José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia | Arquivos | Famílias

José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218296 | spes | 13 jan 2009 13:57

Caros Confrades,



Procuro informação sobre José Diogo Mascarenhas Neto, que aparece aqui na base de dados, nomeadamente sobre bibliografia que possa haver de interesse.

Há referências a José Diogo nas Memórias do Marquês da Fronteira e a bibliografia de Luis da Silva Mouzinho de Albuquerque (genro de José Diogo) de Magda Pinheiro tambem contém alguma informação. De resto, não conheço qualquer outra publicação com referências relevantes.

Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218345 | pbrehm | 13 jan 2009 20:34 | Em resposta a: #218296

Caro Fernando Figueirinhas,

Na revista "Códice" - nº 2 de 2005, série II ano VII, publicada pela Fundação Portuguesa das Comunicações, onde também o pode adquirir, saiu um trabalho intitulado "José Diogo Mascarenhas Neto: O Homem da Mudança" que, pese embora não muito extenso, vale a pena ler.

Além de ser uma personalidade bastante interessante, José Diogo Mascarenhas Neto é meu 5º avô em linha directa, daí o meu interesse por ele.

Desconhecia as obras que citou, agradeço-lhe mais detalhes e o que souber mais sobre ele muito lhe agradecia partilhasse.

Melhores Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218347 | spes | 13 jan 2009 21:14 | Em resposta a: #218345

Caro Paulo Brehm,


Muito agradeço a informação sobre o seu 5º e meu 6º Avô.

Quanto às publicações que citei:

As Memórias do Marquês de Fronteira são facilmente consultáveis;

"Luis da Silva Mouzinho de Albuquerque. Um Intelectual na Revolução" de Magda Pinheiro, pode adquiri-la na Livraria Ferin.

Melhores cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218353 | pbrehm | 13 jan 2009 21:49 | Em resposta a: #218347

Caro Fernando Figueirinhas,

Depois de enviar a mensagem dei conta do seu parentesco, o mundo é pequeno.

Obrigado pelas referências. Entretanto aproveito para lhe acrescentar que existe uma ediçao em facsimile do livro de JDMN "Methodo para construir as estradas em Portugal" editado pela JAE. O original foi publicado em 1790.

Uma pesquisa pelo Google Books poderá dar-lhe ainda outras pistas.

Uma vez mais,
Melhores cumprimentos
PB

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218508 | spes | 15 jan 2009 16:08 | Em resposta a: #218353

Caro Paulo Brehm,


Muito obrigado pela informação.

Vi que foi colocada, penso que recentemente, uma imagem de um quadro do nosso antepassado aqui na base de dados.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218510 | pbrehm | 15 jan 2009 16:53 | Em resposta a: #218508

Viva Fernando Figueirinhas,

Fui eu quem enviou essa imagem, que retirei do artigo que lhe referi. Já entrei em contacto com a Fundação para saber, por curiosidade, onde se encontra o original do quadro.

Se e quando souber de alguma coisa digo-lhe.

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218511 | spes | 15 jan 2009 16:58 | Em resposta a: #218510

Caro Paulo Brehm

Não conhecia o quadro e também achei muito curioso.
Será que existe um da mulher de Jósé Diogo ? Quando descobrir não se esqueça de me dizer.

Já encomendei o artigo.

Um abraço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218512 | pbrehm | 15 jan 2009 17:13 | Em resposta a: #218511

Meu Caro Fernando Figueirinhas,

Desconheço se existe algum retrato da mulher, Maria Luisa Maraver da Silva Ataide, cuja ascendencia se encontra relativamente bem estudada. A existir, talvez os primos Ataídes saibam melhor. Do meu lado não chegou nada, temos um par de retratos a óleo por identificar, mas de época posterior.

Quanto ao artigo, se o encomendou à Fundação prepare-se para esperar algum tempo, pelo menos quando o encomendei demorou meses a chegar. Espero tenham melhorado os serviços.

Abraço,
PB

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto (1752-1824)

#218513 | spes | 15 jan 2009 17:22 | Em resposta a: #218512

Meu caro Paulo Brehm,

Depois de um contacto telefónico, encomendei por mail ontem.

Um abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#221194 | pbrehm | 14 fev 2009 12:33 | Em resposta a: #218296

Meu Caro Fernando Figueirinhas,

Tendo já andado a procurar os livros que referiu, surge-me uma dúvida: a que memórias do Marquês da Fronteira se refere, ou melhor, a qual dos Marqueses da Fronteira se refere, dado que mais que um escreveram as suas memórias?

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#221263 | spes | 15 fev 2009 11:52 | Em resposta a: #221194

Meu Caro Paulo Brehm,

Tratam-se das memórias de D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto (1802-1881), contemporâneo e amigo de Luis Mouzinho de Albuquerque.

um abraço
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#237593 | pbrehm | 27 ago 2009 15:27 | Em resposta a: #221263

Caro Fernando Figueirinhas,

Acabo de ver o registo de baptismo do nosso avoengo José Diogo, nos Paroquiais de Alcantarilha-Silves. A página não está fácil de ler mas para já posso adiantar que a data de nascimento é 18 de Janeiro de 1752, o baptismo foi a 25 do mesmo mês.
José, filho do Capitão Mor João Jacinto Netto....
Se quiser posso fazer-lhe chegar copia digitalizada, sempre poderá ser mais uma ajuda a decifrar todo o conteúdo.

Um abraço,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#237637 | Francisco Queiroz | 27 ago 2009 22:58 | Em resposta a: #237593

Caro Paulo Brehm
Desculpe-me a intromissão na "conversa", mas lembro que o tema também me interessa, devido aos Ataídes de Leiria.
Se tiver elementos novos que entenda úteis para a pesquisa que estou a fazer, gostaria muito que mos remetesse.
Como habitualmente, estou ao dispor.
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#237680 | pbrehm | 28 ago 2009 12:33 | Em resposta a: #237637

Caríssimo Francisco,

É sempre bem vindo a "intrometer-se". Só ainda não lhe tinha enviado porque em casa não tinha um scanner. Hoje mesmo segue por email cópia deste registo de baptismo, bem como ao RCd'A, a quem julgo será também interessante.

Tenho também andado pelo AHOP, conforme sua sugestão, à volta das coisas do meu trisavô Silvério Augusto Pereira da Silva, mas o que tenho encontrado são acima de tudo dados relativos ao seu trabalho (interessantíssimo de resto), mas do ponto de vista biográfico-profissional.

Abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#312886 | pbrehm | 31 ago 2012 18:07 | Em resposta a: #221263

Caríssimo primo,

Espero continue nas suas pesquisas familiares, por meu lado vou fazendo o que posso, infelizmente pouco, nos meus tempos livres.

Serve esta mensagem também para lhe perguntar se acaso conhece e tem contacto com outro parente nosso, António de Mascarenhas Gaivão, autor do livro (um deles) "Mouzinho de Albuquerque".

Obrigado e um abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: José Diogo Mascarenhas Neto

#312891 | chartri | 31 ago 2012 20:28 | Em resposta a: #312886

Caro Paulo Brehm

Só agora vi este tópico. Estudei um pouco o José Diogo Mascarenhas Neto e as suas ligações familiares que coloquei na página www.familiasdeleiria.com e ainda descrevi no livro "A Estrada real de Rio Maior a Leiria de 1791" [http://www.guardamor.com/livro.php?id=1542]. Consegui mesmo comprar, à segunda vez, num Leilão o livro sobre o Método para construir as estradas em Portugal" de 1790 . Notável livro que utilizou um método igual ao apresentado pelo John Loudon MacAdam somente no século XIX.
O seu filho João foi executado por traição a Portugal a 11 de Março de 1811. Tinha 19 anos,
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 22:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen