manso (filha de Francisco Mendes e de Maria Manso), e era filho de Cristóvão de Abreu Vieira e de Margarida Rodrigues Nogueira. Tiveram, pelo menos, uma filha chamada Mariana, que foi baptizada a 14.6.1660 - S.F. Foram padrinhos de baptismo, Francisco Mendes, cunhado, e Joana Nogueira, sua irmã.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217624 | djabaf34 | 06 jan 2009 21:57 | Em resposta a: #217610

Caro Luís Projecto Calhau

Também tenho alguns Mansos por tratar, mas ainda não tive tempo disponível, o que tenho também já deve ter; pode ser que encaixe alguns dos seus, aqui vai.


MANSOS DE PROENÇA-A-NOVA

1 = Diogo Anes Manso, passou a este reino no reinado de D. Afon-so V, e parece que com a Excelente Senhora. Persuade-se José Frei-re Montarroio, que foi filho de João Manso, senhor de Vilhegas em Fuensaldanha, neto de Lopo Manso, senhor da casa e solar dos Mansos, bisneto de Domingos Manso, 3.º neto de D. Bento Manso irmão de Pedro Manso que se assinalou muito na conquista de Sevilha, 4.º neto de João Manso, 5.º neto de Pedro Manso, 6.º neto de Inigo Man-so que em 1175 fez doação, de uma azenha que tinha em Carcar, (?) povo de Navarra, aos Santos Mártires Emétrio e Celidon, 7.º neto de Domingos Manso, 8.º neto de Inigo Lopes Manso, 9.º neto de Lo-po Lopes Manso, 10.º neto de Afonso Manso, senhor da casa e solar dos Mansos, 11.º neto de Lopo Manso, avô de S. Domingos de Si-lhos e senhor de Alverite, Entrena e outros lugares, 12.º neto de D. Lopo Lopes Manso, fundador da casa infançoa dos Mansos em Ca-nilhas ou Canas de Guizo, 13.º neto de Manso Lopes e de sua se-gunda mulher a Infanta D. Branca Valasques, filha do Rei de Navarra D. Sancho Abarca e de sua mulher a Rainha D. Toda, de cujo primeiro matrimonio com D. Maria, senhora de Orduna, procedem os senhores de Biscaia, 14.º neto de D. Lopo Zuria, 6.º senhor de Biscaia e de D. Alda Sanches, senhora de Durango, sua prima, filha de D. Sancho Estiges Ortunes, senhor de Durango, e 15.º neto de D. Lopo, ilustre cavalheiro de Cantábria, descendente por varonia do celebrado juiz Laim Calvo, descendente dos reis de Castela e de sua mulher D. ..., irmã de Cinato Rei do Escorial. Toda esta ascendência escreveu fr. Ambrósio Gomes, na Vida de S. Domingos de Silhos, L.º I, Cap. I, pág. 5, n.º 7. Viveu em Proença-a-Nova, casou, e teve:
--- 2 Pedro Dias Manso, que segue.
--- 3 Maior Dias Manso, mulher de Baltasar Rodrigues da Costa, n.º 58 em Tít. Costas de Pedrógão Grande.
--- 4 Beatriz Manso, mulher do dr. Simão Temudo, n.º 41 em Tít. Temudos de Abrantes e Proença-a-Nova, c. g., ao qual ela fez procuração a 23-IX-1527 na nota de Nicolau Te-mudo, na vila de Proença-a-Nova para cobrar todos os rendimentos que ela tinha em Avis e Abrantes.
--- 5 Maria Manso, mulher de Pedro Fernandes, reposteiro na Casa de El-rei D. João III, como consta de um carta de compra que fez em Proença-a-Nova em 1527 na nota de Nicolau Temudo.
--- 6 Ana Dias Manso, mulher de Francisco de Sequeira, n.º 1 em Tít. Sequeiras, c. g.
--- 7 Joana Dias Manso, mulher de Gaspar da Costa Cabral, n.º 55 em Tít. Costas de Pedrógão.
E pela razão do tempo e apelido parece também seu filho:
--- 8 Francisco Manso, § 11.º

2 = Pedro Dias Manso, vivia em Proença-a-Nova em 1527. Dizem que casou com Catarina Rodrigues Temudo, n.º 2 em Tít. Temudos de Abrantes e Proença-a-Nova, e teve
--- 9 Diogo Anes Manso, que segue.
--- 10 Pedro Manso, § 8.º
--- 11 Francisco Manso Temudo, § 10.º
--- 12 Isabel Manso Temudo, mulher de Luís Afonso Lameira, n.º 11 em Tít. Lameiras da Sertã e Oleiros.
--- 13 Mécia Manso, mulher de Belchior da Costa Cabral, senhor do Ninho do Açor, n.º 56, § 12.º em Tít. Costas de Pe-drógão Grande.
--- 14 Beatriz Manso, mulher de Gaspar Pinto, cavaleiro fidalgo, c. g., n.º 1 em Tít. Pintos de Oleiros.

7 = Diogo Anes Manso, viveu na mesma vila de Proença-a-Nova, casou, e teve
--- 15 Padre Francisco Dias Manso.
--- 16 Manuel Manso, que segue.
--- 17 Beatriz Manso, § 5.º

16 = Manuel Manso, foi cavaleiro fidalgo da Casa de El-rei, viveu em Proença-a-Nova e casou duas vezes: a 1.ª com Ana Martins de Figueiredo, filha de Martim Vaz de Figueiredo e de sua mulher Bárbara Lopes, n.º 3 em Tít. Figueiredos de Proença-a-Nova, e teve:
--- 18 Diogo Manso, que segue.
--- 19 Pedro Manso, § 3.º
--- 20 Maria Manso, mulher de Francisco da Fonseca Freire, n.º 12 em Tít. Fonsecas de Proença-a-Nova, c. g.
E também parece ser sua filha:
--- 21 Joana Manso, mulher de Paulo da Fonseca, n.º 41 em Tít. Fonsecas de Proença-a-Nova.
Casou 2.ª vez com Maria Cristóvão, como consta do assento de casamento de seu filho Marcos Manso, e teve:
--- 22 Marcos Manso, § 4.º
E parece também ser sua filha:
--- 23 Maria Cristóvão, mulher de António Caldeira, n.º 3 em Tít. Caldeiras Dourados de Proença-a-Nova.

18 = Diogo Manso, foi escrivão dos órfãos das vilas de Proença-a-Nova e Cardigos. Casou com Margarida da Fonseca, filha de Jerónimo da Fonseca e de Isabel Corigo, n.º 42 em Tít. Fonsecas de Proença-a-Nova, e teve:
--- 24 Dr. Manuel Manso da Fonseca, que segue.
--- 25 Matias da Fonseca Manso, § 2.º
--- 26 Francisco Manso, faleceu s. g. em 1617.
--- 27 Mariana da Fonseca, mulher de António Manso Temudo, n.º 50 em Tít. Temudos de Abrantes e Proença-a-Nova, c. g.

24 = Dr. Manuel Manso da Fonseca, foi Desembargador dos Agra-vos e Juiz do fisco real. Casou duas vezes : a 1.ª com D. Maria da Mota, filha de Diogo da Mota e de Luísa das Maias, n.º 167, § 24.º em Tít. Motas da Sertã, e teve:
--- 28 D. Maria da Mota, como consta no livro dos baptizados de Proença-a-Nova em 1624.
Casou 2.ª vez em Lisboa com Antónia do Rego, filha do dr. Cris-pim do Rego, físico-mór de El-rei D. João IV, fidalgo da casa real e familiar do Santo Ofício, e de D. Margarida da Costa, e teve:
--- 29 Matias da Fonseca, cavaleiro da Ordem de Cristo, faleceu em Lisboa, s. g.
--- 30 Francisco Manso, cavaleiro do Hábito de Cristo, faleceu es-tudando em Coimbra, s. g.
--- 31 D. Antónia da Costa Manso, mulher de António da Maia Aranha.
--- 32 D. Catarina Manso da Fonseca, mulher de António de Almeida de Medeiros, filho do Desembargador Gervásio do Sal de... e de D. Marta de Medeiros, e teve:
--- --- D. Marta de Medeiros, mulher de Baltasar Peles Cisnel de Condes.
--- --- D. Antónia do Rego, mulher de Rodrigo de Vilalobos, na vila de Montemor-o-Novo.
--- --- D. Micaela... mulher de Francisco de Andrade Corvo.
--- --- D. Eufêmia.

---------------§ 2.º
23 = Matias da Fonseca Manso, foi escrivão dos órfãos de Proença-a-Nova e Cardigos e faleceu em 1653, havendo casado em 8 de Janeiro de 1624 na mesma víla de Proença-a-Nova com Maria Frei-re de Meireles Soeiro, filha de António Freire da Fonseca e de sua mulher Maria de Meireles Freire, n.º 13 em Tít. Delgados de Proença-a-Nova, e teve:
--- 33 Dr. Francisco Manso da Fonseca, que segue.
--- 34 Padre Pedro da Fonseca, que foi beneficiado na matriz de Proença-a-Nova.
--- 35 Inácio da Fonseca, crismou-se com seus irmãos Pedro e Ma-nuel em 1629.
(Manso de Lima diz que não teve geração, mas à mar-gem existe esta nota : --Teve B. em Vicência de Casta-nheda, viúva, a: Catarina da Fonseca Castanheda Manso, que casou com Brás Afonso Magro, em Tít. Magros de Beja, com geração, e em Tít. Fonsecas Mansos de Proença-a-Nova).
--- 36 Manuel da Fonseca, s. g.
--- 37 Maria de Meireles da Fonseca, mulher de seu parente Bar-tolomeu Mendes Caldeira, n.º 16 em Tít. Caldeiras de Proença-a-Nova.
--- 38 Margarida da Fonseca, mulher de Pedro daí Mota, n.º 114 em Tít. Motas, s. g., e depois de Inácio Leitão de Tra-vassos, n.º 508, § 58.º em Tít. Leitões, s. g.
--- 39 Antónia Soeira da Fonseca, s. g.
--- 40 Mariana Freire da Fonseca, segunda mulher de António da Mota Saldanha, n.º 94, § 13.º em Tít. Motas da Sertã, c. g.
--- 41 Inês Maria da Fonseca, freira no convento da Graça em Abrantes.

30 = Dr. Francisco Manso da Fonseca, foi Ouvidor da alfândega de Lisboa e Desembargador no Porto, onde morreu. Possuiu o mor-gado dos Fonsecas de Proença-a-Nova por falecer sem filhos sua pa-rente D. Maria da Fonseca, filha do dr. Simão da Fonseca Freire, n.º 31 em Tít. Fonsecas. Por morte deste dr. Francisco Manso, to-maram posse do morgado João da Fonseca, morador em Vila de Rei, José Telo da Fonseca e Luís de Pina Freire da Fonseca, moradores em Proença-a-Nova. Casou duas vezes: a 1.ª com D. Mariana do Rego, filha de Crispim do Rego, físico-mór de El-rei D João IV, s. g., a 2.ª com D. Antónia de Sousa de Castelo Branco e Refóios, irmã de Manuel Brandão de Castelo Branco, filha de Luís de Sousa Brandão, s. g.

---------------§ 3.º
19 = Pedro Manso, recebeu-se, estando doente na cama, em 13-IV-1631 com Maria Camacho, filha de João Gomes e de Catarina Camacho, n.º 35 em Tít. Bernardes,

---------------§ 4.º
22 = Marcos Manso, viveu em Proença-a-Nova e casou a 19-V-1619 com Ângela Vieira de Monterroio, filha de António Marçal e de sua mulher Maria Vieira de Monterroio, n.º 60 neste Tít., como cons-ta do inventário do dito António Marçal, e teve:
--- 42 André Vieira Manso, que se crismou em 1632 e passou às Índias de Espanha.
--- 43 Fr. Manuel de Jesus Maria, carmelita descalço com muitas dignidades na sua Religião. Dele falamos no 2.º volume.
--- 44 Francisco Vieira Manso, que segue.
--- 45 Sebastião Vieira Manso, que morreu na Índia.
--- 46 José Vieira.

44= Francisco Vieira Manso, serviu nas armadas e comboios das frotas do Brasil e foi capitão de mar e guerra. Casou com Margarida da Cunha prima inteira de Manuel Vaz Preto secretário da Mesa da Consciência, filha de Gil Simões da Cunha da vila de Benavente, s. g. Morreu subitamente, dizem que de desgosto deste casamento. Está sepultado no convento de N. S. dos Remédios, de Lisboa, em uma sepultura que ele havia comprado e mandado cobrir com uma cam-pa de pedra em que estão lavradas as armas dos Vieiras no corre-dor que vai dos claustros para a sacristia, e na mesma sepultura jaz enterrada sua mãe Ângela Vieira como consta do seu epitáfio. E sua mulher casou segunda vez em Santarém com Agostinho Craveiro do Avelar, s. g.

---------------§ 5.º
17= Beatriz Manso, viveu em Proença-a-Nova onde casou com Pedro Esteves, escudeiro fidalgo da Casa de El-rei D. Sebastião, como consta de uma procuração que fez seu filho Sebastião Fernan-des Manso na mesma vila na nota de António Dias a 9-X-1564, n.º 2 em Tít. Figueiredos de Proença-a-Nova, e teve:
--- 47 Francisco Fernandes Manso, que segue.
--- 48 Sebastião Fernandes Manso, § 7.º
--- 49 Isabel Fernandes Manso, mulher de Estêvão Pires da Costa, c. g., n.º 5, § 21.º em Tít. Costas de Proença-a-Nova.
--- 50 Margarida Manso, mulher de Pedro Martins de Figueiredo, n.º 2 em Tít. Figueiredos de Proença-a-Nova, c. g.

47 = Francisco Fernandes Manso, casou com Violante Vieira, filha de Sebastião Vieira, comendador da Ordem de Cristo, que fez muitos serviços em Tânger, e de sua mulher Violante Lopes de Montarroio, n.º 3 em Tít. Vieiras de Proença-a-Nova. Viveu nesta vila e teve:
--- 51 Marcos Vieira de Montarroio, que segue.
--- 52 Padre Francisco Manso Vieira. Fez-se-lhe doação para seu património em Proença-a-Nova na nota de Lourenço Cação a 15-II-1604.
--- 53 Maria Vieira, § 6.º

51 = Marcos Vieira de Montarroio, foi Juíz dos Órfãos em Proença-a-Nova, onde nasceu. Teve Alvará de escudeiro fidalgo a 8-I-1629 com 450 réis de moradia e foi acrescentado logo a cavaleiro fidalgo com mais 800 réis por mês respeitando aos serviços que seu avo fez em Tânger. Casou em Lisboa com D. Úrsula de Bobadila e Salda-nha, filha de Pedro Álvares Vitório da Costa e de sua mulher D. Je-rónima de Bobadila e Saldanha, e teve:
--- 54 Fr. Francisco de Montarroio, frade da Ordem de Cristo, que morreu Superior do Convento de N. S. da Luz, no termo de Lisboa, em 1697.
--- 55 António Vieira de Montarroio, que foi clérigo e freire de Palmela. Morreu em Alcoentre, s. g, em 1704-.
--- 56 Jerónima de Bobadila, mulher de Francisco Mendes Delga-do, n.º 2 em Tít. Delgados de Alcoentre.
--- 57 D. Violante Vieira de Monterroio, 2.ª mulher de Cristóvão da Mota da Fonseca, n.º 88, § 13.º em Tít. Motas da Sertã, c. g.

---------------6.º
53 = Maria Vieira, viveu na Sertã onde casou à sua vontade com António Marçal, filho de António Marçal e de sua mulher Joana Pi-res, como consta dos inventários que se tìzeram no Juízo dos Órfãos da mesma vila da Sertã por falecimento do dito António Marçal, o novo, em 14-VIII-1601, e de Joana Pires, sua mãe, em 25-II-1603 e deste consta serem herdeiros no dito inventário seus netos, filhos de António Marçal, o novo, e de sua mulher Maria Vieira, e os filhos de Pedro Marçal, do qual era viúva Maria de Casal, e teve
--- 57A Sebastião, que morreu menino.
--- 58 Simão Vieira Manso, que segue.
--- 59 Petronila, que morreu menina.
--- 60 Ângela Vieira de Montarroio, nasceu na Sertã onde foi bapti-zada a 3-XII-1598. Foi mulher de Marcos Manso, n.º 22 neste Tít.
--- 60A Maria, baptizada na Sertã a 6-V-1596.

58 = Simão Vieira Manso, viveu em Proença-a-Nova e nasceu na Sertã onde foi baptizado a 4-XII-1600. Casou duas vezes: a 1.ª com D. Joana ..., com a qual vivia casado em 1624. Casou a 2.ª vez com Maria da Mota da Fonseca, filha de Manuel da Mota da Fonseca e de Leonor Fróis, n.º 90, § 13.º em Tít. Motas da Sertã, e teve:
--- 61 Alexandre Vieira Manso, que faleceu s. g.
--- 62 José Vieira Manso, que segue.
--- 63 Cristóvão Vieira da Mota.
--- 64 Bernardo Vieira da Mota.
--- 65 Maria Vieira, que faleceu menina.
--- 66 Ângela Vieira, e
--- 67 Maria Vieira, morreram donzelas.

62 = José Vieira Manso, vivia em 1730 na vila de Proença-a-Nova sendo muito velho e era escrivão das sisas na dita vila. Casou na vila de Alcoentre com D. Maria Josefa de Saldanha, filha de Francisco Mendes Delgado e de sua mulher D. Jerónima de Bovadila, n.º 3 em Tít. Delgados de Alcoentre, e teve:
--- 68 Padre Cristóvão Vieira Manso, que morreu moço.
--- 69 Basílio Vieira Manso.
--- 70 D. Joana de Saldanha.
--- 71 D. Ângela, e
--- 72 D. Inocência, morreram meninas.

48= Sebastião Fernandes Manso, foi chamado o da Índia, seria por passar àquele Estado. Foi Juiz dos Órfãos, em Proença-a-Nova e cavaleiro da Casa de El-rei D. Sebastião, D. Henrique e dos Fili-pes, I, II e III. Faleceu em 1632. Casou com Maria Manso, como consta de uma procuração feita na nota de António Dias, tab. naquela vila, a 9-X-1564, e teve:
--- 73 Pedro Esteves.
--- 74 Maria Manso.
--- 75 Inês Manso, mulher de Pedro de Mendonça, da Sobreira For-mosa, filho de outro Pedro de Mendonça e de sua mulher Catarina Henriques, Recebeu-se em 7-1-1635 na vila de Proença-a-Nova.

---------------§ 8.º
10 = Pedro Manso, filho como parece de Pedro Dias Manso, n.º 2, foi escudeiro fidalgo da Casa de EI-rei D. João III. Casou na Sertã com Joana Gonçalves Leitão, n.º 336, § 40º em Tít. Leitões. Fez-se o seu inventário no juízo dos órfãos da Sertã e dele consta que teve:
--- 76 Diogo Manso que segue.
--- 77 Pedro Manso, § 9.º
--- 78 Joana Manso, mulher de António da Mata n.º 51, §6.º em Tít. Matas, c. g.

76 = Diogo Manso, viveu um tempo na Sertã e era já falecido em 9-VI-1574 (1) em que se fez partilha de certas propriedades que havia mistas com seu irmão Pedro Manso por este haver vendido a parte que lhe pertencia a Domingos Gonçalves, da Quintã.
Viveu também algum tempo no lugar de Cascabaço, freguesia de Cernache do Bonjardim, e casou com Justa de Mendonça, (2) filha de António de Mendonça e de sua mulher Grácia Lopes, n.º 11 em Tít. Mendonças; da dita partilha consta que tivera:
--- 79 Uma filha de nome Damásia, baptizada a 12-XII-1568 e que morreu criança.

---------------§ 9.º
77 = Pedro Manso, filho 2.º de Pedro Manso, como consta do in-ventário de seus pais e da referida partilha com a órfã filha de seu irmão. Consta ser casado naquela vila com Leonor Sanches e dele não temos mais notícia.

---------------§ 10.º
11 = Francisco Manso Temudo, filho como parece, pelos apelidos de Manso e Temudo, de Pedro Dias Manso, n.º 2, casou com Isabel Temudo, como consta do Breve abaixo citado, e teve:
--- 80 Diogo Manso Temudo, que segue.

80 = Diogo Manso Temudo, viveu em Oleiros e casou com Inês da Costa, sobrinha de Gaspar Pinto, cavaleiro fidalgo, e filha de Bel-chior da Costa Cabral e de Mécia Manso, n.º 107 em Tít. Costas, de Pedrógão Grande, e teve:
--- 81 Belchior Manso da Costa, que segue.
--- 82 Isabel da Costa Manso, mulher de Salvador Correia Leitão, n.º 287 em Tít. Leitões, c. g.
--- 83 Constança, mulher de António Leitão, em Tít. Leitões.

81 = Belchior Manso da Costa, viveu na vila da Pampilhosa, tirou brasão de armas dos Temudos e Costas em 27-II-1577 que se acha em poder de seu 4.º neto o dr. António Velez da Costa, de que cons-tam os pais e avós que aqui lhe damos. Instituiu capela com 12 al-queires de pão que lhe pagavam no Baraçal com quatro missas de obrigação, que uniu à capela instituída por sua sogra Isabel Barata. Faleceu com test. em 2-VIII-1579 que também está em poder de António Velez e foi casado com Ana Barata; filha de Simão Fernandes e de Isabel Barata, n.º 12 em Tít. Baratas, e teve:
--- 84 Manuel Manso da Costa, que viveu na Pampilhosa, sucedeu na casa de seu pai, adquiriu muitos bens, instituiu deles capela e dos que herdou de seu pai e lhe pôs cinco mis-sas de obrigação nomeando-a em seu sobrinho Belchior Manso, como consta do seu test. que se acha em poder de António Velez.
--- 85 D. Inês Manso, instituiu capela para que tomou os casais do Estreito e Torre e nomeou-a, com seis missas de obrigação, em seu filho Belchior Manso; Foi mulher do dr. To-mé Curado, n.º 100 § 16.º em Tít. Pessegueiros da Pampilhosa, c. g. Foi aberto o seu test. em 6-IV-1611.
--- 86 Isabel Manso, que também instituiu capela de seus bens com seis missas de obrigação e faleceu sem estado em 6-IX-1602, como consta do seu inventario.

---------------§ 11.º
8 = Francisco Manso, filho como parece de Diogo Anes Manso, n.º 1, foi cavaleiro fidalgo da Casa de El-rei. Vivia, já velho, em Proença-a-Nova em 1527 como consta na nota de Nicolau Temudo, tab. naquela vila. Foi casado com Catarina Dias e dele não temos outra noticia.

(1) Faleceu a 7-IV-1574.
(2) Faleceu a 16-VI-1573.


Cumrimentos,
Daniel Andrade Ferreira

ps. penso que estes até estão aqui no forum.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217687 | agp | 07 jan 2009 16:04 | Em resposta a: #217498

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Obrigado pelos dados da Paula Mendonça. Registou, por acaso, o nome dos pais do João Ribeiro?

A naturalidade da Paula Mendonça foi tirada do processo de ordenação do bisneto José António Ribeiro, a que já fiz referência. Nos livros da Sobreira Formosa nem sempre aparece a indicação das naturalidades das pessoas referidas nos assentos e isso complica muito a pesquisa.

Eu tenho andado a pesquisar a Sobreira Formosa, mais por via do estudo dos costados da minha nora. Os apelidos que surgiram são Fernandes, Ribeiro, Simão, Cardoso, Dias, Jorge, Alves, Domingos, Pires, Gaspar, Domingues e Anes. Estive a ver as listas que aqui foram publicadas e não encontrei ligações.

Da Sobreira Formosa eu descendo de Manuel Fernandes Beirão e de Maria Mendes ou Fernandes que passaram a Monforte da Beira. Não consegui localizar este casal nos livros da Sobreira Formosa.

Também a minha esposa tem ascendentes em Sobreira Formosa. Descende de António Fernandes e Isabel de Alcobia, pela filha Mariana de Alcobia, que casou com Manuel Fernandes Roque, das Sarzedas, e neta Maria Esperança que viveu e casou em Abrantes.

Também ando às voltas com os livros do Fratel, em especial com o apelido Marques. Pode ser que num baptizado na Sobreira Formosa conste o nome dos pais do seu avoengo Pedro Marques do Fratel (c.c. Tomásia de Mendonça) e que depois se consiga estabelecer alguma ligação com os Marques do Fratel de que descende a minha nora. Estarei atento.

Um abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217695 | abivar | 07 jan 2009 18:14 | Em resposta a: #217603

Caro Luís Projecto Calhau:

Não tinha conhecimento da data de atribuição do ofício de Escrivão das Sisas a João Álvares de Andrade; considerando a sucessão dos detentores do cargo, parece que, pelas datas, terá sucedido temporalmente ao cunhado, tendo posteriormente o Rei atribuído o cargo à viúva, possivelmente para que o servisse alguém por ela indicado. Julgo que o facto de não haver referência ao cunhado na atribuição do cargo a João Álvares de Andrade não será insólito mesmo verificando-se que, de facto, a ele sucedeu; com efeito o motivo directo da referida atribuição seria o facto de ser casado com a filha de um anterior detentor do cargo (é significativo que na mercê não se diga que o sogro tivesse sido o imediatamente anterior escrivão mas apenas que “serviu alguns anos”). Apenas ser cunhado do anterior detentor não seria só por si motivo de herança, pois o cunhado poderia ter herdado o cargo pela família da respectiva mulher, por exemplo; assim esta sucessão de mercês parece indicar a vontade persistente de manter o cargo na linha familiar de Constantino de Mendonça.

Apesar de tudo continuo a achar plausível que Constantino de Mendonça pudesse ter nascido ainda no século XVI, pois essa maior antiguidade seria ainda compatível com as datas das netas e daria mais folga para a herança do cargo pelo filho, em idade mais avançada de um, de outro, ou de ambos; no entanto concordo plenamente que Lucas de Mendonça poderia perfeitamente ser seu contemporâneo ou quase. Mais decisivo, no entanto, parece-me agora o facto de, de acordo com as notáveis informações aqui deixadas pelo confrade Daniel Andrade Ferreira, a entrada destes Mendonças na Sobreira Formosa ter ocorrido na geração do pai de Constantino; embora pudesse ter havido outras entradas de parentes, parece mais simples supor que Lucas de Mendonça pertenceria a este mesmo tronco, mas neste caso teria de ser ele o situado na geração mais recente, independentemente da diferença de idades com Constantino, tudo isto no pressuposto de que o parentesco de 3º e 5º grau com que nos temos debatido está correcto e é por estas linhas… As datas indicadas pelo referido confrade também reforçam a “antiguidade” de Contantino, pois a avó paterna tinha irmãos adultos em 1554, podendo portanto ter nascido por volta de 1530 ou ainda antes (a mãe desta avó teria falecido em 1539); a data indicada para o nascimento da neta Isabel de Andrade de Mendonça (1644) também permite supor que Costantino “ficaria bem” a nascer no século XVI.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217696 | abivar | 07 jan 2009 18:29 | Em resposta a: #217539

Caro Daniel Andrade Ferreira:

Muito obrigado pelas magníficas informações que aqui nos deixou; será então de supor quer os Mendonças da Sobreira Formosa derivam todos do João de Mendonça pai de Constantino? Acho curiosa a referência à Excelente Senhora pois é também tradicional a ideia de que os meus ascendentes Bivares vieram com a Excelente Senhora (embora Luís de Bivar Guerra tivesse contestado essa possibilidade expressa em nobiliários, por razões cronológicas, por sua vez discutíveis). A referência que indica essa ligação da ascendente destes Mendonças àquela infeliz Princesa permitirá supor que essa ascendente veio de Castela, ou poderia ter simplesmente sido chamada já em Portugal a servir D. Joana?

Na referência que faz ao parentesco de António de Andrade com Ana Fernandes, Manuel Álvares "o Galvão" não seria antes avô de João Álvares Galvão? sendo bisavô o parentesco dos noivos já seria em 4º e 5º grau enão em 4º; a menos que houvesse outro parentesco em 4º grau e este em 4º e 5º já não necessitasse de dispensa.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217712 | djabaf34 | 07 jan 2009 19:48 | Em resposta a: #217696

Caro António Bivar

De facto é possível que os Mendonças de SF derivem do João de Mendonça, mas já se sabe que, ao contrário do de que aparentemente pareceria difícil, esta gente deslocava-se com facilidade, sobretudo entre estas localidades, certamente são todos do mesmo tronco, e descendem de Maria de Mendonça que veio de Castela; quanto ao grau de consanguinidade, a relação que consegui estabelecer foi a que lhe enviei, embora possa ter havido algum engano quanto ao grau, o que por vezes acontecia; o que lhe posso garantir pelos paroquiais, e são preciso horas...para decifrar alguns, é que Simão Álvares é trisavô tanto de António de Andrade como de Ana Fernandes Salgueiro. Estou também a tentar estabelecer a relação destes Salgueiro com os de Oleiros, são certamente os mesmos, vamos ver se chego a alguma conclusão.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217728 | abivar | 07 jan 2009 22:33 | Em resposta a: #217712

Caro Daniel Andrade Ferreira:

É a esse parentesco que eu pretendia chegar quando alvitrava que Manuel Álvares "o Galvão" seria talvez avô e não bisavô de João Álvares Galvão (na sua mensagem anterior indicava que seria bisavô); nesse caso Manuel Álvares seria antes bisavô de Ana Fernandes e portanto o respectivo pai trisavô dela (e, por outra via, do marido). Eu também tinha anotado, na árvore da minha Mulher, essa consanguinidade de 4º grau, mas não fazia ideia de como seria, pois nada sabia da ascendência dos noivos para trás dos pais. Tem a filiação de João Álvares Galvão?


Verifico que a minha Mulher tem consigo pelo menos sextos avós comuns, tal como ocorre, por uma linha, com o confrade Luís Projecto Calhau (por outra está a minha mulher duas gerações acima); mais uma rede de parentesco e de interesses em investigação genealógica revelada pelo fórum!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217738 | LProjecto | 07 jan 2009 23:31 | Em resposta a: #217687

Caro Parente António da Graça Pereira,

Com a pista que aqui deixou: "...estudo dos costados da minha nora.", suponho que nos cruzámos na semana passada na TT quando partilhámos os microfilmes, recorda-se? Pena, não me ter apercebido de tal, pois daria para mais uns dedos de conversa, embora, naquele contexto, estejamos sempre a jogar com o tempo, sobretudo quem se desloca de longe e tenta rentabilizar todos os segundos.

Quanto ao João Ribeiro que referiu, era filho de António Ribeiro e de Maria Fernandes, ambos da Sobreira Formosa.

Tomei nota dos nomes que referiu e, se alguma vez vier a “tropeçar” neles, no imediato lhe darei conta.

Entretanto, estive a espreitar os costados da sua nora e reparei que tem ascendentes de Nisa. Tenho, na minha ascendência, os que seguem:

1. Diogo Pires, n. Amieira do Tejo, c.c. Maria Dias, n. Amieira do Tejo, a 5.5.1634 – Amieira do Tejo.
Tiveram, pelo menos, o filho que segue:

2. Domingos Pires “O Bispo”, n. Avessada – Envendos – Mação, c.c. Maria Mendes, n. Amieira do Tejo, a 28.8.1671 – Amieira do Tejo.
Tiveram, pelo menos, o filho seguinte:

3. Sebastião Mendes Bispo, n. Amieira do Tejo, c.c. Teresa Martins, n. Fratel, filha de António Vaz e de Isabel Martins.
Tiveram, pelo menos, a seguinte:

4. Maria Mendes Bispa, n. Amieira do Tejo, c.c. L.do Manuel Dias (ou Manuel Dias Denis), n. Vinagra – S. Simão – Nisa, filho de Manuel Dias e de Maria Gonçalves, ambos do mesmo lugar, a 23.1.1724 – Amieira do Tejo, c.g.
Casou, em segundas núpcias, em 1732 – Amieira do Tejo, com Manuel Vieira Mouro.

Em relação a “Alcobia” apenas registei o seguinte, que não deverá constituir novidade para si:

19.11.1708 – S.F. – Casamento de Cristóvão de Abreu, filho de António Henriques e de Mariana de Abreu, com Desidéria Pinhão (surge escrito “Pinhoa”), filha de Manuel Fernandes Abreu e de Mariana Henriques.

Desidéria Pinhão teve mercê, a 3.3.1721, de propriedade de ofício de Escrivão da Câmara e Almotaçaria em Sobreira Formosa para seu filho Luís Tomás Alcobia de Abreu (TT – R.G.M - D. João V, liv. 4, fl.66v)

Luís Tomás Alcobia de Abreu teve a mercê, a 4.4.1737, de propriedade do referido ofício (TT – R.G.M - D. João V, liv. 4, fl.66v)


Um abraço.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217742 | LProjecto | 08 jan 2009 00:14 | Em resposta a: #217624

Caro Primo Daniel Andrade Ferreira,

Mais uma vez muito obrigado pela divulgação do título de "Mansos" - o qual não constava completo na minha versão do Cândido Teixeira.
Lamentavelmente, ainda não consegui entroncar os meus "Mansos" nestes, mas que creio serem dos mesmos. O facto de Úrsula de Abreu e de Diogo Gomes Manso terem dispensado do 4.º grau de consanguinidade poderá ser uma pista a considerar.

Quanto a Constantino de Mendonça, espero não estar a abusar ao perdir-lhe que me indique a fonte que permitiu chegar à sua filiação, visto não o encontrar no Cândido Teixeira.

Um abraço.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217745 | djabaf34 | 08 jan 2009 00:41 | Em resposta a: #217728

Caro António Bivar

Faltam algumas datas mas neste momento não as tenho neste computador, aqui vai;


Manuel Álvares, o Galvão de alcunha (irmão de João Álvares de Andrade), nasceu na Sobreira Formosa, casou na Sobreira Formosa a 13-02-1662 com Maria Fernandes, filha de Domingos Peres e de Ana Fernandes.
Manuel Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 02-02-1679.
João Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 09-05-1680, foi padrinho o Padre Manuel Fernandes, seu tio materno. Casou com Grácia Salgueiro, filha de João Fernandes e de Ana Salgueiro.

Ana Fernandes Salgueiro, nasceu na Sobreira Formosa a 19-10-1708, foi padrinho Pedro Salgueiro da vila de Oleiros e madrinha Joana solteira filha de Domingos Álvares, casou com António de Andrade.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217748 | djabaf34 | 08 jan 2009 00:49 | Em resposta a: #217742

Caro primo Luis Projecto Calhau

Agora também já estou com dúvidas se está nos Mendonças se noutro tº, tenho de confirmar no fim-de-semana, não tenho comigo as cópias do CT. Assim que sober digo-lhe. Os Mansos é trabalho para muita investigação, talvez nos notariais se consiga alguma coisa.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217827 | abivar | 08 jan 2009 20:06 | Em resposta a: #217745

Caro Daniel Andrade Ferreira:

Não percebi bem a ligação entre os três “Galvões” que refere na sua mensagem; parecia-me que o primeiro seria avô do terceiro, pela consanguinidade no casamento da filha do terceiro, mas o segundo, pela data de nascimento, não poderia ser pai do terceiro (seria irmão?). Nesse caso fica a faltar a geração intermédia; teríamos então um pai jovem, pois teria nascido depois de 1662 (ou na melhor das hipóteses no fim deste ano) sendo pai em 1680, ainda com, no máximo, 17 anos; ou será afinal João Álvares Galvão filho e não neto de Manuel Álvares “o Galvão”? Mas nesse caso voltamos a ter uma imprecisão na consanguinidade, pois teríamos 3º e 4º grau e não 4º “puro”. Desculpe-me a insistência nesta questão, mas aguçou-me cada vez mais a curiosidade!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217836 | djabaf34 | 08 jan 2009 22:47 | Em resposta a: #217827

Caro António Bivar

Peço desculpa, mas estava a escrever de memória e falhei uma geração, então aqui vai novamente.

Manuel Álvares o Galvão casou com Maria Fernandes, teve

Manuel Álvares Galvão que casou com Joana Vaz, teve

João Álvares Galvão que casou com Grácia Salgueiro, teve

Ana Fernandes Salgueiro casou com António de Andrade


Ainda vou confirmar às datas de casamento e nascimento, depois envio-lhas,

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217837 | abivar | 08 jan 2009 22:51 | Em resposta a: #217836

Muito obrigado!

abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#217912 | agp | 09 jan 2009 17:59 | Em resposta a: #217738

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Não há duvida, estivemos na TT na 6ª Feira passada. Lembro-me que nos emprestou os microfilmes da Sobreira que ambos requisitámos.

Agradeço, os dados que aqui deixou que são novidade para mim. De momento, vou estar com especial atenção ao seu ramo do Fratel, já que tenho andado às voltas com os registos desta freguesia. Se encontrar algo de interesse, comunico.

Um abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218249 | LProjecto | 12 jan 2009 23:02 | Em resposta a: #217610

Caros Confrades,

Regresso ao presente tópico na expectativa de que algum estudioso da zona possa contribuir com alguma informação adicional que ajude a esclarecer a ascendência dos seguintes indivíduos:

- António Gomes Ferrador c.c. Maria Manso, a 24.1.1657 - Sobreira Formosa.
Ele, filho de Pedro Gomes Ferrador e de Francisca Antunes.
Ela, filha de Manuel Delgado (barbeiro) e de Ana Manso.
Supostamente, seriam todos naturais de Sobreira Formosa.

Dispensaram em 3.º grau de consanguinidade.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218282 | djabaf34 | 13 jan 2009 11:46 | Em resposta a: #218249

Caro Luis Projecto Calhau

Quase de certeza os dois primeiros são pais de Diogo Gomes Manso; nasceu um Diogo em Sobreira Formosa 1664, filho dos que menciona, a data terei de confirmar se lhe interessar.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218320 | djabaf34 | 13 jan 2009 16:45 | Em resposta a: #217837

Caro António Bivar

Não me esqueci da sua pergunta, mas de facto, surgiram-me algumas dúvidas sobre o Manuel Álvares "o Galvão", ele é filho de Simão Álvares e de Ana Fernandes, agora o que preciso voltar aos paroquiais para tentar descurtinar se este Simão Álvares é o mesmo que foi marido de Luzia Álvares, presumo que sim, vamos ver.

Por outro lado, parece que em relação aos Salgueiro, e analisando os paroquiais, temos o seguinte:

Manuel Fernandes Salgueiro casou com Catarina de Mendonça, teve

Ana Salgueiro que casou João Fernandes teve

Grácia Salgueiro casou João Álvares Galvão

Ana Fernandes Salgueiro casou com António de Andrade

Assim, e sendo Catarina de Mendonça filha de Lucas de Mendonça e de Luísa Cristovão, a consanguinidade poderia vir pelos Mendonça, visto que Lucas de Mendonça será irmão de Jerónima Rufina de Mendonça.

Atenção estas ligações, por enquanto, são meras probabilidades que necessitam de confirmação.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218323 | djabaf34 | 13 jan 2009 16:56 | Em resposta a: #217614

Caro Luis Projecto Callhau

Esqueci-me de lhe dizer que não localizei, ainda, as cópias que tinho do Cândido Teixeira, mas como tenho muitas cópias, vou ter de procurar melhor; de qualquer modo tenho quase a certeza que estavão em Mendonças da Sertã e Proença; em relação aos Nogueira o livro que lhe falei é o seguinte: Famílias de Sarzedas: subsidios para a historia desta vila. de Francisco Nogueira de Brito e Godofredo Ferreira, Lisboa: Palhares, 1921.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218324 | LProjecto | 13 jan 2009 17:18 | Em resposta a: #218282

Caro Daniel Andrade,

São, efectivamente, os pais de Diogo Gomes Manso, e é precisamente essa condição que me leva a tentar descobrir a sua ascendência. Tal como referi, numa mensagem anterior, estes "Mansos" serão, muito provavelmente, dos mesmos que foram tratados por Manso de Lima e Felgueiras Gayo, e os "Delgados" deverão entroncar naqueles que descendem do Alcaide-mór de Óbidos e que ficaram na zona de Proença-a-Nova. Mas..., pelo menos no imediato, e através da consulta do FG, ML e CT, não consigo entroncá-los, também pelo facto de se confinarem aos limites dos paroquiais. Terei que estudar melhor os paroquiais de S.F. e procurar descobrir alguma pista que me clarifique, num primeiro momento, o parentesco declarado.

Como tal, toda a "migalha" será benvinda.

Não tenho qualquer indicação sobre o baptismo de Diogo Gomes Manso, pelo que, se tiver alguma informação nesse sentido, ficarei grato.

Quanto às fontes que mencionam "Constantino de Mendonça", ficarei também na expectativa em relação àquilo que o Daniel possa revelar, pois, como lhe disse, não consigo dar com ele em qualquer das obras que referi.

Aproveito e deixo-lhe mais alguns "Mendonças" de S.F., que tomei nota, mas que ainda não consegui relacionar com os "nossos".

6.5.1652 – S.F.
- Pedro Fernandes c.c. Úrsula de Mendonça.
Ele, filho de Pedro Fernandes e de Leonor Martins, ambos de Sarzedas.
Ela, filha de João Álvares “O Singalho” e de Jerónima de Mendonça, ambos de Sobreira Formosa, já defuntos.

22.4.1654 – S.F.
- Baptismo de Isabel, filha de João Vaz de Moura e de Maria de Mendonça.

26.9.1723
- Belchior de Andrade c.c. Maria de Mendonça
Ele, filho de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes.
Ela, filha de João de Mendonça e de Teresa de Abreu.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218351 | LProjecto | 13 jan 2009 21:42 | Em resposta a: #218323

Caro Parente Daniel Andrade,

Muito obrigado pela referência bibliográfica sobre Sarzedas. Acaso saberá dizer-me onde poderei encontrar a dita obra?

Caso facilite, poderá contactar-me por e-mail.

Abraço

Luís Projecto Calhau
luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218377 | abivar | 14 jan 2009 11:04 | Em resposta a: #218320

Caro Daniel Andrade Ferreira:

Mais uma vez muito obrigado. O parentesco pelos Mendonças, no entanto, não explicaria a consanguinidade de 4º grau, pois seria já de 4º e 5º grau, possivelmente já não necessitando de dispensa (?); como acima, na troca de mensagens com o confrade Luís Projecto Calhau ficou referida uma dispensa por 3º e 5º grau de consanguinidade, neste momento tenho dúvidas se 4º e 5º também precisaria de dispensa. De facto nunca encontrei referências a dispensas acima do 4º grau; não sei se o facto de haver uma linha até ao 4º grau tornaria imperativa a dispensa, mesmo que na linha do outro cônjuge o grau fosse já superior ao 4º. Se assim for então faltaria uma dispensa no casamento de Ana Fernandes com António de Andrade (é claro que poderia ter ficado esquecida, por ser já um parentesco remoto).

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218412 | djabaf34 | 14 jan 2009 15:18 | Em resposta a: #218351

Caro parente Luis Projecto Calhau

Existem cópias na Biblioteca Nacional, penso que estão há consulta. Se não conseguir posso tirar cópia da minha, mas só para a próxima semana.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#218820 | LProjecto | 18 jan 2009 20:23 | Em resposta a: #218412

Caro Parente Daniel Andrade,

Infelizmente, não tenho disponibilidade para visitar a BN, pelo menos nos próximos tempos. Pode facultar-me o seu e-mail? Poderá, para esse efeito, replicar para o meu, para que possamos trocar mais algumas impressões sobre a gente de SF.

Abraço,
Luís Projecto Calhau

luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#219170 | djabaf34 | 21 jan 2009 22:54 | Em resposta a: #218820

Caro Luis Projecto Calhau

Envie-lhe esta informação para o seu e-mail pessoal, como não sei recebeu resolvi enviar tb aqui pelo forum.

Agradeço-lhe o título de Mendonças, devo ter perdido as fotópias que tinha do Cândido
Teixeira. Tinha razão o Constantino de Mendonça é referido no tít. de Camachos, passo a
transcrever o CT.

1 - Dinis Camacho, filho de Dinis Camacho, foi cavaleiro fidalgo da casa dos Reis D.
Manuel e D. João III, e Tabelião de notas da Vila da Sertã onde viveu. Casou com Iria
Fernandes, e teve:

2 - João Camacho, c.g.
3 - Licenciado Simão Camacho, que segue
4 - Dinis Camacho, que tb foi tab. na Sertã
5 - Gonçalo Camacho, c.g.

3 - Licenciado Simão Camacho, viveu na Sertã onde casou com Isabel de Mendonça, já viúva
de Clemente Álvares Pereira, em tít. de Pereiras de Sernache, c.g. e filha de António de
Mendonça e de sua mulher Grácia Lopes, nº10 em tít. de Mendonças da Sertã. Consta da
procuração que ele fez para cobrar legado que lhe deixou Álvaro Martins Pereira na nota
de João Camacho a 15-11-1556, e teve:

4 - Padre Constantino de Mendonça, benef. na Matriz da Sertã
5 - João de Mendonça, que segue
6 - Simão de Mendonça
7 - Guiomar de Mendonça
8 - Ana de Mendonça
9 - Justina de Mendonça

5 - João de Mendonça, viveu na Vila de Sobreira Formosa onde casou e teve:

6 - Constantino de Mendonça, que segue.
7 - Dinis de Mendonça

6 - Constantino de Mendonça, viveu na Vila de Sobreira Formosa casou com Isabel Velho, e
teve:

7 - Jerónima Rufina de Mendonça, mulher de João Álvares de Andrade
8 - Maria de Mendonça

É o que vem em tít. de Camachos da Sertã, se quiser as cópias de Sarzedas envie-me a sua
morada que para a semana segue.

Abraço
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#219172 | LProjecto | 21 jan 2009 23:09 | Em resposta a: #219170

Caro Daniel,

Entretanto, tinha acabado de lhe responder para o seu e-mail.

Fico-lhe bastante grato pela partilha de tais elementos. A minha versão do Cândido Teixeira tem uma falha de cerca de 100 páginas, na qual se inclui o título de "Camachos", razão pela qual não dei com aquela gente.


Abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#219198 | hmrb | 22 jan 2009 09:07 | Em resposta a: #219172

Caros confrades LProjecto e Daniel

Também eu pesquiso familiares do lado materno e paterno na Sobreira Formosa, Oleiros e Sertã. Ao ouvir falar de cópias do Cândido Teixeira não consegui resistir a fazer-vos um pedido. Seria possível e se não for abuso da minha parte pedir uma cópia? Não tenho nenhum tempo disponível neste momento para me deslocar a BL, além de ter um "feeling" de que aí poderei desvendar alguns dos meus mistérios genealógicos.

Muito obrigado.

Deixo aqui o meu email: hmrbarrobanetcabopontopt

Com os melhores cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221007 | LProjecto | 11 fev 2009 22:45 | Em resposta a: #217695

Caro António Bivar,

Segue um modesto contributo, elementos que anotei recentemente, e que dizem respeito a colaterais da linha ascendente que trazemos em estudo:

1. Diogo Fernandes e Luísa Maria Ribeiro (é referida com o apelido “Ribeiro” no assento de baptismo da sua neta Joaquina, filha de Rosa Maria). Tiveram, além de José Fernandes Diogo e de João Fernandes “Gaiola”, pelo menos, a seguinte filha:

2. Rosa Maria, que casou com Manuel Cardoso, n. Oliveiras - S.F., filho de João Cardoso, n. Oliveiras – S.F. e de Águeda Ribeiro, n. Pucariço – S.F.
Foram pais de, pelo menos, os seguintes filhos:

3. Joaquina, n.1.8.1829 - Pucariço, b. 3.8.1829 – S.F.
3. Maria, n. 20.12.1831 – Pucariço, (não anotei a data de baptismo)

_________

1. José Fernandes Diogo (filho de Diogo Fernandes e de Luísa Maria Ribeiro) e Maria Ribeiro foram pais, além de Manuel Diogo, dos seguintes:


2. Luísa, n. 19.1.1829 – Pucariço – Sobreira Formosa, b. 26.1.1829. Padrinhos: Joaquim Lopes (n. Carvoeiro) e Luísa Ribeiro (n. Vale da Ussa). Testemunhas: Anselmo Martins Vellez e Joaquina Ribeiro.

2. Joaquina, n. 29.5.1831 – Pucariço- S.F., b. 1.6.1831. Padrinhos: José Rodrigues Pereira, solteiro, de Sobreira Formosa, e Maria Ribeiro, solteira, natural do Pucariço, filha de José Ribeiro Boieiro.

_________

1. João Vaz de Mendonça e Joaquina da Cruz de Abreu, tiveram, além de Mariana, pelo menos, a seguinte filha:

2. Rosália de Mendonça, que casou com João Dias, n. Casal do Alvito – S.F., filho de Manuel Dias, n. Casal do Alvito, e de Sebastiana Dias, n. Pena Falcão – S.F.
Foram pais de, pelo menos, duas filhas:

3. Maria, n. 20.9.1830 – Casal do Alvito, b. 24.9.1830 – S.F.
3. Rosália, n. 25.11.1833 – Casal do Alvito, b. S.F. (não anotei a data de baptismo).

__________


Maria, b.25.2.1664 – S.F., filha de José de Abreu e de Feliciana de Andrade.


Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221025 | abivar | 12 fev 2009 10:56 | Em resposta a: #221007

Caro Luís Projecto Calhau:

Muito obrigado por mais este contributo.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221275 | LProjecto | 15 fev 2009 14:20 | Em resposta a: #217207

Caros Confrades,

Em abono do rigor e da verdade, que a meu ver sempre devem assumir prioridade nesta empreitada genealógica, cumpre-me o dever de apresentar a seguinte correcção aos dados que apresentei neste tópico e que, em parte, resultaram da leitura de obras conceituadas, como as são as de Manso de Lima e Cândido Teixeira, o que vem sublinhar a necessidade de, sempre que possível, confrontarmos a informação presente nos nobiliários e afins com as fontes primárias, sendo estas últimas, indiscutivelmente, de maior rigor e veracidade, não obstante o facto de, em inúmeras vezes, também apresentarem incorrecções, como é natural, e como disso mesmo também dou um exemplo.

Assim sendo, apresento três “lapsos”, com diferentes origens:

1.º lapso - de Manso de Lima e Cândido Teixeira (a filiação de Feliciana de Andrade);
2.º lapso – meu (a data de nascimento de Joaquina Cardoso);
3.º lapso – nos registos paroquiais (o nome da avó materna de Joaquina Cardoso);

_____________

1.º LAPSO

Feliciana de Andrade, que foi casada com José de Abreu, e que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1167265

não era filha de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça, mas sim de Simão Álvares e de Luzia Álvares. Seria, deste modo, irmã de João Álvares de Andrade e não sua filha, como assim a fazem os autores supracitados.

A esta conclusão cheguei depois de consultar o assento de casamento de José de Abreu (que no mesmo também é referido como José Nogueira de Abreu) com Feliciana de Andrade, que ocorreu a 14.2.1661 na Sobreira Formosa (Microfilme n.º 357 de Sobreira Formosa). O mesmo confirma a filiação de José de Abreu, mas apresenta a filiação de Feliciana de Andrade tal qual como aqui a apresento.

Ao que parece, e segundo informação que, entretanto, me foi disponibilizada pelo confrade Daniel Andrade Ferreira, para esse erro de Manso de Lima já tinham alertado os autores da obra "Famílias de Sarzedas, Subsídios para a História desta Vila".

_____________

2.º LAPSO

(Data de nascimento de Joaquina Cardoso), que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1167278

Ou seja, nasceu a 8.5.1833 (e não em 14.4.1833) no lugar de Atalaia de Estêvão Vaz, tendo sido baptizada a 14.5.1833 em Sobreira Formosa. Padrinhos: António Ribeiro e Joaquina Ribeiro, filha de Matias (ou Mateus) Antunes, da Atalaia de Estêvão Vaz. (Microfilme 360 de Sobreira Formosa, L.5 no rolo de Baptismos, fl.14). Tratou-se, efectivamente, de um lapso meu na transcrição da data de nascimento que consta na cópia que tenho do seu assento de baptismo.

_______________


3.º LAPSO

(Nome da avó materna de Joaquina Cardoso)

Trata-se de um lapso cometido pelo padre que lavrou o assento de baptismo de Joaquina, contudo na bd do geneall este erro não existe, porque dele tendo conhecimento há algum tempo, o mesmo corrigi na mensagem com a qual abri o presente tópico, embora, a meu ver, se possa ainda chamar a atenção para esse facto através de uma pequena nota na sua página individual:

No assento do seu baptismo ocorrido, tal como referi, em 14.5.1833, a sua avó materna é referida como Maria Joaquina, natural do Casal do Alvito, tratando-se, indiscutivelmente, de um lapso por parte do padre que lavrou o assento.
Tal conclusão resultou do estudo exaustivo que levei a cabo através da análise dos assentos paroquiais da época em questão, nomeadamente da informação presente nos vários assentos do núcleo familiar (baptismo de seus filhos e netos, dos seus irmãos, assento de baptismo da sua mãe, casamento dos seus pais, casamentos dos seus avós, baptismo de tios maternos, etc.) sempre procurando confrontar os nomes com as localidades de origem. Estou absolutamente convencido de que a mesma conclusão é formulada por quem se ocupe dos paroquiais de Sobreira Formosa (e valha-nos, ainda, o facto de os padres que exerceram em Sobreira Formosa referirem, quase sempre, o lugar de naturalidade dos participante no acto solene e não aludirem, somente, à freguesia da naturalidade como, aliás, muitos faziam).
Além do mais, e se ainda restassem dúvidas, além dos nomes de pais e avós coincidirem plenamente (à excepção do nome da tal avó) e das respectivas localidade de origem, Joaquina nasceu exactamente no intervalo de tempo correspondente a uma falha no baptismo dos restantes “filhos dos seus pais”. E ainda, a constatação da não existência de uma só Maria Joaquina, no período em questão, a casar com um João Cardoso, muito menos com a mesma filiação, como não deixa de ser óbvio.

Bem, são estes “novelos”, pequenas imprecisões, omissões ou lapsos que, em determinadas, circunstâncias, nos deixam de cabeça à roda, e foi também por essa razão que andei cerca de um ano, sem acesso facilitado aos paroquiais de Sobreira Formosa e como tal sem possibilidade de fazer confirmações que se assumiam como necessárias, entre microfilmes e cópias e etc, etc, à procura de uma Maria Joaquina de Mendonça (que, supostamente, nunca terá existido), como se poderá confirmar pelo tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=198067&fview=e

Para a dificuldade que senti no estudo desta minha linha ascendente, resultou também o facto da mãe de Joaquina Cardoso, Maria Cardoso, ter ficado órfã de pai com pouco mais de 1 ano de idade, e ter casado aos quinze anos com um irmão do seu padrasto, o que resultou no ensinamento de que, nas nossas pesquisas nem sempre podemos levar à letra os 20 anos como idade mínima para o casamento. Confesso que, e não obstante a leitura de milhares de assentos, embora com conhecimento de que nem sempre casavam com a idade mínima de 20 anos, iniciava quase sempre a busca tomando como referência esse “teórico” e pressuposto da idade mínima para o casamento.
Para complicar ainda mais, Mariana nem sempre é referida com o mesmo apelido, pois no seu assento de baptismo da sua filha Maria surge como Mariana Henriques (cuja proveniência ignoro), fazendo o mesmo, menção ao facto do pai ter, entretanto, falecido. outras vezes é referida como Mariana Joaquina e outras como Mariana Joaquina de Mendonça.


Já agora, e não querendo servir-me deste “testamento” como pretexto para tal, aproveito ainda para referir que João Ribeiro e Maria Cardoso tiveram, pelo menos, além de Joaquina (nascida no lugar de Atalaia de Estêvão Vaz), os seguintes filhos:

- Maria, nascida no lugar da Atalaia de Estêvão Vaz, freguesia de Sobreira Formosa, a 28.6.1829, e baptizada na dita freguesia a 2.7.1829. Padrinhos: Manuel Cardoso, natural do lugar da Atalaia de Catarina Vaz, e Ana de Mendonça, natural do Alvito e moradora na Atalaia do Ruivo. Foram testemunhas deste baptismo: Anselmo Martins Velez e Joaquina Ribeiro. Supostamente, terá falecido de tenra idade.

- Ana, nascida a 26.11.1830 no lugar do Casal do Alvito, freguesia de Sobreira Formosa, baptizada a 30.11.1830 na dita freguesia. Padrinhos: José Rodrigues, natural de Sobreira Formosa, e Francisca Maria de Jesus, moradora no lugar dos Machiais.
- Maria, que nasceu a 5.11.1835 no lugar de Atalaia de Estêvão Vaz, freguesia de Sobreira Formosa, e aí foi baptizada a 16.11.1835.

Sobre a possível descendência destas últimas, Ana e Maria, agradece-se qualquer informação.


Resta-me apenas referir, à laia de considerações finais, que são estas incongruências (ou chamem-lhe o que quiserem), que constituem também a essência da genealogia mas que, infelizmente, em inúmeras ocasiões, são aproveitadas para promover "entroncamentos" e ligações por conveniência, por parte de gente mal-intencionada ou demasiadamente ingénua ou inexperiente.
Assume, por isso, primordial importância a atitude de bom-senso, isenção, coerência e espírito crítico na interpretação e tratamento que fazemos dos dados. Caso contrário, contribuiremos para conduzir esta ciência ao empirismo e descrédito.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221736 | LProjecto | 20 fev 2009 20:24 | Em resposta a: #221025

Caro António Bivar,

Seguem mais alguns elementos que recentemente recolhi:

29.8.1718 – S.F. – n. João, filho de Pedro Marques e de Tomásia de Mendonça. Neto paterno de Manuel Dias Ramos, n. Fratel, e de Isabel Marques, n. Fratel. Neto materno de Maria dos Reis (pelos vistos, além de Mendonça também usou este apelido). Foi sua madrinha de baptismo Maria de Mendonça, filha de João de Mendonça e de Teresa de Abreu.

Pedro Marques e Tomásia de Mendonça tiveram, além do filho João, pelo menos um outro chamado Manuel, que nasceu a 20.6.1723 e foi baptizado a 28 do mesmo mês. Deste foram padrinhos Manuel Ribeiro, filho do Cap. Manuel Ribeiro, e Maria Vaz, do lugar de Fratel, por procuração de seu filho João.

Tomásia de Mendonça teve, pelo menos, mais uma irmã chamada Sebastiana de Mendonça, que foi casada com João da Cruz, filho de Manuel Fernandes, n. Vilar de Boi – Fratel, e de (?, por lapso não diz) e que foram pais de, pelo menos, uma Vitória, n. 22.5.1723 – S.F.


Já agora, o Cap. Manuel Ribeiro, era filho de João Ribeiro e de Maria Ribeiro, ambos da Figueira, e foi casado com Mariana Ribeiro, filha de Francisco de Boim e de Natália Ribeiro. Estes últimos casaram em 7.10.1681 na S.F., sendo ele filho de António Boim e de Maria Álvares, do lugar da Castanheira, e ela filha de André Fernandes e de Mariana Ribeiro, de Pena Falcão. O Cap. Manuel Ribeiro e Mariana Ribeiro foram pais de, pelo menos, uma Joana, n. 8.3.1717 – S.F., e de um João, nascido em 1722.


- Nasceu Maria, na S.F., a 18.9.1717, b. 23.9.1717, filha de João Alves e de Gracia Salgueiro, neta paterna de Manuel Alves Galvão e de Maria Fernandes, neta materna de João Fernandes e de Ana Salgueiro.


- Diogo Fernandes, progenitor dos “Diogo” (que foi casado com Luísa Maria Ribeiro), n. 17.5.1747, b. 25.5.1747 – S.F., era filho de Domingos Fernandes (1.º cas. Deste. Foi depois casado com Maria Nogueira), n. Atalaia de Estêvão Vaz, e de Maria Teresa, n. S.F. Era neto paterno de Manuel Fernandes Canhoto, n. Atalaia do Dente, e de Isabel Fernandes, n. Atalaia de Estêvão Vaz. Era neto materno de Manuel Henriques Amaro e de Tomásia Rodrigues, ambos de S.F.

De momento é tudo.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221750 | abivar | 20 fev 2009 23:22 | Em resposta a: #221736

Caro Luís Projecto Calhau:

Muito obrigado por este manancial de novos elementos que me permitiram completar diversos costados da árvore da minha Mulher. Há uma divergência com uma informação prestada pelo confrade Daniel Andrade Ferreira na mensagem de 8/1/2009 às 22h47; aí se diz que João Alves seria filho de Manuel Alves Galvão e Joana Vaz e neto paterno do casal que se dá por pais de João Alves no assento de baptismo da filha Maria. De facto o nascimento de João Alves em 1680 é relativamente prematuro para que os avós tivessem casado em 1662, dando o pai a ter o filho João no máximo aos 17 anos, o que, sendo possível, não deixa de ser apertado; em contrapartida, sendo filho dos que se supunha serem avós tratar-se-á de um filho relativamente tardio, nascido 18 anos depois do casamento dos pais, mais uma vez circunstância perfeitamente possível. Haverá mais algumas indicações quanto a esta filiação? e onde se inserirá o casal que o confrade Daniel Ferreira dava por progenitor de João Alves?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa e Fratel

#221758 | agp | 21 fev 2009 00:18 | Em resposta a: #221736

Caros Confrades Luís Projecto Calhau e António Bivar,

Nos livros do Fratel, já localizei dois filhos do casal Manuel Dias Ramos e a Isabel Marques: António (bp. 30.9.1688) e João (n. 19.2.1690). Sei que tiveram, além destes e de Pedro Marques, a Clemente Dias que foi ordenado em 1705 (ANTT, Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Habilitações de Genere, Maço 2293).

No processo de ordenação de Clemente Dias, segundo dados fornecidos pelo confrade Carlos Machado, consta que é neto paterno de Pedro João e de Beatriz Dias e materno de Pedro Marques e de Isabel Marques, todos do Fratel.

Pedro Marques e Isabel Marques viveram no lugar do Vermum. Tenho nota de 8 filhos, a saber, Manuel Marques (bp. 30.11.1666, antepassado da minha nora que casou a 11.5.1689 com Maria Alves filha de Domingos Dias e de Isabel Alves), Maria (bp. 9.12.1646), Maria (b. 19.1.1648), Maria (b. 12.7.1649), Pedro (b. 19.5.1652), a referida Isabel Marques (b. 29.6.1654), Teresa (4.3.1663) e Maria (16.1.1660).

Pedro João e Beatriz Dias, tiveram além de Manuel Dias Ramos, a Maria (b. 17.2.1656) e a Pedro João (n. 16.8.1659, antepassado da minha nora, e que casou com Teresa Fernandes filha de Francisco Dias e de Isabel Fernandes).

Manuel Dias Ramos casou 2ª vez com Ana Simoa a 28.7.1707, filha de Pedro Fernandes e de Ana Simoa.

A minha nora também descende do casal Manuel Fernandes Canhoto e Isabel Fernandes, pelo filho Manuel Fernandes que casou com Águeda Fernandes, das Oliveiras, a 6.5.1717 filha de Manuel Fernandes Cardoso e de Maria (ou Isabel ?) Fernandes.

Um abraço,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa e Fratel

#221792 | LProjecto | 21 fev 2009 16:48 | Em resposta a: #221758

Caro parente António da Graça Pereira,

Muito obrigado pela partilha desses elementos. Além de ter possibilitado o conhecimento de mais umas gerações na minha ascendência do Fratel, ainda descobrimos o meu parentesco com o seu netinho, agora também pela sua linha materna.

Queria retribuir de alguma forma, mas não vejo, por agora, como.

Se não estou em erro, o Manuel Fernandes, ascendente da sua nora, filho de Manuel Fernandes Canhoto, foi casado em segundas núpcias com Josefa de Mendonça, filha dos meus avoengos Filipe Martins de Mendonça e Maria Fernandes - sendo, estes últimos, os pais de Isabel da Cruz de Mendonça, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1167271

e de, pelo menos, uma Catarina de Mendonça (que casou com Manuel de Almeida, filho de Manuel Domingues e de Jacinta Marques e tiveram um filho de nome Manuel, que nasceu na S.F. a 6.12.1763) e de uma Maria de Mendonça, que casou a 5.11.1754 com Manuel Vaz, filho de Manuel Vaz e de Maria Ribeiro.

Do casamento de Manuel Fernandes com Josefa de Mendonça terá nascido, pelo menos, os seguintes filhos: Maria, Manuel e Rosália, respectivamente a 16.11.1756, a 2.6.1759 e a 14.5.1763. Suponho que tais elementos já seriam do seu conhecimento, ainda assim, fica o registo para quem tiver interesse.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa e Fratel

#221796 | abivar | 21 fev 2009 17:58 | Em resposta a: #221758

Caro António G. Pereira:

Muito obrigado por mais estas informações, com antepassados da minha mulher comuns com a sua nora.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221799 | LProjecto | 21 fev 2009 18:16 | Em resposta a: #221750

Caro António Bivar,

Na verdade, não tinha ainda relacionado os elementos que aqui deixei, e que foram fruto das minhas recentes pesquisas, com a informação divulgada pelo confrade Daniel Andrade Ferreira no tópico referido, pelo que admito a existência de alguma divergência, embora tenha consciência da objectividade dos dados que apresentei que reflectem os apresentados nos paroquiais.

Contudo, estou a pensar voltar aos paroquiais de S.F., na próxima quarta-feira, e se houver novidades logo lhe darei conta.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221817 | djabaf34 | 21 fev 2009 23:09 | Em resposta a: #221750

Caro António Bivar

Reparei, agora, na informação que o parente Luís Projecto Calhau colocou aqui no forúm, de facto, tem razão João Álvares Galvão consta como filho de Manuel Álvares Galvão e de Maria Fernandes, como lhe tinha uma primeira vez, mas, depois das dúvidas que me levantou sobre alguma dificuldade cronológica deste enlace, fui, também eu, verificar se me teria escapado alguma coisa, encontrei outra referência que tinha tirado dos paroquias, já há alguns anos, e na qual tinha um apontamento de João Álvares Galvão, filho de Manuel Álvares Galvão e de Joana Vaz, e neto dos supracitados, assim, o Manuel Álvares Galvão com Joana Vaz ou é um segundo casamento ou do pai do JAG ou o casamento de seu irmão MAG, esta é uma dúvida que mantenho, talvez o confrade Luís Projecto Calhau, como tem os paroquiais digitalizados possa esclarecer. Segue as notas que tenho, com a primeira versão dos apontamentos, embora tenhamos, ainda, o problema da consanguinidade para resolver.


2 MANUEL ÁLVARES, o Galvão de alcunha, nasceu na Sobreira Formosa cerca de
1640, casou na Sobreira Formosa a 13-02-1662 com Maria Fernandes, filha de
Domingos Peres e de Ana Fernandes (que penso ser filho de Simão Álvares e de Luzia Álvares)

3 Manuel Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 02-02-1679.

3 João Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 09-05-1680, foi
padrinho o Padre Manuel Fernandes, seu tio materno. Casou com Grácia
Salgueiro, filha de João Fernandes e de Ana Salgueiro.

4 Ana Fernandes Salgueiro, nasceu na Sobreira Formosa a 19-10-
1708, foi padrinho Pedro Salgueiro da vila de Oleiros e madrinha
Joana solteira filha de Domingos Álvares, casou com António de
Andrade (Andrade §1) onde segue a sua geração.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221819 | djabaf34 | 21 fev 2009 23:10 | Em resposta a: #221817

Caro António Bivar

Reparei, agora, na informação que o parente Luís Projecto Calhau colocou aqui no forúm, de facto, tem razão João Álvares Galvão consta como filho de Manuel Álvares Galvão e de Maria Fernandes, como lhe tinha uma primeira vez, mas, depois das dúvidas que me levantou sobre alguma dificuldade cronológica deste enlace, fui, também eu, verificar se me teria escapado alguma coisa, encontrei outra referência que tinha tirado dos paroquias, já há alguns anos, e na qual tinha um apontamento de João Álvares Galvão, filho de Manuel Álvares Galvão e de Joana Vaz, e neto dos supracitados, assim, o Manuel Álvares Galvão com Joana Vaz ou é um segundo casamento ou do pai do JAG ou o casamento de seu irmão MAG, esta é uma dúvida que mantenho, talvez o confrade Luís Projecto Calhau, como tem os paroquiais digitalizados possa esclarecer. Segue as notas que tenho, com a primeira versão dos apontamentos, embora tenhamos, ainda, o problema da consanguinidade para resolver.


2 MANUEL ÁLVARES, o Galvão de alcunha, nasceu na Sobreira Formosa cerca de
1640, casou na Sobreira Formosa a 13-02-1662 com Maria Fernandes, filha de
Domingos Peres e de Ana Fernandes (que penso ser filho de Simão Álvares e de Luzia Álvares)

3 Manuel Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 02-02-1679.

3 João Álvares Galvão, nasceu na Sobreira Formosa a 09-05-1680, foi
padrinho o Padre Manuel Fernandes, seu tio materno. Casou com Grácia
Salgueiro, filha de João Fernandes e de Ana Salgueiro.

4 Ana Fernandes Salgueiro, nasceu na Sobreira Formosa a 19-10-
1708, foi padrinho Pedro Salgueiro da vila de Oleiros e madrinha
Joana solteira filha de Domingos Álvares, casou com António de
Andrade (Andrade §1) onde segue a sua geração.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221821 | djabaf34 | 21 fev 2009 23:13 | Em resposta a: #221799

Caro Luís Projecto Calhau

A sua encomenda seguiu na sexta-feira, espero que segunda-feira já a tenha em sua posse, foi a garantia que os CTT me deram.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221823 | LProjecto | 22 fev 2009 00:30 | Em resposta a: #221817

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Estive a ler a mensagem que dirigiu ao confrade António Bivar e permita-me que esclareça que não tenho os paroquiais de Sobreira Formosa digitalizados, ao contrário do que o Daniel, certamente por lapso, referiu. Equacionei, apenas, a possibilidade de adquirir na TT um ou outro rolo de microfilmes da freguesia em questão.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#221861 | alcmfp | 22 fev 2009 21:02 | Em resposta a: #217012

Caros Confrades

Alguém tem conhecimento duns indivíduos chamados Pedro Fernandes Salgueiro casado com Maria Martins, naturais de Sobreira Formosa que nasceram cerca de 1590 e 1600 e que foram pais dum padre Damião Fernandes Salgueiro ou Damião Salgueiro?

Um obrigado prévio


Álvaro F. Passos

Resposta

Link directo:

RE: "Salgueiro" de Sobreira Formosa

#221863 | LProjecto | 22 fev 2009 21:32 | Em resposta a: #221861

Caro Álvaro Passos,

Não tenho conhecimento de qualquer indivíduo dos nomes que referiu, mas quem sabe não estarão relacionados com os "Salgueiro" já referidos neste tópico?

A habilitação de génere desse padre, a existir, poderá servir como uma pista para uma possível ligação, por exemplo, aos "Salgueiro" de Oleiros.

Lamento não poder ajudar, pode ser que outro confrade que estude a zona o possa esclarecer... pelo que, para facilitar, relanço nesta mensagem o seu apelo:

"...Alguém tem conhecimento duns indivíduos chamados Pedro Fernandes Salgueiro casado com Maria Martins, naturais de Sobreira Formosa que nasceram cerca de 1590 e 1600 e que foram pais dum padre Damião Fernandes Salgueiro ou Damião Salgueiro?..."


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222155 | LProjecto | 25 fev 2009 22:03 | Em resposta a: #218377

Caro António Bivar,

Há dias que andava para conferir o assento de casamento, ocorrido a 22.9.1682 – S.F., de Manuel de Mendonça, filho de Miguel Vaz e de Filipa de Mendonça, com Maria de Mendonça, filha de João Álvares de Andrade e de Jerónima Rufina de Mendonça, na esperança de encontrar alguma referência à dispensa de parentesco, que nos ajudaria a equacionar a suposta ascendência de Lucas de Mendonça. Hoje, finalmente, consegui voltar aos paroquiais e confirmei a dispensa de 3.º grau (dobrado) de consanguinidade.

À luz deste novo dado, como interpreta estes elementos?

__________

Em relação a outro ramo "Mendonça"…

Em tempos anotei um assento de baptismo na convicção de que estaria a anotar o nome dos pais de Paula de Mendonça, que foi casada com Bartolomeu Martins. O assento dizia respeito ao baptismo de uma Maria, que foi baptizada na S.F. em 22.2.1651. Era filha de Pedro Gaspar e de Paula Álvares de Mendonça.

Estou absolutamente convencido que estes eram os pais de Paula de Mendonça, casada com Bartolomeu Martins, pois encontrei o assento de óbito da referida Paula Álvares de Mendonça, ocorrido em 27.2.1695, que confirma ter sido casada com Pedro Gaspar e informa que fez testamento e que "...ha de dar conta Bartolomeu Martins do Casal do Alvito."

Existe também:

25.10.1697
- António Vaz c.c. Maria de Andrade e Mendonça
Ele, filho de António Domingues e de Maria Vaz
Ela, filha de Domingos de Andrade e de Isabel de Andrade de Mendonça
Dispensaram do 3.º e 4.º grau de consanguinidade

___________

Em relação aos “Boim”…

Encontrei:

14.9.1685 – S.F.
- António de Boim c.c. Isabel Fernandes
Ele, filho de António de Boim e de Maria Álvares, da Castanheira (S.F.).
Ela, filha de Manuel Francisco e de Maria Fernandes, da Casa Nova (S.F.)

11.5.1687 – S.F.
- António Fernandes c.c. Catarina de Boim
Ele, filho de Domingos Fernandes e de Maria Fernandes
Ela, filha de António de Boim e de Maria Álvares.

24.4.1689
- Manuel Fernandes c.c. Isabel de Boim
Ele, filha de Pedro Fernandes e de Isabel Fernandes
Ela, filha de António de Boim e de Maria Álvares
Ela, foi antes casada com António Fernandes

1657 (por falta de tempo não anotei a restante informação)
- António de Boim c.c. Isabel Gonçalves

_____________

Em relação aos “Salgueiro”…

Existe:

9.9.1657
- Manuel Álvares c.c. Maria Fernandes (ignoro se estarão relacionados com os “Salgueiro”, mas poderiam corresponder ao casal “Manuel Álvares, o Galvão, e Maria Fernandes)
Ele, filho de Manuel Álvares e de Maria João
Ela, filha de Gaspar Fernandes e de Domingas de Araújo

Nota: Não cheguei a confirmar no assento de casamento ocorrido em 13.2.1662 que o confrade Daniel de Andrade Ferreira anotou como sendo o correspondente ao de Manuel Álvares Galvão e Maria Fernandes.

7.5.1652
- João da Costa c.c. Ana Salgueiro
Ele, filho de Fernando Luís e de Natália da Costa, moradores em Abrantes.
Ela, filha de João Baptista e de Ana Salgueiro.

11.6.1688
- Pedro Fernandes c.c. Ana Fernandes
Ele, filho de Domingos Fernandes e de Margarida Dias
Ela, filha de Manuel Pires e de Ana Fernandes. Foi antes casada com João Salgueiro, filho de Manuel Álvares e de Maria Salgueiro.

30.9.1696
- Manuel Álvares c.c. Ana Salgueiro
Ele, filho de Manuel Álvares e de Maria Simoa
Ela, filha de António de “Miam” (seria Damião?!) e de Joana Antunes

6.2.1690
- b. Maria – Filha de João Fernandes e de Ana Salgueiro.

17.4.1718
- b. Catarina – Filha de João Álvares e de Maria Salgueiro
NP – Brás Gonçalves e de Ana Fernandes
NM – João Fernandes e de Ana Salgueiro

15.11.1717
- b. António – Filho de Manuel Salgueiro (do 2. cas.) e de Joana Fernandes.
NP- António Damião e de Joana Antunes
NM- Pedro Fernandes e de Catarina Fernandes

Nota: Curioso este assento pelo facto de poder indiciar uma possível descendência dos indivíduos que o confrade Álvaro Passos referiu na sua mensagem deste tópico.


11?.9.1717 – Maria – Filha de João Álvares e de Gracia Salgueiro
NP – Manuel Álvares Galvão e Maria Fernandes
NM – João Fernandes e de Ana Salgueiro


__________

Óbitos…

12.8.1684 – f. Jerónima Rufina de Mendonça. C/ Testamento. Testamenteiro: Brás Gonçalves, do moinho da Fróia.

26.8.1695 – f. Manuel de Mendonça, que foi casado com Maria de Mendonça. Foi testamenteiro Miguel Vaz, seu pai.

20.7.1681 – f. Manuel Álvares, O Galvão, casado que foi com Maria Fernandes. S/ testamento. C/ obrigação de 50 missas.

13.10.1680 – f. João Álvares de Andrade. S/testamento.

1.4.1680 – f. Catarina Fernandes, mulher que foi de Francisco de Boim.

26.11.1678 – f. Um filho de Manuel Álvares, o Galvão.


Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222225 | abivar | 26 fev 2009 16:58 | Em resposta a: #222155

Caro Luís Projecto Calhau:

Muito interessantes estes elementos! a consanguinidade em terceiro grau dobrado que refere obriga a que encontremos dois pares de irmãos sendo, em cada par, um dos elementos extraído de entre João Vaz, Joana Fernandes, Lucas de Mendonça e Luzia Cristóvão e o segundo de entre Simão Álvares, Luzia (ou Luisa?) Álvares, Constantino de Mendonça e Isabel Velha. Parece lógico que um dos pares seja Lucas de Mendonça e Constantino de Mendonça, os quais seriam assim ambos filhos de João de Mendonça, segundo Cândido Teixeira o primeiro Mendonça a estabelecer-se em Sobreira Formosa; quanto ao outro ficamos sem pistas pois não há mais nenhuma coincidência de apelidos...

Quanto à dispensa em 3º e 4º grau de António Vaz com Maria de Andrade de Mendonça dá um parentesco de 2º e 3º a estabelecer entre, por um lado António Domingues e Maria Vaz e por outro Domingos de Andrade e Isabel de Andrade de Mendonça (ou Isabel Velha, nome da avó materna como também é chamada). Se o procurarmos pela ligação Vaz - Mendonça que conhecemos, poderíamos supor que Maria Vaz descendia do casal Miguel Vaz - Filipa de Mendonça; é apertado mesmo para ser filha, já que este último casal casa em 1661 e Maria Vaz tem filho a casar em 1697. Teríamos de supor que Maria Vaz e o filho casaram ambos em média antes dos 18 anos, para encaixar as duas gerações em 36 anos; admitindo essa hipótese, então teríamos um parentesco entre os noivos de 1697 através de João de Mendonça, mas seria em 4º grau puro e não em 3º e 4º, pois teríamos de subir quatro gerações de cada lado (num dos lados Maria Vaz - Filipa de Mendonça - Lucas de Mendonça - João de Mendonça e no outro Isabel Velha - Jerónima Rufina de Mendonça - Constantino de Mendonça - João de Mendonça).

Assim, à partida, devemos tentar outra via; como também nos falta um parentesco no casamento anterior, talvez se possa tentar pelo lado dos pais de Miguel Vaz. Assim seria João Vaz ou Joana Fernandes (pais de Miguel) a conceder os dois parentescos que nos faltam; admitindo que Maria Vaz fosse irmã de Miguel Vaz poderíamos supor que ambos fossem parentes em 2º grau (primos co-irmãos) de um dos progenitores de Isabel Velha (ou de Andrade de Mendonça) e de sua irmã Maria de Mendonça, dando assim quer o parentesco de 3º grau que faltava no primeiro casamento (o de Maria de Mendonça), quer o parentesco de 3º e 4º que falta neste de 1697, pois pela linha de Maria Vaz teríamos parentesco de 2º grau desta com um dos avós maternos da noiva, portanto de 2º e 3º grau com a mãe da noiva o que dá finalmente parentesco de 3º e 4º grau para os noivos.

Esta hipótese permite assim “encaixar” todas as consanguinidades dos dois casamentos, mas deixa-nos na dúvida quando às relações efectivas de parentesco; será através de João Vaz ou de Joana Fernandes? e do outro lado, um destes será irmão de Simão Álvares ou de Luzia Álvares? Excluo para já a hipótese desta ligação familiar ser com Constantino de Mendonça ou sua mulher Isabel Velha, por não haver referência a dispensa no casamento de Miguel Vaz com Filipa de Mendonça (caso contrário seriam primos co-irmãos...).

Outra informação que me chamou a atenção foi o baptismo de Maria em 1717 que confirma a filiação de João Álvares casado com Grácia Salgueiro em Manuel Álvares Galvão e Maria Fernandes.

Ficamos ainda sem perceber as consanguinidades no casamento de João de Andrade e Mendonça com Teresa Nogueira; deveriam ser dispensados em 2º grau por um tronco e em 3º por outro e não em 3º e 5º...

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222261 | djabaf34 | 26 fev 2009 21:49 | Em resposta a: #222225

Caros António Bivar e Luis Calhau

Estive a consultar o processo de ordenação do Padre João de Andrade (1698), filho de Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes, neto paterno de Simão Álvares e de Luzia Álvares e materno de Diogo Fernandes e de Grácia Fernandes; temos para já três filhos do casal Simão e Luzia, João Álvares de Andrade, Manuel Fernandes de Andrade e Feliciana de Andrade; João de Andrade era " mestre de gramática e príncipios de latim, requereu admissão ao seminário da guarda, pois os seus pais não tinham possibilidades económicas de o colocarem a estudar (na universidade, presumo), visto não existirem instituições nas proximidades da sua terra, e terem mais fihos para sustentar, sendo seus pais pessoas honradas e da principal gente da dita vila se Sobreira Formosa, seu pai era proprietário e oficial de sangrador", do processo de património para se ordenar, doaram propriedades imóveis, além de seus pais, seu irmão António de Andrade casado com Mariana Henriques, e André Fernandes e sua filha Natália Ribeiro casada com Francisco de Boim; testemunhas temos, Basílio Baz, lavrador, Miguel Vaz, tabelião do judicial e notas de SF, Maria de Mendonça Dona viúva de Manuel de Mendonça, que tinha algumas propriedades junto às de Manuel Fernandes de Andrade; o processo está um pouco degradado o que não facilitou a procura mais elementos, principalmente a inquirição de génere, mas vou voltar a consultá-lo, espero tirar mais alguns elementos que possam ser úteis.

Paula Álvares de Mendonça, nasceu a 29-11-1676, filha de Bento Lopes Martins e de Mariana de Mendonça(será a outra filha de João Álvares de Andrade?).

Abraço
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222262 | djabaf34 | 26 fev 2009 21:50 | Em resposta a: #222155

Caros António Bivar e Luis Calhau

Estive a consultar o processo de ordenação do Padre João de Andrade (1698), filho de Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes, neto paterno de Simão Álvares e de Luzia Álvares e materno de Diogo Fernandes e de Grácia Fernandes; temos para já três filhos do casal Simão e Luzia, João Álvares de Andrade, Manuel Fernandes de Andrade e Feliciana de Andrade; João de Andrade era " mestre de gramática e príncipios de latim, requereu admissão ao seminário da guarda, pois os seus pais não tinham possibilidades económicas de o colocarem a estudar (na universidade, presumo), visto não existirem instituições nas proximidades da sua terra, e terem mais fihos para sustentar, sendo seus pais pessoas honradas e da principal gente da dita vila se Sobreira Formosa, seu pai era proprietário e oficial de sangrador", do processo de património para se ordenar, doaram propriedades imóveis, além de seus pais, seu irmão António de Andrade casado com Mariana Henriques, e André Fernandes e sua filha Natália Ribeiro casada com Francisco de Boim; testemunhas temos, Basílio Baz, lavrador, Miguel Vaz, tabelião do judicial e notas de SF, Maria de Mendonça Dona viúva de Manuel de Mendonça, que tinha algumas propriedades junto às de Manuel Fernandes de Andrade; o processo está um pouco degradado o que não facilitou a procura mais elementos, principalmente a inquirição de génere, mas vou voltar a consultá-lo, espero tirar mais alguns elementos que possam ser úteis.

Paula Álvares de Mendonça, nasceu a 29-11-1676, filha de Bento Lopes Martins e de Mariana de Mendonça(será a outra filha de João Álvares de Andrade?).

Abraço
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222266 | LProjecto | 26 fev 2009 22:06 | Em resposta a: #222225

Caro António Bivar,

Permita-me que dirija um sincero elogio a essa sua dedução.
Humildemente, atrevo-me a dizer que descreveu exactamente o raciocínio que ontem procurei fazer ao conjugar todos os elementos.

Para já, penso que poderemos considerar desvendado o parentesco de Lucas de Mendonça com Constantino de Mendonça. Assim se compreende o facto deste Lucas de Mendonça ter sido baptizado com o nome do seu primo, o Pe. Lucas de Mendonça, filho de Damásia de Mendonça - filha do primeiro casamento de Isabel de Mendonça. Também assume alguma lógica a continuidade do nome próprio, pouco usado na época e zona em questão, "Justina", que foi o nome de uma tia de Lucas de Mendonça e o nome dado a uma sua bisneta (filha de Manuel Fernandes e de Maria de Mendonça ou dos Reis).

Quanto aos "Vaz", além da linha que referiu, temos ainda a considerar uma outra ligação aos "Mendonça", que é apresentada no título "Vazes, da Sertã", de C.T., ou seja, aquela que é descrita quando é aludido o Capitão Miguel de Mendonça, que foi casado, em primeiras núpcias, com a sua prima Isabel de Mendonça, com dispensa de 2.º e 3.º grau.

Outro elemento que, a meu ver, é necessário tomar em conta é a possível ligação dos “Cristóvão” aos "Mendonça".
Houve um outro casal homónimo de João Álvares e Jerónima de Mendonça, que viveu, ou pelo menos, faleceu em data anterior a João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Mendonça, a deduzir pelo seguintes assentos:

31.10.1657 - S.F.
Manuel Fernandes c.c. Maria Cristóvão.
Ele, filho de Domingos (...) e de Isabel Fernandes.
Ela, filha de João Álvares e de Jerónima de Mendonça (já defuntos).
Testemunhas: Simão Álvares e Domingos ou Domingas Fernandes.

6.5.1652 - S.F.
- Pedro Fernandes c.c. Úrsula de Mendonça (supostamente a irmã de Maria Cristóvão)
Ele, filho de Pedro Fernandes e de Leonor Martins (moradores em Sarzedas)
Ela, filha de João Álvares "O Singalho" e de Jerónima de Mendonça (já defuntos), de S.F.

Ora, sabendo que João Álvares de Andrade faleceu em 1680 e Jerónima Rufina de Mendonça em 1684, aqueles só poderiam corresponder a outros indivíduos, ainda que se considere curioso o facto de ter sido um Simão Álvares a apadrinhar. Corresponderia este Simão Álvares ao mesmo indivíduo que foi pai de João Álvares de Andrade?


A existir, qual seria o parentesco deste casal com o outro?
Poderíamos supor que um destes indivíduos poderia ter ascendência "Cristóvão"...

Quanto aos "apertos" entre gerações, pelo que me tenho apercebido existiam, efectivamente, alguns nesta freguesia.
Por exemplo, o meu ascendente, Manuel de Abreu, filho de Diogo Gomes Manso e de Úrsula de Abreu, nasceu em 9.12.1713 antes do casamento dos pais ("...o qual houveram antes de serem recebidos...") e casou em 29.8.1731, antes de fazer 18 anos. Naturalmente que as probabilidades serão mais diminutas se estivermos a contar com um aperto em duas gerações seguidas.

Em relação ao suposto parentesco entre João de Andrade e Mendonça com Teresa Nogueira, estou a contar confirmar, na próxima segunda-feira, os dados que contam do respectivo assento de casamento, pois também tenho muitas dúvidas por saber a circunstância na qual tirei tal apontamento, existindo uma forte possibilidade de me ter equivocado.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222270 | djabaf34 | 26 fev 2009 23:00 | Em resposta a: #222266

Caro Luís

Paula Álvares de Mendonça, nasceu a 29-11-1676, filha de Bartolomeu Martins e de Mariana ou Maria de Mendonça( é possível que seja a outra filha de João Álvares de Andrade). Peço desculpa, mas por engano coloquei Bento Martins.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222274 | LProjecto | 26 fev 2009 23:13 | Em resposta a: #222225

Caro António Bivar,

Esqueci-me de referir uma outra ligação entre "Vaz" e "Mendonça":

11.5.1650 - S.F.
b. Maria - Filha de João Vaz de Moura e de Maria de Mendonça
Pad: Miguel de Mendonça, morador na Sertã e ùrsula de Abreu, filha de Cristóvão de Abreu, moradora na S.F.


9.9.1652 - S.F.
b. Avelino - Filho de João Vaz de Moura e de Maria de Oliveira de Mendonça.
Pad: Pedro de Mendonça, almoxarife e morador em Proença-a-Nova.

22.4.1654 - S.F.
b. Isabel - Filha de João Vaz de Moura e de Maria de Mendonça
(...)

Já agora, suponho que o tal casal homónimo "João Álvares e Jerónima Rufina" poderia, de facto, ser aparentado com o Simão Álvares, pai de João Álvares de Andrade. Vejamos:

O confrade Daniel de Andrade Ferreira deu-me hoje conhecimento de um filho de Simão Álvares, de nome Manuel Fernandes de Andrade que foi casado com uma Maria Fernandes e foram pais de um padre de nome João de Andrade.

Existe:
9.2.1718 - S.F.
n. Manuel - Filho de Marcos Rodrigues e de Isabel de Mendonça.
Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Joana de Boim
Neto materno de Pedro Fernandes e de Úrsula de Mendonça, da Aldeia Cimeira.
Pad: João de Boim e Águeda de Boim

2.8.1714 - S.F.
n. Maria (no Troviscal) - Filha de Marcos Rodrigues e de Isabel de Mendonça
Pad: Pedro Fernandes e Maria de Andrade, filha de Manuel Fernandes de Andrade.

Tal como referi na última mensagem, a referida Úrsula de Mendonça era filha do tal João Álvares "O Singalho" e de Jerónima de Mendonça.

Por outro lado, o facto de ter existido um filho de Simão Álvares, de nome próprio "Manuel", suscita muitas dúvidas em relação à existência de um outro com o mesmo nome próprio, tal como era o suposto Manuel Álvares Galvão... Vamos ter que descodificar mais esse enigma...

Enfim, é pano para mangas!

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222277 | LProjecto | 26 fev 2009 23:20 | Em resposta a: #222270

Caro Daniel,

Nesse caso, não se tratará da Paula Álvares de Mendonça que foi casada com Pedro Gaspar, que certamente terão nascido em data muito anterior, mas sim da sua neta Paula, filha de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça (filha), que casa em 2.9.1703 com João Ribeiro.

Pelo menos, assim o julgo.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222360 | abivar | 27 fev 2009 17:03 | Em resposta a: #222262

Caro Daniel Ferreira:

Miguel Vaz tabelião poderá ser o pai de Manuel de Mendonça e sogro de Maria de Mendonça; tudo indica que este casal (com esta filiação para Manuel de Mendonça, de acordo com o respectivo assento de casamento, como reportou o confrade Luís Projecto Calhau) corresponde ao referido neste processo de ordenação, sendo ela já viúva. Nesse caso a testemunha Maria de Mendonça seria prima co-irmã do ordenando João de Andrade, por ser filha de João Álvares de Andrade, o que explicaria as propriedades juntas com o tio Manuel Álvares de Andrade. No processo não referem o ofício de recebedor das sizas de Simão Álvares? Ainda andamos às voltas com a consanguinidade de 4º grau no casamento de António de Andrade com Ana Fernandes Salgueira; será possível que o pai de Manuel Álvares Galvão seja outro Simão Álvares eventualmente o recebedor das sizas e distinto do casado com Luzia Álvares? ou saberemos que o recebedor das sizas era este último pela nomeação do filho João Álvares de Andrade para o mesmo cargo? Se o parentesco de António de Andrade como Ana Fernandes fosse antes pelos Mendonças, como do lado do noivo temos exactamente quatro gerações até Constantino de Mendonça, então Catarina de Mendonça, que tínhamos como mãe da avó materna da noiva (Ana Salgueira), convinha que fosse filha do mesmo Constantino de Mendonça para obtermos exactamente o parentesco em quarto grau; também convinha nesse caso que os Simãos Álvares fossem distintos para evitar outro parentesco omitido no assento. Serão estas hipóteses compatíveis com a documentação conhecida?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222370 | abivar | 27 fev 2009 17:53 | Em resposta a: #222274

Caro Luís Projecto Calhau:

Parece que os dois casais homónimos deverão estar em gerações diferentes; talvez João Álvares "o Singalho" fosse irmão de Simão Álvares e a sua mulher Jerónima Rufina de Mendonça irmã de Constantino de Mendonça (aceitando que a geração de Constantino terá sido a primeira de Mendonças a nascer em Sobreira Formosa). Assim podemos imaginar que teriam "patrocinado" o casamento dos sobrinhos homónimos (quiçá afilhados respectivamente de cada um dos tios homónimos...); se assim fosse, Manuel Fernandes de Andrade seria primo co-irmão de Úrsula de Mendonça, mãe de Isabel de Mendonça e portanto Maria de Andrade prima "terceira" desta sua "comadre".

Em mensagem ao confrade Daniel Ferreira pedi alguns esclarecimentos que permitam equacionar outra vez a dispensa no 4º grau de consanguinidade no casamento de António de Andrade com Ana Fernandes (Salgueiro); se houver esse parentesco pelos Mendonças (seria necessário cofirmar a ascendência Mendonça de Ana Salgueira, avó materna da noiva), então não conviria que houvesse parentesco pelo lado de Simão Álvares (esse segundo parentesco não é referido) e portanto o pai de Manuel Álvares Galvão, se se confirmar que era um Simão Álvares casado com Ana Fernandes, deveria ser distinto do casado com Luzia Álvares. Também pus a questão de saber se o cargo de Escrivão das sizas do Simão Álvares casado com Luzia Álvares está documentalmente provado (nomeadamente em idêntica nomeação do filho João Álvares de Andrade) ou se poderia ser outro Simão Álvares, eventualmente o pai do Galvão... Estranhei esse cargo não ser referido no processo do neto padre João de Andrade, quando dizem que era pessoa principal, proprietário e "oficial de sangrador" (ou seja, cirurgião e provavelmente também barbeiro).

Outra hipótese seria a alcunha "o Galvão" ter por função distingui-lo de um meio-irmão homónimo (julgo ter encontrado, ainda que sem prova documental inequívoca, um par de irmãos com o mesmo nome próprio, distinguidos apenas pelos apelidos usados - no referido caso João Marinho e João Falcão). Mas nesse caso ficaria por explicar a referida consanginidade "em quarto grau" uma vez que deveria então antes ser em terceiro e quarto grau.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222459 | djabaf34 | 28 fev 2009 13:18 | Em resposta a: #222370

Caro António Bivar

Estive a analisar a sua mensagem, a consanguinidade entre António de Andrade e Ana Salgueiro pode, também, existir se João Fernandes casado com Ana Salgueiro for filho de Manuel Fernandes de Andrade, que seria Fernandes para o destinguir de seu irmão o Padre João de Andrade, assim teriamos:


Simão Álvares - Luzia Álvares

João Álvares de Andrade - Jerónima de Mendonça

Isabel Velha - Domingos de Andrade

Manuel de Andrade - Catarina Fernandes

António de Andrade

Ana Fernandes Salgueiro

Grácia Salgueiro - João Álvares Galvão

João Fernandes - Ana Salgueiro

Manuel Fernandes de Andrade - Maria Fernandes

Simão Álvares - Luzia Álvares


Parece-me que faz sentido, o PO de João de Andrade, ainda, precisa de ser visto com maior atenção, há sempre pormenores que nos escapam, no entanto, é referido que "Manuel Fernandes de Andrade tem o Ofício de Sangrador, como o teve seu pai Simão Álvares" no caso seria a sua "profissão oficial", foi recebedor das sisas durante 10 anos, como é referido na carta de propriedade passada a seu filho, mais velho, João Álvares de Andrade, aguardo comentários.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222467 | djabaf34 | 28 fev 2009 15:36 | Em resposta a: #222370

Caro António Bivar

Estive a analisar a sua mensagem, a consanguinidade entre António de Andrade e Ana Salgueiro pode, também, existir se João Fernandes casado com Ana Salgueiro for filho de Manuel Fernandes de Andrade, que seria Fernandes para o destinguir de seu irmão o Padre João de Andrade, assim teriamos:


Simão Álvares - Luzia Álvares

João Álvares de Andrade - Jerónima de Mendonça

Isabel Velha - Domingos de Andrade

Manuel de Andrade - Catarina Fernandes

António de Andrade
Ana Fernandes Salgueiro

Grácia Salgueiro - João Álvares Galvão

João Fernandes - Ana Salgueiro

Manuel Fernandes de Andrade - Maria Fernandes

Simão Álvares - Luzia Álvares


Parece-me que faz sentido, o PO de João de Andrade, ainda, precisa de ser visto com maior atenção, há sempre pormenores que nos escapam, no entanto, é referido que "Manuel Fernandes de Andrade tem o Ofício de Sangrador, como o teve seu pai Simão Álvares" no caso seria a sua "profissão oficial", foi recebedor das sisas durante 10 anos, como é referido na carta de propriedade passada a seu filho, mais velho, João Álvares de Andrade, aguardo comentários.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222528 | LProjecto | 01 mar 2009 11:31 | Em resposta a: #217101

Caro António Bivar e Daniel Ferreira,

Não sei se já têm a filiação de Pedro de Mendonça, que só agora também consegui desvendar através dos assentos de baptismo das filhas, que já contava há uns tempos nos meus apontamentos, mas que me tinham passado despercebidos:

27.9.1715 - S.F.
n. Maria, filha de Pedro de Mendonça e de Ângela Henriques.
Neta paterna de Manuel Fernandes e de Maria de Mendonça (ou Maria dos Reis).
Neta materna de Manuel Jorge e de Maria Fernandes, todos da freguesia de Sobreira Formosa.

21.1.1719 - S.F.
n. Joana, filha de Pedro de Mendonça e de Ângela Henriques.
Neta paterna de Manuel Fernandes e de Maria de Mendonça.
Neta materna de Manuel Jorge e de Maria Fernandes, todos da freguesia de Sobreira Formosa.

Ou seja, Pedro de Mendonça era irmão de, pelo menos, Tomásia de Mendonça (minha ascendente), Maria de Mendonça e Justina de Mendonça.

Já agora, a mulher de João Álvares "O Singalho" só aparece como Jerónima de Mendonça, e não Jerónima Rufina, como por lapso referi numa mensagem anterior.

Julgo que fará todo o sentido a possibilidade destes serem aparentados com os homónimos, na forma como o António muito bem alvitrou.

Estou a tentar estudar o assunto, pela via de um Melchior (ou Belchior) de Andrade
que era filho de João de Mendonça e de Teresa de Abreu, e irmão de Maria de Mendonça (que foi madrinha de João Vaz de Mendonça, filho de Pedro Marques e de Tomásia de Mendonça) e foi casado com uma Maria de Mendonça, filha de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes, se não me falha a memória, surge relacionado com os dois grupos de indivíduos.

A irmã de Melchior de Andrade, Maria de Mendonça, foi casada com Manuel Gonçalves, filho de Manuel Fernandes e de Maria Fernandes, e foram pais de uma Joana, n. 14.6.1724. Foram padrinhos desta Joana, Pedro de Mendonça e Maria de Mendonça, mulher de Melchior de Andrade.

Tudo aponta para que o Manuel Fernades de Andrade tivesse vivido na Aldeia Cimeira e que fosse aparentado com o João Álvares "Singalho", que viveu no mesmo lugar. Este Manuel Fernandes de Andrade teve filhas com o apelido de "Andrade" e "Mendonça".

Tenho a ideia de ter visto algures a indicação de que Melchior de Andrade e Maria de Mendonça, sua mulher, eram aparentados, mas de momento não encontro tal informação.

O referido Melchior de Andrade teve, pelo menos, duas filhas:

- Maria, n. 8.7.1725 - S.F.
- Feliciana Maria de Andrade, que casou com Manuel da Mota Saldanha, de Proença-a-Nova, filho de José Vieira Manso e de D. Maria Josefa Saldanha. Foram pais de um Manuel, n. 25.2.1754 - S.F.

Julgo que estes serão aparentados com os que constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=310947

Embora os ascendentes “Vieira Manso” destes constem na bd geneall como naturais de Cortiçada, de Aguiar da Beira, sabemos que eram de Proença-a-Nova, antiga “Cortiçada”, bem como a linha dos "Fonseca" que se ligaram aos "Coutinho".

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222572 | djabaf34 | 01 mar 2009 21:18 | Em resposta a: #222528

Caro Luís Projecto Calhau

Essas informações que aqui deixou abrem perspectivas muitos diferentes, das que tinhamos à partida, principalmente pela informação que Manuel Fernandes de Andrade, teria tido filhas de apelido mendonça, na minha msg anterior, em qiue referi os pais de MFA e sua mulher, respectivamente Simão Álvares e Luzia Álvares e Diogo Fernandes e Grácia Fernandes; assim estes dois casais teriam algum ascendente Mendonça, se MFA não tiver casado segunda vez, e tivesse essas filhas Mendonça do 2º casamento; sei também que Diogo Fernandes e Grácia Fernandes casaram a 29-01-1651, ele filho de António Domingues e de Maria Fernandes e ela filha de Domingos Fernandes e de Margarida Dias, por aqui não se vislumbra, à primeira vista, ascendência Mendonça, talvez então no casal Simão Álvares e Luzia Álvares, vamos ver se consigo retirar mais alguma informação do PO de João de Andrade.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222577 | djabaf34 | 01 mar 2009 22:12 | Em resposta a: #222528

Caro Luís Projecto Calhau

Eu tenho um Belchior de Andrade, mas filho de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes, nascido aos 18 de Julho de 1688, padrinhos Pedro Gaspar do Alvito e Margarida de Abreu filha de José de Abreu. O Belchior que refere nasceu já no séc. 18?

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222581 | LProjecto | 01 mar 2009 23:11 | Em resposta a: #222572

Caro Daniel,

Tem razão, queira desculpar este lapso.
Estive a conferir a informação que anotei e, na realidade, o Melchior (ou Belchior) de Andrade era filho de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes.

Maria de Mendonça, sua mulher, é que era filha de João de Mendonça e de Teresa de Abreu. Foi esta Maria de Mendonça madrinha de baptismo de João Vaz de Mendonça, filho de Pedro Marques e de Tomásia de Mendonça.

Manuel Fernandes de Andrade teve uma filha chamada Maria de Andrade, que foi madrinha de baptismo, a 14.9.1706, de uma Maria, filha de Manuel de Mendonça e de Ana de Abreu.

Assim sendo, já não se justifica a suposição de que Manuel Fernandes de Andrade teria filhas de apelidos "Andrade" e "Mendonça", pois a Maria de Mendonça não era sua filha, mas nora.

Confirmo, nesse caso, que falamos do mesmo Belchior ou Melchior de Andrade.


Abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222582 | LProjecto | 01 mar 2009 23:21 | Em resposta a: #222577

Caro Daniel,

Esse Pedro Gaspar, do Alvito, padrinho de Belchior de Andrade, não seria o tal que foi casado com Paula Álvares de Mendonça, pais de Paula de Mendonça e de uma Maria, b. 22.2.1651?
Continuo a pensar que Belchior de Andrade teria ascendência "Mendonça"...

Abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222587 | LProjecto | 01 mar 2009 23:42 | Em resposta a: #222577

Caro Daniel,

Penso que já descobri a filiação de Maria de Mendonça, casada com Belchior de Andrade. Nos meus apontamentos consta como filha de João de Mendonça e de Teresa de Abreu. Bem, este João de Mendonça deverá ser o Cap. João de Mendonça de Andrade e a Teresa de Abreu deverá ser a Teresa Nogueira (de Abreu), filha dos meus ascendentes José de Abreu e Feliciana de Andrade.

E assim temos, de facto, o parentesco que me palpitava entre Belchior de Andrade e a sua mulher, Maria de Mendonça. Dispensavam em 2.º e 3.º grau, tal como me parece ter visto em qualquer lado.
Que lhe parece?

Abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222607 | djabaf34 | 02 mar 2009 10:52 | Em resposta a: #222587

Caro Luís

Assim, dispensavam, ele em 2º grau, e ela em 3º grau, mas sempre pelos Andrade, penso eu, ele teria um avô e avó comum com o bisavô e bisavó dela, que são Simão Álvares e Luzia Álvares.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222609 | abivar | 02 mar 2009 11:25 | Em resposta a: #222467

Caro Daniel Ferreira.

Também me parece uma hipótese plausível, mas seria bom poder confirmá-la por alguma outra circunstância. A ser assim, em princípio teríamos de excluir outros parentescos em grau a necessitar de dispensa, ou seja, ficaria prejudicada a hipótese de Manuel Álvares Galvão ser meio-irmão de João Álvares de Andrade (o aliás já parece excluído a acreditar que só havia parentesco em 4º grau) assim como o parentesco mais próximo pelos Mendonças (ficaria de pé a hipótese de um parentesco mais longínquo, voltando a pôr-se a hipótese de ser Catarina de Mendonça filha de Lucas, dando assim parentesco de 5º grau, já sem necessidade de dispensa). A este propósito, as filiações de Catarina de Mendonça e de Ana Salgueira são conjecturais ou comprovadas?

O modo como é indicada a profissão de Simão Álvares torna compreensível que não referissem a sua qualidade de recebedor das sisas, uma vez que a referência surge a propósito da profissão do filho.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222619 | abivar | 02 mar 2009 12:47 | Em resposta a: #222528

Caro Luís Projecto Calhau:

Ainda não tinha a ascendência de Pedro de Mendonça, ficando assim "entroncada" mais essa linha de ascendência da minha Mulher.

Em mensagem anterior o Luís tinha dado Belchior de Andrade, casado a 26.9.1723, como sendo filho de Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes e a noiva Maria de Mendonça como filha de João de Mendonça e Teresa de Abreu; teria havido lapso nessa mensagem ou a "troca" foi agora? E não haveria dispensa de parentesco neste casamento?

O Manuel Fernandes de Andrade parece ser o pai do Padre João de Andrade, já que é casado também com uma Maria Fernandes; por outro lado parece, no entanto, ser mais tardio, já que o filho ou filha casam em 1723 e o padre teve processo de ordenação em 1698. É mais plausível assim que este Manuel Fernandes de Andrade que fosse de geração abaixo, talvez filho de João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Mendonça, portanto homónimo do tio paterno e, por coincidência, casado com uma homónima da tia por afinidade... Isso explicaria o "Mendonça" das filhas (viria da avó paterna, Jerónima Rufina de Mendonça). É claro que também pode descender da outra eventual ligação Andrade - Mendonça, ou seja do casamernto João Ávares "o Singalho" - Jerónima de Mendonça se o "Singalho" fosse Andrade; neste caso talvez fosse irmão de Luzia Álvares e não de Simão Álvares, se se confirmar que a ascendência Andrade vinha dela e não dele...

Caso a filiação correcta seja a de Belchior de Andrade em Manuel Fernandes de Andrade então ainda resta a hipótese de Belchior ser mesmo irmão do padre João e ter casado tardiamente; nesse caso ficaria por explicar o Mendonça de filhas de Manuel Fernandes de Andrade.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222634 | abivar | 02 mar 2009 15:59 | Em resposta a: #222607

Caros Daniel Ferreira e Luís Projecto Calhau:

Só agora vi esta troca de mensagens de dia 1 em que se confirma que a filiação correcta de Belchior de Andrade é em Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes; pela data de nascimento desse Belchior (1688) e a relativa raridade do nome parece-me agora mais plausível que seja o mesmo que casou com Maria de Mendonça em 1723, com cerca de 35 anos portanto, e que seja também irmão mais novo do padre João de Andrade, com processo em 1698. Aparentemente não há necessidade de pressupor a existência de dois casais homónimos para progenitores de Belchior e João. A confirmar-se a dispensa em 2º e 3º grau torna-se certo que é mesmo assim, pois senão já seriam coincidências demais!

Levanta-se-me a seguinte dúvida; sendo Feliciana de Andrade, avó materna de Maria de Mendonça, filha de João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Mendonça e por aí o parentesco em 2º e 3º grau detectado, podemos ainda atender à ascendência do Capitão João (de Andrade e) Mendonça, casado em 10.9.1707 com Teresa Nogueira; é que a ser parente próximo da mulher por Andrades e Mendonças (como parece que deveria ser - ainda falta esclarecer o parentesco neste casamento, pois deveria até ser de 2º grau, se o Capitão for filho de Manuel de Mendonça e Maria de Mendonça e neto materno também de João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Menodnça), deveria talvez haver outra referência a parentesco no casamento da filha. Em princípio seria “2º e 3º grau dobrado”, a menos que indicassem apenas um parentesco, pelo facto de haver apenas um casal comum de ascendentes, embora de um dos lados por duas vias.

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222636 | abivar | 02 mar 2009 16:01 | Em resposta a: #222587

Caros Daniel Ferreira e Luís Projecto Calhau:

Só agora vi esta troca de mensagens de dia 1 em que se confirma que a filiação correcta de Belchior de Andrade é em Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes; pela data de nascimento desse Belchior (1688) e a relativa raridade do nome parece-me agora mais plausível que seja o mesmo que casou com Maria de Mendonça em 1723, com cerca de 35 anos portanto, e que seja também irmão mais novo do padre João de Andrade, com processo em 1698. Aparentemente não há necessidade de pressupor a existência de dois casais homónimos para progenitores de Belchior e João. A confirmar-se a dispensa em 2º e 3º grau torna-se certo que é mesmo assim, pois senão já seriam coincidências demais!

Levanta-se-me a seguinte dúvida; sendo Feliciana de Andrade, avó materna de Maria de Mendonça, filha de João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Mendonça e por aí o parentesco em 2º e 3º grau detectado, podemos ainda atender à ascendência do Capitão João (de Andrade e) Mendonça, casado em 10.9.1707 com Teresa Nogueira; é que a ser parente próximo da mulher por Andrades e Mendonças (como parece que deveria ser - ainda falta esclarecer o parentesco neste casamento, pois deveria até ser de 2º grau, se o Capitão for filho de Manuel de Mendonça e Maria de Mendonça e neto materno também de João Álvares de Andrade e Jerónima Rufina de Menodnça), deveria talvez haver outra referência a parentesco no casamento da filha. Em princípio seria “2º e 3º grau dobrado”, a menos que indicassem apenas um parentesco, pelo facto de haver apenas um casal comum de ascendentes, embora de um dos lados por duas vias.

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222647 | djabaf34 | 02 mar 2009 17:08 | Em resposta a: #222634

Caro António Bivar

Feliciana de Andrade é filha de Simão Álvares e de Luzia Álvares, conforme consta no seu casamento com José de Abreu, nos registos paroquiais; por engano Manso de Lima dá-a, na sua obra Famílas de Portugal, como filha de João Álvares de Andrade, é portanto irmã de João Álvares de Andrade e de Manuel Fernandes de Andrade.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222648 | abivar | 02 mar 2009 17:48 | Em resposta a: #222647

Caro Daniel Ferreira:

Então o parentesco de João de Andrade e Mendonça, casado a 10.9.1707 com Teresa Nogueira seria de 2º e 3º grau e o de sua filha Maria de Mendonça (caso o primeiro casal se identifique com o casal João de Mendonça - Teresa de Abreu) com o marido Belchior de Andrade seria afinal de 2º e 3º grau por uma via e de 2º e 4º por outra; seria muito útil confirmar o que dizem os assentos destes casamentos. É de notar que a identificação dos dois casais implica que Maria de Mendonça tivesse casado (em 1723) com, no máximo, quinze anos, a menos que tivesse nascido antes do casamento dos pais; é, evidentemente possível, mesmo levando em conta que o noivo teria já cerca de 35 (tenho um antepassado que casou aos 51 anos com uma prima direita que tinha 12!).

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222661 | djabaf34 | 02 mar 2009 21:22 | Em resposta a: #222648

Caro António Bivar

Os registos que tenho são, na grande maioria, do séc. XVII e XVIII, mas aqui apenas dos primeiros anos, não tenho, neste momento, os casamentos que refere, parece-me no entanto normal casamentos com 15 ou por vezes até menos anos, são até bastante vulgares,para a época; o casamento de Maria de Mendonça e de Belchior de Andrade, segundo o que o confrade Luís assinalou, e não tenho esse registo, refere uma dispensa de 2º e 3º grau, eu deduzi que era 2º por ele e 3º por ela, visto que o tronco comum iria aparecer em Simão Álvares e Luzia Álvares, ele nos avós e ela nos bisavós.

Não sei se têm conhecimento, nas no Manso de Lima, tít. de Andrade, consta um Belchior de Andrade, FCR e Juiz dos Orfãos de Pedrogão-Gande onde era morador, filho de Pedro de Andrade, Alcaide-Mor de Penamacor e de Catarina Coelho, nesse apontamento faz-se referência a uma demanda que o mesmo teve com Manuel Magalhães, e na qual foi feita um inquirição, desta consta um rol de parentes de Belchior de Andrade, entre os quais um Simão Álvares, que era filho de um prima co-irmã deste Belchior de Andrade; esta inquirição foi feita em 1570, fiquei com a impressão que seria o "nosso" Simão Álvares, por outro lado, enquanto nos outros parentes é referido(a) os(as) cônjuges, neste não é o caso, o que prossupõe que ainda seria solteiro, e natural da Vila de Oleiros, relativamente perto de Sobreira Formosa, e onde poderá ter ido casar, são hipóteses de necessitam de aprofundamento. Ainda vou voltar ao PO de João de Andrade, talvez para o fim da semana, se for possível.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222664 | LProjecto | 02 mar 2009 21:38 | Em resposta a: #222661

Caro Daniel,

Interessante esse seu apontamento sobre os "Andrade".
Tenho, contudo de ressalvar que a dispensa de 2.º e 3.º entre Belchior de Andrade e a sua mullher foi apenas uma hipótese e não um dado já confirmado, embora me pareça lógico. Infelizmente não tenho, nos próximos tempos, de confirmar a informação que consta desses assentos, pois caso contrário já o teria feito.

Estou a preparar o envio, para este tópico, de mais alguns dados que recentemente recolhi.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa e Fratel

#222669 | LProjecto | 02 mar 2009 22:17 | Em resposta a: #221758

Caro Parente António G. Pereira,

Não consegui localizar o casamento de João Fernandes com Maria Fernandes antes de 1690, contudo, poderá ter-me escapado...

Seguem, no entanto, alguns elementos que julgo do seu interesse:

3.12.1718 - S.F.
n. Maria, filha de Manuel Henriques e de Tomásia Rodrigues
Neta paterna de Amaro Antunes e de Isabel Antunes
Neta materna de Manuel Fernandes e de Maria Rodrigues
Todos de Sobreira Formosa

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222670 | djabaf34 | 02 mar 2009 22:25 | Em resposta a: #222609

Caro António Bivar

Posso para já confirmar a filiação de Catarina de Mendonça, filha de Lucas de Mendonça e de Luzia Cristovão, casou com Manuel Fernandes Salgueiro a 20-01-1660.

O padre João de Andrade, em 1698 pediu para ser admitido no Seminário da Guarda, foi ordenado em 1701.

A minha dedução de João Fernandes ser filho de Manuel Fernandes de Andrade, ainda não o confirmei pelos paroquiais, advém, também, do facto de sua filha ter o nome próprio Grácia, que seria o mesmo de sua bisavó, sogra de Manuel Fernandes de Andrade.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa e Fratel

#222671 | agp | 02 mar 2009 22:26 | Em resposta a: #222669

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Muito obrigado pelo seu cuidado.

Um abraço,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222672 | djabaf34 | 02 mar 2009 22:30 | Em resposta a: #222664

Caro Luís

Isto a pouco e pouco vai, com trabalho e paciência, quando tiver o ttº de Mendonça revisto, se não se importar, envie-me.

Abraço,
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222673 | abivar | 02 mar 2009 22:34 | Em resposta a: #222661

Caro Daniel Ferreira

Não conhecia essa referência do Manso de Lima, mas acabei de a consultar (felizmente está no 1º volume recentemente publicado e que tenho em casa); não encontrei a indicação que o Simão Álvares "sobrinho" (filho de prima co-irmã) de Belchior de Andrade fosse de Oleiros, mas, de facto, são referidos como prováveis parentes uns Andrades de Oleiros, havendo dois casamentos com Álvares na 1ª metade do século XVI. Há uma ligeira incongruência entre a data do documento citado (2.9.1570) e a data do óbito de Belchior de Andrade segundo o epitáfio transcrito (1568), mas pode haver diversas explicações para esse facto. Como Belchior de Andrade já seria casado em 1529 poderia ser primo co-irmão de Branca de Andrade e Luisa de Andrade (é uma das hipóteses postas por Manso de Lima), as quais eram casadas respectivamente com Nuno Álvares e Miguel Álvares Lameira (o primeiro de Sarzedas mas vivendo em Oleiros que 1528 e o segundo aparentemente de Oleiros, onde terá casado). Só do segundo casal se diz que teve geração; poderiam ser os pais de Simão Álvares. Parece-me muito "antigo" para ser "o nosso", mas poderia ser um ascendente, talvez comum ao nosso Simão Álvares e a João Álvares "o Singalho"; é de facto muita coincidência aparecerem os mesmos nomes próprios Belchior e Simão bem com os nomes Álvares e Andrade. Além disso, a acreditar no Manso de Lima, estes Andrades teriam entrado na região apenas nos finais do século XV, o que os trornaria todos próximos parentes ao longo do século XVI.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222675 | LProjecto | 02 mar 2009 22:43 | Em resposta a: #222673

Caro António Bívar e Daniel Ferreira,

Infelizmente, não tenho possibilidade de, nos próximos tempos, confirmar os elementos que constam dos assentos de casamento que referiu (nomeadamente as dispensas de consanguinidade). Se o António entender, deixe-me o seu contacto em luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com
para que possa enviar-lhe um título que vou esboçando sobre “Mendonças, de S.F.”

Tal como o Daniel referiu, e como eu já tinha sublinhado noutra mensagem deste tópico, Feliciana de Andrade era, efectivamente, filha de Simão Álvares e de Luzia (e não Luísa) Álvares. Na verdade, só me apercebi do erro de Manso de Lima, depois de localizar o assento de casamento da dita Feliciana de Andrade com José Nogueira de Abreu e da leitura da obra "Famílias de Sarzedas, Subsídios para a História desta Vila".

Lanço outros elementos para reflexão (note-se com quem surge casado Bartolomeu Martins):

22.2.1651 – S.F.
n. Maria, filha de Paula Álvares de Mendonça e de Pedro Gaspar.
Esta Paula Álvares de Mendonça foi a mesma que faleceu com testamento em 27.2.1695. Averbado no assento do seu óbito encontra-se o seguinte dizer: "...Fez testamento. Há de dar conta Bartolomeu Martins do Casal do Alvito."

1.11.1676 – S.F.
n. Paula, filha de Bartolomeu Martins e de Maria de Mendonça.


2.9.1713 – S.F.
Manuel Martins de Mendonça c.c. Joana de Araújo
Ele, filho de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça
Ela, filha de Manuel Domingues e de Maria de Araújo

2.9.1713 – S.F.
João Ribeiro c.c. Paula de Mendonça
Ele, filho de António Ribeiro e de Maria Fernandes
Ela, filha de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça

24.5.1717 – S.F.
n. Paula, filha de João Ribeiro e de Paula de Mendonça
Neta paterna de António Ribeiro e de Maria Fernandes
Neta materna de Bartolomeu Martins e de Paula de Mendonça


1.3.1719 – S.F.
n. Tomásia, filha de José Ribeiro e de Isabel de Mendonça
Neta paterna de António Ribeiro e de Maria Alves
Neta materna de Bartolomeu Martins e de Maria de Mendonça

17.12.1721 – S.F.
n. Tomásia, filha de João Ribeiro e de Paula de Mendonça
Neta paterna de António Ribeiro e de Maria Ribeiro
Neta materna de Bartolomeu Martins e de Maria de Mendonça


24.2.1744 – S.F.
n. Joaquim, filho do segundo casamento de Francisco Martins e de Joana Lobato
Neto paterno de Bartolomeu Martins (n. Foz do Pereiro – Proença-a-Nova) e de Maria de Mendonça (n. Alvito – S.F.)
Neto materno de Dâmaso Gomes e de Maria Lobato, ambos de S.F.

Seguem mais alguns elementos que julguei de interesse:

5.10.1726 – S.F.
n. Teresa – Filha de Belchior de Andrade e de Maria de Mendonça
Neta paterna de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes
Neta materna de João de Mendonça e de Teresa de ABREU

23.1.1698 – S.F.
António de Andrade c.c. Mariana Antunes
Ele, filho de Manuel Fernandes de Andrade e de Maria Fernandes
Ela, filha de Manuel Fernandes e de Gracia Antunes

15 ou 20.4.1665 – S.F.
Manuel Fernandes c.c. Maria Fernandes
Ele, filho de Simão Álvares e de Luzia Álvares
Ela, filha de Diogo Fernandes e de Gracia Antunes

17.4.1662 – S.F.
Manuel Álvares c.c. Maria Fernandes
Ele, filho de SIMIÃO Álvares e de Ana Fernandes
Ela, filha de Domingos “Pires ou Peres?!” e de Ana Fernandes
Ele, foi antes casado com Domingas Fernandes, filha de João Domingues e de Maria Fernandes

3.7.1674 – S.F.
Domingos Álvares c.c. Maria Manso
Ele, filho de Simião Álvares e de Ana Fernandes
Ela, filha António Gomes ferrador e de Maria Manso
Disp. 3.º grau de cons.

11.1.1660 – S.F.
Manuel Fernandes Salgueiro c.c. Catarina de Mendonça
Ele, filho de Manuel Fernandes Salgueiro e de (… não refere), moradores em Castelo Branco
Ela, filha de Lucas de Mendonça e de Luzia Cristóvão

20.8.1657 – S.F
António de Boim e Isabel Gonçalves (assento de difícil leitura)
Ele, filho de Miguel Jorge e de “Graça Álvares ?!”
Ela, filha de Manuel Álvares e de (…) Afonso


Confirma-se, também, que os “Vaz” (Miguel Vaz c.c. Filipa de Mendonça, e Maria Vaz c.c. António Domingues) eram irmãos, ambos filhos de João Vaz e Joana (ou Ana) Fernandes. Maria Vaz casou a 15.11.1651 – S.F.


Tenho uma dúvida em relação à ascendência “Galvão” que aproveito para apresentar:

Na mensagem que o Daniel lançou (21.2.2009, às 23.09) aponta o casamento, a 13.2.1662, de Manuel Álvares (Galvão) com Maria Fernandes (que me parece ser, apesar das datas não coincidirem, aquele a que faço referência nesta mensagem, e que apontei como tendo ocorrido em 17.4.1662). Ele era filho de Simião Álvares e de Ana Fernandes, enquanto ela era filha de Domingos Pires (ou Peres) e de Ana Fernandes.
Este apontamento exclui, no meu entender, a possibilidade deste “Galvão” ser filho de Simão Álvares e de Luzia Álvares. Qual a fonte que permitiu ao Daniel considerar Simão Álvares e Luzia Álvares, pais de Manuel Álvares “O Galvão” em detrimento do casal Simião Álvares (que julgo não ser a mesma pessoa que Simão Álvares) e Ana Fernandes?

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222676 | LProjecto | 02 mar 2009 22:48 | Em resposta a: #222673

Caro António,

Queira, novamente, ter a gentileza de desculpar a acentuação no seu "Bivar", mas só reparei depois da mensagem já ter seguido... ainda "abanei" o monitor e cerrei os dentes, mas nada feito... :)

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222677 | abivar | 02 mar 2009 22:54 | Em resposta a: #222676

Caro Luís:

Por amor de Deus! não tem importância nenhuma; só tenho que lhe agradecer mais uma vez por todas as preciosas informações.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#222679 | LProjecto | 02 mar 2009 23:09 | Em resposta a: #222661

Caro Daniel Ferreira,

Reparei agora que já tinha sublinhado, no Manso de Lima, precisamente essa passagem que alude a Belchior de Andrade, por ter considerado, de facto, grande coincidência nos nomes próprios e apelidos que lá vêm mencionados.

Serão, muito provavelmente, dos mesmos. Esse facto permitiria seguir o rasto dos "Andrade", de Sobreira Formosa e arredores, até às suas origens mais remotas.

Julgo até que, em tempos, já tínhamos trocado algumas impressões sobre tais referências...

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#223109 | avmendonca | 07 mar 2009 23:48 | Em resposta a: #217611

Estimado Senhor Daniel Andrade Ferreira,

Li com muito interesse a sua mensagem. Estou muito interessado nesta família de Mendonças descendentes de Maria de Mendonça, criada da Excelente Senhora, que da Sertã se espalharam por uma área que abrange Santarém, Torres Novas, Pedrógão, Coimbra, Proença-a-Nova. Esta família é, de resto, descrita por genealogistas clássicos como Manso de Lima.

Tenho razões de ordem genealógica, e de tradição familiar, para pensar que a minha família entronca nestes Mendonças. possivelmente no Francisco de Mendonça nº 8 que casou com Maria Lopes, e tiveram António de Mendonça casado com Joana Gomes.

Será que dispõe de alguma informação que me possa elucidar este ponto?

Muito grato,

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#223240 | djabaf34 | 09 mar 2009 13:30 | Em resposta a: #223109

Caro Alexandre de Mendonça

O ramo a que se refere, de Francisco de Mendonça, não temos para já mais notícias, mas seria interessante, caso tenha esses elementos, acrescentá-los aos elementos que aqui lhe envio.


(1) 2 = ANTÓNIO DE MENDONÇA, que foi tabelião na Sertã, e casou com Gracia Lopes, que faleceu com testamento em 16.VI.1539. Em 1.X.1554 fez-se no juízo dos órfãos da Sertã partilha de algumas fazendas e pão de foro que haviam ficado fora do inventário nas partilhas que se haviam feito no mesmo juízo a requerimento de seu filho Francisco de Mendonça e de Diogo Manso, seu genro, e teve:

(1.2) 1. ÁLVARO DE MENDONÇA, que segue.
(1.2) 2. ANTÓNIO LOPES DE MENDONÇA, (§ II)
(1.2) 3. FRANCISCO DE MENDONÇA, (§ III)
(1.2) 4. BARTOLOMEU DE MENDONÇA, (§ IV)
(1.2) 5. ISABEL DE MENDONÇA, (§ VI)
(1.2) 6. JUSTA DE MENDONÇA, mulher de Diogo Manso . Teve uma criança que morreu nova. Foi também mulher de António Neto , s.g.


§ II

(1.2) 2. = ANTÓNIO LOPES DE MENDONÇA, que viveu na Sertã onde casou com Marinha Filipe, filha do tabelião Filipe Pires, como consta de uma escritura de arrendamento, que fez na nota de Diogo Dias, a 26-VIII-1566, e teve:

(1.2.2) 1. FRANCISCO DE MENDONÇA, como consta na nota de Gaspar Raposo, em 1594.


§ III

(1.2) 3. = FRANCISCO DE MENDONÇA, filho 3.º de António de Mendonça, n.º (1) 2., como consta na nota de João Camacho de uma escritura de venda feita a 28-I-1553, foi cavaleiro fidalgo da Casa Real e faleceu na ilha de Cabo Verde. Casou com Maria Lopes, e do inventário que por seu falecimento se fez no Juízo dos Órfãos da Sertã, a 4-I-1572, consta que teve:

(1.2.3) 1. ANTÓNIO DE MENDONÇA, que segue.
(1.2.3) 2. JERÓNIMO, que faleceu menino.
(1.2.3) 3. GRÁCIA DE MENDONÇA, que era de 21 anos.

(1.2.3) 1. = ANTÓNIO DE MENDONÇA, consta que era casado, quando se fez o inventário de seu pai, com Joana Gomes e ainda viviam em 1580, como se vê na nota de Diogo Dias e Estêvão da Gama, ambos tabeliães na Sertã, e não temos dele outra notícia.

Cordiais cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#224009 | avmendonca | 16 mar 2009 21:00 | Em resposta a: #223240

Estimado Daniel Ferreira,

Muito obrigado pela sua mensagem.

A crer na tradição familiar, penso que o meu ascendente António de Mendonça, escrivão da Ouvidoria do Juízo da Alfândega de Lisboa em 1646 (Mendonças Montalvos de Santarém, Raízes e Memórias, 14, pp. 80), filho de Luís de Aguiar e de Isabel Gomes, poderia ter como netos paternos o António de Mendonça e a Joana Gomes que menciona no parágrafo 3... Prová-lo é que será mais difícil... Mas certamente que a riquíssima partilha de informações que o forum possibilita abre novas esperanças...

Com muito cordiais saudações,

Alexandre de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#224011 | avmendonca | 16 mar 2009 21:04 | Em resposta a: #223240

Onde está netos paternos deverá obviamente ler-se avós maternos... Obrigado, A. Mendonça

Resposta

Link directo:

"Abreus" de Sobreira Formosa e da Sertã

#224027 | LProjecto | 16 mar 2009 22:55 | Em resposta a: #217534

Caros Confrades,

Venho, com esta mensagem, promover a reflexão em torno da origem dos “Abreu” de Sobreira Formosa, nomeadamente através da tentativa de uma ligação com os “Abreu” da Sertã.

O título de “Abreus, de Sobreira Formosa” tratado quer por Cândido Teixeira como por Manso de Lima é iniciado com Cristóvão de Abreu (Vieira), que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=991823

Ora, este Cristóvão de Abreu (Vieira) era (segundo “Famílias de Sarzedas”, de Francisco Nogueira de Brito e de Godofredo Ferreira) filho de António Barata e de Francisca de Abreu, neto materno de Cristóvão de Abreu.

Este último Cristóvão de Abreu foi tabelião do Público e do Judicial de Sobreira Formosa, por Carta de 6 de Junho de 1558 (Doações de D. Sebastião, L. 3, fl. 87). O mesmo rei lhe deu licença, em 24.4.1581, para renunciar o mesmo ofício em filho ou filha (Doações de D. Sebastião, L. 46, fl. 206). Segundo os autores de "Famílias de Sarzedas", tais notas genealógicas sobre "Abreus" concluem-se na habilitação de génere de Francisco de Abreu, seu bisneto (filho de Cristóvão de Abreu Vieira).

Embora sem prova documental, sou levado a acreditar que este Cristóvão de Abreu (e por inerência, todos os “Abreu” de Sobreira Formosa) pertenceria ao ramo "Abreus, da Sertã" desenvolvido por Manso de Lima (Org. N. Borrego, Vol. I, Tomo I, fl.46, Titulo de Abreus).

Na pág. 152 da referida obra é aludido um Vicente de Abreu, do ramo da Sertã, que viveu em Proença-a-Nova (supostamente, terá sido o primeiro deste apelido a viver no concelho de Proença-a-Nova, e como tal, poderá ter sido o precursor dos “Abreus” de Sobreira Formosa).

Cristóvão de Abreu poderá ter sido irmão de Francisca de Abreu, que foi casada com Sebastião Manso da Fonseca, ambos filhos de Vicente de Abreu e de Isabel Neto.

Naturalmente que, na ausência de prova documental que sustente tal hipótese, tratar-se-á de mera especulação que serve de pretexto ao lançamento desta mensagem e, por conseguinte, à busca de qualquer informação que venha a confirmar ou refutar esta teoria.
Não deixa, contudo, de ser curioso o facto de Cristóvão de Abreu ter baptizado uma filha com o nome de Francisca de Abreu (com base no tal pressuposto, não seria de estranhar que o nome assim fosse herdado da tia, quem sabe até madrinha de baptismo).

Já agora, Vicente de Abreu, que consta na bd geneall em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=310905

era, segundo Manso de Lima, filho de Miguel de Abreu e de Joana Pinta, neto paterno de Simão de Abreu e de Apolónia Álvares Pereira (filha de António Álvares Pereira e de Guiomar Martins Tardaz, cf: Tit. "Pereiras, da Sertã").
Simão de Abreu era, por sua vez, filho de Francisco Álvares de Abreu e de Brites Lopes Ferraz (filha de Lopo Afonso Ferraz e Inês Gonçalves, cf: Tit. "Ferrazes, de Cabeçudo"), neto paterno de Gonçalo Álvares de Abreu, bisneto de Álvaro de Abreu (Alcaide-mór de Monsanto), trineto de Vasco Gomes de Abreu, Senhor de Regalados, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16906


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: "Abreus" de Sobreira Formosa e da Sertã

#224037 | LProjecto | 16 mar 2009 23:53 | Em resposta a: #224027

Caros Confrades,

Através de uma análise mais profunda aos vários elementos que apresentei na mensagem anterior, facilmente se compreende que dificilmente Cristóvão de Abreu (avô) seria irmão de Francisca de Abreu, casada com Sebastião Manso da Fonseca, como de forma algo precipitada alvitrei, pois em termos cronológicos existe uma "decalage" bastante acentuada entre esses dois indivíduos.

Tal facto poderá, de sobremaneira, colocar em evidência a possibilidade de Vicente de Abreu poder ser considerado o primeiro de apelido "Abreu" a viver em terras da antiga "Cortiçada".

Ainda assim, creio existirem fortes probabilidades dos "Abreus" de Sobreira Formosa e da Sertã partilharem das mesmas origens. Não será, a meu ver, tarefa fácil esse entroncamento.

Quem sabe se os notariais fornecem alguma pista nesse sentido...

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#227550 | fmcarita | 26 abr 2009 12:23 | Em resposta a: #217050

Baratas de Sobreira Formosa:

I- Manuel Fernandes Serra casado com Isabel Barata .Tiveram:
1(II) Manuel Barata casado em 1711 com Ana Rodrigues filha de Manuel Rodrigues e de Maria Fernandes. Tiveram:
1(III) António Barata casado em 1743 com Maria Mendonça filha de António Mendonça e de Catarina Simoa filha de António Fernandes e de Maria Simoa.Tiveram :
1(IV) Maria de Mendonça casada em 1772 com Francisco José de Matos filho de Manuel Cardoso Vicente e de Antónia de Matos de Boidobra(Covilhã)...........

Onde entroncar Isabel Barata casada com Manuel Fernandes Serra?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#229266 | LProjecto | 13 mai 2009 20:34 | Em resposta a: #227550

Caro "fmcarita",

Relativamente aos indivíduos que referiu apenas posso adiantar-lhe o seguinte:

- Manuel Fernandes Serra é referido como barbeiro. Teve, além do filho que referiu, pelo menos uma outra filha chamada Maria Barata que casou, na Sobreira Formosa a 17.10.1697, com António Afonso, filho de António Afonso e de Catarina Álvares, que eram moradores na freguesia de Álvaro.

Relativamente aos "Mendonças" que referiu, não tenho qualquer informação adicional, em todo o caso, não será de excluir a hipótese de entroncarem nos meus.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#229340 | fmcarita | 14 mai 2009 15:55 | Em resposta a: #229266

Caro Luís Projecto Calhau


Agradeço uma vez mais o seu contributo.

Deixei-lhe informações na entrada Livro de Linhagens da Vila de Nisa, a respeito da existência de registos paroquias de baptismo da freguesia de S.Simão existentes no Arquivo Paroquial de Nisa. Os registos em questão não existem no Arquivo Distrital de Portalegre.

atenciosamente

fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#236379 | hmrb | 13 ago 2009 13:06 | Em resposta a: #217207

Caro Confrade LProjecto

Uma vez que estuda os Ribeiros e Andrades da Sobreira Formosa, por acaso não se deparou com uma Isabel Maria Ribeiro de Andrade (1700-1710), natural das Mogueiras de Baixo, Oleiros, filha de Manuel Ribeiro natural do mesmo local e de Maria Ribeira das Fórnias? Pelos apelidos parece-me haver alguma ligação com os seus.

Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#236532 | LProjecto | 14 ago 2009 19:57 | Em resposta a: #236379

Cara Hermínia Barata,

Lamento, mas não disponho de qualquer informação relativa aos indivíduos que referiu. Tem conhecimento de alguma ligação dos mesmos a Sobreira Formosa?


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#242955 | FBrito | 27 out 2009 16:18 | Em resposta a: #217101

Caro Confrade António Bivar,

Nas suas pesquisas em Proença a Nova por acaso não se deparou com o casal Manuel Martins e Ana da Cruz? Faço-lhe esta pergunta visto que a freguesia de Sobreira é perto da freguesia de Proença - a - Nova e porque li na sua mensagem que já se deparou com alguns membros da família Cruz dessa região... Penso que este casal teria alguma ligação de parentesco a um cónego chamado Joaquim da Silva Caetano. Tem alguma informação sobre algum destes elementos?

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#242956 | FBrito | 27 out 2009 16:20 | Em resposta a: #217101

Acrescento que este casal deverá ter casado por volta de 1870.


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#242975 | abivar | 27 out 2009 18:47 | Em resposta a: #242955

Caro Confrade Francisco Brito:

Não encontrei referência a esse casal, mas a minha investigação nos paroquiais de Sobreira Formosa foi muito sumária para a época que refere, pois os "costados" que procurava da minha Mulher rapidamente passaram a dizer respeito a épocas anteriores. Por acaso tenho um "enigma" no aparecimento do uso do apelido "da Cruz" (geralmente apelido oriundo de um nome próprio de devoção adoptado depois como apelido por descendentes), pois na varonia do avô materno da minha Mulher recuo até um José Ribeiro da Cruz casado em 1821 em cuja ascendência não encontro o uso desse apelido (e conheço muitas gerações para trás), sendo estranho supor que fosse nome próprio de devoção iniciado nesta geração, por ser usado depois do apelido "Ribeiro", mas curiosamente o sogro era um António Alves da Cruz cuja ascendência desconheço; encontrei outros "da Cruz" com origens variadas (até onde consegui apurar) e possivelmente oriundos de nome de devoção pois os ascendentes mais antigos a que cheguei na "linha do apelido" só tinham um nome próprio seguido de "da Cruz".

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#243020 | FBrito | 28 out 2009 12:35 | Em resposta a: #242975

Caro Confrade António Bivar,

Muito obrigado pelas suas informações. Estou a começar a fazer algumas investigações da minha família paterna e deparei-me com o casal que lhe referi. Infelizmente não me posso deslocar ao Arquivo de Castelo Branco, mas estou a considerar a hipotese de encomendar ao Arquivo uma investigação (para encontrar o registo de casamento do casal que procuro) nas freguesias de Proença - a - Nova e Sobreira Formosa. Caso encontre alguma coisa sobre alguém da família Cruz aviso-o, pois pode existir alguma ligação entre as famílias Cruz dessa região.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#360080 | geneas | 30 jul 2015 19:58 | Em resposta a: #217012

Boa tarde caros Confrades,

Muito interessante este tópico, mas deixou-me aqui um pouco confuso.

Eu descendo de :

1. António de Mendonça, filho de José Rodrigues e de Antónia de Mendonça que casaram na Sobreira Formosa a 18/10/1791.

2. Antónia de Mendonça, era filha de Simão Jorge e de Joana de Mendonça, que casaram em Sobreira Formosa a 06/10/1743.

3. Joana de Mendonça, filha de Pedro de Mendonça e Angela Domingues(?) ou Henriques.

Pelo que vi neste forum a minha Joana de Mendonça, é a mesma que referenciaram anteriormente que nasceu a 21/01/1719, filha de Pedro de Mendonça e Angela Henriques.
Mas depois não percebi quais são verdadeiros ancestrais de Pedro de Mendonça.

Se me pudessem ajudar agradecia imenso.

Muito agradecido.

Sou com os melhores cumprimentos,





Resposta

Link directo:

Mansos, de Proença-a-Nova

#365075 | peninha | 13 jan 2016 18:15 | Em resposta a: #217624

Caro Confrade Daniel Andrade Ferreira

Na expectativa de que ainda frequente este fórum, agradeço-lhe a informação postada relativa aos Mansos, de Proença-a-Nova, que muito enriqueceu o meu conhecimento.

Francisco Vieira Manso, natural da vila de Proença-a-Nova, filho de Marcos Manso, por alvará de 10.9.1652, teve foros de escudeiro-fidalgo e de cavaleiro-fidalgo, com 150 reis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, pelos serviços feitos no Alentejo e Peniche; e no Brasil com o Marquês de Nisa, Volume II, livro V, p. 166.

Com fonte, no alvará de 25.2.1665 a António Manso, natural de Lisboa, filho de Francisco Vieira Manso, dos foros de escudeiro-fidalgo e de cavaleiro-fidalgo, com 1$000 reis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, com a condição de ir à Índia onde será armado cavaleiro, Volume I, p. 304, parece-me que teve geração.

A obra a que aludo é o Inventário de livros de matrículas dos moradores da Casa Real, sendo o Volume I, 1641-1681, Imprensa Nacional, 1911.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#367455 | johnnyhermano | 25 mar 2016 19:13 | Em resposta a: #217101

Em 1888 nasceu João Ribeiro filho de Maria Ribeiro e José Ribeiro. Existe alguma ligação genealógica com esses nomes mencionados?!

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#370074 | milamessas | 30 mai 2016 15:51 | Em resposta a: #217012

Bom dia,

Desculpe interromper este tópico mas estou a procura de parentes que ainda moram em Sobreira Formosa, pois meus avós vieram para o Brasil em 1954 e perderam o contato com os familiares.
Meu avô é da freguesia de Sobreira Formosa, batizada na Paróquia São Thiago Maior, no bispado Portalegre. Residia na Lourenço Marques, serviu no quartel de Lourenço Marques e nas tropas de Moçambique.
O nome dele é: BERNARDO RIBEIRO ALVES, nascido em 17/11/1928, filho de João Alves e Margarida Ribeiro.

Minha avó, MARIA DOS PRAZERES MANSO ALVES, nasceu em 25/05/1929, filha de Raul Lopes Manso e Maria da Encarnação Grillo. Nasceu em casa, na freguesia de Sobreira Formosa. Teve mais 05 irmãos: Vitor Grillo Manso (1941), Adelino Grilo Manso (1946), Maria do Carmo Grilo Manso (1943), José Grilo Manso e Júlio Grilo Manso.

Meu bisavô RAUL LOPES MANSO, filho de JOSÉ FRANCISCO E SEBASTIANA LOPES MANSO.
Minha bisavó, MARIA DA ENCARNAÇÃO GRILLO, filha de JOSÉ RIBEIRO GRILLO E MARIA DO ROZÁRIO. Moravam na rua das Laranjeiras no "torto" (não consegui identificar o que estava escrito)

Quem puder nos ajudar, agradecemos muito.

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#451215 | silviammpolido | 27 nov 2023 13:45 | Em resposta a: #243020

Boa tarde,

Sou nova neste forum e procuro informação acerca do avô Paterno do meu Marido, Rui manuel da Cruz analceto:
José da Cruz ( ele nascido em 1907 na sobreira formosa concelho de Proença a nova)

casou com

Maria Rosa ( nascida no Souto, Abrantes em 1907)


Agradeço ajuda
Sílvia Polido

Resposta

Link directo:

Famílias de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova

#451216 | silviammpolido | 27 nov 2023 13:51 | Em resposta a: #451215

nasceu na sobreda formosa.
Acrescento que o josé era filho de joaquim da cruz e de ana da cruz

Grata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen