Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Regiões

Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218704 | MA Azevedo e Mello | 17 jan 2009 17:16

Família Azevedo e Mello e toda sua descendência desde o 1°Visconde de Oliveira do Douro(seus filhos,netos,bisnetos e etc:).

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218732 | vbriteiros | 17 jan 2009 22:33 | Em resposta a: #218704

O título existiu em duas familias diferentes:
1- Titulo de 1842 ( D. Maria II) concedido a Marcelino Máximo de Azevedo e Melo.
A NP cita um filho, Bernardo José, um neto Manuel e diz que a geração está
extinta.

2 - Titulo de 1886 ( D. Luís ) concedido a Manuel Maria da Costa Leite, casou com
D. Albertina Vieira de Magalhães. NP desconhece geração.

A NP cita o um pouco da biografia dois titulares. Já encontrei estes dois nomes nas pesquisas no ADP , BPMP, ADP , porque ambos tiveram uma notória vida pública no Porto, o primeiro nas leis e o segundo na Escola Cirúrgica do Porto como Lente.

Pelo seu username presumo que se refere ao 1º.
Não sei qual a relação com este título, mas em Braga vivia nos anos vinte do século passado um oficial do exército chamado D. Luís de Azevedo e Melo, que deixou geração. A sua Viúva viveu lá até aos 100 anos e uma semana.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218741 | MA Azevedo e Mello | 17 jan 2009 23:43 | Em resposta a: #218732

O que sei é que de Portugal veio primeiro Manuel de Azevedo e Mello o mais velho para o Brasil e seu irmão mais novo foi para os EUA o então Luiz Gonzaga de Azevedo e Mello que descendem de Marcelino Máximo de Azevedo e Mello e que depois de um tempo Manuel escreveu a seu irmâo que viesse ter com ele no Brasil e assim aconteceu.Sei que Manuel escrevia todo nascimento de sua família e a de seu irmão em um determinado livro que ainda não tive acesso ,sei que está este livro no "Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro sei que trouxe com ele de Portugal um elmo com as armas,do brasão,e cristais com o desenho do brasão e obras de artes e etc:.Também sei que os dois casaram aqui no Brasil com duas irmãs da família Arnauld de descendência francesa e que o 1° teve um único filho e este faleceu sem deixar descendentes e o 2°teve seis filhos dentre os quais o meu avô Edmundo Arnauld de Azevedo e Mello,que era o caçula, sei que o irmão primogênito de meu avô segundo minha família, Roberto Arnauld de Azevedo e Mello usava por direito (segundo dizem) o título de Visconde por ter sido passado para ele pela morte de seu tio Manuel e de seu filho único e ele ser o 1° filho do irmão de Manuel.Segundo meus parentes,meu tio avó estava sempre ligado a Embaixada Portuguesa.
Ainda não tive acesso ao Real Gabinete Portugues de Leitura espero ter em breve.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218743 | MA Azevedo e Mello | 17 jan 2009 23:58 | Em resposta a: #218732

Desculpe, não tenho conhecimento destas siglas "ADP,BPMP,ADP",poderia trocar em miúdos (escrever por extenso),e me explicar?

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218751 | vbriteiros | 18 jan 2009 01:49 | Em resposta a: #218743

Escreve do Brasil ?
Então aqui seguem as siglas :
AHMP= Arquivo Histórico Municipal do Porto
BPMP = Biblioteca Pública Municipal do Porto
ADP = Arquivo Distrital do Porto
NP = Nobreza de Portugal, 3 volumes , por Dr. Afonso Eduardo Martins Zuquete e ...etc. ( traz uma pequena biografia do Dr Marcelino Máximo, que foi Administrador do Distrit do Porto, Ministro do Reino etc....)
O uso do título foi de uma vida e por isso terminou com a sua morte.
O título foi dado em 1886 a outra pessoa, o Dr Costa Leite.
NP descreve o brazão de armas do Dr. Marcelino Máximo : escudo esquartelado: 1º de Azevedo ( S. Joáo de Rei) ; 2º de Coutinhos; 3º de Melos e 4º de Carvalhos. Coroa de Visconde. Timbre de Azevedos. Existia um reposteiro com este brazão bordado, na casa de Braga do D. Luís de Azevedo e Melo o que me levava a relacionar este com o Dr. Marcelino Máximo, mas nunca consegui a confirmação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218755 | MA Azevedo e Mello | 18 jan 2009 04:10 | Em resposta a: #218751

Caro Vasco Briteiros
Desculpe por não me apresentar corretamente.Sou brasileira e carioca(do Rio de Janeiro )igual a todos meus parentes que aqui vivem.
O brasão de armas é realmente como diz, escudo esquartejado da forma que descreveu,os cristais,tenho que olha-los novamente,estão guardados para que não sofram destruição.Nunca ouvi falar de D.Luís de Azevedo e Melo.Já de Marcelino Máximo de Azevedo e Mello,desde que me entendo por gente que escuto sobre ele,do fato de ser Bacharel em Leis,Magistrado,político e de que morou na Vila de Gaia no Porto do fato de sermos descendentes do 1°Visconde e da descendência do Duque da Baviera. O equivocado ao meu entender é a família achar que o título poderia passar para descendentes e eu pelo que já havia estudado,sempre falei que era de uma vida,o que me confirmou aqui.
Este neto que se referiu,Manuel,qual o ,nome todo, é Manuel de que todo?não seria o Manuel que falei ser meu tio bisavô? também,só descobrir que era "1°Visconde de Oliveira do Douro" depois que comecei a pesquisar na internet,sempre soube que era "1°Visconde de Oliveira".
Cumprimentos
MA Azevedo e Mello de Morae

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218769 | Samuel C O Castro | 18 jan 2009 12:00 | Em resposta a: #218755

Prezada MA,

Quando tiveres dúvidas de fontes aqui citadas, poderás consultar entrando, acima, no link "Índice", em seguida em "Fontes".

Como dica, aqui no Geneall, peço olhar o link http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55300 .

No GPL (Gab. Port. de Leit) daí do RJ, poderás achar algumas obras constantes das Fontes citadas pelo colega e outras constantes aqui do Geneall.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Ótimo fds. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218779 | Conde | 18 jan 2009 12:52 | Em resposta a: #218704

Por informação antiga que recebi a representação do título português está mesmo no Brasil. O ramo primogénito está, assim, em condições de o reabilitar junto do Instituto da Nobreza Histórica de Portugal. Já não seria o primeiro nem o segundo brasileiro a fazer tal registo.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218790 | Dsousa | 18 jan 2009 14:56 | Em resposta a: #218741

Cara Senhora,

Conheço bem a propriedade que pertenceu ao Visconde, em Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia. É conhecida como Quinta dos Frades e pertence actualmente a uma família inglesa, que restaurou todo o conjunto, devolvendo-lhe a dignidade de outrora.

Pinho Leal, no seu “Portugal Antigo e Moderno”, epígrafe “Oliveira do Douro”, refere que Marcelino Máximo de Azevedo e Melo, 1.º visconde de Oliveira do Douro, teve três filhos: Bernardo, João e António. Este último, segundo o autor, faleceu em Novembro de 1875, “no estrangeiro”.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218846 | vbriteiros | 19 jan 2009 00:37 | Em resposta a: #218755

Caro MA Azevedo e Melo de Moraes,

O neto Manuel chamava-se Manuel de Azevedo e Melo, nasceu no Porto ( não sei a freguesia) a 2.10.1870, comerciante no Rio de Janeiro, membro do Instituto Genealógico Brasileiro, casou com Maria do Céu de Vasconcelos que morreu no Rio de Janeiro ( não sei a data) com geração extinta.
Aqui a base de dados do Genea (BD) atribui ao Visconde um irmão . Se colocar o nome Antonio de Azevedo Melo e Carvalho na janela superior na frente dos titulos Genea etc e antes da janela " pessoas " e com um clik no quadradinho à frente vai encontrar António e os seus descendentes.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218856 | MA Azevedo e Mello | 19 jan 2009 02:21 | Em resposta a: #218846

Caro Vasco Briteiros
Boa noite,antes de algo mais, preciso consertar o escrito.
Estive conversando com parentes e descobri que está incerto o fato dos dois irmão terem se casado com duas Arnaud,só o meu bisavó e que se casou com uma Arnaud, o Luiz Gonzaga de Azevedo e Melo, seu irmão Manuel de Azevedo e Melo, não sabem precisar com quem ele se casou.E pelas lembranças,a esposa de Manuel não chegou a dar a luz,vindo a falecer no parto na hora deste.Depois deste fato o tio bisavô não mas casou-se.E que sua esposa que morreu era muito jovem.O manuel meu parente,também era comerciante,ele e seu irmão tinham uma espécie de fábrica de calçados(naquele tempo tinha outro nome),e idem para o fato de ser membro do Instituto Genealógico Brasileiro.
E ele nasceu no Porto em Portugal,alias, ele e seu irmão.
Não tenho dúvidas de que estamos a falar do mesmo Manuel,só não entendo porque não fazem menção ao irmão dele?
Já havia visto algo a respeito do irmão do Visconde,mas insisto que o neto Manuel tinha um irmão Luiz Gonzaga de Azevedo e Melo
Cumprimentos
Maria Angélica de Azevedo e Mello de Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218857 | vbriteiros | 19 jan 2009 03:58 | Em resposta a: #218856

Cara Maria Angélica,
O texto que escrevi é a transcrição da NB que diz ...de que foi primogénito Manuel de Azevedo e Melo, que nasceu no Porto....etc; isto é, só cita o primogénito , mas não diz que não há outros. É uma forma de descrever a sucessão de títulos ou seus representantes.
Pelo que estou a perceber da troca destas mensagens e da leitura da NN(3º Volume) os Viscondes tiveram vários filhos e estes varios netos. Estou esperando a resposta do Confrade Conde à minha mensagem de hoje no outro tópico, sobre Luis Frederico de Azevedo e Melo, filho de D. João Gozendes de Azevedo e Melo e este filho 2º dos Viscondes.
Este Luis Frederico casou com Maria Berta e tiveram 2 filhas hoje com 86 e 83 anos, ainda vivas.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
( Porto/Portugal e gelando!)

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218858 | MA Azevedo e Mello | 19 jan 2009 04:01 | Em resposta a: #218769

Caro Samuel C O Castro
Agradeço pelo carinho e informação.
Já havia estado no link citado antes,onde achei a foto de Marcelino.
Sobre as dicas, do "Índice"e do GPL, foram muito bem vindas.
E tenha a certeza que passei um ótimo fim de semana coletando informações da família.
Sendo assim mais uma vez obrigada pelas boas vindas.
Maria Angélica de Azevedo e Mello de Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218859 | MA Azevedo e Mello | 19 jan 2009 04:35 | Em resposta a: #218857

Prezado Vasco
Aguardarei esta resposta, também a mim interessa saber de meus parentes.
Aqui no Brasil,dos seis filhos de Luís Gonzaga de Azevedo e Melo,nenhum está vivo, só mesmo os filhos destes e mesmo assim alguns poucos.Qualquer hora se quiserem mesmo saber eu conto.
Gostaria mesmo é de saber a data de nascimento do irmão de Manuel meu bisavô.
Sem mais
Cumprimentos
MA Azevedo e Mello
PS.Aqui está fazendo um calor de 24° a 29°

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218860 | MA Azevedo e Mello | 19 jan 2009 05:08 | Em resposta a: #218790

Caro Daniel
Grata pela informação.O fato de ter citado seus três filhos me foi de grande valia,do João já tenho alguns dados(embora não ainda de seu nascimento e óbito),estou agora tentando obter dos outros, principalmente a data de nascimento de meu bisavô Luiz Gonzaga de Azevedo e Melo,irmão de Manuel de Azevedo e Melo e ambos filhos de Bernardo José, este filho primogênito do Visconde,cujo também não tenho data de nascimento e nem de óbito.Saberia informar se o último filho,o António deixou descendentes?e data de nascimento?
Desde já agradeço
Maria Angélica de Azevedo e Mello de Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218861 | MA Azevedo e Mello | 19 jan 2009 05:58 | Em resposta a: #218779

Meu caro Conde
Me explica aqui,se o título fui concedido a Manuel Maria da Costa Leite como é isso possível?apesar de já ter lido em minhas pesquisas:
Marcelino Máximo de Azevedo e Melo era 1°Visconde de Oliveira
1°Visconde de Oliveira do Douro-

Manuel Maria da Costa Leite 2°Visconde de Oliveira
dados do Wikipédia.

Como seria possível este ter retornado ou estar disponível para a família do 1°Visconde (seus descendentes)novamente?
Porque o título Visconde de Oliveira do Douro nunca foi cedido a ninguém e sim o Visconde de Oliveira?
Pode me esclarecer?
E o fato dele ser de uma vida citado por seu colega?
Se puderes esclarecer-me me será de grande ajuda
Depois, mas adiante, tenho mas para falar-lhe
com os melhores cumprimentos
Maria Angélica de Azevedo e Mello de Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218869 | Conde | 19 jan 2009 10:55 | Em resposta a: #218861

Trata-se de dois títulos homonimos concedidos a duas famílias diferentes. Isto só mostra a confusão da época. Os títulos eram concedidos em sua vida, daí que tecnicamente fosse possível fazer o que se fez, pois revertiam para a Corôa de cada vida que se extingue na Terra. Mas tal facto nada diminui a representação da vossa linha ao título em causa. Podem registá-lo, como disse.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218873 | Dsousa | 19 jan 2009 11:11 | Em resposta a: #218860

Cara Maria Angélica,

Pinho Leal nada mais refere sobre os filhos do visconde. Porém, menciona um irmão da viscondessa - Joaquim Correia Moreira.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#218997 | MA Azevedo e Mello | 20 jan 2009 03:44 | Em resposta a: #218869

Meu caro
Lí no outro tópico, que está publicada a sua linha. Qual o título do livro onde está publicada a sua linha?

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219027 | MA Azevedo e Mello | 20 jan 2009 15:58 | Em resposta a: #218869

Meu Caro Conde
No outro tópico me respondeste que "Os Cavalheiros da Ordem de Malta -Noronha de Morais Pinto de Oliveira Martins",também eram desta linhagem.Pelo que percebi, seriam eles trinetos de António de Azevedo Melo e Carvalho este irmão do 1°Visconde de Oliveira
Conde, gostaria de saber seu nome todo é possível?
De uma curiosa
Com os melhores cumprimentos
MA Azevedo e Mello

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219228 | Conde | 22 jan 2009 17:31 | Em resposta a: #219027

Desculpe mas a identidade aqui é esta. Não uso nenhum dos sobrenomes desta família. Mas tenho primos chegados no Brasil (Tatuhy) onde o último era Mello exactamente deste ramo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219263 | jhuet | 22 jan 2009 22:55 | Em resposta a: #218860

Cara Maria Angélica
Estou a preparar um pequeno estudo sobre os "Beça Veloso de Barbosa, da Casa da Venda do Campo", e dentro dos seus descendentes figuram os Viscondes de Oliveira do Douro, tenho os dados deles muito pouco actualizados, uma vez que se radicaram no Brasil, quem sabe não me poderá ajudar na sua actualização?
Penso que ainda seja publicado este ano numa das revistas de genealogia, pelo que depois terei o maior gosto em lhe fornecer um exemplar.
Um ramo da minha família está ligado aos Beça Veloso, e são ainda hoje os possuidores da casa da Venda do Campo, onde residem.
Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219264 | jhuet | 22 jan 2009 23:03 | Em resposta a: #218751

Caro Vasco Briteiros,

Luis de Azevedo e Melo (casado com Maria Berta S. Romão de Lima Brandão) era neto paterno do Visconde de Oliveira do Douro.

Melhores cumprimentos
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219273 | vbriteiros | 22 jan 2009 23:56 | Em resposta a: #219264

Caro Jose Huet de Bacelar,
Muito obrigado pela sua informação. Colheu a informação no Anuario da Nobreza?
Tem os dados de nascimento e morte de Luís de Melo? Conhece a a justificação do uso do Dom ?
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219289 | MA Azevedo e Mello | 23 jan 2009 08:40 | Em resposta a: #219263

Caro José
Do lado que veio para o Brasil sim,mas a que aí ficou é melhor pedir ajuda do Sr.Vasco Briteiros e do Sr. Conde,estes se não souberem não sei quem os saiba.
Juntando tudo do 1°Visconde para cá,tudo que sei é:"Marcelino Máximo de Azevedo e Melo",casou-se com, Mariana Henriqueta Correia Moreira,tiveram três filhos; 1° Bernardo José de Azevedo e Melo, 2° João Gozendes de Azevedo e Melo e 3°Antônio (acho que é não tenho certeza)Gonzendes de Azevedo e Melo.
Do 3° nada sei,só que morreu no estrangeiro em 1875,não sei se deixou descendentes,se soubesse qual "País"poderia pesquisar nele.Do 2°,sabes mas do que eu,sei que deixou um filho de nome Luís ( não sei se tem o nome de "Frederico") de Azevedo e Melo (nem sei o nome de sua mãe), este casou com Maria Berta e tiveram duas filhas, uma tem 86 e outra 83 e estão vivas,mas não sei precisar seus nomes,embora gosta-se.
Do 1°sei bem mas,teve dois filhos,o primogénito de nome "Manuel de Azevedo e Melo",nasceu no Porto não sei que frequesia,em 2.10.1870 etc. como descreve o Sr.Vasco aqui neste tópico.Casou-se com Maria dos Céu de Vasconcelos que faleceu no Rio de Janeiro,Brasil,não sei a data.Sem deixar filhos.O caçula"Luiz Gonzaga de Azevedo e Melo",também nasceu no Porto e não sei a freguesia e o ano, casou-se com Dioguina Arnaud de Azevedo e Melo no Rio de Janeiro,Brasil e tiveram seis filhos (vou tentar saber com a família as datas de casamento e óbitos,sei que a bisavó morreu primeiro).
1°Roberto
2°Helena
3°Maurício
4°Flora
5°Luís
6°Edmundo(meu avô)
todos com o sobrenome "Arnaud de Azevedo e Mello",(não sei porque o Melo passou a ser Mello,acho que foi erro no cartório).Todos os seis,já falecidos.
Quase todos morrem cedo,com problemas cardíacos,um ou outro é que escapa da doença,ai vive até idade avançada.
Sei fatos, mas não posso ainda precisar sobrenome e datas.
o 1° teve um casal de filhos,a 2° casou-se e não teve filhos,o 3° teve também um casal de filhos,a 4° teve dois casais de filhos, o 5° nem casou nem teve filhos, o 6° teve uma filha(minha mãe)
Vou procurar informações na família sobre datas e sobrenomes e depois retorno.
PS.Gostaria muito de receber um exemplar deste
PS.2 A mãe do Visconde "D.Joana Margarida"Pereira Velloso"de Barbosa tinha Pereira Velloso, e a esposa de irmão do Visconde também,Alexandrina Adelaide Pereira de"Beça Veloso de Barbosa",é esse?

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219290 | MA Azevedo e Mello | 23 jan 2009 08:54 | Em resposta a: #219289

Quando fores mandar a revista,entre em contato pelo moderador que por email fica mas fácil dar dados pessoais para a entrega.
Com os melhores cumprimentos
MA Azevedo e Mello

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#219291 | MA Azevedo e Mello | 23 jan 2009 09:36 | Em resposta a: #219228

Caro Conde
Sei que não usas sobrenome desta família,o fato de querer saber seu nome,se trata de pura curiosidade,já que estou expondo,a mim e minha família aqui neste tópico e estudando sobre ela num todo e sua família descender de um antepassado em comum,o fato é que acabo me sentindo um pouco, um parente distante,nos dois sentidos
Cumprimentos cordiais
MA Azevedo e Mello
PS.Ainda aguardo o nome do livro onde esta publicado sua linha

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#220270 | MA Azevedo e Mello | 03 fev 2009 02:33 | Em resposta a: #218857

Caro Vasco Briteiros
Volto a este fórum para informar que, Luiz Gonzaga de Azevedo e Melo nasceu a 13.03.1872 no Porto na freguesia de Oliveira do Douro em Portugal e faleceu em 05.09.1929 no Rio de Janeiro,Brasil.Casou-se com Dioguina Carmela de Carvalho Arnaud,que após o casamento,passou a chamar-se:Dioguina Arnaud de Azevedo e Melo.
Precisava agora de informações, sobre as duas filhas de Luiz Frederico de Azevedo e Melo.Elas tiveram filhos?soube que Helena Arnaud de Azevedo e Mello trocava cartas com uma parenta em Portugal de nome "Margarida" mas não sei quem era.Será que era uma das duas filhas ao qual se referiu?
Aquardo notícias.
Cumprimentos
MA Azevedo e Mello

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#220346 | vbriteiros | 04 fev 2009 00:04 | Em resposta a: #220270

Maria Angélica,

A viúva de Luís Frederico chamou-se Maria Berta San Romão de Lima Brandão Pereira e nasceu em 26.2.1901 ( Braga, freguesia de São João do Souto ou freguesia da Sé ? ) e faleceu com cem anos , em Fevereiro de 2001.
Deixou duas filhas Maria Filipa (* 1923 , solteira)) e Maria Manuela (* 1926 casada com 1 filho). Creio que moram em Lisboa ou Braga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#220835 | MA Azevedo e Mello | 10 fev 2009 07:41 | Em resposta a: #219273

Caro Vasco Briteiros
Como tens passado?tenho novidades para o senhor,espero que sejam úteis.
No Anuário Genealógico Brasileiro-Edição da (penúltima) Revista Genealógica Brasileira-volume IX 1947,página274 e 275,cita "João Gozendes de Azevedo e Mello,n.6.11.1849,deixou por descendência um filho em Portugal, capitão do exercito português",não diz data de falecimento.Se olhares,verá,minha família desde Marcelino Máximo,até a geração de minha mãe registrada,inclusive os nomes de meu avô,avó e mãe constando[embora meu tio bisavô tenha omitido quase todos os sobre-nomes que não fossem os "Azevedo e Mello",como no caso de minha avó,que se chamava "Suzette Vianna(do castelo) de Azevedo e Mello" e ele omitiu.o "Vianna"].Estes foram registrados por meu tio bisavô,Manuel Lopo Vaz Coutinho de Azevedo e Mello(conhecido,por só usar,Manuel de Azevedo e Mello),filho de Bernardo José de Azevedo e Mello.Lá consta que Manuel não foi o primeiro e sim o segundo filho de Bernardo José,só que seu irmão primogênito, faleceu ainda criança.Consta também que o 3°filho do Marcelino de nome,António Lopo de Azevedo e Mello,n.26.3.1851,já estava falecido a muitos anos,sem deixar descendência.Trata-se do tal livro que citei anteriormente, que meu tio registrava cada nascimento.
Em tempo,também informo,que a freguesia que nasceu Manuel de Azevedo e Mello,foi Oliveira do Douro,ele e seus irmãos.Quem sabe assim fica mas fácil para se achar registros?
Não sei qual freguesia nasceu Luiz Frederico de Azevedo e Melo,mas seu pai,João Gozendes,nasceu na freguesia do Douro mesmo.
A esposa de Marcelino Máximo, vendeu a residência do mosteiro ao Conselheiro Dr.Manuel Maria (o outro Visconde de Oliveira)da Costa Leite, pouco depois que seu marido faleceu.Mas eu gostaria de saber,um pouco mas sobre as quintas.
Soube por parentes,uma história,de que o Bernardo José,pai de Manuel(contado por este,segundo soube) e de meu bisavô,havia perdido sua quinta num jogo e que não é a mesma que a viúva de Marcelino vendeu,saberia me dizer qual?e se não sabes,será que podes averiguar para mim,já que moras no Porto?.Ficaria muitíssima agradecida.
Sem mas por hora,aguardo resposta
Com os melhores cumprimentos
MA Azevedo e Mello

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#220920 | vbriteiros | 10 fev 2009 23:31 | Em resposta a: #220835

Maria Angélica,

Como não tenho o "Anuário" não posso ver a sua ascendência até Marcelino Máximo, cuja descendência não consta aqui na BD.
Se procurar aqui neste quadro em cima " Pessoas" o nome Laura Livia Pereira de Lima Briteiros ficará a conhecer a avó de Maria Berta San Romão de
Lima Brandão-Pereira ( mulher de Luís Frederico de de Azevedo e Melo).
Essa senhora também era avó de minha Mãe. Por isso conheci muito bem a tia Maria Berta e as filhas.
Quando dispuser de mais dados de Luís colocá-los-ei aqui.
Tomei nota dessas quintas de Vila Nova de Gaia e quando possível irei investigar.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#220930 | MA Azevedo e Mello | 11 fev 2009 02:51 | Em resposta a: #220920

Caro Vasco
Acho que me precipitei.Lí acima, em sua conversa com José Huet de Bacelar,que querias confirmação de que,Luíz Frederico de Azevedo e Melo tivesse ligação com o 1°Visconde de Oliveira.Então como achei algo no Anuário Genealógico Brasileiro iria ser-lhe útil,já que era comprovação documentada.Quanto ao "Anuário",se interessar e quiseres uma xerox, me dê seu endereço eletrônico ou algo similar para que eu possa mandar.
Saberia precisar onde está enterrado "Marcelino Máximo de Azevedo e Mello"?é que parentes estiveram a passear em Portugal,procuraram a Igreja do mosteiro onde citam em "Notas Monográficas sobre a Freguesia de Santa Eulália de Oliveira do Douro",e nada acharam.Uma prima que vez ou outra vai a Portugal, pediu-me para ver se consigo fazer esta precisão.
Desde já agradeço por sua ajuda
Com os melhores cumprimentos
MA Azevedo Mello

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#221011 | vbriteiros | 12 fev 2009 00:21 | Em resposta a: #220930

Maria Angélica,

Não é habitual nem aconselhável indicar aqui o nosso endereço electrónico para evitar o SPAM. Assim por favor peça ao moderador do Genea para lhe facultar o meu endereço, o que desde já autorizo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#225085 | Conde | 29 mar 2009 13:00 | Em resposta a: #218704

Veja por favor novo tópico sobre Azevedo e Carvalho, que lhe interessará.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#265222 | joaomgomes | 13 nov 2010 10:30 | Em resposta a: #219263

Meus Caros,

Lendo neste forum sobre Bernardo Luiz de Bessa Velozo Barbosa, natural da Freguezia de São Martinho de Penafiel - Felgueiras Gayo, cita Bernardo Luiz de Bessa Velozo Barbosa, que foi Cavaleiro da ordem de São Tiago, Senhor do Morgado da Venda do Campo, filho de Manuel Beça Barbosa, foi casado com D. Maria Barbosa Pereira Taveira, filha do Capitão Matias Álvares Ribeiro e D. Maria Pereira, naturais da freguesia de São Cristóvão termo de Vila Real, tiveram os filhos, que parecem sem descendência:

1- João de Beça Veloso Barbosa, Senhor do Morgado, sem geração.

2- Bernardo de Beça.

3- Estevão de Beça.

4- Sebastião de Beça, estes 3 últimos solteiros já velhos, talvez com bastardos.

Já o Padre A. Moreira da Rocha, apresenta documentação coeva do casamento da neta deste Bernardo Luiz, dizendo que este foi casado com Eugenia da Cunha, (seria um segundo casamento ou de um relacionamento?) e tiveram pelo menos a filha Anna Joaquina de Bessa, que foi casada com Francisco José Pereira Monteiro, com geração - sendo que segundo Abilio de Miranda ainda existem os Huet Bacelar, da casa do Fofo que eram ligados aos Monteiro....

Qualquer noticia sobre esta possivel segunda descendencia deste Bernardo Luiz, é muito bem vinda....

Desde já agradecido,

João Monteiro Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#265236 | jhuet | 13 nov 2010 17:03 | Em resposta a: #265222

Caro João Monteiro Gomes,

Consultando o trabalho que tenho praticamente concluído sobre os Beça Veloso de Barbosa, passo a dar-lhe as informações que pretende:

Bernardo Luís de Beça Veloso de Barbosa (1706-1756), cavaleiro professo da ordem de S. Tiago, c.c. D. Maria Bárbara Pereira Taveira, da Quinta de Sacais, em Campanhã (Porto), de quno morgaem teve 8 filhos.
Teve de Eugénia da Cunha, solteira, a referida filha Ana Joaquina de Beça Veloso de Barbosa, c.c. Francisco José Pereira Monteiro, de quem descendem os Pereira de Morais e os Viscondes de Oliveira do Douro.

Dos filhos legitimos que refere:
1) José, sucedeu no morgadio, casou e não teve filhos.
2) Estêvão, faleceu solteiro, e teve um filho que reconheceu e nomeou seu herdeiro, com descendência em S. Martinho de Recezinhos.
3) Bernardo, faleceu solteiro e desconheço se teve descendência.
4) Sebastião, sucedeu ao irmão José, casou e teve geração, dele descendem os Huet de Bacelar, que ainda possuem a Casa dos Morgados da Venda do Campo, onde habitam.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#265253 | joaomgomes | 13 nov 2010 22:22 | Em resposta a: #265236

Caro José Huet de Bacelar,

Agradeço muito sua pronta resposta, pois sou descendente destes aqui no Brasil, descendendo dos Pereira Monteiros, com larga tradição juridica atraves dos homonimos João Pereira Monteiro....cujo fim de linha até então Domingos Pereira Monteiro, nascido em Santa Eulália de Constância, na comarca de Santa Maria de Sobre Tâmega, bispado do Porto, e casado com Jozefa Gomes Moreira, natural de São Martinho de Penafiel.....já atraves de suas preciosas informações pelo lado Bessa Barbosa, vamos até os Celanovas.....

Teria sua familia ligação aos Pereira Monteiros aqui referidos?

Obrigado novamente pelas suas informações,
Melhores cumprimentos,

João Monteiro Gomes

ps: quando do lançamento de seu trabalho, tenho obviamente o maior interesse em adquiri-lo.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#265264 | vbriteiros | 14 nov 2010 01:37 | Em resposta a: #265236

Caro José Huet de Bacelar,
Com a designação de "Sacais" existiram duas Quintas , Sacais de Cima e Sacais de Baixo e cada uma com a sua "Capela".
A Capela de Sacais de Baixo (junto à antiga PIDE) tinha como patrono Santa Quitéria e foi requerida licença a 9.8.1724; a Capela de Sacais de Cima teve com patronos , S. Domingos e Santa Bárbara. As duas Capelas ainda existem hoje.
Segundo o Padre Rebelo da Costa , em 1786 Sacais de cima pertencia a Nicolau Francisco Guimarães com a respectiva Capela e Sacais de baixo pertencia ao irmão, António Gonçalces Guimarães , mas não refere a Capela de baixo.
Será que posui qualquer informação que permita atribuir a continuidade de posse da Capela de baixo à descendência do capitão Matias A. Ribeiro, tais como casamentos, baptizados ou missas comemrativas?.
Desde já grato pela resposta que me possa facultar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#318839 | tmacedo | 09 dez 2012 14:04 | Em resposta a: #265236

Caro José Huet Bacelar,

Refere D. Maria Bárbara Pereira Taveira como "da quinta de Sacais", em Campanhã.

Encontrei uma referência ao pai desta, o capitão Matias Álvares Ribeiro [irmão de Francisco Alvares Taveira, abade de Gouvães] como morador na "quinta do Reimão, extramuros da cidade do Porto" em meados de 1746.

Tem algum dado que permita esclarecer a questão ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#318860 | vbriteiros | 09 dez 2012 23:10 | Em resposta a: #318839

Caro António Taveira,
Tem os dados dos assentos de baptismo e óbito da capitão Matias Alvares Ribeiro, construtor da Capela de Sacais de Baixo ?
Grato por qq informação sobre este tema.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#318874 | tmacedo | 10 dez 2012 09:17 | Em resposta a: #318860

Caro Vasco Briteiros,

No ADVR não existem livros paroquiais de S. Cristóvão do período em que terá nascido Matias Álvares Ribeiro. O processo de habilitação de seu irmão, o abade de Gouvães Francisco Alves Taveira, ao Santo Ofício esclarecerá a sua ascendência. Poderá ainda existir a inquirição de genere do mesmo abade no ADB.

A quinta de Sacais que refere é a mesma que foi de Nicolau Francisco Guimarães ? O pai deste, Domingos Francisco Guimarães, "construiu" uma grande quinta no Douro em meados do século XVIII - a célebre quinta do Noval - por compras e emparcelamento sucessivo de várias propriedades. Processo que seu filho continuou. É curioso que uma das primeiras, e talvez a mais importante compra, foi ao ... abade Francisco Alves Taveira.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#318881 | vbriteiros | 10 dez 2012 13:14 | Em resposta a: #318874

Caro António Taveira,
Efectivamente é a Quinta de Nicolau Francisco Guimarães, que me interessa. Após o seu falecimento, sem geração, a Quinta aparece inexplicavelmente na posse de D. Margarida Guimarães até à morte desta em 1841. Ainda não consegui ligar esta senhora com uma beneficiária homónima, citada no testamento de Nicolau Francisco. Esta é a razão da minha investigação sobre as quintas e capelas de Sacais-de-cima e Sacais-de-baixo, tentando encontrar uma ligação ( tirei algumas notas sobre estas capelas) entre D Margarida e a Margarida porcionista do Real Recolhimento de Nª Sª da Esperança, que tinha como fiador Manuel de Sousa Carneiro.
Não sabia da ligação do pai de Nicolau Francisco à famosa Quinta do Noval. Revi o dossier da " História da Quinta do Noval" (que tenho)onde é assinalado o ano de 1715 , como o registo mais antigo, não dizendo quem é proprietário. No seguimento do texto lê--se que foi propriedade da família Rebelo Valente por mais de um século e doação do Marquês de Pombal (!).
Muito grato pelo sua informação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#320248 | tmacedo | 06 jan 2013 09:43 | Em resposta a: #318881

Caro Vasco Briteiros,

Estive a rever os meus apontamentos.

A quinta do Noval é "obra" de Domingos Francisco Guimarães em meados do século XVIII pelo emparcelamento de múltiplas propriedades nesse "sítio" [pequenas vinhas e montes nesse lugar], como sucedeu ao longo dos tempos no Douro,

A propriedade "inicial" mais relevante seria a vinha do abade de Gouvães - Francisco Alves Taveira, natural de São Cristóvão, termo da vila de Gouvães, a cujo limite pertencia o sítio do Noval [já na margem esquerda esquerda do rio Pinhão].

O filho deste, Nicolau Francisco Guimarães, anexou outras propriedades à quinta de seu pai, sendo responsável pela construcção da capela, novas adegas e armazéns, e muitas outras benfeitorias na propriedade.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#320282 | vbriteiros | 07 jan 2013 00:08 | Em resposta a: #320248

Caro António Taveira,
Parece-me que o Nicolau Francisco a que me referi, não corresponde ao seu. O mencionado por mim, devia ser filho de um Domingos Francisco Guimarães e de Rosa Clara, nascido em S. Nicolau - Porto e o pai dele seria de Vila Nova das Infantas - Guimarães. No testamento de Nicolau não aparece referência a propriedades no Douro ( ainda não vi o testamento da mulher)
Nicolau teve pelo menos uma irmã Genoveva ( casada com Manuel Clamouse) e um irmão António José ( Sargento-Mór no Porto).
Consegue encaixar estes dados no seu Domingos Francisco Guimarães?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#320301 | tmacedo | 07 jan 2013 18:36 | Em resposta a: #320282

Caro Vasco Briteiros,

Estamos a falar da mesma gente. O Domingos Francisco vem referido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=982249- Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, Fidalgo da casa Real e abastado negociante da praça do Porto. O negócio do vinho do Porto fê-lo investir avultados capitais no Douro.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#320449 | vbriteiros | 09 jan 2013 22:25 | Em resposta a: #320301

Caro António Taveira,
Acabo de reler o testamento de D. Joaquina Josefa da Silva Campos Guimarães, viúva de Nicolau Francisco Guimarães e encontrei o seguinte : " Determino que tanto na Capela desta Quinta em que vivo, como na da Quinta do Olival do Douro, se continuem sempre a dizer uma Missa ...". O testamento não é explícito sobre o local da Quinta do Olival, nem para quem fica.
Nas outras Quintas que deixa a D. Maria Engrácia Carneiro, são citados os nomes delas e a freguesia onde se situam : S. Pedro de Avioso ( Concelho da Maia). D. Joaquina faleceu durante a leitura do testamento e perante todas as testemunhas, a 27.12.1841. O testamento foi confirmado pelo Tribunal em 1842.
Será que esta Quinta do Olival corresponde a alguma propriedade de Nicolau Francisco? No testamento dele não são citados bens imóveis. Só cita bens de Alma e um legado especial de 120$000 reis anuais a Maria Margarida.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#345127 | pedroacpinto | 15 abr 2014 21:42 | Em resposta a: #318881

Boa noite, há dias cruzei-me com esta Quinta de Sacais nos registos notariais do Porto, ainda lhe interessam esses dados? O Manuel José de Sousa Araújo, quando faleceu, deixou vários legados e encarregou a Santa Casa de cuidar de que fossem cumpridos, sendo vendidos todos os seus bens para esse efeito, conforme o seu testamento, lavrado a 24.8.1868 (AMP, A-PUB 5033, f. 26-30v), onde faz menção da capela. Tenho imagens se quiser. O registo notarial que encontrei era de um Boaventura creio mas tenho de conferir em casa.
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Araújo

#345150 | JMSA | 16 abr 2014 13:08 | Em resposta a: #345127

Boa tarde, tem mais informações sobre este Sousa Araújo? Nome dos pais, naturalidade, etc...
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Araújo

#345155 | pedroacpinto | 16 abr 2014 13:50 | Em resposta a: #345150

Boa tarde, Manuel José de Sousa Araújo, filho de António José de Sousa Araújo e Teresa do Carmo, solteiro, natural de S. Nicolau, faleceu na sua Quinta de Sacais, com, 62 anos, em 10.5.1869 (ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO, Paroquiais, Bonfim, O-100, assento n.º 122. Era proprietário do prédio Nº 1 da Praça da Ribeira.
Cumprimentos
PP

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Araújo

#345166 | JMSA | 16 abr 2014 17:10 | Em resposta a: #345155

Obrigado pela sua resposta. Descendo dos S. A. de Melgaco e fiquei curioso com a possibilidade de existir alguma ligação.
Cumprimentos
J. M. Souza Araujo

Resposta

Link directo:

Descendência-1°Visconde de Oliveira do Douro

#436536 | valentim06 | 25 set 2021 11:30 | Em resposta a: #265222

bom dia,
tem informação sobre Capitão Matias Álvares Ribeiro e D. Maria Pereira, naturais da freguesia de São Cristóvão termo de Vila Real que me possa facultar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen