Dª Beatriz e Cristóvão Colon

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#218004 | Decarvalho | 10 jan 2009 19:02

Caros confrades,

A todos os que se interessam pelo tema Cristóvão Colon, mais conhecido por Colombo, alerto para a recente publicação de um novo livro, que já li, com uma abordagem muito pertinente sobre os factos da época e os jogos de poder.

"O segredo da Rainha Velha", pela historiadora Fina D'Armada, Editora Ésquilo

Nota: A Rainha Velha é Dª Beatriz (Brites), Duquesa de Beja

Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#218876 | Decarvalho | 19 jan 2009 11:58 | Em resposta a: #218004

Caros confrades,

Dª Beatriz foi uma personagem fulcral no 'desenho' do Tratado de Alcáçovas-Toledo.
A divisão pelo paralelo das Canárias permitia-lhe assegurar que as terras já anteriormente visitadas pelos seus navegadores e ainda mais anteriormente avistada pelos navegadores de seu marido - Infante D. Fernando, ficariam na posse de Portugal (ou seja, também na sua própria posse).
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

Paralelo?

#218881 | fxcct | 19 jan 2009 13:33 | Em resposta a: #218876

Caro Carlos Calado,

Agradeço a notícia, que me interessa. Tinha ficado com a ideia que sobre esta Senhora muito pouca informação havia e agrada-me saber que alguém a pesquisou e escreveu sobre ela. Vou procurar o livro.

Para não faltar ao espírito dos tópicos Colombibos aqui no Genea que conseguem levar o mais ínfimo promenor à mais elevada controvérsia, gostaria de deixar o seguinte reparo: o tratado de Alcaçovas-Toledo não contém nenhum "paralelo das Canárias" - as palavras são (citando de memória) "para baixo e contra a guiné". A diferença é importante, pois interpretando as palavras do tratado estritamente, as posses Portuguesas estariam limitadas à costa de África a sul das ilhas Canárias, sendo omisso em relação ao continente Americano.

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#218999 | AIRMID | 20 jan 2009 04:35 | Em resposta a: #218876

Caro Carlos Calado

Dona Beatriz, a mulher mais poderosa do Reino.
Herdeira de Henrique, o Navegador.
Governadora da Ordem de Cristo!
Uma Mulher, Governou a Ordem de Cristo, no Século XV...
Notável!

Impensável?
E no entanto, aconteceu.

Porque razão terá A Infanta Dona Beatriz, sido a mulher mais poderosa do Reino?

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Paralelo?

#219056 | Decarvalho | 20 jan 2009 19:16 | Em resposta a: #218881

Caro Francisco,
Quaisquer que fossem as exactas palavras do Tratado, elas seriam sempre alvo de controvérsia aqui no forum, pois não há uma interpretação única.
De qualquer forma, não fazendo referência explícita a uma linha divisória pelo paralelo das Canárias, "para baixo" só pode significar que é o que fica situado a sul das Canárias; contra Guiné só pode significar o que fica em frente à Guiné (designação genérica da Costa Africana já alcançada pelos portugueses), e isso é a Ocidente da Costa Africana.
Para Sul e para Ocidente, sem impor qualquer limite nos extremos afastados.
Os portugueses (necessariamente Dª Beatriz) certamente que não esqueciam as terras já procuradas pelos navegadores do Infante D. Fernando na década de 60.
Dª Beatriz, específicamente, não quereria abdicar dessas mesmas terras que os seus navegadores já teriam então avistado na década de 70 (e para as quais ela já tinha tratado de assegurar os direitos, pedidos a D. Afonso V).
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219117 | Decarvalho | 21 jan 2009 13:08 | Em resposta a: #218999

Cara Airmid,
porque razão terá sido Dª Beatriz a mulher mais poderosa do reino posso atribuir a uma conjugação de circunstâncias, às quais não é alheia a sua própria personalidade e actuação.
Mas creio que mais importante do que inventariar as razões que a tornaram a mulher mais poderosa do reino, quase (senão mais, em termos materiais) tão poderosa como o próprio Rei, é olharmos o que Dª Beatriz fez com esse poder e com a influência que tinha.
Tornam-se assim ainda mais claros os acontecimentos da época, nomeadamente alguns dos aspectos mais 'intrigantes' sobre Cristóvão Colon.
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219136 | pedro3m | 21 jan 2009 17:08 | Em resposta a: #219117

Caro CArlos Calado

já leu o livro do Rodrigo Cota?

cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219187 | AIRMID | 22 jan 2009 02:24 | Em resposta a: #219117

Caro Carlos Calado

"Tão poderosa como o próprio Rei"

E no entanto, o Rei, ele próprio, matou-lhe quase à frente, o filho, D. Diogo, que o Papa, por acaso, que os Papas fazem tudo ao acaso, nomeara "vitaliciamente", Administrador e Governador da Ordem de Cristo.

Faz todo o sentido!!!

À Mulher mais poderosa do Reino, mata-se o Filho, o Duque mais poderoso do Reino!
E chama-se-lhe atrasado mental!

Tem toda a lógica!!!

O maior perigo para qualquer Rei, é um parente, pretendente ao trono, débil mental!!!

Qual terá sido a desculpa, enviada ao Papa?
A pretenção ao trono, ou a Demência?

Sim, porque convém não esquecer, que quem nomeou, em 1471, D. Diogo Administrador e Governador da Ordem de Cristo, foi o Papa.

Caríssimo Carlos Calado, em toda esta História, a única coisa que me intriga verdadeiramente, é como foi possível D. Manuel ser filho de D. Beatriz.
Como foi possível semelhante aberração?

Esse facto, é para mim, o grande enigma da História do Século XV Português.

Todo o resto, é cada vez mais claro e transparente.

Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219192 | AIRMID | 22 jan 2009 04:41 | Em resposta a: #219136

E o Caro Pedro, já viu a carta de D. Diogo, para a Católica?

Cpts

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219205 | pedro3m | 22 jan 2009 10:25 | Em resposta a: #219187

Cara Airmid

qual carta? Mande.

Contínuo a acreditar num Colombo português por toda a envolvente que rodeia os acontecimentos, mas nessa teoria entra muito bem Pedro Madruga, um homem que sempre tinha sido muito fiel a Portugal.

Não ando aqui num concurso, tenho é a maior das curiosidades em saber quem foi Colombo e tenho um "fraquinho" por D. Diogo.
No entanto nenhuma das teorias lusas apresenta até agora um quadro documental à volta de um nome que se possa, para já, dar como "evidente".
D. Diogo, que provas temos que estava vivo após 1484? Que eu saiba apenas a compra de um imóvel por parte de Dª Beatriz, com procuração em nome do filho.
Para pessoas daquela importância já não é pouco, mas para dizer-se que D. Diogo é Colombo, acho muito pouco, mesmo sabendo da visita em Lisboa, em 1492, à referida Infanta e sua filha.

Nesse sentido apenas felicitei o Rodrigo pelo livro que escreveu. Fez um belíssimo trabalho pela teoria dele e, lembre-se sempre Airmid, o trabalho de uma teoria não-genovesa, tem de passar sempre pela destruição do imbecil de Génova.

Nesse sentido e porque não vejo um nome que esteja quase quase a ser provado, acho que é obrigação de todos os investigadores inconformados deste mundo, avisar o vizinho do lado quando esbarra com algo que o possa ajudar.

Cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219234 | Decarvalho | 22 jan 2009 18:31 | Em resposta a: #219136

caro Pedro Marinho,
Sim, já li o livro de Rodrigo Cota, "Colón, Pontevedra, Caminha", que encomendei logo que o autor aqui divulgou a sua publicação (o Rodrigo teve a amabilidade de mo oferecer, "a troco" da minha opinião sobre o mesmo).
O meu compromisso foi cumprido com o envio de um documento de 12 páginas, com mais de 50 observações, questões, dúvidas, complementos, etc, exclusivamente sobre o conteúdo do livro, sem fazer qualquer comparação valorativa entre a teoria nele defendida e a tese portuguesa.
O Rodrigo respondeu com mais dados, mas, apesar de toda a envolvente abordada no livro e das muitas coincidências, (e muitas dessa coincidências apresentadas no livro podem ter outra interpretação), acho que Pedro Madruga não responde a todos os aspectos da vida de CC e o motivo invocado para a troca de identidade não tem grande força justificativa.
Saliento, p.ex. a sua idade avançada, a questão dos irmãos e a sobreposição de datas para alguns acontecimentos fulcrais.
De qualquer forma, a tese abordada pelo Rodrigo tem vários méritos, por um lado porque nos traz novos elementos, por outro lado porque não se baseia em documentos fraudulentos ou de autenticidade duvidosa.
Cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219283 | AIRMID | 23 jan 2009 02:26 | Em resposta a: #219205

Caro Pedro

Só referi esta carta do Duque Diogo a Isabel a Católica, porque o Pedro referiu uma outra carta de Dom Diogo, que o Augustus desencovou no Tombo.
Como o Pedro pretendia comparar a letra, referi a que encontrei no Portal de Arquivos Espanhóis - Pares.

Eu também não faço parte de nenhum concurso. Nem de nenhuma claque de apoio.
Tenho a certeza que Dom Diogo de Potugal, o Dilectus Filius de Inocêncio VIII, foi Cristóvão Colon, porque o que está em causa não é a nacionalidade de Critóvão Colombo. O que está em causa, é toda a História de Portugal.
E só Dom Diogo explica a nossa História.
Só Dom Diogo, o Herdeiro de Henrique o Navegador, tem o perfil de Colombo.

E já agora, Pedro, se Dom Diogo morreu em 28 de Agosto de 1484, porque razão o Papa Inocêncio VIII, envia a Bula "Dilectus Filius", datada de 13 de Setembro de 1484, em resposta a um pedido do Duque Diogo. "...perpétuo administrador da Ordem de Cristo...."

Bula Papal para um Duque Morto?

Um Duque Morto. Sem sepultura.



É um erro menospresar o Papa, o seu Poder, e a sua Autoridade.
Foram determinantes!
É um erro crasso, menosprezar a importãncia da Religião na Idade Média.

Cpts

Armid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219294 | pedro3m | 23 jan 2009 10:10 | Em resposta a: #219283

Cara Airmid

Ajude-me. Afinal que carta é essa?

Cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219299 | pedro3m | 23 jan 2009 10:51 | Em resposta a: #219283

Cara Airmid

honestamente não concordo consigo.
Parece-me apenas que o papa não soube do sucedido. Se D. Diogo "morre" e assume uma outra vida e missão, uma alternativa teria de ser nomeada para substituí-lo porque de nada lhe serviria o cargo. Além disso o papa estaria a entrar na jogada, e isso não me parece plausível.

Cada vez mais me convenço que Colón era dos que aparentava estar do lado Castelhano, avisando de antemão João II do que passava. Note bem que o monarca se safava de todas porque sabia das coisas com antecedência.

Daí a necessidade de proteger a sua entrada e saída de Portugal em 1488, pois tinha a cabeça a prémio.

Nesse sentido as teorias que defendem um "morto" sofrem de credibilidade, pois em 1488 Colón tinha problemas em Portugal.
Note bem que em 1492 teve problemas nos Açores. Ele era conhecido, não estava morto.

Mesmo no tratado de Tordesilhas, ainda não tinham saído os embaixadores de Portugal para as negociações, já João II os avisava de como tudo iria decorrer, de que em tal dia lhes iriam propor tal a que eles deveriam responder tal e tal. Acho que isto vem na crónica de Garcia de Resende.

No fundo a escapatória que vejo para personagens como D. Diogo, e acredito que possa ser o vitorioso, é que em 1484 nunca tenha havido encenação de morte. Que o nobre tenha escapado para Castela, mantido uma vida discreta, mudado de nome e que muito mais tarde se tivesse criado a versão da morte em 1484.

Tenho de trabalhar. Diga-nos que carta é essa.

Cpts

PM

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219387 | AIRMID | 24 jan 2009 00:47 | Em resposta a: #219299

Caro Pedro

A "descoberta do Novo Mundo", não foi um acaso,ou o destino, foi planeada por muito tempo, e como sabemos, custeada na sua maior parte por Cristóvão Colombo.

Só uma grande Casa poderia suportar esta empresa. Uma Casa, criada com esse fim.
Uma Casa que controlasse as Três Grandes Ordens Religiosas: Cristo, Aviz (Mariz?), Santiago (Tiago/ Yago).

O Papa, ou melhor, os Papas sempre souberam a verdade. Não toda, mas grande parte.
Não tenho a menor dúvida.

Não se esqueça que até Alexandre VI, se refere ás Terras Descobertas pelo Dilecto Filho, antes das terras terem sido descobertas.

O final, é que foi adulterado.

Encontra a carta em: ES.47161.AGS/1.3.2.6/Patronato Real.

Pleito de homenage del Duque de Viseo y Beja à la Reina Católica de permanecer em Castilla según li estipulado en las Capitulaciones con Portugal.

Arquivo Geral de Simancas.

Caixa 49 Doc 96 9/3/1482

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219506 | Decarvalho | 25 jan 2009 16:30 | Em resposta a: #219187

Cara Airmid,

O que não tem lógica na sua perspectiva pode ser perfeitamente aceite por outras pessoas...
Como já aqui referi algumas vezes neste forum, principalmente em respostas ao confrade José Maria Ferreira, eu não pretendo alinhar num processo de "concurso" entre possíveis candidatos portugueses a serem CC, até ao momento em que seja mundialmente aceite, de forma inequívoca, a sua origem portuguesa.
Consigo estou portanto de acordo que CC era um filho do Duque de Beja, e não pretendo avançar para além disso sem que haja provas concretas e reconhecidas.
O Pedro Marinho referiu noutro post quais as dificuldades para D. Diogo, e também são conhecidas as dificuldades para SFZ. Em termos de argumentos, penderão para um lado ou para outros consoante as interpretações.

Quanto ao que aponta no seu post como falhas de lógica, lembro apenas que também o Duque de Bragança foi morto por suspeita de traição e que , por outro lado, o Papa nomeava a pedido do Rei, e não por escolha pessoal (veja-se o que se passou anteriormente com D. Afonso V e seu irmão D. Fernando).
Quanto a D. Manuel, compartilho a sua interrogação, mas faço notar que as personalidades de cada um não eram (nem são) "clonáveis" nem herdadas geneticamente, pelo que não podemos aferir do valor individual de alguém só porque era filho ou descendente de algum valoroso.
cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#219514 | AIRMID | 25 jan 2009 19:05 | Em resposta a: #219506

Caro Carlos Calado

Detesto concursos, seja de que espécie for.
A minha colaboração, se assim lhe podemos chamar, é por paixão pela verdade.
Se me interessassem concursos, não utilizava o nick Airmid, mas sim o nome que tenho no B.I.

As razões porque estou firmemente convencida de que Colombo foi D. Diogo, têm a vêr com a História da Humanidade, não só com a Portuguesa.
Tudo o que se tem vindo a saber nos últimos tempos, vem confirmando a pouco e pouco, que toda a história está mal contada.
Por puro desconhecimento.
Só que a partir do momento em que dispomos de tecnologia adequada, que nos permite estudar a fundo o passado, o Passado surpreende-nos.
Stonehenge, por exemplo, que se supunha datada de +/- 3000 Anos tem afinal, no seu passado estruturas com mais 7 mill a 7 200, anos, o que nos remete para cerca de 10.000 anos atrás.

A "Descoberta da América", não foi um acaso, nem o destino, o próprio Colombo, o afirma. Foi cuidadosamente planeada.
Portugal, não foi um acaso, nem o destino, a sua História prova-o. Foi cuidadosamente planeado.

Não para descobrir o Caminho Marítimo para a Índia, mas para "Descobrir" o Novo Mundo.

A Casa de Viseu e Beja, não foi um acaso, nem o destino, foi cuidadosamente planeada.
D. Fernando, Duque de Viseu e Beja, reune o Mestrado das Três Principais Ordens Religiosas: Cristo- Aviz- Santiago.
Um Infante, que nem sequer é o Príncipe Herdeiro, torna-se mais poderoso que o Rei.
Sabemos que numa certa altura, após a morte do Duque Dom Fernando, e só após o seu casamento com Dona Leonor, o Príncipe Perfeito, passa a Administrar Santiago.
Não terá sido por acaso, seguramente.

D. João II, casa com D. Leonor, porque essa, era a vontade de Dom Fernando.
Dona Beatriz, A Rainha Velha, casara com Dom Fernando, o Herdeiro de Henrique, o Navegador, porque essa fora a vontade de "alguém".

Colombo, ele próprio o afirma, custeia a maior parte das despesas das viagens ao Novo Mundo. Não é a Coroa de Castela quem as paga. É Colombo.

No seu Estandarte, leva para o Novo Mundo a Cruz de Aviz.

Qual seria a Cruz das suas Velas?

Para mim, a Casa de Viseu e Beja, foi planeada.
Dona Beatriz, é herdeira do Infante Dom João, porque é imperioso, que o seja, também.

Só o Herdeiro de Dom Fernando, poderia controlar as Três Ordens. Nunca um filho bastardo, reuniria tanto poder.

Dom Diogo, tinha esse poder.

Quanto à história forjada, do assassinato da Nobreza, envolvida nos descobrimentos, por Dom João II, esboroa-se mais que o Queijo Parmesão do Tecelão Ytaliano.

Quanto à Genética, embora não seja a única determinante, é contudo fundamental.
Mas claro que existem mutações.

Melhores Cumprimentos

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#222422 | Panonias | 27 fev 2009 23:36 | Em resposta a: #219514

Cara AIRMID

Você com a sua armadilha de quatro lâminas apanhará de certeza todos os genoveses e mais dragões que lhe possam aparecer aqui ou na América!!!
A América que se queria um Paraíso!!!

Se precisar de ajuda eu lhe lançarei uma bóia da Salvação!!!

Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#222514 | AIRMID | 01 mar 2009 02:45 | Em resposta a: #222422

Caro José Maria


"Carne Effigian Genetu Fortu
Crux Santa e Vera Natum Fragile
Crux Pia Devolutas Agnent Gecum Radegunde
Veras Pe? Nobis Ligno Agni Sangui Neoclavor?
S Cristic Uravit Mor
S Signi Via Caeli Vita
Arbors Avis Agni Tecum Nova Vita Aparatu
Ex Fixus Iv Dex Cumpra?"

Não desperdice as Bóias de Salvação. Mande descer as Âncoras.
Eu prefiro permanecer submersa.

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: Dª Beatriz e Cristóvão Colon

#222526 | Panonias | 01 mar 2009 11:13 | Em resposta a: #222514

Cara AIRMID

As Bóias não se desperdiçam porque elas Salvam Almas.
Eu sou alentejano, por isso faço lentamente aquilo que é urgente. Não sei se quer que desça as Âncoras do Infante D. Henrique ou as Âncoras de Colombo, porque umas e outras se complementam!!!

Você com a sua armadilha de quatro lâminas a permanecer submersa, deixe-me rir para apagar um pouco a tristeza que vai em mim!!! A sua armadilha é uma arma que corta e dilacera o Mal vindo dos quatro lados, não escapa nada, por isso Salva os inocentes. Foi essa Arma que usou Nuno Álvares Pereira e os seus descendentes!!! Ele aplicou-a em Aljubarrota e ficou conhecida pela táctica do quadrado!!! E Salvou Portugal, e a nação de Cristo!!! Por isso, foi Santo, venceu o Mal!!!

Alegre-se que Colombo é Nosso!!!

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen