família Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

família Barbosa

#217817 | Osvaldo Barbosa | 08 jan 2009 17:42

Prezados participantes do forum
Estou trabalhando com a família Barbosa em São Paulo e Goiás - Brasil, no periodo colonial.
Estou a perceber que descobri uma mina de ouro neste forum, invertendo os papeis e objetivos de quando viemos para o Brasil. Não sou um experto sobre genealogia, sequer domino o tema, mas quero aprender sobre os Barbosas, e os motivos que trouxeram para o Brasil os primeiros dessa família que por essa bandas aportaram. Aqueles que puderem me ajudar com orientações, informações e documentos (livros, artigos entre outros) que possam contribuir para o meu propósito de escrever sobre essa gente, por favor, contatem-me. Desde já agradeço. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#217857 | paulobsilva | 09 jan 2009 09:37 | Em resposta a: #217817

Bom dia Osvaldo,

Também sou Barbosa, Beira Alta (Portugal), não faço ideia se foi este ramo que foi para o Brasil, de qualquer das formas fica aqui a minha referência, pode ser que consigamos juntar algumas peças dessa família.

Um abraço
Paulo Barbosa da Silva

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#217869 | Osvaldo Barbosa | 09 jan 2009 12:18 | Em resposta a: #217857

Ola Paulo Barbosa, bom dia pra voce. Agora em Brasília, capital dos brasileiros, onde moro, são 10 horas da manhã. Obrigado por ter respondido com presteza. Ainda não tenho muita informação sobre os mais antigos da família. Estou partindo dos mais joves, isto é eu, para trás. Estou patinando por volta de 1870. Tenho informações desencontradas que procuro seguir, mas a quantidade de Barbosas em São Paulo e principalmente Pernambuco são muitos. Em resumo estou perdido no meio de tantas informações. De qulaquer forma estou adquirindo conhecimento para construir um caminho. Não sei se estou certo, mas parece que inicialmente Barbosa era um só que se reamificou nesta imensa família. Original portugues vieram para o Brasil por algum motivo, e a razão maior, eu acredito, foi a instauração da inquisição em Portugal no Periodo de D Manuel I por força do reis católicos da Espanha. Já vinham com dificuldades desde o reinado de D. Afonso V. Para admitir essa tese devo tambem admitir tambem que os mesmos eram cristãos novos. Estou certo na minha tese? Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#217885 | paulobsilva | 09 jan 2009 14:10 | Em resposta a: #217869

Oi Osvaldo.
Muito sinceramente ainda não pesquisei nada sobre história dos Barbosas, a minha investigação ainda só está no seguimento do meu ramo familiar, mas claro que gostaria de saber muito a história da família e voce está a dar-me alguns dados importantes.
E pelos dados que voce descreve acredito que os ramos se juntem em alguma parte.
Estou no trabalho e aqui não tenho os dados, mas posso-lhe dizer que a minha investigação está por volta do ano de 1860, em Manteigas e Gouveia (Distrito da Guarda).

Se quizer depois trocar alguma informação pode contctar-me pelo e-mail paulobsilva [Arroba] gmail.com

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#218868 | Osvaldo Barbosa | 19 jan 2009 10:52 | Em resposta a: #217885

Ola Paulo Barbosa
Em 12 de janeiro enviei-lhe um email para paulobsilva@gmail.com. Como ainda não respondeu eu suponho que voce não tenha recebido a mensagem. Eu estou replicando a tal mensagem para o mesmo endereço eletronico que voce enviou. Mantenha contato. Não conheço nada de Portugal e as noticias que os amigos me mandam daí são um alento para a busca que tenho feito daqui do Brasil. Imagine a dificuldade de nossos antepassados, apenas com a pena, tinta e papel para dar noticias um para outro, adicionado à dependencia das naus da carreira do Brasil. Um abraço. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#219229 | mc | 22 jan 2009 17:40 | Em resposta a: #217817

Um dos mais famosos brasileiros de apelido Barbosa, Ruy Barbosa, descende de portugueses da cidade do Porto que foram para o Brasil em meados do séc. XVIII. Com efeito seu bisavô foi para a cidade da Baía cerca de 1756:
António Barbosa de Oliveira
n. c.1740, natural do Porto, Sargento Mór de Ordenanças, Tabelião de Notas. Faleceu no Brasil em 1784. Era casado com a portuguesa Ana Maria de Sousa e Castro.
É fácil encontrar os descendentes desta família até à actualidade. Não sei se são os Barbosa que procura.
Boa sorte na investigação.
mc

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#219655 | Osvaldo Barbosa | 27 jan 2009 12:08 | Em resposta a: #219229

Ola Maria Carneiro. Obrigado por responder, sou grato pela sua gentileza. Não havia pesquisado essa linha a qual voce se refere. O Diogo Barbosa do Rego, citado por mim, era bandeirante em São Paulo e casado com Branca Raposo filha do portugues Antonio Raposo, este mais conhecido. O filho desse casal tinha mesmo nome do pai. As informações sobre o pai Diogo Barbosa do Rego é que são escassas ou quase nenhuma. Este faleceu em Guaratingueta-SP em 1661. É pouco provável que tenha vindo da Bahia pela própria natureza daqueles bandeirantes que viviam em São Paulo e sempre arredios com as autoridades portuguesas, essas preponderantes nas cidades do litoral, até porque essa era uma das oredens de Portugal para colonia. São Paulo de Piratininga contrariava a coroa desde o inicio da sua fundação, afastada do litoral. Dia 25 São Paulo fez aniversário, 451 anos comemorados com muito orgulho por nos braileiros pelo que ela representa e sempre representou para todos. O Diogo Barbosa do Rego, filho, (falecido em 1724) casou-se com Maria Rodrigues e teve um filho com nome de João Barbosa Pires, por sua vez casado com Teresa Araujo, filha de Lourenço Castanho Taques. Aguardo a ajuda e opinião sua e de outros confrades do forum na busca de Diogo Barbosa do Rego. Da quarta parte do mundo em 27/01/2009. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#220340 | portoformoso | 03 fev 2009 22:34 | Em resposta a: #217817

Presado Forum como posso fazer parte,visto ter antepassados S.Paulo Brasil ano de 1888 origem Portuguesa Ilha de S.Miguel Açores familiaCaetano de Faria Churebina da Conceição e seus filhos Maria Farias Barbosa,Manuel Faria Barbosa,José Faria Barbosa e Miguel Faria Barbosa este natural de S.Paulo Brasil. Pois já contatei Museu do Imigrante S.Paulo consta registo de chegada junto com a famila desembarcaram no Porto de Santos em 21 Março de 1888 no Navio weber mais não foi possivel virtudo eu não ter posses de deslocar a S.Paulo tenho datas de nascimentos data de obitos do filho José e ManuelCaso ajuda possivel contactar -me Obrigado pelo valor que possa ter merecido

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#220368 | Osvaldo Barbosa | 04 fev 2009 11:32 | Em resposta a: #220340

Prezado Portoformoso,
Sou um iniciante como voce e tambem busco por nomes e origens. Podemos nos ajudar. No forum pessoas mais experientes não encontram tempo para atender iniciantes com o nos. Mas vamos lá. Eu moro no Brasil, especificamente em Brasília, e voce onde mora? Mande os dados do seus familiares e vou tentar localiazar aqui no Brasil o paradeiros deles. Saudações da quarta parte do mundo, em 04 de fevereiro de 2009. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#220439 | portoformoso | 05 fev 2009 00:47 | Em resposta a: #220368

Presado amigo Osvaldo Barbosa
Foi com muito prazer ter recebido tua resposta meu nome é António Silva Maurício,58 anos aposentado,sou natural da Ilha de São Miguel Açores Portugal.
para efeitos de correio caso assim entendas.
António Maurício
Rua do Passal 55/B
S.Sebastião
Ponta Delgada
9500-096
Açores
Amigo Osvaldo ai vai nomes de meus antepassados,conforme certidão de desembarque passado pelo Memorial do Imigrante S.Paulo consta 009 pagina 259.
Caetano de Faria e Cherubina da Conceição ele de 32 anos e ela de 37 desembarcaram no porto de Santos em S.Paulo no ano de 1888 a 21de Março no navio WEBER junto com seus filhos Maria de 6 anos,Manuel de 5 anos e José de 1 ano são todos naturais da Freguesia do Porto Formoso concelho da Ribeira Grande,São Miguel Açores
nome conhecido dos filhos
Manuel Faria Barbosa faleceu 29 de Novembro de 1928
Maria Faria Barbosa ?
José Faria Barbosa,faleceu a 11 de Março de 1913
Miguel Faria Babosa nascido em S.Paulo ?
as datas de morte são fornecidas por conrespondência com uma filha que deixaram atraz minha avó paterna,são os dados e algumas fotos que possui certidões de nascimento e casamete caso tenhas imail e queiras me dar.Saudações do meio do Atlântico Maurício

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#220805 | portoformoso | 09 fev 2009 22:18 | Em resposta a: #220439

Amigo Osvaldo
novos dados de casamento e nascimento em Portugal
Data de casamento de Caetano de faria de 23 anos e Churebina da Conceição de 27 anos casaram em 28 de Novembro de 1877,filho de Tomaz de Faria e de Maria de Jesus e ela de José João Barboza e Maria José.
Maria Faria Barbosa (Pedrozo) depois de casar sai Barboza e entrou Pedrozo nasceu a 14 de Fevereiro de 1881 casou no Brasil tinha três filhos Guilhermina Faria Pedroza,Augusto Faria pedrozo(se for vivo terá perto de 90 anos)e Manuel Faria Pedrozo.
Manuel Faria Barboza nasceu em 25 de Outubro de 1882 e( faleceu em 29 Novembro de 1928 em S.Paulo?)
José Faria Barboza nasceu 9 Novembro de 1886 (faleceu a 11 de Março de 1913)em S.Paulo?)
Datas de casamento e nascimento são as que consta nas certidões.
Se se encontrar certidão de òbito ai em S.Paulo nas datas descritas era um bom começo caso seja preciso pagamentos de serviços certidões enviar por aqui ou mail tentarei resolver o problema,pois eu não sei como se faz ai no Brazil.Saudações do centro do Oceano Atlântico Mauricio

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#229814 | JúliaBgS | 19 mai 2009 22:52 | Em resposta a: #217817

Olá Oswaldo,

Meu nome é Júlia Barbosa .
Eu sou do Espirito Santo e minha familia veio de portugal ,
Só sei que havia uma mulher alemã chamada Sofia e um português chamado
João , os dois se paixonaram e casaram escondidos na igreja de nossa senhora das luzes em uma pequena cidade de Portugal ,os dois tiveram uma filha chamada Ana Maria Barbosa Nunes , O João foi executado pelo tribunal inquisidor , e Sofia se vestiu de homem para atravessar o oceano sem problemas de abuso sexual ou robo e essas coisas que sempre aconteciam com as mulheres que atravessavam sozinha em caminho a colonia, aqui ela conheceu um indio tupi-guarani ao qual era vite anos mais novo que ela ,(ela 37 e ele 17), a pequena Ana Maria já estava com desessete anos também , Sofia pegou febre amarela e pediu que o indio de nome Ayri casa-se com Ana e cuida-se dela , sei que ela morreu e os dois se casaram e deram origem a Jaciara Barbosa que veio embora para o Espirito Santo e casou-se com um negro , o resto eu não sei , e isso , e história mais quem sabe possa ser verdade ouvi uma vez minha tia avó contando isso uns meses antes de morrer disse que era verdade mais sei lá né .

Entre em contoato comigo por msn JuliaSulivan@Hotmail.Com

Boa sorte e obrigada pela compreenção !



Ps.:Desculpe-me pelos erros de português logo que vi o post quis postar essa história .

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#229844 | FeCaldeira | 20 mai 2009 12:51 | Em resposta a: #220368

Prezado Oswaldo Barbosa,

já fiz alguma pesquisa em relação ao meu sobrenome Caldeira, e posso te dar alguma orientação; voce deve seguir os seus ascendentes, um a um, até saber de onde vieram de Portugal. Chegando em Portugal, continuar através de registros paroquiais. Quanto à possibilidade de haver apenas um ramo de Barbosa no Brasil é praticamente impossível. Tenho uma penta-avó Barbosa que nasceu em Salvador, Bahia, por volta de 1780.

Sobre a ascendência cristã-nova: é necessário obter provas mais concretas e isso só é possível fazendo sua árvore genealógica.

Abraços e boa sorte,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#229845 | FeCaldeira | 20 mai 2009 12:52 | Em resposta a: #220368

Prezado Oswaldo Barbosa,

já fiz alguma pesquisa em relação ao meu sobrenome Caldeira, e posso te dar alguma orientação; voce deve seguir os seus ascendentes, um a um, até saber de onde vieram de Portugal. Chegando em Portugal, continuar através de registros paroquiais. Quanto à possibilidade de haver apenas um ramo de Barbosa no Brasil é praticamente impossível. Tenho uma penta-avó Barbosa que nasceu em Salvador, Bahia, por volta de 1780.

Sobre a ascendência cristã-nova: é necessário obter provas mais concretas e isso só é possível fazendo sua árvore genealógica.

Abraços e boa sorte,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#230878 | Ju saturno | 30 mai 2009 22:51 | Em resposta a: #217817

Olá

Gostaria imenso de saber descendencia da familia Barbosa.

Mto Obrigado
Ju

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#232454 | cacr | 22 jun 2009 16:19 | Em resposta a: #217817

Caro Osvaldo,

Veja todas as mensagens no link abaixo pois falam lá de Dioga Barbosa do Rego que voce procura.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165414#lista

Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#232460 | cacr | 22 jun 2009 17:31 | Em resposta a: #217817

Rectifico: Diogo
Barbosa do Rego

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#310285 | CARAMBOLA | 16 jul 2012 16:34 | Em resposta a: #229844

Prezado Fe Cadeira, em relacao a sua Penta- avo Barbosa, nascida em Salvaor ( Bahia) por volta de 1780.Minha avo, bisa-vo, tetra-vo ate a penta, sao todos Barbosa do Nordeste Brasileiro- entre Paraiba,Recife, Olinda, Campina Grande. Todos eram cristao-novos,com casamentos entre familiares. Sera possivel verificar a genealogia por esta area? Agradeco.

Resposta

Link directo:

RE: família Barbosa

#322327 | CARAMBOLA | 03 fev 2013 02:01 | Em resposta a: #217817

Tambem estou nesta pesquisa dos Barbosa- no nordeste brasileiro ( Paraiba e Pernambuco- Barbosa Lima- Izabel Barbosa Lima 1906/ Luiza Barbosa Lima 1877).Se tiverem alguma informacao por favor me ajudem. Com relacao a area de Sao Paulo, ja entrastes no museu do imigrante de Sao Paulo?, no arquivo nacional do rio, registo dos passageiros de vapores 1876, aparecem varios Barbosas chegando ao Rio e indo para Sao Paulo.Ja checastes? Tem um grande geneologista brasileiro chamado Lenio Luiz Richa com paginas de estudos genealogicos.( Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br), talvez fosse bom entrar em contact com ele se vc nao conseguir encontrar a pagina na web. Eu ja entrei em contact, mas sua especialidade é Rio e Sao Paulo e nao o Nordeste brasileiro.

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#417183 | dalete martins | 20 ago 2019 05:48 | Em resposta a: #217817

Também descendo dos Barbosa Alguém sabe me dizer se todos os barbosas do Brasil descendem de um única pessoa ?

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#417413 | Samuel C O Castro | 27 ago 2019 23:40 | Em resposta a: #219229

Boa noite Maria Carneiro,

Referindo à sua mensagem de 22.1.2009, saberias me informar a ascendência e descendência da citada Ana Maria de Sousa e Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#424263 | Jaqueline Barbosa | 18 mai 2020 19:51 | Em resposta a: #217817

Olá,
A quem possa me ajudar.

Busco localizar referências a família de Boaventura Barbosa e Silvana da Agonia, meus bisavós e de meu avó José Barbosa. Nascido em Vila do Conde, no final do ano de 1887. Meu bisavô provavelmente era jornaleiro e tinha mais 2 filhos, Joaquim Barbosa e Carlos Barbosa.

Agradeço desde já a ajuda.

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#425868 | AnaBarbosa | 24 jul 2020 04:03 | Em resposta a: #217869

Olá Oswaldo!
Que alegria saber que os Barbosas sao de linhagem tão antiga e que os Barbosas portugueses querem saber mais, pois minhas filhas estudam em Lisboa e Portugal sempre esteve muito ativo em nossas vidas.
Sou da cidade de Niteroi, no estado do RJ mas não sei muito sobre detalhes de onde meu avô veio, mas vou pedir a minha tia porque meu pai é morto.
Um grande abraço e parabéns pela pesquisa.

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#437702 | walk.sp10@gmail.co | 20 nov 2021 21:11 | Em resposta a: #220340

Sou filha de Albertina Barbosa Pessôa, nascida em Campinas - SP em 01 de outubro de 1922, filha de Maria Rita Barbosa de Ribeirão Preto - SP 9 de julho de (provavelmente 1886), esposa de Ajenor Barbosa, este mais velho, porém, não sei a data. Maria Rita era Caetano em solteira, esta família Caetano ficou pela região de Rafard, interior de São Paulo e em Itu, onde até hoje têm descendentes

Resposta

Link directo:

família Barbosa

#441661 | abarbosa85 | 23 jun 2022 11:05 | Em resposta a: #217817

Sou do Porto e no meu caso tenho descendência da família Barbosa de Marco de Canaveses.
Ainda estou a iniciar a minha busca por mais antepassados da família Barbosa e agradeço toda a ajuda que possam dar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 19:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen