Solicito Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Solicito Ajuda

#217308 | dantasrego | 04 jan 2009 14:54

Existe com certeza, junto dos inumeros participantes, du forum uma alma benévola, que tenha conheçimento, de outra "pista" para identificar sacerdotes, que as Inquiriçoes de Génere... ?

Estas sao muito valiosas, mas por razoes que desconheço... nao incluiem a totalidade dos sacerdotes, da freguesia procurada...!

Se algum Investigador tem uma ideia ...

Agradeço.!

Marcos

Paris, FRANCE

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217322 | tmacedo | 04 jan 2009 17:09 | Em resposta a: #217308

Caro Marcos:

De que época e de que bispado é. o sacerdote que pretende "identificar"?


Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217332 | dantasrego | 04 jan 2009 18:32 | Em resposta a: #217322

Antes de tudo..
Agradeço, ter-se interessado, au meu problèma...

O padre en questao chama-se MANUEL DA ROCHA PUGA, nasceu na freguesia da Labruja, concelho de Ponte de Lima, bispado de Braga, acho eu...

Ainda estudante, teve uma filha em 1685, Maria da Rocha Dantas Puga, segundo consta, na inquiriçao de um seu neto tambem sacerdote, chamado, Miguel Luis Dantas Cunha, efectuado em 1755-03-17 na freguesia de Romarigaes... a mesma que foi objecto da narrativa de Aquilino Ribeiro .(CASA GRANDE DE ROMARIGAES!)

E tudo o que sei...

Melhores cumprimentos!

Marcos Rego Costa

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217348 | tmacedo | 04 jan 2009 21:17 | Em resposta a: #217332

Caro Marcos Rego Costa:

De facto desse período, final do século XVII, ter-se-ão perdido a maior parte das inquirições de genere do arcebispado de Braga.
Poderá tentar pesquisar, no Arquivo Distrital de Braga, se existe o processo de património que era obrigatório antes de receber ordens de missa. Outra hipótese é procurar nas matrículas de ordens o registo desse padre. Terá recebido ordens menores, de evangelho, epístola e de missa. São quatro hipóteses de assentos a procurar. Trazem o nome, filiação e naturalidade.
Se foi nomeado pároco de alguma freguesia, também poderá pesquisar nas "Confirmações" do arcebispado, a altura e as circunstâncias dessa nomeação.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217395 | dantasrego | 05 jan 2009 08:48 | Em resposta a: #217348

Caro Sr.
Antonio Taveira, agracedo imenso as Informaçoes, que me comunicou, e na proxima deslocaçao ao pais que me viu nascer, vou pesquisar no Arquivo D. de Braga, segundo o seu conselho..!
Com o meu sincero agredecimento...
Fraternal abraço..!

Marcos Rego Costa

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217416 | Rosadelli | 05 jan 2009 11:56 | Em resposta a: #217395

Caro Marcos Rego Costa

Sobre a freguesia de Santiago de Romarigães, aconselho a leitura do estudo:

Santiago de Romarigães, comunidade rural do Alto Minho : sociedade e demografia (1640-1872), de Santos, Carlota Maria Fernandes dos

Disponível para download neste link:

https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/1909

Já li este estudo, e tenho ideia que essas pessoas são lá mencionadas.
Também poderá tentar contactar a autora desta obra para tentar obter mais informações.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Solicito Ajuda

#217441 | dantasrego | 05 jan 2009 14:29 | Em resposta a: #217416

Caro Paulo Rosado,

Visitei, o estudo da Dra Carlota Santos, trabalho extremamente importante, sobre as principais familias da dita freguesia de Romarigaes... e efectivamente, encontra-se no estudo creio eu, a filha do dito padre Manuel da Rocha Puga, mas nao tem nenhuma "pista" sobre os seus ascendentes...!

O filho desta, Miguel Luis, foi clerigo commo seu avô... mas as informaçoes relativas au seu "dossier" nao permitent ir mais longe..!

Grato pela informaçao, que me permitiu de conhecer com mais detalhe os descendentes...!

Melhores cumprimentos,

Marcos Rego Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen